João de Deus - Treinador da Equipa B

A equipa B levar com entulho não que não é colocado da A, não é certamente um dos parâmetros do projecto da equipa secundária.  Um dos objectivos. E sim uma manifestação de erros nas diferentes incursões do Sporting no mercado de jogadores que acarretaram custos que é crucial minimizar.

Não vejo mal algum que se aproveite a B para rodar elementos da A que precisem de competição. Não percebi, por exemplo, em tantos jogos que Matheus ficou de fora pós jogo com o porto, o que ficou a fazer na bancada quando podia ser chamado aos Bs.  E falo de Matheus como podia falar de Tobias, Esgaio e até o Mané.

E mesmo o Oliveira ou Naldo, após meses de ausência por lesão e a precisarem de readquirir ritmo. Desde que seja nesse tipo de contexto, acho bem. Numa competição que tem mais de 40 jogos por época e os miúdos muitas vezes têm que fazer 2 jogos por semana, não é por darem muito pontualmente o lugar aos mais velhos, que perdem espaço.

Não acho que JdD tenha uma ideia "positiva" de jogo totalmente coerente com a matriz intrínseca de equipa grande com jogadores habituados a ganhar ou a lutar por ganhar na formação e que vários deles terão oportunidade de dar continuidade na A, mas sempre que a equipa foi expurgada de elementos desmotivados e ou sem qualidade e ou sem perspectivas de futuro no clube, a equipa teve resultados, apresentou futebol e os jogadores evoluíram.

E é isto que realmente interessa ou não?
A mim também não me faz confusão que se rodem jogadores na B. Faz-me confusão que se metam lá Labyads e Violas, isso sim. A equipa B não tem de levar por tabela, apenas porque o clube não consegue colocar este ou aquele jogador. Se não saem, têm bom remédio: ficam cá a treinar. A este nível, quando ninguém pega num jogador daqueles, não é por ele jogar na B que vai mudar alguma coisa.

À partida, pegam-te com mais facilidade em Labyads e Violas com alguns jogos em cima do que sem qualquer competição em meses, certo?

A mim também me faz confusão, mas faz-me maior confusão teres 2 jogadores juntos a ganharem entre 2 a 3M/ano sem contributo desportivo e colocados no armazém, a apanhar pó e bolor.

Numa e noutra época vimos vários jogadores a terem excelentes prestações individuais. Se é a só a estes que se deve algum bom futebol que se viu nas segundas metades destes 2 anos, registe-se pelo menos a capacidade do treinador, após o plantel ter estabilizado, em lhes dar condições para crescer e evoluir. Que é, penso, o mais importante.

Já o disse. A tão elogiada gestão vermelha dos Bs, por aqui, no defeso e em contraponto com o que se fez nos nossos, levou-os a uma performance competitiva que periga enormemente a validade do projecto, queimou jogadores ou atrasou-lhes a evolução. Dirão que o mal dos vermelhos é o treinador e não o paradigma, eu direi que tal é redutor.

O que o Sporting tem que fazer é acertar agulhas na gestão dos quadros da equipa principal.

Para não ser a B a pagar por isso.
À partida, pegam-te com mais facilidade em Labyads e Violas com alguns jogos em cima do que sem qualquer competição em meses, certo?

A mim também me faz confusão, mas faz-me maior confusão teres 2 jogadores juntos a ganharem entre 2 a 3M/ano sem contributo desportivo e colocados no armazém, a apanhar pó e bolor.

Numa e noutra época vimos vários jogadores a terem excelentes prestações individuais. Se é a só a estes que se deve algum bom futebol que se viu nas segundas metades destes 2 anos, registe-se pelo menos a capacidade do treinador, após o plantel ter estabilizado, em lhes dar condições para crescer e evoluir. Que é, penso, o mais importante.

Já o disse. A tão elogiada gestão vermelha dos Bs, por aqui, no defeso e em contraponto com o que se fez nos nossos, levou-os a uma performance competitiva que periga enormemente a validade do projecto, queimou jogadores ou atrasou-lhes a evolução. Dirão que o mal dos vermelhos é o treinador e não o paradigma, eu direi que tal é redutor.

O que o Sporting tem que fazer é acertar agulhas na gestão dos quadros da equipa principal.

É ela por ela. Eles só saem daqui quando o empresário se põe a trabalhar. De resto, jogar mais ou menos no Sporting B, na segunda liga portuguesa, parece-me algo irrelevante.

A gestão deles, em teoria, está mais correcta do que a nossa. Só que não têm treinador. Ao pé do Hélder, o João de Deus é um Guardiola. E o treinador é absolutamente fundamental (nem precisa de grandes explicações aqui, temos cá um grande exemplo disso, desde o início da época). Sobretudo na formação. Com a diferença de talento que existe entre as equipas B dos grandes e as restantes equipas da segunda liga, pode ser a diferença entre andar junto ao topo da tabela, e andar junto ao fundo da tabela.

Isto é uma questão em que nem sequer espero vir a ver representada no clube a ideia que tenho para a equipa B, porque é algo bastante específico, estruturado e que faria sempre parte de uma ideia maior, transversal a todo o futebol e que demoraria umas quantas épocas até estar minimamente implementada. Mas ver isto aproximar-se mais do caminho que acho mais correcto já era muito bom.
"If God had meant football to be played in the air, he would have put grass in the sky" - Brian Clough

“Quando treinava o Saragoça, um jogador veio ter comigo no início da época e disse-me, todo contente: ‘Mister, estou melhor do que nunca fisicamente.’ Olhei para ele e respondi-lhe: ‘Isso é a pior notícia que me podias dar. Agora vais estar em mais sítios errados mais vezes, c*****.’” - Juan Manuel Lillo

É ela por ela. Eles só saem daqui quando o empresário se põe a trabalhar. De resto, jogar mais ou menos no Sporting B, na segunda liga portuguesa, parece-me algo irrelevante.

:inde:

Para o clube não parece irrelevante, que os integrou num grupo de trabalho e os colocou a jogar.
Claro que não parece, caso contrário não jogavam. Mas não acho que isso tenha grande influência. E enquanto estão a jogar, estão a ocupar o espaço de alguns miúdos, que até são mais importantes para o Sporting do que o tal entulho.

De qualquer forma, isso é um problema que até se tem resolvido. Mais tarde ou mais cedo na época, mas resolve-se. Os outros problemas é que são mais complicados de resolver/difíceis de alterar.
"If God had meant football to be played in the air, he would have put grass in the sky" - Brian Clough

“Quando treinava o Saragoça, um jogador veio ter comigo no início da época e disse-me, todo contente: ‘Mister, estou melhor do que nunca fisicamente.’ Olhei para ele e respondi-lhe: ‘Isso é a pior notícia que me podias dar. Agora vais estar em mais sítios errados mais vezes, c*****.’” - Juan Manuel Lillo
"ESTAMOS FRUSTRADOS, FOI UMA DERROTA PESADA"
Por Jornal Sporting
23 Abr, 2016
EQUIPA B
Declarações de João de Deus após derrota na Vila das Aves seis jogos depois

Seis jornadas depois, o Sporting CP B voltou a perder para a Ledman LigaPro, frente ao Desportivo das Aves, por três bolas a zero. O encontro não correu de feição ao conjunto ‘leonino’, que, ainda assim, teve uma boa entrada em campo, mas deu por si a perder e, no segundo tempo, não conseguiu recuperar o ânimo, deixando-se abater pelas adversidades.

“Hoje estamos frustrados, foi uma derrota pesada. Tivemos uma bola na barra, começámos por ser melhor do que eles e, depois, as contingências do jogo fizeram com que o adversário fosse melhor, parabéns. Há dias em que as vicissitudes do jogo definem o seu rumo, foi o que aconteceu. Temos de continuar a trabalhar e inverter a situação já no próximo encontro”, afirmou João de Deus, após a partida.

Questionado sobre os lances de arbitragem que acabaram por marcar o rumo do jogo e deixaram os ‘leões’ a jogar com nove elementos, sofrendo dois golos na conversão de grandes penalidades, o técnico ‘leonino’ fez a sua análise, mas focou-se no seu trabalho e objectivo: dar continuidade a um caminho de sucesso.

“Não posso fazer esse tipo de leituras, aprendi com os 30 dias que levei há pouco tempo que não podemos falar. Há um dos ‘penalties’ que me parece realmente bem assinalado, não tenho grandes dúvidas. Questiono-me mais o porquê de um jogador estar a ser assistido no lado esquerdo do campo, a jogada ser do lado direito e não lhe ser permitido entrar, mas isso é a decisão do árbitro, que no seu entender foi a melhor. Não estou aqui para julgar, mas para continuar o nosso brilhante trajecto que conseguimos alcançar e queremos continuar até ao fim”, concluiu João de Deus.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-b/2016-04-23/estamos-frustrados-foi-uma-derrota-pesada

Tirem-me uma dúvida por favor:

Porquê mudar tanto jogador do último jogo para este?
Saudações Leoninas
Saudações Leoninas
"VALEU AO FC PORTO B UM GRANDE JOSÉ SÁ"
Por Jornal Sporting
01 maio, 2016
EQUIPA B
João de Deus comenta empate frente ao FC Porto B

O treinador do Sporting CP B, João de Deus, mostrou-se satisfeito com a exibição conseguida pelos jovens 'leões' e lamentou a grande prestação do guarda-redes contrário, que diz ter sido o que garantiu o empate ao FC Porto B.

"Enfrentaram-se a melhor equipa da liga porque é a que vai à frente do campeonato com muitos pontos de vantagem e outra grande equipa em que nos transformámos ao longo do tempo. Acho que exceptuando os minutos a seguir ao golo do empate em que tiveram um ascendente, nós fomos melhores. Valeu ao FC Porto B um grande José Sá. Já o ano passado o Marítimo B aqui veio e foi ele que garantiu um bom resultado e hoje voltou a ser assim. Foi um grande jogo, que merecíamos vencer sobretudo pelas muitas oportunidades que criámos na primeira parte. É triste não vencer este jogo, que queríamos muito vencer, mas passados estes nove meses o que pode dizer um treinador que vê esta equipa transformar-se nesta grande equipa?"."

Acerca do desenvolvimento que a equipa tem conseguido mostrar, o técnico congratula-se e diz tratar-se de um conjunto capaz de se adaptar a variados jogos, dando como exemplo o sucedido neste encontro frente aos 'dragões'. "A ideia com que fico é que transformámos uma equipa que não era competitiva e que não conseguia disputar jogos numa grande equipa de futebol que joga muito bem e tem dinâmicas extraordinárias, com uma capacidade de interpretação para as estratégias que montamos para cada jogo. Hoje aconteceu isso, condicionar o adversário no corredor central, obrigá-los a jogar por fora em que não tendo dificuldades também não têm tanta competência quando chega a situação de finalização. Fomos capazes de o fazer, de jogar nos corredores laterais e depois trazer o jogo para os espaços interiores",

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-b/2016-05-01/valeu-ao-fc-porto-b-um-grande-jose-sa

SPORTING B TERMINA ÉPOCA COM 1-1 EM BRAGA
Por Jornal Sporting
14 maio, 2016
EQUIPA B
Golo de Betinho valeu o empate e o 10.º lugar aos 'leões'. Treinador João de Deus sublinha "classificação honrosa"

A equipa B 'leonina' empatou 1-1 na visita ao terreno do Braga B, na última jornada da Ledman LigaPro, terminando assim no 10.º lugar da tabela classificativa. Os golos foram ambos marcados no início do encontro, com o Sp. Braga a adiantar-se logo aos dois minutos de jogo por Ogana, mas com Betinho a fazer o empate pouco depois, aos dez minutos da partida.

"Fizemos uma boa primeira parte, apesar de termos sofrido um golo cedo numa desatenção. Fomos sempre melhores, na segunda parte baixámos um pouco o rendimento porque sabíamos dos outros resultados e que não alteraríamos a nossa posição", resumiu João de Deus.

O treinador da equipa B do Sporting fez ainda o balanço da temporada, que considera positiva. "Tivemos uma classificação honrosa, um 10.º lugar. Este ano estivemos muito mais debilitados em termos qualitativos do que em anos anteriores, mas com muito trabalho e empenho fizemos um bom trabalho colectivo", sublinhou, para realçar ainda o "crescimento sustentado" dos jovens jogadores que compões o plantel, e que abre "boas perspectivas futuras, muito animadoras".

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-b/2016-05-14/sporting-b-termina-epoca-com-1-1-em-braga

What?  :eh: :eh:
Epá assim mais vale buscarmos o Vitor Oliveira para treinador destes miúdos...  >:( quero uma mentalidade vencedora e forme homens dentro e fora do campo.

João de Deus assim não  :menos:... devemos de lutar sempre para a vitória e dignificar a camisola até ao fim
      SPORTING mais que um clube uma Paixão!        «O SPORTING SOMOS NÓS»
João de Deus destaca a boa relação com Jorge Jesus
12:11 - 18-05-2016

O treinador Jorge Jesus apostou e promoveu ao longo da época vários jovem jogadores e o técnico da equipa B, João de Deus, garantiu que a simbiose entre os dois é excelente e que o Sporting só tem a ganhar com isso.

«A relação entre a equipa A e a equipa B foi muito importante. Nós conversámos e debatemos questões do presente do clube. É boa a simbiose entre a equipa A e B e quem ganha com isso é o Sporting», afirmou João de Deus, em declarações à Sporting TV.

Fonte: A Bola

Gostava que não ficasse para próxima época.

Não pode ser! :xock: :xock: :xock:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Continuo a achar que não é a pessoal ideal para o projeto da equipa B.

No entanto há muito para resolver no projeto da equipa B, acima do treinador.
Sinceramente, culpar o João de Deus pela época menos conseguida na B parece-me um pouco injusto.
Houve de tudo esta época e a equipa nunca teve estabilidade.
Tivemos jogadores que já não deviam lá andar (Zezinho, Fokobo, Dramé, Cissé, Salomão).
Jogadores que nunca lá deveriam ter entrado (Viola, Labyad).
Regressos indesejados (Luís Ribeiro, Mica Pinto, Kikas, Chaby, Betinho).
Lesões graves (Riquicho, King).

Espero que a nova época traga um plantel mais jovem, estruturado, homogénio.
Mourinho worked with Malcolm Allison and I at Vitoria Setubal and I can see Malcolm’s influence on Jose. He is the best coach in the world and I can see Malcolm in 90 per cent of the things that he does. - Roger Spry
Sinceramente, culpar o João de Deus pela época menos conseguida na B parece-me um pouco injusto.
Houve de tudo esta época e a equipa nunca teve estabilidade.
Tivemos jogadores que já não deviam lá andar (Zezinho, Fokobo, Dramé, Cissé, Salomão).
Jogadores que nunca lá deveriam ter entrado (Viola, Labyad).
Regressos indesejados (Luís Ribeiro, Mica Pinto, Kikas, Chaby, Betinho).
Lesões graves (Riquicho, King).

Espero que a nova época traga um plantel mais jovem, estruturado, homogénio.

A equipa estabilizou com a entrada de Kikas. Com a saída de Rubio precisávamos de um avançado e em relação ao Chaby, temos de agradecer ao palhaço do Norton

No restante, concordo em absoluto, apesar de não ser grande apreciador de JdD
Como sempre disse espero que continue.
23-03-2013 A noite mais feliz da minha vida como Sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem haja Presidente!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Continuo a achar que não é a pessoal ideal para o projeto da equipa B.

No entanto há muito para resolver no projeto da equipa B, acima do treinador.

yaaaaa