Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 01, 2014, 19:18

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 12 13 [14] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014 (Lida 25573 vezes)

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014 , « Resposta #260 em: Fevereiro 27, 2014, 19:56 »



*
Veterano

Mensagens: 5540
Idade: 26
Localidade: Lisboa
Masculino


Não estava a falar de modelos alternativos, referia-me ao modelo que tem sido utilizado. Quanto ao sistema com Slimani e Montero no mesmo XI, deixei aqui já a minha opinião com dois modelos: momento ofensivo e momento defensivo. Ambos com o André em campo porque para mim faz sentido assim.

Devo confessar que os últimos dois jogos em Alvalade me tiraram um bocado a tolerância, fica tudo demasiado mastigado com o actual trio de meio campo. Deixando o Montero a passear sozinho na frente, sem apoios (quer sejam dos médios, quer sejam dos extremos) e com o habitual carrossel a tentar largar a bolas nos laterais ou alas, o que cada vez vai dando menos resultados.
Registado


Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014 , « Resposta #261 em: Maio 16, 2014, 17:56 »



*
Veterano

Mensagens: 8347
Idade: 94
Localidade: if you want to know where god is, ask a drunk


agora que o "sonho de criança" chegou ao fim, resta agradecer ao LJ pelo bom trabalho. pelo que espremeu aquele plantel e pelos momentos de bom futebol que nos deu (na primeira parte da época).

tivemos claramente dois Sporting.

o da primeira fase da temporada, onde a presença de Montero e a sua forma de jogar e de se movimentar foi disfarçando a falta de alguém que ligasse o meio-campo e o ataque.
o colombiano baixava muito no terreno e abria espaços para jogadores como o Wilson poderem explorar espaços diferentes.

mas, como é óbvio, pesou também a falta de conhecimento que os adversários tinham deste Sporting e da forma como algumas das suas peças se movimentavam na dinâmica geral da equipa.

ainda assim, foi durante aquelas semanas que vimos o melhor Sporting dos últimos (muitos) anos.
entretanto Montero eclipsou-se e, com isso, LJ adaptou o esquema da equipa à alternativa Slimani que, quer se goste mais ou menos (e eu gosto menos), ia justificando a aposta com golos que é o que se pede a um avançado.

começámos a jogar muito mais directo e a tal falta do elo de ligação nas transições defesa/ataque foi, também ela, diluindo-se...

o problema é que a equipa formatou-se de tal maneira a esta nova forma, mais simplista, de abordar os jogos que, quando era preciso voltar à opção inicial... nunca mais foi capaz de o fazer de forma consistente. o jogo final com o estoril foi a face mais visível e esclarecedora desta minha visão sobre o assunto.

as soluções em termos de jogadores eram escassas e por aí também é possível compreender a pouca flexibilidade do treinador nesta fase final.
entra aqui o falhanço das contratações Vitor e Heldon, por exemplo. a falta de alternativas a William e/ou o problema principal desta equipa, os extremos/alas.

para uma equipa que tentou sempre o jogo pelas faixas (directo ou não), a falta de qualidade nos homens que preenchiam essa zona do terreno foi um golpe muito forte e, imo, a machadada maior nas aspirações que poderíamos ter em ir um pouco mais longe no campeonato. quando o adversário maior tinha gaitan, salvio, markovic, sulejmani, etc... nós lutámos com Wilson, Carrillo, Capel e depois Heldon. foi valendo Mané que, mesmo menino, ainda marcou a diferença para (muito) melhor.

mas este ano valeu pelo upgrade que LJ trouxe. não sendo o treinador perfeito, foi perfeito para o que se pedia, fazendo até mais do que esperávamos.
devolveu-nos a esperança com uma equipa que disfarçou as fragilidades com uma enorme vontade e entreajuda.
o que faz ter um treinador a sério, depois de tantos aprendizes (e outros que nem isso eram, são ou serão)...

e agora?
esperemos pelo seu substituto e cá estaremos, num próximo tópico e numa fase inicial do mesmo, para explorar o que pode trazer. 

obrigado a todos pelas vossas intervenções (aprende-se sempre imenso, por aqui) e até daqui... a uns dias, provavelmente!?!  Positivo!
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014 , « Resposta #262 em: Maio 21, 2014, 21:39 »



*
Sénior

Mensagens: 4517
Localidade: Sardoal


Parece que temos um novo modelo para analisar. Pena que nestas conferências de imprensa não se dê mais importância ao futebol jogado, o homem começou a falar de futebol de posse, equilibrios, etc., disse logo "mas não vale apena falar sobre isto, não vos deve interessar".
Registado

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 12 13 [14] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade