Windows 8 - developer preview (free to download)

para os que gostam de experimentar, e se sentem bravos o suficiente para experimetnar um SO ainda em fase pré-beta (ou têm máquinas próprias para isso  ;D ), a m$ divulgou ontem (hoje de madrugada) que vai ser possível fazer download duma developer preview do win8, sem activações, e que irá sendo actualizada normalmente (penso que até à versão final, mas isso ainda não se sabe).

vamos lá ver que tal funciona isto num pc normal

aqui podem ver mais infos:
http://blogs.msdn.com/b/b8/archive/2011/09/13/welcome-to-windows-8-the-developer-preview.aspx

download aqui: http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/home/
Everyone is king when there’s no one left to pawn

xbox live is included: http://majornelson.com/2011/09/13/xbox-live-and-windows-8/

i own this thread  :mrgreen:

Já não.  :twisted:

Com tempo, até era capaz de experimentar.

das imagens, e sem ter lido quase nada, parece-me muito eye-candy e com grande propensão para determinados equipamentos.

Quero ver a robustez e a aplicabilidade destes conceitos a PC's controlados pelos meios normais.

Mas não deixa de à 1º vista ser entusiasmante.

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

eu vou instalar isto num desktop ligado a uma tv HDMI (que é o que tenho mais à mão, tem estado ali a «apanhar pó», visto que uso mais o telemovel e o portatil), mas só amanhã à noite, ou mesmo na 6ª feira.
deposi vou metendo aqui feedback.

eu vou instalar isto num desktop ligado a uma tv HDMI (que é o que tenho mais à mão, tem estado ali a «apanhar pó», visto que uso mais o telemovel e o portatil), mas só amanhã à noite, ou mesmo na 6ª feira.
deposi vou metendo aqui feedback.

:great:

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

alguns videos de diferente hardware a correr esta coisa:

asus eeePc:

nvidia Kal-El (quad-core)

dia calmo no emprego, tou a instalar isto no vmware...  :sleep:
Vendo de raspão confirmo o que pensei:

Pelo menos por agora, demasiado touch friendly deixando um pouco de lado os pc's mais tradicionais.

Ainda assim, a manter debaixo de olho...

Já há data prevista de lançamento em Portugal?

isto é absolutamente .... esquizofrénico (à falta duma palavra melhor). o windows vai saltando alegremente entre o novo interface (metro) e o desktop «antigo», conforme as aplicações que escolhes.

por exemplo, quando arrancas estás no novo interface, clicas no windows explorer (que, já agora, recebeu o ribbon treatment) e «salta» o desktop tradicional, com o explorer aberto. clicas no icone do internet explorer, e «salta» o interface metro, arrancando com o ie. e vamos andando assim, com ele a decidir conforme a aplicação qual é o interface que deves ver.  :o

está bonito isto tá.... os utilizadores vão ficar bem confusos. então para saberes quais as aplicações que tens a correr, no novo interface....

Bem, depois de algumas horas a mexer nisto (aproveitei para testar a compatibilidade com as aplicações aqui da empresa para justificar o tempo gasto  ;D), e mais uma horita a «brincar» com o sistema, tenho a dizer que.... por agora já chega, e a vm vai direitinhoa pró lixo.

Isto não é mais do que o win7 com um interface novo que substitui o botão de start, e corre as aplicações em full-screen, borderless.
Ora isto é muito bonito num telemóvel, onde tipicamente só se usa app de cada vez, até fica bem num tablet (digo eu, que ainda não percebi bem para que raio é que aquilo serve), mas para um pc desktop/laptop/notebook, não faz sentido nenhum.

No interface «metro» não existe visualmente maneira de se saber que aplicações estão a correr, só acedendo ao alt-tab (o que não deixa de ser irónico num tablet sem .... teclado), embora existam excepções (algumas apps aparecem se enconstarmos o ponteiro do rato ao lado esquerdo, tal como o desktop «tradicional»). Não se consegue ter duas (ou mais) aplicações a correr side-by-side, o que num ambiente empresarial é muito comum.

Enfim, é ainda um tecnological preview, destinado a tentar «convencer» os fabricantes de software a escrever novas versões das apps para esta coisa... como lhe chamar.... bonita? que é o «metro». Quanto a mim, vão falhar. Não acredito que a versão final seja algo parecido com isto, tem que ser muito mas muito melhorada a integração deste interface com o desktop. Como? não sei, felizmente não é uma tarefa minha.

Já agora, e não sei se leram, mas a m$ «baniu» o flash do win8 (à lá iOS). Mas fizeram aquilo de tal maneira que só não funciona se chamarem o ie pelo «tile» do interface novo. se o chamarem directamente via command line ou via taskbar/atalho no desktop, o flash funciona sem problemas.  :rotfl:

isto é absolutamente .... esquizofrénico (à falta duma palavra melhor). o windows vai saltando alegremente entre o novo interface (metro) e o desktop «antigo», conforme as aplicações que escolhes.

por exemplo, quando arrancas estás no novo interface, clicas no windows explorer (que, já agora, recebeu o ribbon treatment) e «salta» o desktop tradicional, com o explorer aberto. clicas no icone do internet explorer, e «salta» o interface metro, arrancando com o ie. e vamos andando assim, com ele a decidir conforme a aplicação qual é o interface que deves ver.  :o

está bonito isto tá.... os utilizadores vão ficar bem confusos. então para saberes quais as aplicações que tens a correr, no novo interface....

O utilizador não pensa, apenas segue as regras!

Como fomos todos lobotomizados o programa decide por nós em vez de sermos nós a decidir por nós próprios...

Eu já sentia algumas nuances deste tipo de comportamento (tratar o utilizador como um imbecil) pela Microsoft na transposição do Office 2003 para o 2007 e do Windows Xp para o Vista.

Os botões passaram a ser maiores, directamente na cara do utilizador e a nossa resposta passou a ser intuitiva, deixámos de ser nós a pensar para a máquina, mas a máquina a pensar por nós... Este conceito é a meu ver muito perigoso principalmente se a máquina quer que o utilizador seja "programado a pensar de uma determinada maneira".

A Microsoft já foi várias vezes processada no passado por imposição de programas, motores de busca e sistemas...

Hoje parece querer ir um passo mais adiante com a criação de funcionalidades que interagem com o utilizador pelo utilizador, e não são os únicos a ter este tipo de comportamento de imposição e venda de determinado produto/ideia.

Muitos sites tem feito isto de forma bastante subliminar.

Por exemplo: Se gostou de ouvir esta música, também é capaz de gostar desta...

Se comprou este produto, deve ver mais estes...

E depois é a influência uns dos outros, as pessoas começam a programar-se umas à outras, os teus amigos têm facebook tu também tens que ter se não não fazes parte do grupo.

É o espírito de manipulação de massas, as pessoas não são seres racionais livres e independentes são matéria prima para trabalho e consumidores.

Cumps

Herói neoliberal – Entende-se como sendo o individuo que usufruindo dos benefícios do estado social,
opta por esquemas de fraude e evasão fiscal em prejuízo do bem comum.
   Windows? XP "forever".  :mrgreen: :shifty: :inde:

se alguem quiser experimentar, é possível instalar e correr o win8 numa pen drive (de 8 gigas ou mais, que o notepad e o paint são grandes comó caraças  :o ).

mais info:
http://www.geeky-gadgets.com/windows-8-can-run-from-a-usb-flash-drive-video-22-09-2011/
e aqui:
http://www.borncity.com/blog/2011/09/21/creating-windows-8-to-go-on-a-16-gb-usb-stick/