Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 21, 2014, 08:13

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Questões sobre o futebol na Madeira

Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Questões sobre o futebol na Madeira (Lida 2934 vezes)

Questões sobre o futebol na Madeira , « em: Setembro 13, 2011, 16:58 »

Verde (ê) (latim Viridis, -e)

*
Veterano

Localidade: Além-Tejo
Masculino

Abri este tópico porque tenho alguma curiosidade em perceber a relação dos clubes com as populações, neste caso a realidade madeirense.

Diz-se que o Marítimo é tradicionalmente o clube das classes baixas e o Nacional o clubes das classes altas, chegando a traçar-se um paralelismo entre o rancho de Carnide e o Sporting, mas não gosto de pensar no Sporting nesses termos até porque os acho uma lenda.

Curiosamente o Marítimo até foi a filial n°1 do Benfica, mas há muito que não o é e até se faz representar por um leão. Também não parece ser por aí. Até porque o Nacional parece estar mais ligado ao Porto.

No entanto alguma coisa certamente divide as pessoas na Madeira de modo a que há alguns anos atrás tenham rejeitado uma fusão dos três principiais clubes do Funchal.

Finalmente não se percebe qual o papel do terceiro clube. Se no Porto o Salgueiros foi sempre residual e em Lisboa o espaço para o Belenenses é cada vez menor, como é que o União da Madeira sobrevive entre o Marítimo e o Nacional?

Várias questões que os nossos foristas da Madeira talvez possam ajudar a perceber.
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #1 em: Setembro 14, 2011, 13:02 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa/ Southampton, UK

Eu sei como é que sobrevivem esses 3 e uns quantos mais.

E felizmente, isso está para acabar.  Seta
Registado

What do you wanna hear first: bad news, or the worst?
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #2 em: Setembro 14, 2011, 13:28 »

No avatar!

*

Localidade: Figueira da Foz
Masculino

Abri este tópico porque tenho alguma curiosidade em perceber a relação dos clubes com as populações, neste caso a realidade madeirense.

Diz-se que o Marítimo é tradicionalmente o clube das classes baixas e o Nacional o clubes das classes altas, chegando a traçar-se um paralelismo entre o rancho de Carnide e o Sporting, mas não gosto de pensar no Sporting nesses termos até porque os acho uma lenda.

Curiosamente o Marítimo até foi a filial n°1 do Benfica, mas há muito que não o é e até se faz representar por um leão. Também não parece ser por aí. Até porque o Nacional parece estar mais ligado ao Porto.

No entanto alguma coisa certamente divide as pessoas na Madeira de modo a que há alguns anos atrás tenham rejeitado uma fusão dos três principiais clubes do Funchal.

Finalmente não se percebe qual o papel do terceiro clube. Se no Porto o Salgueiros foi sempre residual e em Lisboa o espaço para o Belenenses é cada vez menor, como é que o União da Madeira sobrevive entre o Marítimo e o Nacional?

Várias questões que os nossos foristas da Madeira talvez possam ajudar a perceber.

E como há que há tanto dinheiro para esses dois clubes, principalmente, já que têm os maiores orçamentos da liga? Pensar
Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #3 em: Setembro 14, 2011, 13:53 »

TiagoLeao494

O Marítimo é e sempre foi o clube do povo. O nacional, por outro lado, é um clube que "cresceu" devido a parcerias com outros. Assobiar

Não acho que o Marítimo tenha ligações com o clube x ou y, neste caso, o Sporting ou o benfica. No entanto, sei que o presidente do Marítimo não gosta nem um pouco do porto devido aos negócios que têem destruído aos poucos o Marítimo, como p.e os direitos de formação do Pepe, os negócios Djalma e Kleber, (...).

Eu diria que a rejeição por parte das pessoas deve-se única e exclusivamente à rivalidade. Neste caso, poderemos comparar a rivalidade Sporting-benfica. Também não entendo como é que os presidentes nem se podem ver. Penso que chega a ser uma rivalidade quase doente...

A história do presidente do nacional, a história do 500, marca a opinião de algumas pessoas maritimistas e serve p.e para mandá-la para discussão numa conversa entre um nacionalista e um maritimista. O que serve para azedar a conversa.  

Finalmente, o União...

O União à uns tempos, sensivelmente 20 anos, era o 2ºgrande da Madeira. No entanto, devido a não sei o quê (tenho que perguntar ao meu pai), começou a descer de divisão. Com a descida do União, o crescimento do nacional foi "visto a olhos vistos" e este tornou-se no 2ºgrande da ilha.

Actualmente, o União tem vindo sempre a ficar na 2ª, no entanto, este ano, subiu de divisão. O presidente do União, à uns dias, queixava-se que os valores que recebia na 2ª não davam para os custos. Disse que o objectivo do União era manter-se na Liga de Honra. No entanto, é "sabido" que os valores que o Marítimo, Nacional e União recebem são exactamente iguais, apesar deste último estar na Liga de Honra(já na 2ª era igual).

Em termos de massa associativa, penso que, o Marítimo continua a ter mais adeptos, no entanto, estes já estão ficando envelhecidos. E penso que, num futuro não muito longe, o nacional terá mais adeptos. A política de formação destes tem vindo a dar bons resultados(não diria a formar jogadores) mas sim a aproveitar todas as suas formas de recursos, seja no aproveitamento dos rapazes, seja nas políticas de preços em relação aos pais...

Como em qualquer clube, o Marítimo e o Nacional têem as suas ajudas dos Governo, é certo, mas não pensem que é só isto. A ida à LE por parte do Nacional ou Marítmo sempre ajuda aos custos.
Não me venham dizer que é só os clubes da Madeira que recebem apoios dos governos. O braga cresceu, não diria exclusivamente, mas cresceu devido a ajudas de outros e da autarquia de braga..
Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #4 em: Setembro 14, 2011, 14:26 »

*
Sénior

Localidade: Sardoal

O Marítimo é e sempre foi o clube do povo. O nacional, por outro lado, é um clube que "cresceu" devido a parcerias com outros. Assobiar

Não acho que o Marítimo tenha ligações com o clube x ou y, neste caso, o Sporting ou o benfica. No entanto, sei que o presidente do Marítimo não gosta nem um pouco do porto devido aos negócios que têem destruído aos poucos o Marítimo, como p.e os direitos de formação do Pepe, os negócios Djalma e Kleber, (...).

Eu diria que a rejeição por parte das pessoas deve-se única e exclusivamente à rivalidade. Neste caso, poderemos comparar a rivalidade Sporting-benfica. Também não entendo como é que os presidentes nem se podem ver. Penso que chega a ser uma rivalidade quase doente...

A história do presidente do nacional, a história do 500, marca a opinião de algumas pessoas maritimistas e serve p.e para mandá-la para discussão numa conversa entre um nacionalista e um maritimista. O que serve para azedar a conversa. 

Finalmente, o União...

O União à uns tempos, sensivelmente 20 anos, era o 2ºgrande da Madeira. No entanto, devido a não sei o quê (tenho que perguntar ao meu pai), começou a descer de divisão. Com a descida do União, o crescimento do nacional foi "visto a olhos vistos" e este tornou-se no 2ºgrande da ilha.

Actualmente, o União tem vindo sempre a ficar na 2ª, no entanto, este ano, subiu de divisão. O presidente do União, à uns dias, queixava-se que os valores que recebia na 2ª não davam para os custos. Disse que o objectivo do União era manter-se na Liga de Honra. No entanto, é "sabido" que os valores que o Marítimo, Nacional e União recebem são exactamente iguais, apesar deste último estar na Liga de Honra(já na 2ª era igual).

Em termos de massa associativa, penso que, o Marítimo continua a ter mais adeptos, no entanto, estes já estão ficando envelhecidos. E penso que, num futuro não muito longe, o nacional terá mais adeptos. A política de formação destes tem vindo a dar bons resultados(não diria a formar jogadores) mas sim a aproveitar todas as suas formas de recursos, seja no aproveitamento dos rapazes, seja nas políticas de preços em relação aos pais...

Como em qualquer clube, o Marítimo e o Nacional têem as suas ajudas dos Governo, é certo, mas não pensem que é só isto. A ida à LE por parte do Nacional ou Marítmo sempre ajuda aos custos.
Não me venham dizer que é só os clubes da Madeira que recebem apoios dos governos. O braga cresceu, não diria exclusivamente, mas cresceu devido a ajudas de outros e da autarquia de braga..

Já agora, qual o clube com o qual simpatizas mais (da Madeira)?
Registado

"Classe e qualidade. Vamos lá ganhar esta merd* caralh*"
Pedro Barbosa
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #5 em: Setembro 14, 2011, 14:27 »

TiagoLeao494

Finalmente, o União...

Já agora, qual o clube com o qual simpatizas mais (da Madeira)?

Marítimo  Positivo!
Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #6 em: Setembro 14, 2011, 14:39 »

*
Veterano

Masculino

Apanharam-me de surpresa com o facto da massa adepta do Marítimo estar envelhecida. Pensava que essa seria a realidade exclusiva do União, pois a imagem que passa fora da Madeira é que se tornou num clube como o Atlético ou Oriental, cujos adeptos são pessoas que moram perto da colectividade e um grupo de sócios fiel mas muito envelhecido.

O Nacional também passava essa imagem, aliás, o palmarés dos anos 70, 80 e 90 é muito semelhante entre ambos, mas de repente entra o Quinhentinhos em cena e a coisa muda como se vê.

Mas uma coisa que também me espanta no meio disto tudo é pensar quem serão aquelas quarentonas que passam os jogos todos do Nacional a fazer com que qualquer ser humano sinta instintos mais violentos!
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #7 em: Setembro 14, 2011, 14:41 »

*
Júnior

Localidade: Palmela
Masculino

Apanharam-me de surpresa com o facto da massa adepta do Marítimo estar envelhecida. Pensava que essa seria a realidade exclusiva do União, pois a imagem que passa fora da Madeira é que se tornou num clube como o Atlético ou Oriental, cujos adeptos são pessoas que moram perto da colectividade e um grupo de sócios fiel mas muito envelhecido.

O Nacional também passava essa imagem, aliás, o palmarés dos anos 70, 80 e 90 é muito semelhante entre ambos, mas de repente entra o Quinhentinhos em cena e a coisa muda como se vê.

Mas uma coisa que também me espanta no meio disto tudo é pensar quem serão aquelas quarentonas que passam os jogos todos do Nacional a fazer com que qualquer ser humano sinta instintos mais violentos!

Uma pergunta, porque a alculha de quinhentinhos?
Registado

Esforço Dedicação Devoção e Glória eis o Sporting!!!
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #8 em: Setembro 14, 2011, 16:26 »

*
Veterano

Masculino

Acho que o pessoal da Madeira poderá explicar melhor, mas parece que o Rui Alves é famoso pelas suas recompensas.
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #9 em: Setembro 14, 2011, 16:33 »

*
Juvenil

Localidade: Margem Sul
Masculino

Já agora levanto outra dúvida, como está a situação da renovação dos Barreiros ? É género estádio do Valência ? Parou para sempre ?
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #10 em: Setembro 14, 2011, 20:37 »

TiagoLeao494

Uma pergunta, porque a alculha de quinhentinhos?

Rir Muito Alto Rir Muito Alto a claque feminina. Não sei quem são mas são velhotas finas e irritantes.

O 500 tem essa alcunha porque, quando estava na assembleia, o pessoal pedia-lhe favores e ele dizia:" São 500 contos.". Há uma história que diz que um dia, um pai foi pedir ao 500 para lhe ajudar a fazer o quarto do menino. E o 500 disse:"São 500 contos, sff".
Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #11 em: Setembro 14, 2011, 20:38 »

TiagoLeao494

Já agora levanto outra dúvida, como está a situação da renovação dos Barreiros ? É género estádio do Valência ? Parou para sempre ?

Não há €. O Marítimo tem dívidas de mais de 10M.  Huh?
Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #12 em: Setembro 15, 2011, 12:37 »

*
Veterano

Masculino

Deviam era ter juntado os clubes todos num Funchal FC e assim já haviam condições para um estádio. Como é que uma cidade com 100 mil habitantes consegue alimentar 3 clubes profissionais separados? mais tarde ou mais cedo a corda parte.
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #13 em: Setembro 15, 2011, 17:51 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Não é o Nacional que todos os anos traz uma carrada de brasileiros para a equipa mais as famílias e dá emprego às mulheres?
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #14 em: Setembro 16, 2011, 17:19 »

*
Veterano

Localidade: Paris
Masculino

Não é o Nacional que todos os anos traz uma carrada de brasileiros para a equipa mais as famílias e dá emprego às mulheres?

so conheço o presidente  Rebolar de Tanto Rir Rebolar de Tanto Rir Rebolar de Tanto Rir que foi buscar a mulher ao brasil e faz dela empresaria FIFA quando antes era empresaria da noite 

houve uma grande polemica quando o tio alberto quis juntar as 3 equipas, que lhe ia custando a presidencia da regiao, por isso voltou atras.

quanto ao nacional, aquilo nao tem nada, é tudo do 500, e quando ele sair o nacional fecha portas lol dito por um ex-dirigente  Wink
o nacional conseguiu subir a pala das parcerias do presidente com grandes clubes brasucas e empresarios que metiam ca os jogadores para se mostrarem e dps o nacional recebia % do passe e o 500outra %  Rir Muito Alto

quanto a claque feminina, no inicio eram adeptas do nacional misturadas com esposas e familiares dos jogadores, mas começaram a ficar mais finas e hj em dia é so adeptas lol

os clubes sao apioados pelo IDRAM, e aqui ficam as regras dos  apoios €€€€ http://www.idram.pt/noticias/apoios_desporto_862.html

andei a procura das tabelas dos apoios mas nao encontrei. sei que os clubes da serie madeira (3ª divisao) recebem cerca de 35mil € cada , se nao estou em erro

quanto a clubes no funchal temos muitos :maritimo, nacional, uniao, andorinha, so em provas nacionais. fora as regionais lol
http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=24492

para seguirem o futebol regional tem este site http://madeirafutebol.com/index.php

Registado
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #15 em: Setembro 16, 2011, 19:27 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Iniciativa 2008

Localidade: Funchal
Masculino

Deviam era ter juntado os clubes todos num Funchal FC e assim já haviam condições para um estádio. Como é que uma cidade com 100 mil habitantes consegue alimentar 3 clubes profissionais separados? mais tarde ou mais cedo a corda parte.

Já tá a partir, não tarda muito e um dos dois que tão na 1ª vem ter cá baixo fazer companhia ao União ... isto se entretanto o próprio União não subir visto que se tá a realizar um crescimento sustentado do clube e que tem dado bons resultados.

Tanto quanto sei, os apoios são cada vez mais limitados e isso vai trazer consequências.

Cá da Madeira, nunca o escondi, apoio o Nacional e o União e, independentemente da rivalidade que existe entre maritimo e Nacional, sou da opinião que foi um enorme tiro no pé não aproveitarem a oportunidade dos 3 clubes se fundirem.

Neste momento a Madeira podia ter perfeitamente uma equipa a dar luta aos grandes tipo o que o Braga vem fazendo, ter um estádio único com boas assistências jogo sim, jogo sim, mas não ... os egos dos adeptos e principalmente dos presidentes falaram mais alto, e decidiram ter duas na 1ª liga a lutar pelo meio da tabela ... cada uma com o seu estádio, quase sempre "às moscas" (assistências baixas).

Enfim ... vão todos ter o que merecem não tarda nada.
« Última modificação: Setembro 16, 2011, 19:31 por EM1N3M » Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #16 em: Setembro 16, 2011, 19:39 »

*
Veterano

Condecorações:Vencedor do 1º Torneiro de Poker do ForumSCP

Masculino

Já nos Açores é tudo muito claro em termos de apoios oficiais: milhões para o clube do regime (Santa Clara), tostões prós restantes!  Evil
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #17 em: Setembro 22, 2011, 00:42 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

Nós, os que pagam impostos em Portugal continental, ou melhor, "Lisboa", somos todos accionistas informais do Marítimo, do Nacional, do Santa Clara. É uma espécie de, permitam-me, SAD do Povo.

Sobre a ideia de consolidar os clubes da ilha da Madeira, tenho a mesma opinião mas relativamente aos clubes de Sintra. Penso inclusive que a ideia já foi uma vez transmitida aos sócios dos ditos clubes, mas a defesa de identidade deitou tudo por terra Assobiar Assobiar. Aspectos secundários, nada mais. Imaginem o Real Massamá, o Sintrense, o Mem Martins, o Cacém, etc., fundidos numa só entidade desportiva.

"I have a dream." E como o primeiro-ministro é de Massamá, podemos adicionar mais 3 ou 4 milhões de euros de subsídios adicionais.

Potencial? Nada como a Linha de Sintra, onde habitam quase 500.000 pessoas. Um clube novo seria apenas uma medida racional e inteligente.
Registado

Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #18 em: Setembro 22, 2011, 01:17 »

Ex-mike31scp

*
Sénior

Localidade: margem sul
Masculino

eu sinceramente respeito e compreendo a decisão dos madeirenses não quererem a fusão dos clubes. se amanhã nos viessem propor a fusão com os lamps para nos tornarmos um colosso mundial aceitavam?  Maldoso
Registado

NA VANGUARDA DE UMA TRADIÇÃO, PELO SPORTING SEMPRE!
Re: Questões sobre o futebol na Madeira , « Resposta #19 em: Setembro 22, 2011, 01:22 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Iniciativa 2008

Localidade: Funchal
Masculino

eu sinceramente respeito e compreendo a decisão dos madeirenses não quererem a fusão dos clubes. se amanhã nos viessem propor a fusão com os lamps para nos tornarmos um colosso mundial aceitavam?  Maldoso

Desculpa lá, óbvio que não aceitava ...

Mas queres mesmo comprar Sporting e lamps, dois clubes com, cada um, mais de 100 anos de história cheia de títulos importantes tanto interna como externamente, e no caso do Sporting não apenas no futebol como também nas mais variadas modalidade etc, com milhões de adeptos, estabelecidos como 2 dos 3 maiores em Portugal e dos grandes da europa ... com Nacional, Maritimo e União, clubes pequeninos, clubes que sobrevivem dos apoios do governo/contribuintes, que juntos têm prai duas mãos cheias de títulos insignificantes e com alguns, poucos, milhares de adeptos sendo que prai 99% desses adeptos são também adeptos de um dos 3 grandes nacionais ?

Achas mesmo que tem comparação e faz sequer sentido pôr a hipótese ? NÃO ME PARECE !!!
« Última modificação: Setembro 22, 2011, 01:29 por EM1N3M » Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Questões sobre o futebol na Madeira

« tópico anterior seguinte »
Ir para: