Arbitragem 2017/2018 - Lances da Jornada

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

   Liga NOS 2017/2018 - 23.ª jornada

   Benfica - Boavista [17.02.2018]
   Tiago Martins foi desde cedo contestado, e verdade seja dita realizou uma primeira parte muito tremida, apesar de pouco influir no desenrolar do jogo e do marcador. Assinalou bem a grande penalidade inequívoca de Rossi (14), que rasteirou Cervi, mas não penalizou disciplinarmente o jogador - nem qualquer outro jogador do Boavista, durante todo o jogo, apesar de algumas situações para tal. Pouco depois, existiu um lance de possível grande penalidade que ficou por assinalar, pois Henrique desviou a bola com o braço estendido, ao disputar o lance com Jonas no centro da grande-área (20). Aparentemente quer o árbitro de campo quer o vídeo-árbitro interpretaram o lance como sendo involuntário, mas ficaram muitas dúvidas. Os seus auxiliares foram também contestados, e se é verdade que erraram numa ou outra situação de fora-de-jogo, falta ou canto por assinalar, acabaram por cumprir razoavelmente a sua função. Na 2.ª parte pouco mais a destacar, o mesmo tipo de lances divididos que aqui e ali foram mal avaliados, como ressaltos da bola no braço, contactos ou bolas tocadas para fora, mas sem grande importância ou influência no resultado final.
   (arbitragem fraca, critério disciplinar macio mais favorável ao Boavista, penalti por assinalar a favor do Benfica)



   2 cartões amarelos para o Benfica: Jardel (30) e David Gonçalves (79). Folha limpa para a equipa do Boavista.

   Vídeo-árbitro: Hélder Malheiro e Bruno Jesus pouco mais fizeram que corroborar todas as decisões da equipa de campo, não só nos lances de golo, como nos lances de penalti, quer o que foi bem assinalado, a punir o derrube de Cervi por Rossi (14), quer o que ficou por assinalar, cometido por Nuno Henrique (20).

   Rio Ave - FC Porto [18.02.2018]
   Carlos Xistra teve uma prestação aceitável, onde na maior parte das vezes decidiu bem e foi bem auxiliado. Poupou nos cartões amarelos, para ambos os lados, mas conseguiu segurar o jogo. Algumas falhas de avaliação, sem grande peso nem influência no desenrolar da partida ou do seu resultado. Ficam dúvidas se houve ou não um penalti por marcar a anteceder o último golo, apontado por Soares (84), mas uma vez que a jogada seguiu e resultou em golo, verificado pela equipa de arbitragem que o avançado brasileiro estava em jogo, decidiu por considerar válido o golo e ignorar o lance de eventual grande penalidade, não assinalada pela equipa de campo.
   (arbitragem com uma ou outra falha técnica, critério disciplinar ligeiro mas suficiente, desempenho razoável)



   Dois cartões amarelos para cada equipa, um em cada parte. Os jogadores do Rio Ave admoestados foram Tarantini (14) e Nelson Monte (71). Do FC Porto foram amarelados Corona (36) e Sérgio Oliveira (68).

   Vídeo-árbitro: Rui Oliveira e seu auxiliar Paulo Vieira não tiveram grande trabalho, limitando-se praticamente a validar os golos - inclusivamente o último (84), em que houve dúvidas de um possível penalti de Marcelo sobre Hernâni a antecedê-lo, assim como na posição de Soares, que estava em jogo.

   Tondela - Sporting CP [19.02.2018]
   A arbitragem de João Capela conseguiu mais uma vez não passar despercebida num jogo do Sporting CP, desta vez no reduto do Tondela. Se é verdade que a 1.ª parte nem foi assim tão mal conseguida, com o aproximar do intervalo começaram a suceder-se os lances polémicos, como o lance na sequência de livre em que Mathieu, rodando para executar o remate no centro da área adversária, foi agarrado no braço por Ricardo Costa (37). No fim da 1.ª parte, estipulou apenas um minuto de descontos de tempo, que considerando todas as perdas de tempo após o golo inaugural da equipa da casa, ficou aquém do esperado. Além disso, não permitiu a marcação de um pontapé de canto favorável ao Sporting CP, apesar do tempo estar ainda por esgotar-se quando a bola saiu do campo. A 2.ª parte, até porque o desafio se tornou mais aguerrido e combatido, foi ainda mais comprometedora para a equipa de arbitragem, pelos erros que acumulou em algumas decisões influentes no desenrolar do jogo. Cometeu falhas de avaliação no critério disciplinar, expulsando com muito rigor Mathieu, admoestado com dois cartões amarelos (54, 60). Novamente, surgiram alguns lances de possível grande penalidade. Um cruzamento de Gelson Martins que resvalou (?) no braço de Joãozinho (64), lance não sancionado sem grande contestação, pacífico, um lance na área do Sporting, em que Murilo tentou penetrar entre Piccini e William Carvalho (66), sendo desarmado por este sem qualquer falta e já perante a saída de Rui Patrício, e que o árbitro considerou simulação do atacante e o puniu com cartolina amarela - falta não houve, resta saber se ele se desequilibrou ou se projectou para tentar ganhar a grande penalidade. Existiu ainda um lance, o mais discutível, em que novamente na sequência de um livre, Ricardo Costa voltou a agarrar um central adversário na grande área, desta feita Sebastián Coates (73).
   Com várias paragens, substituições, perdas de tempo, anti-jogo, a 2.ª parte foi acrescida de 4 minutos de descontos de tempo, já de si insuficientes, tal como à saída para o intervalo foi o único minuto acrescentado. Nesses 4 minutos houve ainda várias paragens resumindo-se o tempo útil de jogo a cerca de minuto e meio, culminando a 18 segundos do fim do tempo de compensação com a interrupção por lesão de Bruno Monteiro (94), lance em que William Carvalho jogou primeiro a bola mas depois acertou de sola na perna do adversário, ficando falta e cartão amarelo por mostrar. No reatamento, já aos 96 minutos e poucos segundos, o árbitro permitiu que se jogassem mais 2, tal como avisara as equipas aquando da suspensão do jogo para assistir o jogador do Tondela. Antes que se completassem esses 2 minutos, precisamente cerca dos 98 minutos, o Sporting conseguiu obter o golo - sem qualquer irregularidade - que definiu o resultado final. Em suma, uma arbitragem atribulada e que mal conseguiu estar à altura de levar o jogo até ao fim.
   (arbitragem que se ao início pareceu dar garantias, foi decaindo e acumulando várias decisões questionáveis e influentes no desenrolar do jogo, com vários lances polémicos, e um critério disciplinar desgarrado)


Ricardo Costa agarrou Mathieu na grande-área do Tondela (37) (in A Bola, 20/02/2018)
Ricardo Costa agarrou Mathieu na grande-área do Tondela (37) (in Mister do Café)

Há penalti de Ricardo Costa sobre Coates? (73) (Tribunal, in O Jogo, 20/02/2018)
Ricardo Costa agarrou Coates na grande-área do Tondela (73) (in Mister do Café)

Vídeo com o tempo de descontos jogado após os 90m. O 2.º golo do Sporting surge aos 2:54 de tempo de jogo útil do minuto 90 em diante (in Mister do Café)


    Cinco cartões amarelos para jogadores do Tondela, os dois primeiros no 1.º tempo, mostrados a Ricardo Costa (28) e depois a Miguel Cardoso (36), e os outros três na etapa complementar, a Pedro Nuno (59), Jorge Fernandes (65) e Murilo (66). Do lado do Sporting, três cartões amarelos exibidos, um na 1.ª parte a Bruno César (39), e depois voltou a mostrar dois cartões a Mathieu (54, 60), que viu o cartão vermelho por acumulação. Para concluir, foi ainda exibido um cartão vermelho directo a Murilo (90+10), já depois do término, por protestar veementemente com o árbitro principal. Eventualmente, ficou ainda por punir Coates (98) com um cartão amarelo, por despir a camisola nos festejos do golo que apontou ao cair do pano.

   Vídeo-árbitro: Bruno Esteves e seu auxiliar Rui Teixeira foram discretos, pouco intervenientes, deixando sempre o jogo prosseguir de acordo com as decisões do árbitro principal e seus auxiliares de campo. Se é verdade que não têm tantas responsabilidades quanto ele, porque se inibiram de ser mais participativos e corrigir as muitas decisões erradas, saem igualmente penalizados pela sua inoperância. Nas decisões de grande penalidade deram sempre o aval, permanecendo o critério de deixar o jogo seguir sem interromper. No fundo, o melhor que conseguiram foi limitarem-se a validar os golos, o último mais polémico porque obtido já tardiamente (90+8), mas inteiramente válido, tal como os anteriores, segundo as regras do futebol.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 03:20 am por HULK VERDE »
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
Citar
   Liga NOS - 23.ª jornada
   (números totais)


   Golos

   Sporting: 14 assinalados contra e a favor 47 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 1 por assinalar contra e a favor 2
   FC Porto: 12 assinalados contra e a favor 61 / 0 mal assinalados contra e a favor 1 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 15 assinalados contra e a favor 59 / 0 mal assinalados contra e a favor 3 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   
   Penaltis

   Sporting: 3 assinalados contra e a favor 5 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 7
   FC Porto: 0 assinalados contra e a favor 2 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 3 por assinalar contra e a favor 5
   Benfica  : 1 assinalados contra e a favor 7 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 6 por assinalar contra e a favor 3

   Offsides

   Sporting: 51 assinalados contra e a favor 26 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 0 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 53 assinalados contra e a favor 20 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 46 assinalados contra e a favor 59 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 2 por assinalar contra e a favor 0

   Faltas

   Sporting: 336 faltas cometidas e sofridas 407 / 14,6 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 17,7
   FC Porto: 377 faltas cometidas e sofridas 346 / 16,4 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 15,0
   Benfica  : 370 faltas cometidas e sofridas 322 / 16,1 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 14,0

   Cartões

   Sporting: 41 (+1) atribuídos contra e a favor 56 (+1) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+0) por atribuir contra e a favor 0 (+2)
   FC Porto: 42 (+2) atribuídos contra e a favor 61 (+4) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+4) por atribuir contra e a favor 0 (+1)
   Benfica  : 38 (+1) atribuídos contra e a favor 44 (+3) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+8) por atribuir contra e a favor 0 (+2)

   Média de faltas por cartão dos adversários dos grandes

   Sporting: 407/56 = 1 cartão amarelo a cada 7,3 faltas dos adversários. (+1 vermelho por acumulação + 1 vermelho directo pós-jogo)
   FC Porto: 346/61 = 1 cartão amarelo a cada 5,7 faltas dos adversários. (+4 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 322/44 = 1 cartão amarelo a cada 7,3 faltas dos adversários. (+2 vermelhos directos + 1 vermelho por acumulação)

   Média de faltas por cartão dos grandes

   Sporting: 336/41 = 1 cartão amarelo a cada 8,2 faltas. (+1 vermelho por acumulação)
   FC Porto: 377/42 = 1 cartão amarelo a cada 9,0 faltas. (+2 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 370/38 = 1 cartão amarelo a cada 9,7 faltas. (+1 vermelho por acumulação)

   Folha Disciplinar

   Sporting: 3 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 4 / 6 2 amarelos contra e a favor 2
                                                                             1 1 vermelho contra e a favor 1 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   FC Porto: 0 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 3 / 6 2 amarelos contra e a favor 7
                                                                             2 1 vermelho contra e a favor 4 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   Benfica  : 4 folha limpa contra e a favor 5 / 5 1 amarelo contra e a favor 4 / 7 2 amarelos contra e a favor 7
                                                                             1 1 vermelho contra e a favor 2 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0

   Castigos / suspensões

   Sporting: 4 jogadores
   n.º castigos (x5): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x2); Acuña** (x1); Mathieu (x1)
   n.º de jogos (x5): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x2); Acuña (x1); Mathieu (x1)

   FC Porto: 4 jogadores [4 expulsões perdoadas: Maxi Pereira (x1) e Felipe (x3)]
   n.º castigos (x4): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera* (x1); Felipe (x1)
   n.º de jogos (x5): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera (x2); Felipe (x1)

   Benfica  : 4 jogadores [8 expulsões perdoadas: Eliseu (x2), Pizzi (x1), Luisão (x2), Salvio (x1), Jonas (x1), Fejsa (x1)]
   n.º castigos (x4): Zivkovic (x1); Samaris* (x1); Fejsa (x1); André Almeida (x1)
   n.º de jogos (x5): Zivkovic (x1); Samaris (x2); Fejsa (x1); André Almeida (x1)

   *castigados em jogos da Taça da Liga/CTT
  **castigados em jogos da Taça de Portugal/Placard



   Liga NOS - 23.ª jornada
   (árbitros & VAR)


   Liga NOS -   1.ª jornada [Desportivo das Aves 0-2 Sporting CP / FC Porto 4-0 Estoril-Praia / Benfica 3-1 Braga]
                                             Tiago Martins & João Pinheiro / Hugo Miguel & Luís Ferreira / Carlos Xistra & Fábio Veríssimo

   Liga NOS -   2.ª jornada [Sporting CP 1-0 Vitória de Setúbal / Tondela 0-1 FC Porto / Chaves 0-1 Benfica]
                                 Bruno Paixão & Hugo Miguel / Fábio Veríssimo & Hélder Malheiro / Jorge Sousa & Tiago Martins

   Liga NOS -   3.ª jornada [Vitória de Guimarães 0-5 Sporting CP / Benfica 5-0 Belenenses / FC Porto 3-0 Moreirense]
                                                         Hugo Miguel & Jorge Sousa / Rui Costa & Vasco Santos / Manuel Oliveira & Tiago Martins

   Liga NOS -   4.ª jornada [Rio Ave 1-1 Benfica / Sporting CP 2-1 Estoril-Praia / Braga 0-1 FC Porto]
                            Hugo Miguel & Fábio Veríssimo / Luís Godinho & Tiago Martins / Carlos Xistra & Bruno Esteves

   Liga NOS -   5.ª jornada [Feirense 2-3 Sporting CP / Benfica 2-1 Portimonense / FC Porto 3-0 Chaves]
                    Artur Soares Dias & Tiago Martins / Gonçalo Martins & Fábio Veríssimo / Rui Oliveira  & Hugo Miguel

   Liga NOS -   6.ª jornada [Sporting CP 2-0 Tondela / Boavista 2-1 Benfica / Rio Ave 1-2 FC Porto]
                    Manuel Oliveira & Tiago Martins / Artur Soares Dias & Bruno Esteves / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   7.ª jornada [FC Porto 5-2 Portimonense / Moreirense 1-1 Sporting CP / Benfica 2-0 Paços de Ferreira]
                                      Luís Ferreira & Jorge Sousa / Luís Godinho & João Pinheiro / Carlos Xistra & Hugo Miguel

   Liga NOS -   8.ª jornada [Sporting CP 0-0 FC Porto / Marítimo 1-1 Benfica]
                                    Carlos Xistra & Hugo Miguel / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   9.ª jornada [FC Porto 6-1 Paços de Ferreira / Desportivo das Aves 1-3 Benfica / Sporting CP 5-1 Chaves]
                                 Manuel Oliveira & Fábio Veríssimo / Nuno Almeida & Vítor Ferreira / Rui Costa & Bruno Esteves

   Liga NOS - 10.ª jornada [Benfica 1-0 Feirense / Rio Ave 0-1 Sporting CP / Boavista 0-3 FC Porto]
                    Luis Godinho & Carlos Xistra / Jorge Sousa & João Capela / Hugo Miguel & Tiago Martins

   Liga NOS - 11.ª jornada [FC Porto 2-0 Belenenses / Vitória de Guimarães 1-3 Benfica / Sporting CP 2-2 Braga]
                   Fábio Veríssimo & Luis Ferreira / Artur Soares Dias & Hélder Malheiro / Carlos Xistra & Rui Costa
   
   Liga NOS - 12.ª jornada [Desportivo das Aves 1-1 FC Porto / Paços de Ferreira 1-2 Sporting CP / Benfica 6-0 Vitória de Setúbal]
                                                         Rui Costa & Bruno Esteves / Tiago Martins & Carlos Xistra / Luís Godinho & João Pinheiro

   Liga NOS - 13.ª jornada [Sporting CP 1-0 Belenenses / FC Porto 0-0 Benfica]
                                      Nuno Almeida & Luís Godinho / Jorge Sousa & Hugo Miguel

   Liga NOS - 14.ª jornada [Benfica 3-1 Estoril-Praia / Boavista 1-3 Sporting CP / Vitória de Setúbal 0-5 FC Porto]
                     João Pinheiro & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Vasco Santos / Tiago Martins & Rui Oliveira

   Liga NOS - 15.ª jornada [Sporting CP 2-0 Portimonense / Tondela 1-5 Benfica / FC Porto - Marítimo]
                                 João Capela & Carlos Xistra / Tiago Martins & Hélder Malheiro / Manuel Mota & António Nobre

   Liga NOS - 16.ª jornada [Feirense 1-2 FC Porto / Benfica 1-1 Sporting CP]
                       Fábio Veríssimo & Bruno Paixão / Hugo Miguel & Tiago Martins
   
   Liga NOS - 17.ª jornada [Moreirense 0-2 Benfica / Sporting CP 5-0 Marítimo / FC Porto 4-2 Vitória de Guimarães]
                          Manuel Mota & Luís Godinho / Carlos Xistra & Bruno Esteves / Artur Soares Dias & António Nobre

   Liga NOS - 18.ª jornada [Braga 1-3 Benfica / Sporting CP 3-0 Desportivo das Aves / Estoril 1-3 FC Porto]
                    Artur Soares Dias & Luís Godinho / João Pinheiro & Jorge Sousa / Vasco Santos & Luís Ferreira

   Liga NOS - 19.ª jornada [Vitória de Setúbal 1-1 Sporting CP / FC Porto 1-0 Tondela / Benfica 3-0 Chaves]
                              Fábio Veríssimo & António Nobre / Luís Godinho & Artur Soares Dias / Bruno Esteves & Vasco Santos
   
   Liga NOS - 20.ª jornada [Belenenses 1-1 Benfica / Moreirense 0-0 FC PortoSporting CP 1-0 Vitória de Guimarães]
                           Bruno Paixão & Rui Oliveira / Luís Ferreira & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Hugo Miguel

   Liga NOS - 21.ª jornada [Benfica 5-1 Rio Ave / FC Porto 3-1 Braga / Estoril-Praia 2-0 Sporting CP]
                   Manuel Oliveira & Vítor Ferreira / Hugo Miguel & Nuno Almeida / Manuel Mota & Luís Ferreira

   Liga NOS - 22.ª jornada [Portimonense 1-3 Benfica / Chaves 0-4 FC Porto / Sporting CP 2-0 Feirense]
                        Carlos Xistra & Rui Oliveira / Artur Soares Dias & Manuel Mota / Luís Ferreira & Manuel Oliveira
   
   Liga NOS - 23.ª jornada [Benfica 4-0 Boavista / FC Porto 5-0 Rio Ave / Tondela 1-2 Sporting CP]
                   Tiago Martins & Hélder Malheiro / Carlos Xistra & Rui Oliveira / João Capela & Bruno Esteves
« Última modificação: Ontem às 00:07 por HULK VERDE »
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
Boa noite amigos sportinguistas!
Aqui fica a análise de mais uma jornada, a jornada 23, em que ganhamos ainda que com muito sofrimento!

SPORTING:
Pontos atuais:56
Pontos reais:56 (tendo sido possivelmente prejudicado em  dois pontos , contra o Moreirense, fora, na 7ª jornada)

Foi um jogo em que o árbitro errou muitas vezes, e ao contrário do que os nosso adversários e até sportinguistas dizem, não foi a nosso favor, mas sim a favor do Tondela. Por mais que uma vez poderia ter sido assinalado penalty a nosso favor, e neste momento, parece-me que a questão do minuto a que o golo foi marcado é bem possível de ser explicada. A expulsão foi bem admoestada, de resto, a compensação foi, em ambas as partes, pequena demais. Não se esperava outro tipo de atuação do árbitro que esteve em campo ...

BENFICA, ou Nabos
Pontos atuais:56
Pontos reais:48( devido ao favorecimento   em 1 ponto contra o Rio Ave (F) na 4ª jornada e contra o Feirense (C) em mais   2 pontos na 10ª jornada, de modo efetivo. É ainda possível o favorecimento em 2 pontos frente ao Portimonense (C). Na 18ª frente ao Braga (F) foram favorecidos em dois pontos de modo efetivo. Na jornada 14ª, (C) frente ao Estoril, foram favorecidos, de modo efetivo, em 2 pontos. Foram beneficiados de modo efetivo em 1 ponto na jornada 20 (F) contra o Belenenses.)

Arbitragem razoável. Ficou um penalty por assinalar a favor do Benfica, de resto nada a dizer.

PORTO, ou Dragonas
Pontos atuais:61
Pontos reais:59
Um desempenho razoável, uma vitória de 5-0, tal como a do Benfica, também dificilmente seriam questionadas pela arbitragem.

Qualquer coisa falar com o @HULK VERDE ou comigo! E viva o Sporting!

Saudações Leoninas!