Votação

1982–2012: Qual o maior o inimigo do Sporting?

Benfica
Porto

1982-2011/12: qual o maior inimigo do Sporting? Benfica ou Porto?

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Só clarificar aqui uma coisita: eu não pretendi opinar que a cidade do Porto é um esgoto. Utilizei uma metáfora, nada mais. Se um gajo não gosta de adeptos do Porto e os considera os seus principais rivais, e sendo que o Porto, a cidade, é a fortaleza desse clube, a pessoa que os detesta está como que num esgoto: está rodeado de trampa, vá.

Eu só por engano é que utilizo a expressão tripeiros para descrever adeptos do Porto, porque existem tripeiros do Sporting.

E não deixa de ser verdade que no Norte os benfiquistas dessa zona nutrem um ódio maior pelo Porto, o que é compreensível.

Mas estamos a falar de um microcosmo de ódio. No resto do país, os números são por si evidentes.
Já agora, clarifico também que eu percebi, mas achei a metáfora um pouco infeliz. Lisboa também está cheia de merd* (lampiões  :mrgreen:) e nunca a chamaria de esgoto (até porque gosto muito de Lisboa).  :great:

E, mais uma vez, o KingJames tocou num ponto importante: o Sporting é um outsider para os portistas. Para eles, isto é entre o Porto e o Benfica. E é por isso que sentem por nós aquela "simpatia", que não é mais do que "pena". É verdade, somos uns coitadinhos para eles e isso irrita-me.
"Look, we're basically on earth to shit and fuck. So unless your job's to help people shit or fuck, it's not that important, so relax."
boas noites a todos. já vi que o tópico também pegou um pouco de fogo após o derby. não gostei de ler tentativas de reduzir isto a uma questão regional: temos gente do sul que elege o porto como principal rival ou "inimigo" e gente do norte que elege o carnide. já expus aqui a minha opinião várias vezes e só gostaria de relembrar que o SCP está sempre em 1º lugar. a minha eleição é o porto e não é este derby ou a história centenária que me influencia, senão o belenenses também estaria lá em cima. eu desde que nasci até hoje tenho 2 rivais. são ambos desprezáveis utilizam as mesmas tácticas. só que há um que tem conseguido ser mais corrupto, mais mafioso e mais prejudicial para o SCP: o FCFruta. isso é claro. cresci a ver um clube verdadeiramente nojento a ultrapassar o meu Sporting em títulos à custa de fruta, porrada, tráfico de influências e todo o género de tácticas inqualificáveis. se hoje estão mais calados conosco é somente pq lhes dá mais jeito. há 10 anos estavam mais calados com os periquitos. e tem sido sempre assim, a jogar os rivais de Lisboa uns contra os outros. só imagino o ar de satisfação de pinto da costa com este triste episódio. entretanto, algures na coreia do norte, um jornalista é insultado pelo "papa" e esmurrado pela sua guarda pretoriana. ninguém do sul abre o bico.

dito isto, esta rábula da jaula só serve para nos relembrar a todos que os periquitos podem não deter o poder, mas se estiverem no poleiro fariam exactamente o mesmo. os lugares a menos, sem acesso a WC, sem um adepto poder comprar uma garrafa de água, a entrada tardia, os stewards com cachecóis do carnide e agora o túnel parte II; tudo isto explica bem o que aquele clube é: escória sem dignidade. sobre a jaula: se a querem usar estão no direito deles, tal como os outros clubes da Europa que já as utilizam. agora o timing foi provocatório e chamar aquilo "caixa de conforto" é um insulto do pior. para mim são ambos porcos: apenas diverge a cor. votei Porto pelas razões acima expostas e pelas que já escrevi no 1º post. no dia que o carnide crie um ciclo similar, que espero que NUNCA aconteça, pois isso seria indicação que o SCP anda a dormir à sombra da bananeira, o meu voto vai direitinho para o carnide. para mim isto não se resume a questões regionais ou do facto do vizinho ser chato. passei uma semana miserável, a ter de levar com o inchaço lampião no café, na rua, em todo o lado.

SL a todos e tenho fé nesta equipa.
João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".
KingJames,

tu estás no Porto, é diferente. Estás, com o devido respeito por uma cidade que eu muito prezo, no esgoto, se bem que pode parecer ofensivo eu assim referir a cidade. Pior só seria se morasses dentro do Estádio do Dragoummm.

Quem durante esses anos que referes andou por Portugal, seja em férias ou então naquela visita de estudo que a turma há muito desejava, nunca sentiu portismo em quase lado nenhum.

Eu resido em Sintra, e acho que o campeonato local de berlindes, que no seu auge movimentou apenas dois rapazitos, gera mais emoção que as conquistas do Porto.

O factor histórico colocará sempre o Benfica como o principal rival.

Este debate, que tem tido excelentes contribuições de cada um dos lados, está viciado, desculpem lá. Acho que a maioria de vós tem esquecido a importância das circunstâncias. Por exemplo, em 1999/2000, quando uns já cantavam ser campeões muito antes do tempo, não soube bem, orgasmicamente bem, derrotar o Porto e depositar o campeonato em Alvalade? Nessa época, precisamente por causa das circunstâncias (os discursos de figuras do Porto, a hegemonia que esse clube vinha a afirmar há anos, etc), eu não trocava o Porto pelo Benfica.

Porém, em condições normais, obviamente que prefiro que seja o Benfica o clube a vacilar perante o Sporting.

Bem vou passar ao lado de se chamar esgoto à cidade do Porto, pois a importância do Sporting e desta discussão é muito superior a tudo isso.

Quanto à questão da emoção ou não das vitórias do clube desta cidade e a sua importância. Vocês em lx e arredores lda, continuam a achar que são o centro do mundo. Pois não deixa de ser curioso, mas vive mais gente no norte do país do que no sul, e essa diferença tende a ser maior, a natalidade no norte é superior à do sul. Eu moro na freguesia da Sé no Porto e por muito que me custe dizer isto, os campeonato de sueca dos velhos aqui nas tascas gera mais emoção que as conquistas do Sporting.

Como um forista escreveu à uns tempos, e eu assino por baixo, "um dia vão compreender que o principal objectivo de pinto da costa era destruir o Sporting e não o benfica".


Má interpretação da tua parte. Não é que eu considere a cidade do Porto um esgoto, não o faço, é tu não gostares de um clube e habitares na cidade que serve de bastião a esse mesmo clube. Qualquer feito do Porto será sentido da tua parte.

O Norte pode ter mais habitantes que o Sul, mas também não é essa a questão, mas a representatividade que Sporting e Benfica têm em todo o país, e estes dois clubes são de facto representados, bem, ou seja, em números agradáveis e não em nichos, em todo o Portugal.

A festa que o Sporting teve no Porto em 1999/2000 será sempre superior a qualquer festa que o Porto teve ou terá em Lisboa. "O barulho é o mesmo mas a cor não", disse um jornalista da SIC. Nunca ouvi nem ouvirei algo igual em Lisboa, garanto-te.

O Sporting tem o número de núcleos que tem, e há muito tempo que não andamos numa onda de inaugurações, e o Porto tem metade do que nós temos, e vem de um ciclo de quase 30 anos de vitórias.

O Sporting entra a sério num campeonato e este último torna-se vivo. Se os candidatos ao título são Sporting e Benfica, Portugal quase que paralisa.

O Porto vence seja o que for e é apenas mais um dia. O dia a seguir à conquista é outro qualquer. O dia a seguir a uma conquista nacional do Sporting prolonga-se durante a semana: são entrevistas atrás de entrevistas, livros comemorativos, celebrações públicas, etc.

Não queiram comparar as festas de varanda do Porto, e muito esforço existe para a esgotar, onde se canta mais contra o Benfica do que a favor do Porto, às festas de palco nacional do Sporting.

O Porto é presentemente detentor de vários títulos, nacionais e um europeu, e não há muito tempo aquilo estava já a caminhar nas ruas da miséria, com assistências a rondar as 30.000 pessoas.

Um Sporting campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, Liga Europa, com um presidente unanimemente apoiado, finanças sólidas, representaria uma onda de apoio que eclipsará qualquer uma que o Porto produza. Nem em sonhos o melhor Porto possível será mais apoiado que um Sporting bom. Um Sporting fenomenal, então, nem vale a pena.

Calma aí: mas que ondas de apoio é que o FC Porto gera? Aliás, não somos hoje campeões de nada e as nossas assistências, incluindo frente a clubes do Norte, são o que são: superiores às do Porto, e um pouco acima ou abaixo das do Benfica.

E sem títulos!!!

Não é só na capital de Portugal que a festa do Porto é banal, é também em Faro, Coimbra, escolhe tu todas menos a cidade do clube.

Vocês continuam a olhar para o porto com os mesmos óculos de há 30 anos atrás, o porto já não é aquele clube regional, cuja grandeza acabava nas fronteiras do distrito do porto, existem estudos basta procurar online, nas faixas etárias mais baixas o porto ultrapassou e muito o Sporting
O porto é um clube banal, sem história, sem mística, sem mentalidade, sem valores. É um clube regional, sim, não passou disso nem passará, porque mais tarde ou mais cedo o velho porco morre e aquilo desmorona-se tudo, e nós cá nos riremos. Aquele clube não terá um único adepto surgido na era pós-flatulento após ficarem 5 ou 6 anos seguidos sem ganhar. Nem um resistirá. E aí sim irá ser dada razão àqueles que os desvalorizam e que lutam desde há muito tempo contra eles, esses glory-hunters todos que para aí andam, dizendo-lhes que o dia está a chegar, que já faltou bem mais, e que cedo ou tarde irão voltar à pequena dimensão que quase sempre tiveram e que, no fundo, no que concerne à mentalidade, à história e aos valores, nunca saíram.
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Acho que muitos se enganam em relação aos porcos. Não têm história há 50 anos atrás, mas têm títulos, vitórias e conquistas nos últimos 10 que começam a chegar a um nível preocupante se tiverem continuidade nos próximos 20 anos. E aí, os que tiverem 20 ou 30 anos, vão dizer que desde que nasceram não há outro clube que ganhe como eles.
Estão muitos à espera que os porcos acabem e caiam quando desaparecer o pintinho... esqueçam, a sucessão já vem sendo preparada há muito, o terreno já está minado. Não se deixem adormecer pelo factor, isso daqui a pouco passa porque são um clube regional. São, mas não são vistos assim pelos seus adeptos nem fora de Portugal. Continuo a achar que são o maior inimigo do Sporting e do futebol português em geral.
«O importante é ganhar. Quer se goste mais de umas coisas e menos de outras, quer se tenha uma opinião mais para a esquerda ou mais para a direita, o que realmente importa é que cada um de nós ponha sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de qualquer gosto particular, de qualquer ataque dos nossos adversários, e tão alto que nada nem ninguém nos impeça de sermos cada vez mais fortes, ganhadores e campeões».
Acho que muitos se enganam em relação aos porcos. Não têm história há 50 anos atrás, mas têm títulos, vitórias e conquistas nos últimos 10 que começam a chegar a um nível preocupante se tiverem continuidade nos próximos 20 anos. E aí, os que tiverem 20 ou 30 anos, vão dizer que desde que nasceram não há outro clube que ganhe como eles.
Estão muitos à espera que os porcos acabem e caiam quando desaparecer o pintinho... esqueçam, a sucessão já vem sendo preparada há muito, o terreno já está minado. Não se deixem adormecer pelo factor, isso daqui a pouco passa porque são um clube regional. São, mas não são vistos assim pelos seus adeptos nem fora de Portugal. Continuo a achar que são o maior inimigo do Sporting e do futebol português em geral.
Isso é o que me dizem os meus amigos corruptos "ah e tal não te preocupes o Pinto da Costa já tratou de tudo, isto agora é como um moinho que roda sozinho, já temos tudo controlado para os próximos anos mesmo que ele saia". É assim mesmo que eles pensam. É isto que este clube é. Não têm história, não, não têm mentalidade, nem vergonha na cara, nem valores nem princípios que possam fazer deles um clube com mística e com relevo no panorama de adeptos a nível nacional. Porque basta deixarem de ganhar um pouco que lá se vai 1/3 dos adeptos, bastou ver que aqui em Braga, no último título dos lamps, muitos adeptos corruptos passaram a ser do Braga (enfim) e agora estão meio-meio, lá porque os porcos voltaram a vencer. Valem zero. São lixo. E acredita que dependem daquela besta, muito mais do que eles próprios querem admitir e acreditar, porque não é só a influência explícita que conta. A relevância que o homem já alcançou e até mesmo questões psicológicas levarão a que, quando o homem (felizmente) morrer, aquilo se desmorone como um baralho de cartas e eles se sintam perdidos e, pouco a pouco, comecem a abandonar o barco.
« Última modificação: Novembro 30, 2011, 18:50 pm por 34.169 »
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
«O importante é ganhar. Quer se goste mais de umas coisas e menos de outras, quer se tenha uma opinião mais para a esquerda ou mais para a direita, o que realmente importa é que cada um de nós ponha sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de qualquer gosto particular, de qualquer ataque dos nossos adversários, e tão alto que nada nem ninguém nos impeça de sermos cada vez mais fortes, ganhadores e campeões».


Claro que cresceu!!!!! o porto cresceu. Passou a ser uma nação deste tamanho:




 :lol: :lol: 

Vocês querem comparar a evolução do porto de 1980 até ao presente com a do Sporting nos anos 40 e 50 e do benfica nos anos 60 e 70? Não sei se o Sporting e o benfica antes de dominarem o futebol português tinham muitos adeptos..... Se o Sporting nos anos 30 era um clube com adeptos em  Lisboa, nos 40 e 50 passou a ser um clube nacional.... o benfica aconteceu a mesma coisa.... O Porto era um clube regional e hoje é um clube regional..... ::)
Com a Luz arder todos perceberam qual o maior inimigo do Sporting. Ontem; Hoje; Amanhã;... Sempre!  >:D
Acho que vocês não estão bons da cabeça quando dizem que o Porto é um clube regional. Basta ir ao facebook (e duvido que existam estatísticas com dados muito melhores) e é esta a relação que existe:

Benfica 900000; Porto 400000; Sporting 230000.

Não substimemos os nossos adversários. É o primeiro passo para as coisas não nos correrem bem.

É verdade que devemos ter uma massa adepta mais velha que equilibraria as contas, mas o facto de numa população mais jovem estarmos a ficar para trás devo dizer-nos alguma coisa.

O caminho é ganhar. Ganhar, Ganha e Ganhar. Isto sem nunca perder o nosso fio de clube formador. Numa década invertemos todas as tendências.
Outstanding Music for the Soul
hxxps://www.youtube.com/watch?v=WqZjp3twbd0
Acho que vocês não estão bons da cabeça quando dizem que o Porto é um clube regional. Basta ir ao facebook (e duvido que existam estatísticas com dados muito melhores) e é esta a relação que existe:

Benfica 900000; Porto 400000; Sporting 230000.

Não substimemos os nossos adversários. É o primeiro passo para as coisas não nos correrem bem.

É verdade que devemos ter uma massa adepta mais velha que equilibraria as contas, mas o facto de numa população mais jovem estarmos a ficar para trás devo dizer-nos alguma coisa.

O caminho é ganhar. Ganhar, Ganha e Ganhar. Isto sem nunca perder o nosso fio de clube formador. Numa década invertemos todas as tendências.

O Porto estagana.......... O Porto estagana..... Ninguém vence para sempre!
Acho que vocês não estão bons da cabeça quando dizem que o Porto é um clube regional. Basta ir ao facebook (e duvido que existam estatísticas com dados muito melhores) e é esta a relação que existe:

Benfica 900000; Porto 400000; Sporting 230000.

Não substimemos os nossos adversários. É o primeiro passo para as coisas não nos correrem bem.

É verdade que devemos ter uma massa adepta mais velha que equilibraria as contas, mas o facto de numa população mais jovem estarmos a ficar para trás devo dizer-nos alguma coisa.

O caminho é ganhar. Ganhar, Ganha e Ganhar. Isto sem nunca perder o nosso fio de clube formador. Numa década invertemos todas as tendências.

O Porto estagana.......... O Porto estagana..... Ninguém vence para sempre!

Não é bem assim. Já ouço essa história à uns 10 anos e depois disso já limparam 3 competições europeias e uma carrada de troféus internos!
O Mundo sabe que, Pelo o teu amor, eu sou doente
Farei o meu melhor, Para te ver, sempre na frente
Irei, onde o coração, me levar E sem receio...
Farei...o que puder Pelo meu Sporting ..... OH OH OH ...
Desculpem desenterrar o tópico mas tenho de dar a minha opinião, até porque jogámos com os corrutos há pouco  :mrgreen:

Sem dúvida que os corruptos norte têm de ser o alvo a abater, são quem mais tem ganho logo são o principal rival. Dito isto, pela proximidade com os porcos de carnide, tem para mim, mais sabor uma vitória sobre eles porque são, na maior parte das vezes, os animais que nos chateiam no trabalho, escola etc.

quando o pintinho morrer para mim existem 2 cenários:
aguentam uns 4 ou 5 aninhos ainda embalados mas depois esmorecem e Sporting ou trampa aparecem em grande
começam logo mal e é o fim do mundo para eles.

SL

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul
Quando o pintinho morrer o reinaldo teles e os tentaculos do polvo ainda são muitos vivos amigo LISBON1906
www.huden.pt

Sporting Sempre.
Nem um nem outro o verdadeiro problema do nosso Sporting sao os proprios socios e adeptos, porque se a maioria desses tivesse cabeca para pensar para eles proprios nem porto nem benfica seriam grande problema.
Nem um nem outro o verdadeiro problema do nosso Sporting sao os proprios socios e adeptos, porque se a maioria desses tivesse cabeca para pensar para eles proprios nem porto nem benfica seriam grande problema.

concordo... mas o benfica dá-me cá uma azia.
Desculpem desenterrar o tópico mas tenho de dar a minha opinião, até porque jogámos com os corrutos há pouco  :mrgreen:

Sem dúvida que os corruptos norte têm de ser o alvo a abater, são quem mais tem ganho logo são o principal rival. Dito isto, pela proximidade com os porcos de carnide, tem para mim, mais sabor uma vitória sobre eles porque são, na maior parte das vezes, os animais que nos chateiam no trabalho, escola etc.

quando o pintinho morrer para mim existem 2 cenários:
aguentam uns 4 ou 5 aninhos ainda embalados mas depois esmorecem e Sporting ou trampa aparecem em grande
começam logo mal e é o fim do mundo para eles.

SL

Há trinta anos o benficaca tinha entre 50 e 55% dos adeptos, o SPORTING CP tinha entre 40 a 45% dos adeptos e o porco entre 0 e 5% dos adeptos. Neste momento, diz-se que o benficaca tem entre 50 e 55% dos adeptos e que o SPORTING CP e o porco têm entre 20 e 25% dos adeptos.
Ou seja, o porco tem ganho tudo e o benficaca tem a mesma percentagem de adeptos de há trinta anos...
Se o benficaca tivesse ganho o que o porco ganhou nestes últimos trinta anos, acredito que teriam agora entre 80 e 90% dos adeptos, o SPORTING CP entre 10 e 20% dos adeptos e é mais do que provável que o porco tivesse um número insignificante de adeptos. 
A conclusão que tiro é que foram os dois grandes inimigos mas o benficaca foi e é potencialmente pior inimigo pois enquanto o porco conquistou adeptos porque ganhou(compreensível) o benficaca não os perdeu mesmo não ganhando (incomprensível)...
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
O pior inimigo do Sporting é ele mesmo, ou melhor, foram (são) as sucessivas direcções do clube nos últimos 16 anos...

Esse sim é o inimigo do Sporting, que tem destruído o Sporting de dentro para fora, comendo duas gerações de Sportinguistas, comendo todo um património que durou 90 anos a adquirir, que tem como forma um passivo largamente superior a 300 Milhões de euros.

Os outros dois? São apenas adversários (ainda que detestáveis) como os outros todos....
Falta ai outra opção, o Sporting, ou os seus proprios adeptos. É que nesta altura é mesmo isso, o nosso maior inimigo somos "nos" mesmos... supostos Sportinguistas continuam comandar o clube da maneira que lhes convem, e a contiinuar assim escusam de tentar arranjar outros inimigos que os maiores tão dentro da nossa propria casa.