Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 23, 2014, 10:14

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012

Páginas: « anterior 1 ... 24 25 [26] 27 28 ... 30 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 (Lida 37683 vezes)

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #500 em: Fevereiro 10, 2012, 14:29 »

No avatar!

*

Localidade: Figueira da Foz
Masculino

Os adversários não são parvos e encostaram aí jogadores que impedissem os nossos de subir à voltade. Nesses casos, temos de olhar para fora da caixa e fazer algo diferente.

Certo, mas isso é trabalho de casa, não me perguntes o que os jogadores devem fazer para contornar essa situação, que novas estratégias devem tomar, se soubesse era hoje um treinador conceituado. Só sei que com maior troca de bola, melhor ocupação de espaços, maior criatividade, mais movimentação (jogo futebol 5 e a movimentação é a chave para abrir uma linha de passe) o que os adversários tomaram por garantido deixa de o ser.

Já se colocou o Matías a fazer o que o J. Pinto fazia há dez anos atrás. Correu mal. Até porque os adversários (mais uma vez, esses manhosos) já descobriram, desde esse tempo, que em vez de tentar desesperadamente marcar o Jardel e falhar (porque tanta vezes o cântaro vai à fonte que...), vale mais cortar as linha de abastecimento. É mais seguro. E assim se impede o Sporting (neste caso) de ter domínio completo da construção de jogo, obrigando a maus passes, chutões para a frente e decisões precipitadas (ou seja, más decisões).

Esteja o triângulo como esteja, os extremos têm sempre de apoiar o ponta. E deixam de ser extremos, passam a ser avançados, assistindo o ponta  no limite da área (como tantas vezes o J. Pinto fez com o Jardel, tendo o apoio do P. Barbosa, também ele de movimentos muito interiores). Porque com extremos abertos, das duas, uma: ou o avançado fica sozinho e passamos a contar com bolas paradas, livres e sobras para remates de fora da área (ou ainda uma qualquer falha de marcação ao ponta) para marcar golos ou então mandamos um ou mais médios apoiar diretamente o ponta  e perdemos o meio campo. Neste último tipo de ataque temos ainda o facto de eu não estar a ver o van Wolsfwinkel e o Matías (ocasionalmente o Elias ou o Schaars) a disputar bolas aéreas dentro da área, por muito bem centradas que as bolas sejam…

Aí concordo, mas temos um puto inconstante e um crónico lesionado como avançados. Depois temos um dos piores jogadores do plantel como médio ala, outro crónico lesionado como médio ala (embora há quem diga que seja médio centro) e um craque desinspirado mas mesmo no auge não deixa de ser médio ala. E já o tinha dito, foge das diagonais como o diabo foge da cruz. Dêem espaço, verticalidade e bolas em velocidade que aí é a sua praia. O problema é que não considero o Wolf um cabeçudo nato. Com Eduardo na próxima época aliado a outra contratação podemos claramente apostar em 3 avançados pois temos opções para isso, e se assim for um triângulo invertido tem sentido para segurar melhor o meio campo (visto que jogamos com 3 avançados), actualmente não faz qualquer sentido quando temos apenas Carrillo como opção. Assim sendo opto por dizer que Matías deve jogar solto e com liberdade ofensiva para de alguma maneira suprimir a deficiência atacante. Agora não podemos jogar com dois trincos, isso é um absurdo quando jogamos num meio campo povoado por cinco elementos. Devemos sim jogar com dois médios centros, um mais defensivo outro mais ofensivo e dependendo do jogo o médio centro poderá subir para o lado do médio ofensivo. Se tivermos jogadores para isso, e temos, o triângulo deixa de ter sentido, invertido ou não, depende da mobilidade como estou farto de rebater.
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #501 em: Fevereiro 10, 2012, 16:36 »

*
Veterano

Localidade: everywhere

Espero que acabe o mito de o duplo pivô não funca.

Funcou ( ) ?

Teve a equipa o domínio do meio campo enquanto esteve 11 Vs 11? Teve o Sporting capacidade para apoiar as subidas dos alterais e os movimentos dos avançados?  Apoiaram o avançado centro? Recuperámos a bola suficientemente à frente (plano de Domingos no início da época)?

Não nos iludamos, o Sporting teve uma boa e proveitosa vitória, mas esteve longe de fazer um bom jogo (o próprio treinador assim o admite, não estarei a mandar nada abaixo). Veja-se o posicionamento da equipa após sofrer o golo e a possibilidade de evoluir a partir daí. Ok, era menos um do outro lado, o domínio do meio campo foi facilitado.

Mas mesmo durante o jogo terá sido um duplo pivot algo assimétrico.

estou mais do que convencido de que independentemente do desenho, o problema é a falta de dinâmica geral da equipa.
o simples "passa e vai buscar mais à frente" ou o "sai da marcação e abre uma linha de passe", em fase de transição ofensiva, não existe e ponto! isso incomoda-me estupidamente. isso é treinador (ou falta dele).

não adianta estarmos aqui a discutir esquemas tácticos, quando a equipa joga "apática". vemos um jogador com a bola (seja um central ou o "6") e os outros a esconderem-se sucessivamente nas marcações. disse-o várias vezes do Carriço, mas não é o único a fazê-lo. muito longe disso.

mas sim, tens toda a razão quando referes que a equipa não fez um bom jogo. valeu pelo resultado, é indiscutível. e pelo regresso do Rinaudo!

Mas não vejo necessidade de assumir um duplo pivot. Tudo bem, o Matías é melhor quanto mais acima estiver e menos metros tiver de percorrer na progressão, mas se a recuperação de bola for mais à frente, ele não terá de percorrer tudo isso.

falas muito da "recuperação da bola mais à frente". e sim, era o plano do Domingos no início da época. mas durante 90mn não consegues recuperar sempre essa "bola mais à frente". os outros não são sempre "patos". nem os nossos têm sempre pernas para isso.

aliás foi essa "recuperação de bola mais à frente" que disfarçou as falhas gritantes nas transições defesa/ataque durante muitas semanas. foi esse confiar na "recuperação de bola mais à frente" que nos colocou aqui. a estrebuchar por pontos e vitórias magrinhas contra equipas da treta!

mas com a lesão de Rinaudo e com o "abrir de olhos" dos adversários as coisas começaram a modificar-se e a equipa ficou presa a um método que tinha, como tem, tudo para se esgotar (por utilização abusiva/exclusiva) e resultar num falhanço estrondoso. os adversários começaram a "dar" a bola e a dizer "estamos cá atrás, fechadinhos e baixinhos, agoram venham daí"... e nós? nós ficámos com a bola/batata quente na mão... e sem saber o que fazer dela!

uma equipa como o Sporting tem que fazer essa pressão alta e cair rápido em cima da área adversária, sem dúvida! mas também tem que ter a capacidade de construir apoiado. tem jogadores com inteligência e capacidade técnica e táctica para o fazer. chegar a esta altura da época ainda reféns da pressão alta como única forma de construir oportunidades de golo é que não.
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #502 em: Fevereiro 10, 2012, 17:35 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2013Treinador de Bancada 2012Treinador de Bancada 2011

Masculino

Certo, mas isso é trabalho de casa, não me perguntes o que os jogadores devem fazer para contornar essa situação, que novas estratégias devem tomar, se soubesse era hoje um treinador conceituado. Só sei que com maior troca de bola, melhor ocupação de espaços, maior criatividade, mais movimentação (jogo futebol 5 e a movimentação é a chave para abrir uma linha de passe) o que os adversários tomaram por garantido deixa de o ser.

Mas completamente de acordo. Aquilo era só para dizer que andar a contar apenas com a subida dos alterais funciona aí usn 2 jogos. Se tanto...

O olhar para fora da caixa é isso mesmo, arranjar outras soluções.

Quanto à 2ª parte, que não transcrevo de forma a não ocupar espaço em demasia com as minhas respostas, é o que digo: plantel mal formado. Melhor, cheio de algumas lacunas, nomeadamente no início da temporada. E que com as lesões se vai mantendo situação inalterável. Mas diga-se, é deficitário em algumas posições tendo em conta estas tácticas como outras quaisquer.

estou mais do que convencido de que independentemente do desenho, o problema é a falta de dinâmica geral da equipa.
o simples "passa e vai buscar mais à frente" ou o "sai da marcação e abre uma linha de passe", em fase de transição ofensiva, não existe e ponto!
isso incomoda-me estupidamente. isso é treinador (ou falta dele).

Completamente, e a falta de dinâmica vem da falta de trabalho táctico. E mais, acho que isso também surge da falta de uma ideia concreta e bem definida do que seria o Sporting nos próximos anos. Tinha de ser mais do que um manifesto de intenções ou ideias gerais. E devia de se ter pensado seriamente nisso antes de começar a comprar jogadores.

Para além de treinador, incomoda-me estupidamente como alguns jogadores não conseguem fazer uma simples triangulação. Ou como não compreendem o básico de um posicionamento em sistemas com mais de 40 anos. Mas afinal não são profissionais? Não percebem nada de  futebol? Eu posso fazer e dizer asneiras, a minha área é outra. Mas eles?

não adianta estarmos aqui a discutir esquemas tácticos, quando a equipa joga "apática". vemos um jogador com a bola (seja um central ou o "6") e os outros a esconderem-se sucessivamente nas marcações. disse-o várias vezes do Carriço, mas não é o único a fazê-lo. muito longe disso.

Sabes que assim é mais fácil dizer "Não fui eu!". E no meio do caos... é quase instintivo. São poucos os que assumem a cena.

falas muito da "recuperação da bola mais à frente". e sim, era o plano do Domingos no início da época. mas durante 90mn não consegues recuperar sempre essa "bola mais à frente". os outros não são sempre "patos". nem os nossos têm sempre pernas para isso.

aliás foi essa "recuperação de bola mais à frente" que disfarçou as falhas gritantes nas transições defesa/ataque durante muitas semanas. foi esse confiar na "recuperação de bola mais à frente" que nos colocou aqui. a estrebuchar por pontos e vitórias magrinhas contra equipas da treta!

mas com a lesão de Rinaudo e com o "abrir de olhos" dos adversários as coisas começaram a modificar-se e a equipa ficou presa a um método que tinha, como tem, tudo para se esgotar (por utilização abusiva/exclusiva) e resultar num falhanço estrondoso. os adversários começaram a "dar" a bola e a dizer "estamos cá atrás, fechadinhos e baixinhos, agoram venham daí"... e nós? nós ficámos com a bola/batata quente na mão... e sem saber o que fazer dela!

uma equipa como o Sporting tem que fazer essa pressão alta e cair rápido em cima da área adversária, sem dúvida! mas também tem que ter a capacidade de construir apoiado. tem jogadores com inteligência e capacidade técnica e táctica para o fazer. chegar a esta altura da época ainda reféns da pressão alta como única forma de construir oportunidades de golo é que não.

Claro que foi. Foi isso e mais alguns aspectos, até pela entrada de jogadores novos, pouco estudados pelos adversários. E foi coração, como ainda disse recentemente no tópico do treinador.

E sim, isso acaba. A recuperação pela pressão muito à frente resulta em determinadas circunstâncias e é útil num jogo onde o adversário se esconde lá atrás e depois tenta explorar o passe longo e contra-ataque. Se caíres logo em cima, é mais difícil acertarem os passes.

Muitas vezes, mais do que recuperar, é mais atrapalhar o adversário, como sabes.

Mas nenhuma equipa é campeã europeia apenas com isso. Aliás, muitos treinadores, há uns anos atrás defensores ferrenhos dessa ideia para os 90 minutos, já alteraram a sua crença. Porque os adversários evoluem e preparam-se para isso. Mas atenção, no nosso campeonato pode ser bastante útil (temos uma equipa que sobrevive muito graças a isso), mesmo lá fora também o pode ser. E atenção, jogar com 1+2 no meio campo ajuda a isso, mas não obriga a isso.

Eu, faz pouco tempo, escrevia em resposta à minha aparente incontrolável defesa do 433. Mas isso é uma gota no oceano. É apenas um sistema que é óptimo para se trabalhar inicialmente, e que tem a larga vantagem de, com dinâmica associada, jogar de diferentes formas e até desdobrar-se em diferentes outros sistemas ou posicionamentos. É um dos mais maleáveis que existe e essa, mais do que o ter inicialmente 4 defesas, 3 médios e 3 avançados dispostos de determinada forma no campo, é a sua força. Facilmente esse sistema se transforma noutro. Facilmente deixo de pressionar mais à frente e passo a recuperar mais atrás, facilmente defendo com "n" ou "x" linhas. Facilmente se muda e se joga com 5 médios ou em losango e dois avançados. Facilmente jogo mais apoiado, construindo jogo, trocando a bola rápido e a forçar brechas no adversário, pacientemente ou mais directo, em contra-ataque (ok, transições  ) Essa é a mais valia.

Mas isso dá um trabalho do caraças. E se repararmos que a equipa começa a tentar isso no meio de meses complicados do ponto de vista de calendário, sujeita a ter de atalhar caminho porque as derrotas batem à porta e ainda tendo umas quantas lesões pelo meio...

Não sou fã de preparar a época em Julho/Agosto e em mudanças de 180º (ou mesmo 90º) durante a época. Não acredito no futuro dessa metodologia.
Registado

“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #503 em: Fevereiro 10, 2012, 19:02 »

No avatar!

*

Masculino

Já agora coloco aqui os meus 25 jogadores da próxima época, se fosse eu, claro.

3 Gr - Rui, Marcelo e Tiago (como terceiro guarda redes o Tiago chega perfeitamente, está velho e acabado mas deve ganhar uma bagatela).

2 DD - Cédric, Contratação como deve ser
4 DC - Gooch, Dedé  Assobiar, Reis, Xandão
2 DE - Evaldo, Insúa

2 MD - Rinaudo, Contratação não de renome mas com vista o futuro. Tem que ser um armário com pés.
4 MC - Adrien, Schaars, Elias, André Santos (está aqui apenas porque se colocasse o Martins era estragar a evolução deste pequeno grande jogador, assim como quarta opção Santos chega bem)
1 MCO - Matías

2 ExE - Capel (não o é mas enfim), Carrillo
2 ExD - W. Eduardo, Contratação como deve ser
3 P.L - Wolf, Nilmar  Assobiar, Ribas (para emprestar o Rubio, mesmo caso do Martins)

Um plantel que parece curto mas todos eles sem grandes problemas de "saúde" e fora dois ou três jogadores todos opções válidas para a equipa.

Render algum guito com Carriço, Pereira, Jeffrén, Izma, Rodriguez e tentar com os outros, seja como moeda de troca ou não.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #504 em: Fevereiro 11, 2012, 00:42 »

CdS - Capitão Moura

*

Masculino

3 Gr - Rui, Marcelo e Tiago (como terceiro guarda redes o Tiago chega perfeitamente, está velho e acabado mas deve ganhar uma bagatela).

4 DC - Gooch, Dedé  Assobiar, Reis, Xandão
2 DE - Evaldo, Insúa

2 MD - Rinaudo, Contratação não de renome mas com vista o futuro. Tem que ser um armário com pés.
4 MC - Adrien, Schaars, Elias, André Santos (está aqui apenas porque se colocasse o Martins era estragar a evolução deste pequeno grande jogador, assim como quarta opção Santos chega bem)
1 MCO - Matías

3 P.L - Wolf, Nilmar  Assobiar, Ribas (para emprestar o Rubio, mesmo caso do Martins)

Um plantel que parece curto mas todos eles sem grandes problemas de "saúde" e fora dois ou três jogadores todos opções válidas para a equipa.

Render algum guito com Carriço, Pereira, Jeffrén, Izma, Rodriguez e tentar com os outros, seja como moeda de troca ou não.

Eu vendia o Evaldo e ia buscar o Silvio. Não deve ser muito caro é português, joga dos 2 lados e tem ainda boa margem de progressão.

Já sei que vou ser criticado mas não me importava nada de ver o Caue do Olhanense como substituto do Rinaudo.

Quando dizes que o André Martins ficar no plantel é estar a estragar-se não concordo. Acho que se estragam mais o Reis e o Cédric se vierem já. O AM já mostrou ser um jogador que dá uma qualidade de posse de bola que no plantel só ele e o Matias conseguem fazer, e dá uma verticalidade ao jogo como nenhum outro faz. Não tenho dúvidas que era uma boa alternativa ao Matias.

O Jéffren ainda é cedo para falar em vender. Se conseguir recuperar(e acredito) é dos nossos melhores jogadores.

A contratação "como deve ser" para extremo direito espero bem que já esteja assegurada  Tongue

Essa do Nilmar nem comento Lips Sealed

Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #505 em: Fevereiro 11, 2012, 00:50 »

No avatar!

*
Veterano

2 DE - Evaldo, Insúa

1 MCO - Matías

3 P.L - Wolf, Nilmar  Assobiar, Ribas (para emprestar o Rubio, mesmo caso do Martins)

Eu vendia o Evaldo e ia buscar o Silvio. Não deve ser muito caro é português, joga dos 2 lados e tem ainda boa margem de progressão.

Já sei que vou ser criticado mas não me importava nada de ver o Caue do Olhanense como substituto do Rinaudo.

Quando dizes que o André Martins ficar no plantel é estar a estragar-se não concordo. Acho que se estragam mais o Reis e o Cédric se vierem já. O AM já mostrou ser um jogador que dá uma qualidade de posse de bola que no plantel só ele e o Matias conseguem fazer, e dá uma verticalidade ao jogo como nenhum outro faz. Não tenho dúvidas que era uma boa alternativa ao Matias.

O Jéffren ainda é cedo para falar em vender. Se conseguir recuperar(e acredito) é dos nossos melhores jogadores.

A contratação "como deve ser" para extremo direito espero bem que já esteja assegurada  Tongue

O Silvio custou 8 milhões ao Atletico de Madrid e nesta época tem passado mais tempo lesionado do que a jogar, no entanto não me parece que tenha valorizado ou desvalorizado, pelo que o seu valor de mercado deverá ser à volta de 8M, para mim esse valor é excessivo e se calhar por um preço mais barato conseguia-se um lateral mais promissor e com os mesmos requisitos do Silvio.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #506 em: Fevereiro 11, 2012, 00:54 »

CdS - Capitão Moura

*

Masculino

2 DE - Evaldo, Insúa

1 MCO - Matías

A contratação "como deve ser" para extremo direito espero bem que já esteja assegurada  Tongue

O Silvio custou 8 milhões ao Atletico de Madrid e nesta época tem passado mais tempo lesionado do que a jogar, no entanto não me parece que tenha valorizado ou desvalorizado, pelo que o seu valor de mercado deverá ser à volta de 8M, para mim esse valor é excessivo e se calhar por um preço mais barato conseguia-se um lateral mais promissor e com os mesmos requisitos do Silvio.

Da maneira que eles são bons para os negócios conseguia-se um empréstimo com uma opção de compra de uns 3M. E já agora venha também o Salvio Tongue

Ps: Se não for pedir muito o Miranda também dava jeito Despercebido
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #507 em: Fevereiro 11, 2012, 02:53 »

No avatar!

*

Masculino

Não sei qual é o ordenado do Nilmar mas para quem quer saber ele anda a ser oferecido aos clubes porque o Villareal está com graves problemas de tesouraria.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #508 em: Fevereiro 11, 2012, 10:22 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2013Treinador de Bancada 2012Treinador de Bancada 2011

Masculino

Da maneira que eles são bons para os negócios conseguia-se um empréstimo com uma opção de compra de uns 3M. E já agora venha também o Salvio Tongue

Ps: Se não for pedir muito o Miranda também dava jeito Despercebido

Meteram o Pongolle cá por 6 ou 7 milhões. Depois meteram o Pato Roberto na luz por 8... Está bem que neste houve compensações e outros negócios, mas não me parece que estejam assim tão mal a vender jogadores para cá.
Registado

“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #509 em: Fevereiro 12, 2012, 19:48 »

No avatar!

Registado

Sinceramente, acho que temos um plantel com excelentes valores e ainda existem vários emprestados com valor para se impôrem na equipa principal para o ano. Por mim não deveríamos fazer grandes mudanças, precisamos apenas de dar tempo ao tempo.
Individualmente temos melhor 11 que os lamps, temos talvez menos opções a nível de plantel, mas temos melhor 11. Falta uma estrutura e uma dinâmica vencedora.
No entanto, como é obvio penso que deveríamos reforçar alguns sectores, nomeadamente:

-Um trinco novo, o Rinaudo num Sporting a sério não passa de um bom suplente.
-Vender o J. Pereira enquanto ainda vale algum dinheiro, fazendo regressar o Cedric para fazer dupla com o Árias (que ficaria a titular).
-Contratar o Salvio, para picar os lampiões e ficarmos com um dos melhores jogadores do campeonato;
-Fazer regressar o Turan e mandar embora o Evaldo;
-Manter o Domingos;

Com estes ajustes e mais um ou outro ficamos com uma equipa melhor que o Benfica e que o Porto, sem dúvida.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #510 em: Fevereiro 17, 2012, 09:52 »

*
Iniciado

Masculino

Com Sá Pinto os princípios de jogo serão outros.

Vamos ter muito mais bola, vamos ter um estilo mais "barçalizado", com jogo apoiado de pé para pé, com ritmo de jogo volátil, em que trocas de bolas lentas podem dar a passes de ruptura verticais, com a bola a circular em vez de ser transportada.

Não me parece que transições ao estilo Domingos (bola no central, sem opções, chutão para as couves) vão continuar. Todos os jogadores em movimento a dar linhas de passe (carrossel na zona central do terreno, com movimentos fora-dentro[extremos], dentro-fora[médios interiores] e toca e foge[ponta de lança]), ou fazer movimentações "falsas" onde o objectivo é apenas arrastar a marcação e criar espaço para outro colega receber [vê-se muito nas trocas posicionais entre o extremo dentro-medio interior-fora]. Futebol básico digamos. Quem nem todas as equipas conseguem fazer. O Sporting não conseguia, tenho esperança que Sá Pinto consiga. Em 2 dias pouco se pode fazer, mas viu-se que tentou dar logo um cunho pessoal ao jogo do SCP [quem já viu os juniores a jogar percebe o que quero dizer].

Finalmente temos um treinador Sportinguista e tácticas à parte, gosto de o lá ver. Jogue com 1 PL, com 2 ou com 3, sentir que temos um treinador que sente o que está a fazer, e que se importa, é meio caminho andado.

André Santos ontem provou que merece jogar bem mais do que com o Domingos. Não entendo porque o queimou tanto.

Força Sá Pinto.
Registado

"Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa"
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #511 em: Fevereiro 17, 2012, 12:05 »

No avatar!

*
Juvenil

Sinceramente, acho que temos um plantel com excelentes valores e ainda existem vários emprestados com valor para se impôrem na equipa principal para o ano. Por mim não deveríamos fazer grandes mudanças, precisamos apenas de dar tempo ao tempo.
Individualmente temos melhor 11 que os lamps, temos talvez menos opções a nível de plantel, mas temos melhor 11. Falta uma estrutura e uma dinâmica vencedora.
No entanto, como é obvio penso que deveríamos reforçar alguns sectores, nomeadamente:

-Um trinco novo, o Rinaudo num Sporting a sério não passa de um bom suplente.-Vender o J. Pereira enquanto ainda vale algum dinheiro, fazendo regressar o Cedric para fazer dupla com o Árias (que ficaria a titular).
-Contratar o Salvio, para picar os lampiões e ficarmos com um dos melhores jogadores do campeonato;
-Fazer regressar o Turan e mandar embora o Evaldo;
-Manter o Domingos;

Com estes ajustes e mais um ou outro ficamos com uma equipa melhor que o Benfica e que o Porto, sem dúvida.

O meu sonho era ter um Sporting em que o Rinaudo não passasse de um bom suplente.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #512 em: Fevereiro 23, 2012, 14:38 »

*
Juvenil

Localidade: Lisboa
Masculino

Se o Rinaudo no Sporting não passasse de um bom suplente era sinal que o Sporting estaria no TOP 8 das melhores equipas do Mundo, Rinaudo daria um bom suplente em quase todas as equipas de TOP, contratar um suplente para Rinaudo ja me parece mais viavel, ou entao querem o Essien a trinco...
Registado

WELCOME HOME THIERRY THE KING OF HIGHBURY PARK
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #513 em: Fevereiro 23, 2012, 15:51 »

*
Iniciado

O Rinaudo acima de tudo já é uma referência, o que para quem acabou de chegar e teve uma lesão algo grave é notável. Com ele a defesa compromete menos.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #514 em: Fevereiro 23, 2012, 23:46 »

*
Veterano

Localidade: Mem-Martins
Masculino

Com um 4-3-3 que nao engrena, com falta de estaleca fisica para ir para cima e pressionar a toda a largura, com a bola a morder os pés...podia ser suicídio mas abandonava este sistema até estar consolidado a 100% nos treinos e passava para já para um 4-4-2 assimétrico...
Contra o rio ave era:
Bloco central com carriço e xandao. Ao meio a. Santos e schaars. Capel à esquerda.elias à direita para compensar as subidas de j.pereira.
Na frente, matias a jogar ao lado de rvw, sendo que matias jogaria à volta do iceman.
Um futebol mais direto com blocos juntos.

Neste momento olha para o meio cakpo onde é suposto haver um trio e vejo um buraco com 10 m de raio onde nao está lá ninguém do Sporting...5 defendem e 5 estão encostados à defesa contrária...ora se jogar de pé para pé demora o seu tempo. O futebol direto trás fantagens pois é mais fqcil de aplicar dentro de campo.
Tem o handicap de ser facilmente desmontado mas tendo em conta como estamos agora...acho que so tínhamos a ganhar
« Última modificação: Fevereiro 23, 2012, 23:51 por Márinho » Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #515 em: Fevereiro 24, 2012, 00:15 »

*
Júnior

Localidade: Amadora
Masculino

433 não funciona se não estivermos a fazer pressão... Mas só podemos fazer pressão se houver disponibilidade física para isso.
Até deu-me vergonha ver aquele Ljuboja de 33 anos a correr o jogo todo e nós todos rebentados, alias todos os jogadores do Legia tinham uma velocidade superior a dos nossos jogadores. Quem me dera que a nossa equipa tivesse aquela velocidade aliada a nossa qualidade técnica  Rezar
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #516 em: Fevereiro 24, 2012, 01:57 »

Registado

Pessoal, nao sou um utilizador comum do forum, mas queria compartilhar a minha opiniao sobre o futebol praticado pelo Sporting, na tentativa de fazer chegar a minha visão e noção a todos vos.

Primeiro que tudo, nao sei como e que depois de 7 meses de trabalho a equipa nao faz uma jogada completa, epa o domingos dizia que tinha pouco tempo ainda e uma equipa nao se constroi em meses mas sim em anos, mas nao e razao para que nesses meses nao se consiga criar um fio de jogo, movimentações entrelaçadas, compensações entre jogadores..parece que tudo e feito ao acaso, nao se conseguem criar desequilíbrios nem ter linhas de passe,fazer um passe em profundidade e em condições para uma finalização/cruzamento, por isso o jogo anda sempre de central pa central ou de central pa lateral(quando o polga não chuta para pontape de baliza para a outra equipa).
A equipa parece que so ontem se conheceu, que nao tem rotinas, um modelo definido de jogo, nao acontece nada igual de jogo para jogo, ou seja, nao se criam rotinas, nada é assimilado, por isso num jogo o papel de um jogador é X,mas para o próximo já pode ser Y.
Exemplo: Braga: o sentido da palavra equipa é verdadeiramente utilizado: os jogadores compreendem e executam o sistema de jogo pretendido, tira-se um jogador mete-se outro e fica tudo igual, cada um sabe da sua função, nos diversos momentos do jogo, ao nivel tactico.

Nós de equipa nao temos nada, vivemos de alguns momentos onde pela qualidade tecnica de alguns jogadores a equipa consegue abrir espaços e criar situações junto as linhas de 2 pra 1,depois de variações de flanco em velocidade, mas uma jogada em que a equipa chegue à linha defensiva adversária e consiga criar um momento  de finalização,quer pelo centro quer pelas diagonais do PL ou dos extremos, não existe.

Outra coisa que ja vejo ha muito tempo é que os nossos médios recebem SEMPRE a bola de costas para os adversários e ao ser imediatamente pressionados devolvem a bola para os centrais, não conseguindo visar sequer os elementos da linha média/atacante, fazendo com que os nossos jogos não sejam mais que uma monotonia.

Outras criticas que eu faço de maneira mais curta e concreta:

1- Wolfsinkel incapaz de ganhar uma bola, sinceramente nunca vi um avançado tao fraco no jogo de equipa e no controlo de bola.

2-Entendam isto: IZMAILOV E MATIAS não sao jogadores de linha, sao jogadores para jogar AO CENTRO, nao é a descair pa esquerda ou pra direita como quase sempre jogam.

3-O  Duque que va pa um certo sitio porque no inicio da epoca despediu o departamento medico para jogadores como Luis Aguiar Jeffren ou Rodriguez, que estavam cheios de lesões, poderem vir jogar pro Sporting,belas comissões Sr Duque e Freitas.

4- O actual departamento medico nao pode fazer nada com jogadores como os que ja referi e muitos mais, pois o problema esta no corpo,nas pernas dos jogadores. Eu se quiser fazer a volta à frança posso ir ao lado do Armstrong, mas sei que nao vou chegar ao fim, é dificil entender isto?

Não me vou alongar mais, ja chega, espero que leiam e digam se estao de acordo ou não e peço desculpa se for muito exaustivo
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #517 em: Fevereiro 24, 2012, 03:19 »

No avatar!

*

Masculino

O 4-3-3 não funciona porque não temos extremos. Não percebo porque insistem neste modelo completamente desfasado da realidade do Sporting
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #518 em: Fevereiro 24, 2012, 03:36 »

Ex-Simao26

*
Veterano

Condecorações:Membro revelação ano 2011

Localidade: Porto
Masculino

O 4-3-3 não funciona porque não temos extremos. Não percebo porque insistem neste modelo completamente desfasado da realidade do Sporting

Isto não é assim .

O James não é um extremo . O Hulk não é um extremo . E eles jogam ( bem ) em 4-3-3 .

Os 4-3-3 de hoje em dia , não são os de antigamente . Basta ver o barça ( embora seja " algo " completamente à parte , hoje em dia , no mundo do futebol ) .

Gosto que o Sporting " pense " o seu jogo em 4-3-3 . Nas camadas jovens jogámos ( maioritariamente ) assim . Faz sentido que a equipa principal jogue assim . O que não implica que não haja um sistema alternativo .

Que sistema achas que devemos jogar ? Ou estás a falar em variantes do 4-3-3 ? Tipo 4-2-3-1 ? É que isso , para mim , vai dar quase ao mesmo . Com uma ou outra nuance .
Registado

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012 , « Resposta #519 em: Fevereiro 24, 2012, 05:08 »

*
Iniciado

Localidade: Lisboa
Masculino

Isto não é assim .

O James não é um extremo . O Hulk não é um extremo . E eles jogam ( bem ) em 4-3-3 .

Os 4-3-3 de hoje em dia , não são os de antigamente . Basta ver o barça ( embora seja " algo " completamente à parte , hoje em dia , no mundo do futebol ) .

Gosto que o Sporting " pense " o seu jogo em 4-3-3 . Nas camadas jovens jogámos ( maioritariamente ) assim . Faz sentido que a equipa principal jogue assim . O que não implica que não haja um sistema alternativo .

Que sistema achas que devemos jogar ? Ou estás a falar em variantes do 4-3-3 ? Tipo 4-2-3-1 ? É que isso , para mim , vai dar quase ao mesmo . Com uma ou outra nuance .
Seta Seta Seta
Neste momento o problema não são as tacticas na minha opinião. Penso que nenhuma tactica alteraria o rumo dos acontecimentos.
Os nossos problemas são mais mentais e fisicos Roll Eyes
Alem disso, se nao houver dinamicas não há tacticas que ressistam...
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 24 25 [26] 27 28 ... 30 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012

« tópico anterior seguinte »
Ir para: