UEFA Europa League 2011–12

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


2011–2012
A UEFA Europa League, prova que substituiu a Taça UEFA, nasceu de uma ideia concebida pelo suíço Ernst Thommen que, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi (ambos viriam a ser vice-presidentes da FIFA) e o inglês Sir Stanley Rous (mais tarde presidente da FIFA), criou um torneio destinado a equipas europeias provenientes de cidades onde se realizassem regularmente feiras de comércio.

Esta prova precursora da Taça UEFA, designada Taça das Cidades com Feiras, foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas depois do nascimento da Taça dos Campeões Europeus. A primeira Taça das Cidades com Feiras envolveu equipas de Barcelona, Basileia, Birmingham, Copenhaga, Frankfurt, Lausana, Leipzig, Londres, Milão e Zagreb. Originalmente, o torneio prolongava-se por três anos, com os jogos a serem marcados de forma a coincidirem com a realização das feiras de comércio. Barcelona, utilizando apenas jogadores do FC Barcelona, bateu uma equipa representante da cidade de Londres, por 8-2, no conjunto dos jogos da final.

Para a segunda edição do torneio, os organizadores mudaram o formato, sendo a competição desta feita disputada por clubes que, contudo, teriam de ser provenientes de cidades com feiras de comércio. Dezasseis emblemas participaram no torneio entre 1958 e 1960, data a partir da qual a competição passou a ser disputada anualmente. Em 1962, o número de participantes subiu para 32; hoje são mais de 100. Nos seus primeiros anos, o domínio pertenceu às equipas do sul da Europa, com três vitórias do Barcelona e duas do Valência. Em 1968, o Leeds United AFC tornou-se no primeiro clube do norte da Europa a erguer o troféu, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas de clubes ingleses.

Taça UEFA
A quinta vitória desta série pertenceu ao Tottenham Hotspur FC, na época 1971/72, naquela que foi a primeira edição a ter a designação de Taça UEFA. A mudança de nome estava associada ao facto de a competição ser agora organizada pela UEFA e já não ter ligação às feiras de comércio. Durante os anos 70, equipas da Alemanha, Holanda, Bélgica e Suécia começaram a dar luta às formações inglesas e, entre 1968 e 1984, apenas uma equipa do sul - a Juventus FC em 1977 - se conseguiu intrometer no domínio das equipas do norte da Europa.

Mas depois de duas vitórias seguidas do Real Madrid FC, em meados dos anos 80, os clubes italianos passaram a dominar a competição a partir dos anos 90. Desde a vitória do SSC Napoli, em 1989, as equipas transalpinas venceram a Taça UEFA por oito vezes em 11 temporadas, com o Internazionale FC a conquistar o troféu por três vezes neste período, antes da vitória do Galatasaray AŞ em 2000, que representou a primeira conquista europeia de um clube turco. Com excepção dos anos de 1964 e 1965, a final, bem como as eliminatórias anteriores, tinha sido sempre disputada a duas mãos. Este formato foi alterado definitivamente em 1998, quando o Inter venceu a S.S. Lazio por 3-0 no Parque dos Príncipes, em Paris. Inter, Juventus e Liverpool são as equipas com mais Taças UEFA no seu palmarés, somando, cada uma delas, três vitórias. O Sevilla FC, com triunfos em 2006 e 2007, alcançou o feito do Real ao defender o troféu conquistado no ano anterior.

A partir da época 1999/2000, com a extinção da Taça dos Vencedores das Taças, os detentores das taças dos diferentes países também se passaram a qualificar para a Taça UEFA. A estes começaram a juntar-se também os clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League e os oito terceiros classificados da fase de grupos desta competição. Na Taça UEFA 2008/09 participam também três representantes do ranking Fair Play, 11 vencedores da Taça Intertoto e os vencedores das Taças da Liga de alguns países. Uma fase de grupos foi introduzida pela primeira vez na competição em 2004/05.

UEFA Europa League
No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação UEFA Europa League, a partir da época 2009/10, uma prova que terá uma nova fase de grupos de 48 equipas e se irá assemelhar à UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. O Club Atlético de Madrid e o FC Porto conquistaram as duas primeiras edições da prova.

Troféu Bertoni
O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg e é em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. De facto, estão a segurar uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.
A terceira edição da UEFA Europa League começa com o sorteio da primeira e segunda pré-eliminatórias na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, a 20 de Junho de 2011.

Há três pré-eliminatórias e uma ronda de "play-off" antes da fase de grupos, que consiste em 12 grupos de quatro equipas que jogam entre si em casa e fora, no Outono de 2011. Segue-se a fase a eliminar na Primavera de 2012, com a final a ter lugar no Estádio Nacional de Bucareste, a 9 de Maio de 2012.

A representação de um país na UEFA Europa League é determinada pelo seu ranking de coeficiente, que é calculado ao longo de um período de cinco anos.
Final: 09 de Maio de 2012

Local: Bucareste, Roménia

Estádio: Stadionul "Național Arena"
1ª pré-eliminatória


1ª mão

30 Junho 2011




2ª mão

07 Julho 2011

2ª pré-eliminatória
3ª pré-eliminatória

Sorteio

« Última modificação: Julho 15, 2011, 13:40 pm por Viridis »
Fase de grupos - Dia 1
Fase de grupos - Dia 2
Fase de grupos - Dia 3
Fase de grupos - Dia 4
Fase de grupos - Dia 5
Fase de grupos - Dia 6
Vencedor, prémios e estatísticas finais