Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 16, 2014, 05:12

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros (Lida 8180 vezes)

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #40 em: Junho 26, 2011, 14:18 »



*
Sénior

Mensagens: 3642
Idade: 30
Localidade: Lagos
Masculino


Meia dúzia de minutos gastos em leitura de sites e blogs da especialidade.... et voilà temos um jovem especialista na temática "formação do Sporting", capaz de esgrimir argumentos com os especialistas. Vivemos mesmo a era do "instantâneo". 
Registado


Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #41 em: Junho 26, 2011, 14:43 »



*
Iniciado

Mensagens: 147
Idade: 26
Localidade: Caldas da Rainha
Masculino


Eu acho que realmente o tempo de experiência faz saber vir a avaliar melhor os jogadores, mas também à por ai olheiros novos que são excelentes a compreender novas promessas, de qualquer modo não é disto que quero debater nem muita outra coisa acerca disto até porque ainda acho que a academia está a trabalhar bem (mas pelos visto até podia estar ainda melhor). O que eu acho mal é realmente o modo de avisar sobre o jogador... isto de email com um relatório épa :S sinceramente nada como telefonar muito mais rápido e prático, ou então metem mais gente a ver relatórios, agora estar a gastar mais dinheiro também acho que não vale a pena, era só fazer o telefonema e estava feito. é a minha opinião.
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #42 em: Junho 26, 2011, 16:00 »

Goncalojbcorreia

@ a3772:

Acho que entendi a boca dos 15 anos. Não te preocupes, que não os estou a querer defender. Também já falei desta década, dos últimos 5,6 anos. Opta pelo limite temporal que queiras. A formação do Sporting é criticada, e sauda-se o Passado do Sporting na área: se não quiseres ir pelos 10, ou pelos 15 anos, não vamos então por aí, apenas compare-se o que tem sido feito recentemente ao que foi feito no Passado (parece-me que é por aí que os observadores em questão, que proferiram as declarações sobre as quais este tópico se centra, seguiram: a comparação do que é feito agora - recentemente - com o que era feito anteriormente.

Quanto ao esquema de jogo... Bom, eu não falei em modelo táctico ou sistema de jogo. Porque, sinceramente, centrar a questão da "universalização" do futebol praticado no Sporting com base no 1x4x3x3, ou no 1x4x4x2, não me parece ser o mais importante. Há equipas que têm princípios de jogo semelhantes actuando em diferentes sistemas, pelo que quando digo que possa existir trabalho colectivo, digo que possam ser trabalhados principios de jogo (e não sistemas tácticos) que propiciem o desenvolvimento dos jogadores e a "transformação" destes em jogadores com características de clube grande (por exemplo, o Rosado, que me parece que num clube grande pode afirmar-se, e que num clube pequeno nunca o fará, porque não foi "moldado" para isso).

@ Ilicitus:

Não precisas de vir com essa ironia (será deja vu?). Não sei que problemas tens comigo, mas nunca me afirmei especialista na temática da formação do Sporting, nem sequer capacitado para discutir e contradizer especialistas. Tentei apenas introduzir uma nova perspectiva em debate, que já foi referida por alguns fora do Fórum e que aqui não estaria, sequer, a ser equacionada (tendo em conta os primeiros comentários do tópico).

Fui dizendo e acrescentando que o que referia eram apenas ideias e opiniões pessoais, sem conhecimento empírico do tema - porque, como a ACF disse, e bem, não o poderia ter -, para tentar trazer uma nova perspectiva a debate.

Já o disse algumas vezes aqui no fórum, e para mim se há algo que tem feito o Sporting conquistar alguns títulos (atenção, títulos, e não campeonatos) no Passado recente é a formação, quase exclusivamente aliás. Como tal, não sei até que ponto é que críticas como algumas que se têm visto são justa, face a tudo o que se tem passado noutras áreas do clube nos últimos anos.a
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #43 em: Junho 26, 2011, 18:23 »


On a steel horse I ride


*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011


Mensagens: 21133
Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino


Demasiado fumo para não haver ( algum ) fogo. Visto de fora, é o mesmo tipo de doença que grassa em toda a estrutura. É uma questão de competência desportiva, do saber fazer... que parecem ter sido postos em segundo plano; parece que saber de futebol e desporto parece ser um acessório.
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #44 em: Junho 26, 2011, 18:45 »

Goncalojbcorreia

Demasiado fumo para não haver ( algum ) fogo. Visto de fora, é o mesmo tipo de doença que grassa em toda a estrutura. É uma questão de competência desportiva, do saber fazer... que parecem ter sido postos em segundo plano; parece que saber de futebol e desporto parece ser um acessório.
Achas que somos incompetentes na formação Lion? Pergunto-te porque gosto bastante de saber a tua opinião.

É que eu acho que se não fosse a nossa competência na formação, aliás, teríamos tido resultados desportivos ainda mais preocupantes que aqueles que tivémos.

Devemos melhorar na prospecção (e aqui, desconhecendo com profundidade o tema, terei de, fiando-me no que os observadores dizem, concordar com eles que devemos melhorar bastante nesta área) e na passagem dos jogadores da formação para os séniores (penso que o tal plano individual de carreira para os jovens, e a criação da Equipa B, pretendem melhorar este aspecto).

Mas em tudo o resto não estaremos a léguas de distância dos rivais? Mesmo nesses dois pontos que referi - aqueles que temos claramente de melhorar - parece-me que somos relativamente competentes (quer a nível nacional, quer a nível internacional) Os resultados dos últimos anos, pelo menos, têm sido bastante bons (em comparação com os rivais então...). Não sei é se o futuro será tão próspero, mas acredito que haverá algumas mudanças no sentido de evoluirmos ainda mais nesta área...

Só acho que, dentro dos últimos anos, talvez a última coisa a criticar até fosse a formação, pelos resultados que tem dado. Mas isto é de quem vê o assunto de forma superficial, de fora, e não de alguém com conhecimentos reais e empíricos na área...
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #45 em: Junho 26, 2011, 20:19 »


On a steel horse I ride


*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011


Mensagens: 21133
Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino


A ideia que tenho pode estar totalmente desviada da verdade, mas ainda assim... é uma ideia.

1. Não me admiraria nem um pouco que a incompetência olímpica de quem nos tem gerido, tenha contaminado também a formação.

2. Já são demasiados depoimentos a apontar num mesmo sentido.

3. O que aconteceu com os iniciados e com o romeno... são uma excepção numa organização bem estruturada ou... são sinais de algo diferente?

4. O fornecimento do plantel profissional. Noto que a qualidade baixou um pouco.

5. Parece-me que temos uma geração de ouro nos juniores, verdade... mas os relatos apontam para algo muito diferente nas gerações mais novas.

Quanto à suposta sistematização e enquadramento colectivo do nosso futebol de formação... não posso dizer muito... ao vivo só vi o porto- SCP em juniores e o que reparei foi exactamente o oposto do que afirmas; pode ter sido apenas um jogo, pode ter sido também uma excepção... mas o que conclui na altura é que a nível de trabalho táctico, estávamos degraus abaixo.
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #46 em: Junho 26, 2011, 20:41 »

Goncalojbcorreia

Obrigado pela opinião Lion. Bom, a questão da inscrição do Ponde é grave, e exige responsabilidades aos culpados da situação. Isso parece-me incontornável, sendo que o atraso que nos ia valendo a descida de divisão nos Iniciados também tem culpados, que devem ser igualmente responsabilizados.

A mim não me parece que a qualidade no fornecimento do plantel senior tenha baixado, mas isso dependerá sempre do período temporal a que te estejas a referir. Não formamos craques de topo há algum tempo, é verdade, mas a regularidade com que vamos formando - vários - jogadores capazes de integrar o plantel do Sporting parece-me interessante.

Por exemplo, de jogadores que tiveram a sua primeira experiência enquanto séniores na época passada, o Sporting tem contrato com 3: um já tem qualidade para integrar o plantel (não o integra porque precisa de jogar para continuar evoluir e chegar ao topo do futebol português na sua posição) e os outros dois, mesmo estando a desenvolver-se de forma mais tardia (o que é não só natural, como já era expectável), têm atributos e potencialidades que, exponenciadas, podem fazê-los chegar aos séniores do SCP - estando eu apenas a falar de uma única geração, que nem foi a melhor dos últimos anos.

Em relação aos jogos com o Porto, não me admira nada. O Porto - e o Benfica - não é mais organizado tacticamente, pelo menos pelos relatos de alguns foristas deste espaço e de alguns especialistas na matéria. O que acontece é que o sistema táctico com que actuam, o tipo de jogadores que utilizam, e a finalidade principal com que é encarada a formação ao longo das temporadas dos escalões de futebol jovem dos rivais, é bastante distinta da do Sporting (mais resultadista).

Jogar de forma mais contida, mais dura e agressiva fisicamente, mais preocupada unicamente com o resultado, dará para ganhar jogos, dará para ter - quiçá - mais sucesso colectivo no imediato, mas dificilmente prepara devidamente os jogadores para os principios de jogo (lá está... principios de jogo - colectivos) que são levados a cabo nos clubes grandes (por norma, com base ou na posse de bola, ou na impetuosidade ofensiva).
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #47 em: Junho 27, 2011, 12:30 »


BANIDO

No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 80


Há precisamente um ano atrás apareceu uma história igual de quem perdeu poleiro. Na altura foi o Bento qualquer coisa.

Enfim. Primeiro mandam as postas depois dizem não quero com isto dizer que fui eu que descobri X ou Y"... Não. Quer lá agora....

SCP continuará a lançar jovens, e a fornada que aí vem é deveras interessante.

Atitude incompreensivel. Bora todos fechar os olhos e bater com a cabeça na parede. A próxima fornada até é deveras interessante e tudo....
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #48 em: Junho 27, 2011, 17:53 »



*
Veterano

Mensagens: 5259
Localidade: LAV


A ideia que tenho pode estar totalmente desviada da verdade, mas ainda assim... é uma ideia.

1. Não me admiraria nem um pouco que a incompetência olímpica de quem nos tem gerido, tenha contaminado também a formação.

Eu acho que simplesmente nínguem se preocupou em ver como estava a ser gerida a formação e prospecção. Deixaram andar enquanto alguns que para lá andam, se acomodaram ao poleiro.

2. Já são demasiados depoimentos a apontar num mesmo sentido.

 Seta

3. O que aconteceu com os iniciados e com o romeno... são uma excepção numa organização bem estruturada ou... são sinais de algo diferente?

São sinais de despreocupação, amadorismo e incompetência. Até nós no tópico do Ponde temos um post do @to-mané quando ele estava a atingir o limite de jogos.
Esta época já foi integrado no plantel dos Juvenis A e na 1ª fase fez 15 jogos e 5 golos


4. O fornecimento do plantel profissional. Noto que a qualidade baixou um pouco.

Já não concordo. Acho que baixou a qualidade sim dos restantes jogadores. Os nossos juniores, a meu ver, continuam a ter boa qualidade (excluindo que não voltámos a "fabricar" nenhum CR ou Nani). A título de exemplo, sempre vi o Adrien e Rosado com mais futuro do que Moutinho e Veloso. Para mim, o que se passa é que a inclusão dos mesmos foi feita de maneira diferente, com plantéis de diferentes qualidades.

5. Parece-me que temos uma geração de ouro nos juniores, verdade... mas os relatos apontam para algo muito diferente nas gerações mais novas.

Verdade, mas temos Iuri, Ponde, Rafael Barbosa, etc...Acho que nos mais jovens, é esperar para ver. A minha crítica prendesse com a possibilidade dos astros dos benfica e porto não estarem no SCP por erros e incompetência da prospecção.

Quanto à suposta sistematização e enquadramento colectivo do nosso futebol de formação... não posso dizer muito... ao vivo só vi o porto- SCP em juniores e o que reparei foi exactamente o oposto do que afirmas; pode ter sido apenas um jogo, pode ter sido também uma excepção... mas o que conclui na altura é que a nível de trabalho táctico, estávamos degraus abaixo.

Não considero uma excepção pelos vários jogos que vi, mas também te digo que essa desvantagem de enquandramento colectivo principalmente para o porto acaba por ser pouco relevante. O que quero ver nos nossos juniores é posição bem definida, talento e margem de progressão para possa ser lapidado e servir o plantel principal. Quanto ao trabalho táctico, pelo que percebi deveria começar a ser feito com alguma seriedade nos Juvenis. Não os acompanhando bem, mas por relatos de quem os segue, parece-me que o trabalho ai desempenhado é muito fraco.
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #49 em: Junho 27, 2011, 18:31 »


BANIDO

No avatar!

*
Juvenil

Mensagens: 576


Deixo a pergunta para especialistas, jovens, menos jovens e afins...

é possível ganhar títulos e formar jogadores ?

é preferível títulos ?

ou será preferível formar jogadores "abdicando" de títulos?

(por abdicar não digo "estar-se a borrifar para os jogos", mas sim focar mais no potencial e menos nos resultados)
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #50 em: Junho 27, 2011, 19:23 »



*
Veterano

Mensagens: 5259
Localidade: LAV


Deixo a pergunta para especialistas, jovens, menos jovens e afins...

é possível ganhar títulos e formar jogadores ?

É possível. Basta ver Rosado, A.Martins, N. Reis, Cédric, Nuno Reis e W.Eduardo todos campeões e que poderão vir a ser incluídos no plantel principal mais cedo ou mais tarde. Se fores a outros mais antigos, vês que muitos também conseguiram ser campeões.

é preferível títulos ?

Claro que não...mas acho muito estranho se perdermos, por exemplo, o titulo de juniores no próximo ano. Não consigo admitir que uma equipa com Mica, Esgaio, Eric, Tobias, J.Mário, Cá, J.Carlos, Bruma, Betinho e outros, perca. É simplesmente um plantel maravilhoso. Têm obrigação de ganhar e de crescer também na selecção nacional.

Uma coisa é termos 1/2 prodígios e a restante equipa não ser grande coisa, outra é as equipas de juniores dos próximos 2 anos que serão do melhor que já tivémos (opinião pessoal), onde teremos 6/7 possíveis jogadores para o plantel principal. Têm de ganhar e ganhar bem. E além disso, têm de se tornar a base da selecção (ex: Europeu U17, 2009) e ir e progredir em todas as competições internacionais.

ou será preferível formar jogadores "abdicando" de títulos?
(por abdicar não digo "estar-se a borrifar para os jogos", mas sim focar mais no potencial e menos nos resultados)

O alvo dos jovens tem de ser os títulos. Os treinadores têm de se focar no potencial, mas também no espírito de grupo, ambição e vontade de serem cada vez melhores.

Não sou um especialista, mas espero ter ajudado.
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #51 em: Junho 27, 2011, 23:26 »



*
Júnior

Mensagens: 1851
Masculino



Digo-vos que começou aqui (Formação), e por alguns dos problemas ditos nessa entrevista, o murro na mesa do Duque.

(Dito por um dos entrevistados)
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #52 em: Junho 28, 2011, 08:52 »



*

Condecorações:Membro do Ano 2010


Mensagens: 28345
Idade: 33
Localidade: Göteborg
Masculino

WWW
Bem, neste assunto existirão outros com mais conhecimento de causa para falar do que eu, como o ACF75 por exemplo, mas existe uma verdade lapaliciana que me parece aplicar-se extremamente bem neste caso: "Todos ou quase todos os problemas interpessoais são causados por má comunicação" (este é aliás um dos principais factores no sucesso ou fracasso de um projecto).

De certeza que nem tudo na formação do Sporting são rosas, de certeza que os novos elementos da estrutura da formação não são o diabo em pessoa e deverão ter trazido consigo coisas positivas. Agora tudo leva a crer que o problema major é a falta de savoir-faire, como por exemplo chegarem umas quantas pessoas com responsabilidades de chefia e coordenação e alterarem os processos e a forma de trabalhar da estrutura sem terem em conta a matriz do que era a formação até então ou darem cavaco ou sequer tentarem integrar quem lá trabalhava desde há muitos anos.

Isto causa naturalmente incompreensão, sentimento de não-pertença, desilusão, desmotivação, desorientação e o modelo de formação que podia ser uma versão modernizada e melhorada da antiga matriz acaba simplesmente por ser uma substituição que, independentemente de ter algumas virtudes, acaba por desperdiçar (sem necessidade) um enorme capital humano e de conhecimento acumulado ao longo de décadas.
Registado


Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #53 em: Julho 30, 2011, 03:38 »


SVPERBIA : HONORA : FIDELITAS


*

Condecorações:Melhor Assinatura 2010


Mensagens: 14362
Idade: 26
Localidade: Vialonga [91.069]
Masculino

WWW
Entrevista "dá" despedimento


O trio de observadores que concedeu uma entrevista ao jornal "i", publicada no dia 25 de Junho, recebeu recentemente a notícia da dispensa dos serviços que prestavam ao Sporting através de carta. Artur Garrett, José Santos e João Ruas abriram o coração de sportinguistas - com queixas e lamentos - ao referido diário, o que lhes valeu a saída do emblema verde e branco, mesmo depois de décadas de serviço e de terem ajudado a construir o "monstro" que é a formação e a prospecção dos leões.

Os olheiros lamentaram, na entrevista, o rumo que a formação leonina estava a tomar, baseados em mudanças no departamento sob a alçada do administrador da SAD Luís Duque, na redução de internacionais e no insucesso da época passada (o Sporting, pela primeira vez em muito tempo, não foi campeão em nenhum escalão), e acabaram por ser penalizados por isso.

Na reportagem do "i", os observadores de talentos recordaram como descobriram jogadores como Rui Patrício, Hugo Viana e Varela, congratularam-se por chegarem quase sempre antes dos rivais Benfica e FC Porto, mas lamentaram as remodelações que os levaram a perder influência no processo de recrutamento e as demoras no mesmo, que já levaram o emblema leonino a perder jogadores para outros clubes.

A paixão e dedicação ao Sporting fez com que já tivessem galardoados com os prestigiados Prémios Stromp. Contudo, deixarão de observar jogadores em representação do Sporting, pois seja pelo conteúdo crítico expresso na entrevista (sobretudo em relação aos últimos anos), seja por se tratar de mais uma medida da remodelação que está a ser levada a cabo pelo clube, estão de saída...
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #54 em: Julho 30, 2011, 09:11 »



*
Veterano

Mensagens: 7432
Localidade: everywhere


fico dividido... muito por ignorância e desconhecimento. e mesmo lendo todo este tópico, mantenho-me assim.  Indeciso

mas que fico preocupado, fico.

este post do paracelsus é de completo bom senso e revejo-me totalmente nele.  Positivo!

De certeza que nem tudo na formação do Sporting são rosas, de certeza que os novos elementos da estrutura da formação não são o diabo em pessoa e deverão ter trazido consigo coisas positivas. Agora tudo leva a crer que o problema major é a falta de savoir-faire, como por exemplo chegarem umas quantas pessoas com responsabilidades de chefia e coordenação e alterarem os processos e a forma de trabalhar da estrutura sem terem em conta a matriz do que era a formação até então ou darem cavaco ou sequer tentarem integrar quem lá trabalhava desde há muitos anos.

Isto causa naturalmente incompreensão, sentimento de não-pertença, desilusão, desmotivação, desorientação e o modelo de formação que podia ser uma versão modernizada e melhorada da antiga matriz acaba simplesmente por ser uma substituição que, independentemente de ter algumas virtudes, acaba por desperdiçar (sem necessidade) um enorme capital humano e de conhecimento acumulado ao longo de décadas.
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #55 em: Julho 30, 2011, 09:28 »


BANIDO


*
Veterano

Mensagens: 6154
Idade: 23


Entrevista "dá" despedimento


O trio de observadores que concedeu uma entrevista ao jornal "i", publicada no dia 25 de Junho, recebeu recentemente a notícia da dispensa dos serviços que prestavam ao Sporting através de carta. Artur Garrett, José Santos e João Ruas abriram o coração de sportinguistas - com queixas e lamentos - ao referido diário, o que lhes valeu a saída do emblema verde e branco, mesmo depois de décadas de serviço e de terem ajudado a construir o "monstro" que é a formação e a prospecção dos leões.

Os olheiros lamentaram, na entrevista, o rumo que a formação leonina estava a tomar, baseados em mudanças no departamento sob a alçada do administrador da SAD Luís Duque, na redução de internacionais e no insucesso da época passada (o Sporting, pela primeira vez em muito tempo, não foi campeão em nenhum escalão), e acabaram por ser penalizados por isso.

Na reportagem do "i", os observadores de talentos recordaram como descobriram jogadores como Rui Patrício, Hugo Viana e Varela, congratularam-se por chegarem quase sempre antes dos rivais Benfica e FC Porto, mas lamentaram as remodelações que os levaram a perder influência no processo de recrutamento e as demoras no mesmo, que já levaram o emblema leonino a perder jogadores para outros clubes.

A paixão e dedicação ao Sporting fez com que já tivessem galardoados com os prestigiados Prémios Stromp. Contudo, deixarão de observar jogadores em representação do Sporting, pois seja pelo conteúdo crítico expresso na entrevista (sobretudo em relação aos últimos anos), seja por se tratar de mais uma medida da remodelação que está a ser levada a cabo pelo clube, estão de saída...

Vergonhoso Bater Cabeça Bater Cabeça Bater Cabeça
Registado
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #56 em: Julho 30, 2011, 09:52 »



*
Juvenil

Mensagens: 680
Idade: 30
Localidade: Coimbra
Masculino


Bem, neste assunto existirão outros com mais conhecimento de causa para falar do que eu, como o ACF75 por exemplo, mas existe uma verdade lapaliciana que me parece aplicar-se extremamente bem neste caso: "Todos ou quase todos os problemas interpessoais são causados por má comunicação" (este é aliás um dos principais factores no sucesso ou fracasso de um projecto).

De certeza que nem tudo na formação do Sporting são rosas, de certeza que os novos elementos da estrutura da formação não são o diabo em pessoa e deverão ter trazido consigo coisas positivas. Agora tudo leva a crer que o problema major é a falta de savoir-faire, como por exemplo chegarem umas quantas pessoas com responsabilidades de chefia e coordenação e alterarem os processos e a forma de trabalhar da estrutura sem terem em conta a matriz do que era a formação até então ou darem cavaco ou sequer tentarem integrar quem lá trabalhava desde há muitos anos.

Isto causa naturalmente incompreensão, sentimento de não-pertença, desilusão, desmotivação, desorientação e o modelo de formação que podia ser uma versão modernizada e melhorada da antiga matriz acaba simplesmente por ser uma substituição que, independentemente de ter algumas virtudes, acaba por desperdiçar (sem necessidade) um enorme capital humano e de conhecimento acumulado ao longo de décadas.

mas será mesmo isso que se passa??    Pensar

o organograma ficou perdido no tempo quando foi anunciada a sua apresentação para 1 de Julho (lamentável)

com a falta de informações actual não é possível crer em nada sobre esta matéria, só supor

Sporting Sempre
Registado

Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #57 em: Julho 30, 2011, 10:23 »



*
Sénior

Mensagens: 4574
Idade: 32
Localidade: Caldas da Rainha
Masculino

WWW
Nos últimos anos tive um pouco por dentro desta "rede" de prospecção leonina. Pelo que me apercebi a estrutura está montada e funciona rapidamente, no entanto, penso que poderia ser mais moderna.

O mais moderno terá provavelmente a ver com a antiguidade de alguns elementos que ... parece-me a mim que são do estilo "ouvem" e vão ver. A estrutura é grande e conta com várias ajudas, mas a meu ver poderia ser um pouco mais fidedigna, para não se estar a perder tempo de recursos.

A meu ver a estrutra é boa, mas tem realmente de ser modernizada, ou com a "renovação de formação" dos que lá estão há mais tempo[talvez seja o melhor] ou com algumas entradas de pessoas com qualidade, conhecimento, algum Sportinguismo e muito querer.
Registado


Carlos Santos | SPORTING Supporter
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #58 em: Julho 30, 2011, 12:41 »



*
Júnior

Mensagens: 1549
Masculino


Isto parece-me ser resquícios da escória JEB que só fez porcaria e introduziu os seus amigos a fazer um trabalho destrutivo no nosso Sporting.

Eu espero que o Luís Duque volte a olear a máquina e ponha as pessoas competentes nos lugares que merecem é que este já não é o primeiro indicador de que algo mal se fez à formação de jogadores no clube, já a entrevista do Octávio Machado também foi bastante esclarecedora quanto ao grupo de parasitas e outros interesses instalados no clube que têm minado o trabalho de grandes profissionais e Sportinguistas dentro do clube.

Sanear e limpar gabinetes de uma ponta a outra e ficar só com o pessoal de trabalho, olheiros, treinadores e equipa médica os outros piolhosos rua com eles que não precisamos de burocratas inúteis e muito menos de agentes de jogadores com apenas 8 e 9 anos de idade.

Quanto à informatização do sistema de olheiros devia ser melhor estruturado, sempre que um dos Olheiros Seniores manda-se um sms ou email sobre uma grande aposta de futuro deveria logo aparecer num monitor qualquer um alerta vermelho para se contratar o jogador de imediato, outros jogadores medianos alerta amarelo para mais observações e assim sucessivamente. Na formação desperdiçar tempo é perder um craque!

Cumps
Registado

We don't need no education, We don't need no thought control,No dark sarcasm in the class room, Teachers leave those kids alone, (yells) Hey, teachers! Leave those kids alone! All in all, it's just a another brick in the wall.
Re: Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros , « Resposta #59 em: Julho 30, 2011, 13:03 »



*
Veterano

Mensagens: 15646
Idade: 28
Localidade: Lisboa
Masculino


Não vou criticar por criticar mais estas saídas. Não sei se se deveram apenas à entrevista e, o mais importante, não sei se os colaboradores em questão apresentavam trabalho recentemente que justificasse a sua continuidade.

O que eu gostaria, mas mesmo mesmo, era que a formação do Sporting voltasse à sua posição de domínio claro em Portugal. Para quem vê de fora, dá ideia que esse domínio se esbateu nos últimos anos, portanto custa a crer que a culpa seja precisamente daqueles que lá andam há mais tempo...

Tenho pena que não haja uma responsabilização mais efectiva de quem é responsável nestas áreas. Principalmente num escalão como o de juniores, não é aceitável que se dispensem jogadores internacionais, que até apresentavam bons desempenhos, sem que se apresente uma justificação para isso.
Registado

"O Sporting é nosso outra vez!"
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Jornal i: Formação. O Sporting tem vistas curtas para os olheiros

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade