Nos últimos 10 anos as camisolas oficias aumentaram em 15/20€, acho que é um absurdo. Lembro-me da primeira que comprei, me compraram como prenda de anos, e custou na altura 9 ou 10 contos (salvo erro na época 00/01 - equipamento preto e fluorescente). Estes preços actuais por um equipamento desportivo oficial são simplesmente ridículos.
O salário médio nacional (trabalhadores por conta de outrém) era 612 euros em 2000, e em 2010 era 926 euros. Até 2010, os preços das camisolas acompanharam muito razoavelmente, em termos de %, o que os portugueses ganham. É razoável!
fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/salario-medio-dos-portugueses-subiu-314-euros-em-10-anos_115596.html
O problema é que em 2011 o salário médio diminuiu, e em 2012 vai diminuir brutalmente - para a função pública, cerca de 25% em média, para os restantes, vai diminuir via desemprego acrescido, e os novos contratos são a valores mais baixos.
Até agora, os preços estavam correctos acho eu, a partir de agora subitamente tornou-se caro, não por causa do Sporting mas sim porque estamos a ganhar menos.
Acontece o seguinte: uma empresa multinacional está-se nas tintas para o que os portugueses ganham. Em 1974 quando entraram as multinacionais, vieram vender os produtos deles ao mesmo preço que os vendem na Alemanha ou nos EUA. Ou seja, a Puma ou a Adidas não estão dispostas a subitamente passar as camisolas para os €50 que corresponderiam à nossa "desvalorização interna", como lhe chamam os economistas ultra-liberais, ou "empobrecimento", que é a realidade.
Não digo que o aumento dos preços nos últimos anos não vá seguindo a média do aumento dos salários, mas sim que o preço já era e será cada vez mais exorbitante para o tipo de produto de que estamos a falar. Obviamente que isto está relacionado com o que mencionas no último parágrafo, diga que é assim para quase todos os produtos imiportados.