Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 31, 2014, 04:20

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Stan Valckx

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Stan Valckx (Lida 771 vezes)

Stan Valckx , « em: Outubro 29, 2014, 15:02 »



*
Juvenil

Mensagens: 601
Idade: 38
Localidade: Aveiro
Masculino


Numa das minhas surfadas pelas ondas da net encontrei esta entrevista no mais futebol.

Como não encontrei um tópico sobre um dos melhores centrais que vi jogar em Alvalade e é sempre bom relembrar grande jogador aqui fica a lembradura e a entrevista do pasquim online mais futebol.

Destaco o carinho e preocupação que ainda demonstra pelo Sporting (mais que alguns que cá foram formados).
Dele recordo a classe em campo.



Valckx: do 3-6 que o «matou» à expulsão de Maurício
Reportagem-Maisfutebol: antigo internacional holandês recorda a «trágica» derrota do Sporting no dérbi de 1994. E fala ainda de Sousa Cintra, Bobby Robson, Carlos Queiroz e dos anos vividos em Alvalade. Tudo com o controlo da tv na mão
Por Pedro Jorge da Cunha / João Tiago Figueiredo       22 de Outubro às 10:46

Valckx: do 3-6 que o «matou» à expulsão de Maurício


DESTINO: 90s é uma nova rubrica do Maisfutebol: recupera personagens e memórias dessa década marcante do futebol. Viagens carregadas de nostalgia e saudosismo, sempre com bom humor e imagens inesquecíveis. DESTINO: 90s.

STAN VALCKX, SPORTING: 1992 a 1995

O telefone interrompe o Schalke 04-Sporting em casa de Stan Valckx. «Ligue-me daqui a dois minutos, sim? Falamos com calma ao intervalo».

O holandês arruina, sem saber, a primeira questão do Maisfutebol.

Seria algo deste género: 19 anos depois de ter saído de Alvalade, ainda segue a vida do Sporting? Sim, é óbvio que sim.

«Olá outra vez. Conversamos em inglês, ok? Viu a expulsão do central [Maurício] do Sporting? Não pode ser, pôs a equipa em dificuldades. Enfim, tudo é ainda possível».

Stan Valckx era, de facto, a antítese de Maurício. Compenetrado, tranquilo, um defesa central sólido e um médio-defensivo capaz de organizar e fazer jogar a equipa. 20 vezes internacional pela Holanda [quatro jogos no Mundial-94], figura histórica do VVV Venlo [onde é atualmente conselheiro desportivo] e do PSV.

«Então o que me quer? Falar do Sporting é um prazer. Tenho grandes recordações, quase todas boas. Assim, de repente, lembro-me de duas más, que me mataram: o dia em que Bobby Robson foi despedido e a derrota por 3-6 contra o Benfica. Que pesadelo!»

Stan Valckx no Sporting-Benfica, 3-6 (por razões obvias não coloco o video)



Valckx chega a Lisboa em 1992. Por culpa de Bobby Robson. «Tinha trabalhado com ele no PSV. Ligou-me e perguntou: 'Stan, estás a precisar de mudar de ares. Que tal uma aventura no Sporting, longe de Eindhoven'? Aceitei de imediato».

Parece mentira mas, poucas semanas antes de assinar, Stan Valckx dá uma entrevista a uma revista holandesa onde fala do... Sporting.

«Muito antes de saber que ia, é verdade. Quiseram saber que clubes eu apoiava fora da Holanda e eu respondi Celtic e Sporting. Por causa dos equipamentos. Que coincidência, não?»

Stan impõe-se rapidamente. Robson não abdica da experiência do holandês. «Já tinha 29 anos e o mister queria-me sempre na equipa. O resto eram miúdos, como o Figo e o Peixe. Craques, sim, mas verdinhos. Senti grande responsabilidade por isso mesmo».



Valckx fica dois anos e alguns meses no clube. Não conquista qualquer título, mas recorda «grandes momentos», antes do «trágico 3-6» no dérbi, já com Carlos Queiroz em 1994.

«Derrotámos o Real Madrid, por exemplo. Lembro-me de um 2-0 ao Benfica, com golos de Balakov e Iordanov. E adorava os jogos contra o FC Porto. Aquilo é que era futebol, uma tensão permanente. Na Holanda jogávamos descontraídos, um futebol aberto e cheio de golos. Em Portugal era uma pressão permanente».

O Sporting acaba a época 1992/93 no terceiro lugar e repete a posição na temporada seguinte. Aí, diz Valckx, o «inesquecível [Sousa] Cintra» comete o seu maior erro. «Despediu o senhor Robson. Não teve paciência, precipitou-se. E voltámos a não ser campeões».

Golo de Valckx ao Farense (com as costas, aos 7s)



Crónicas dessa época sugerem atritos entre Stan Valckx e Carlos Queiroz. O antigo internacional holandês desmente categoricamente qualquer problema.

«O Bobby Robson era um homem que dava liberdade, motivava, apoiava com paixão. O professor Queiroz era organizado, meticuloso, mais sério, mas tive uma relação normal com ele. Se foi ele o culpado da minha saída? Não, isso é mentira», assegura Valckx.

Os factos são estes: em outubro de 1995, já com oito realizados pelo Sporting, Stan Valckx parte para representar a seleção da Holanda e já não volta. O que aconteceu, de facto?

«Fui jogar pela seleção e os dirigentes do PSV ligaram-me. Tinham vendido o Popescu ao Tottenham e precisavam de um central experiente. Eu já tinha 32 anos e senti que era uma grande oportunidade de voltar. Ainda fiz mais cinco temporadas, até aos 37 anos».

Golo de Valckx em Guimarães (25s)



E o tal 3-6 frente ao Benfica? Stan Valckx ri-se e dispara num inglês sussurrante. «Temos mesmo de falar disso? Então é assim. Lembra-se do João Vieira Pinto? O baixinho era notável, notável. Desfez-nos. Errámos em vários momentos e ele, com espaço, desfez-nos».

«Esse foi o meu pior jogo no Sporting. O melhor? Difícil. É mais fácil escolher o meu melhor golo». Vamos a isso, caro Stan.

«Livre direto, contra o Boavista. Uma bomba. Ganhámos 4-0 [4 de abril de 1993]».

Aqui estão as provas:



O tempo passa depressa e Stan Valckx quer voltar para o sofá. Faltam duas perguntas. Primeiro, obrigatória, relacionada com Sousa Cintra. Como era a relação entre Valckx e o presidente?

«Que personagem! Bom homem, apaixonado pelo Sporting. Tive algumas discussões com ele, sim. Por vezes entrava no balneário aos berros e certo dia tive de o pôr no lugar. Aquele era um lugar sagrado. Nem o presidente podia lá estar».


Finalmente, o Campeonato do Mundo de 1994. Stan Valckx participa em quatro dos cinco jogos da Holanda. A sucedânea da Laranja Mecânica cai nos quartos-de-final frente ao Brasil, num grande jogo de futebol.

«Fomos roubados. O Brasil fez dois golos em fora-de-jogo. Deixámos uma grande imagem. Esse torneio foi de loucos. Fizemos jogos ao meio-dia, com 36 graus e uma humidade incrível. Vi colegas meus a vomitarem ao intervalo. Foi uma experiência inacreditável».

«Comecei na segunda divisão, fui contratado pelo PSV e pelo Sporting. Joguei num Mundial. O que mais posso pedir?»

Nada? «Só uma coisa: o Sporting já recomeçou e sofreu o segundo golo. Deixa-me ir ver o resto?»

Números de Stan Valckx no Sporting:

1992/93: 40 jogos/4 golos (3º lugar)
1993/94: 42 jogos/2 golos (3º lugar)
1994/95: 8 jogos - sai para o PSV em outubro (2º lugar)


Registado

"O bom senso é a coisa que está mais bem distribuída. Cada um pensa estar tão bem provido dele, que até mesmo os mais difíceis de contentar, não tem o costume de desejar mais do que o que têm" (R. Descartes, 1637))


Re: Stan Valckx , « Resposta #1 em: Outubro 29, 2014, 15:20 »



*
Júnior

Mensagens: 2684
Localidade: Norte Leonino


Fdx grande Valckx. Um dos meus heróis de puto Bater Palmas
Registado

Com 19 anos apenas chegou a Lisboa a 26 de Junho de 1937 e não assinou logo contrato. Deu apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, pensa-se serem os corruptos, e também pelos lampiões, oferecendo-lhe melhores condições, Peyroteo não aceitou pois estava verbalmente comprometido com o Sporting.

NOSTRONHONHOI SPORTING!

Re: Stan Valckx , « Resposta #2 em: Outubro 29, 2014, 15:29 »



*
Sénior

Mensagens: 3864
Idade: 36


Fdx grande Valckx. Um dos meus heróis de puto Bater Palmas

Sem dúvida.
Sempre que me lembro do Valckx, recordo-me de 2 jogos marcantes. O Sporting - Real Madrid, para a Taça Uefa e nesse mesmo ano, a conquista da Taça de Portugal no Jamor. O meu primeiro título ao vivo e a cores. Ainda guardo religiosamente o billhete.  

Nem me quero recordar do jogo com o Real, porque estive prestes a ter um AVC. True story.
Depois de em Madrid termos tido o galo de mandarmos 2/3 bolas aos ferros, perdemos pela margem mínima.
Em Alvalade, a ganhar 2-1, mesmo a acabar o jogo, o Jusko consegue mandar uma bola ao ferro, a cortesã corre a linha de baliza toda e vai bater no outro poste... SEM ENTRAR! Era o golo que nos daria o apuramento.
 Bater Cabeça Bater Cabeça

Enfim... 2 recordações, entre muitas, de um jogador de classe mundial. Um senhor dentro e fora de campo. Um Leão!
Grande Stanislaus.  Bater Palmas  
« Última modificação: Outubro 29, 2014, 16:15 por Felis Leo » Registado

"Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida."
Francisco Stromp
Re: Re: Re: Stan Valckx , « Resposta #3 em: Outubro 29, 2014, 15:33 »


On a steel horse I ride


*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011


Mensagens: 24880
Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino


Fdx grande Valckx. Um dos meus heróis de puto Bater Palmas
Idem.

Ainda me lembro do Ribeiro Cristóvão dizer que o holandês era um flop,  poucos meses depois de ter chegado.

Um dos meus centrais preferidos, de sempre.
Registado

Re: Stan Valckx , « Resposta #4 em: Outubro 29, 2014, 15:44 »



*
Veterano

Mensagens: 5789
Idade: 32


Um dos melhores centrais que vi jogar no Sporting, dava jeito um "Valckx" agora.
Registado
Re: Stan Valckx , « Resposta #5 em: Outubro 29, 2014, 15:47 »



*
Júnior

Mensagens: 2684
Localidade: Norte Leonino


Era de uma classe... E aquele golo de livre ao Boavista Vénia
Registado

Com 19 anos apenas chegou a Lisboa a 26 de Junho de 1937 e não assinou logo contrato. Deu apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, pensa-se serem os corruptos, e também pelos lampiões, oferecendo-lhe melhores condições, Peyroteo não aceitou pois estava verbalmente comprometido com o Sporting.

NOSTRONHONHOI SPORTING!

Re: Stan Valckx , « Resposta #6 em: Outubro 29, 2014, 15:56 »



*
Veterano

Mensagens: 15308


Orgulho leonino com ele!
Registado

''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!'' - João ''Benny'' Benedito
Re: Stan Valckx , « Resposta #7 em: Outubro 29, 2014, 16:13 »



*
Sénior

Mensagens: 3905
Idade: 35
Localidade: Carnaxide
Masculino


Chamaram?!

Não é por acaso que escolhi o nick que tenho atualmente. Um dos meus jogadores preferidos de sempre no Sporting.

Desde a qualidade futebolística à postura. Um senhor. Como hoje não é fácil de encontrar.
Registado
Re: Stan Valckx , « Resposta #8 em: Outubro 29, 2014, 19:02 »



*
Juvenil

Mensagens: 561
Idade: 14
Localidade: Vialonga
Masculino


Chamaram?!

Não é por acaso que escolhi o nick que tenho atualmente. Um dos meus jogadores preferidos de sempre no Sporting.

Desde a qualidade futebolística à postura. Um senhor. Como hoje não é fácil de encontrar.

Eu pensava que era só um nick espetacular!!

 Rir Muito Alto

Pelo que se diz aqui o gajo é sortudo. Grande jogador, grande homem e um nome mítico.

Já nem quero saber quem é a mulher dele, só para não me sentir envergonhado.
Registado
Re: Stan Valckx , « Resposta #9 em: Outubro 29, 2014, 20:46 »


No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 70


Orgulho leonino!
Registado
Re: Stan Valckx , « Resposta #10 em: Ontem, 14:51 »



*
Juvenil

Mensagens: 601
Idade: 38
Localidade: Aveiro
Masculino



Eu pensava que era só um nick espetacular!!

 Rir Muito Alto

Pelo que se diz aqui o gajo é sortudo. Grande jogador, grande homem e um nome mítico.

Já nem quero saber quem é a mulher dele, só para não me sentir envergonhado.


Já não consigo ter uma recordação  fresca, mas lembro-me vagamente que era de  Shocked Shocked Babar Babar Babar Babar
Registado

"O bom senso é a coisa que está mais bem distribuída. Cada um pensa estar tão bem provido dele, que até mesmo os mais difíceis de contentar, não tem o costume de desejar mais do que o que têm" (R. Descartes, 1637))
Re: Stan Valckx , « Resposta #11 em: Ontem, 14:54 »



*
Juvenil

Mensagens: 601
Idade: 38
Localidade: Aveiro
Masculino


Fdx grande Valckx. Um dos meus heróis de puto Bater Palmas

Sem dúvida.
Sempre que me lembro do Valckx, recordo-me de 2 jogos marcantes. O Sporting - Real Madrid, para a Taça Uefa e nesse mesmo ano, a conquista da Taça de Portugal no Jamor. O meu primeiro título ao vivo e a cores. Ainda guardo religiosamente o billhete.  

Nem me quero recordar do jogo com o Real, porque estive prestes a ter um AVC. True story.
Depois de em Madrid termos tido o galo de mandarmos 2/3 bolas aos ferros, perdemos pela margem mínima.
Em Alvalade, a ganhar 2-1, mesmo a acabar o jogo, o Jusko consegue mandar uma bola ao ferro, a cortesã corre a linha de baliza toda e vai bater no outro poste... SEM ENTRAR! Era o golo que nos daria o apuramento.
 Bater Cabeça Bater Cabeça

Enfim... 2 recordações, entre muitas, de um jogador de classe mundial. Um senhor dentro e fora de campo. Um Leão!
Grande Stanislaus.  Bater Palmas  

Eu também tenho o bilhete guardado. Grande dia. Grandes recordações. Mais linfo ainda foi no fim de semna seguinte, na discoteca RockLine, o DJ abrir a pista ao som de "Jamor, tem mais encanto, vestido de verde e branco".

Grandes memórias que ainda guardo desse dia.
Registado

"O bom senso é a coisa que está mais bem distribuída. Cada um pensa estar tão bem provido dele, que até mesmo os mais difíceis de contentar, não tem o costume de desejar mais do que o que têm" (R. Descartes, 1637))
Re: Stan Valckx , « Resposta #12 em: Ontem, 19:13 »



*
Júnior

Mensagens: 2747
Idade: 42
Localidade: Fafe
Masculino


Felizmente vi muitos jogos dele ao vivo, assim como muitos dos momentos relatados acima. Os golos de Guimarães e Bessa, um dos melhores centrais que vi com a nossa camisola, Valckx, assim como André Cruz, e Luisinho...
Registado

SPORTING SEMPRE !!!...21.538-0
Re: Stan Valckx , « Resposta #13 em: Ontem, 23:08 »



*
Júnior

Mensagens: 2234
Idade: 37
Localidade: Carnaxide
Masculino


Grande Stan! Bater Palmas
Registado
Re: Stan Valckx , « Resposta #14 em: Ontem, 23:50 »



*
Iniciado

Mensagens: 134
Masculino


Felizmente vi muitos jogos dele ao vivo, assim como muitos dos momentos relatados acima. Os golos de Guimarães e Bessa, um dos melhores centrais que vi com a nossa camisola, Valckx, assim como André Cruz, e Luisinho...


Acrescentaria o nosso central Marco Aurélio a este lote de grandes centrais que passaram pelo Sporting. Tanta classe...ser titular quando a concorrência era Stan Valckx, Naybet e Vujacic. Para mim Marco Aurélio foi o melhor central que vi jogar no Sporting.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Stan Valckx

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade