Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 16, 2014, 04:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

José Alvalade

Páginas: « anterior 1 [2] 3 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: José Alvalade (Lida 6843 vezes)

Re: José Alvalade , « Resposta #20 em: Dezembro 22, 2011, 01:35 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra
Masculino

A Lenda está Viva!

Até que a Morte nos separe!
Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #21 em: Outubro 10, 2012, 11:47 »

*
Veterano

José Alfredo Holtreman Roquette (mais conhecido por José Alvalade) nasceu, em Lisboa, a 10 Outubro de 1885.

Foi o verdadeiro impulsionador da fundação do Sporting Clube de Portugal: ao discordar de tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Football Club por contraposição à actividade desportiva, José Alvalade afastou-se do Clube que ajudara a fundar em 1904 e proferiu uma frase que ficou célebre: "Vou ter com o meu avôzinho que me dará dinheiro para fundar outro clube".

Assim foi! Fundado o Sporting Clube de Portugal, José Alvalade (com apenas 21 anos de idade) dotou-o com as melhores instalações que havia em Portugal, inauguradas logo em 1907 e beneficiadas em Outubro de 1912.

Parabéns José Alvalade  Bater Palmas

Obrigada por fundares o NOSSO GRANDE AMOR!
Registado

''Aqui respira-se grandeza!'' - João ''Benny'' Benedito
Re: José Alvalade , « Resposta #22 em: Outubro 10, 2012, 16:05 »

*
Júnior

Localidade: Florianópolis
Masculino

José Alfredo Holtreman Roquette (mais conhecido por José Alvalade) nasceu, em Lisboa, a 10 Outubro de 1885.

Foi o verdadeiro impulsionador da fundação do Sporting Clube de Portugal: ao discordar de tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Football Club por contraposição à actividade desportiva, José Alvalade afastou-se do Clube que ajudara a fundar em 1904 e proferiu uma frase que ficou célebre: "Vou ter com o meu avôzinho que me dará dinheiro para fundar outro clube".

Assim foi! Fundado o Sporting Clube de Portugal, José Alvalade (com apenas 21 anos de idade) dotou-o com as melhores instalações que havia em Portugal, inauguradas logo em 1907 e beneficiadas em Outubro de 1912.

Parabéns José Alvalade  Bater Palmas

Obrigada por fundares o NOSSO GRANDE AMOR!

Seta

Sporting Sempre !!

Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #23 em: Outubro 10, 2012, 17:25 »

*
Veterano

Condecorações:Fair-Play 2013

Localidade: S. Magos
Feminino

Muito OBRIGADO JOSÉ  Bater Palmas  Bater Palmas
Serei sempre e para sempre LEOA  Brinde

Estarás sempre nos nossos corações
Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #24 em: Outubro 10, 2012, 17:27 »

*

Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

O fundador do nosso clube. O homem que fundou a instituição que nos faz passar dos carretos todos os fins-de-semana e, ocasionalmente, a meio da semana.

Não faz mal, contudo. Este é um sofrimento de que não prescindiremos.
« Última modificação: Outubro 10, 2012, 17:30 por Chev Chelios » Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: José Alvalade , « Resposta #25 em: Outubro 10, 2013, 15:24 »

*

Feminino

Faria hoje 128 anos.
Parabéns e Obrigado! Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: José Alvalade , « Resposta #26 em: Outubro 10, 2013, 16:24 »

*
Veterano

Muitos parabéns, Alvalade! Longa vida ao Rei!  Bater Palmas
Registado

''Aqui respira-se grandeza!'' - João ''Benny'' Benedito
Re: José Alvalade , « Resposta #27 em: Outubro 10, 2013, 22:16 »

*
Júnior

Localidade: Florianópolis
Masculino

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/no..._clube128anosjalvalade_101013_118243.asp

10-10-2013
José Alvalade nasceu há 128 anos
José Alvalade, um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal e que dá nome ao nosso estádio, nasceu há 128 anos, em Lisboa.

Primeiro sócio do nosso Clube, foi vice-presidente nos primeiros tempos de vida dos «leões». Foi ainda praticante do Sporting em três modalidades (futebol, críquete e ténis).

Em Junho de 1910, José Alvalade tornou-se no terceiro presidente do Sporting Clube de Portugal, cargo que exerceu até Novembro de 1912. Morreu a 19 de Outubro de 1918, com apenas 33 anos, vítima de pneumonia.

A partir de 1947, o Sporting decidiu passar a chamar o seu estádio de José Alvalade, o que se manteve no recinto seguinte e no actual.

Para a história ficou a sua célebre frase: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”. Passados todos estes anos, não existem dúvidas a respeito da confirmação desse seu desejo…

Obrigado
Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #28 em: Maio 19, 2014, 16:27 »

Ex-Rodrigo

*
Sénior

Localidade: Aquela famosa margem a sul do Tejo
Masculino

O nosso Fundador deixou descendência?
Registado

"To learn who rules over you, simply find out who you are not allowed to criticize" Voltaire

"The greatest sign of inferiority is from those who demand to be equal" Friedrich Nietzche

The most precious posession that you have in the world is your own people
Re: José Alvalade , « Resposta #29 em: Maio 19, 2014, 17:41 »

*
Iniciado

Localidade: Belas - Lisboa
Masculino

Falas sério???  Shocked Shocked Shocked

Registado

...e o SPORTING é o nosso grande amor!!
Re: José Alvalade , « Resposta #30 em: Maio 19, 2014, 17:46 »

*
Veterano

Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino

Em boa hora se lembrou de criar o melhor clube do mundo.
Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #31 em: Maio 19, 2014, 18:11 »

Ex-Rodrigo

*
Sénior

Localidade: Aquela famosa margem a sul do Tejo
Masculino

Falas sério???  Shocked Shocked Shocked

Pensava que o Roquette era só tri-neto do Visconde de Alvalade e não neto do José de Alvalade.   Rir Muito Alto
Registado

"To learn who rules over you, simply find out who you are not allowed to criticize" Voltaire

"The greatest sign of inferiority is from those who demand to be equal" Friedrich Nietzche

The most precious posession that you have in the world is your own people
Re: José Alvalade , « Resposta #32 em: Agosto 05, 2014, 05:25 »

*
Iniciado

Localidade: Olivais - Lisboa
Masculino

José Alvalade ... e não José DE Alvalade
 Brinde
Registado

« Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa ! »
Re: José Alvalade , « Resposta #33 em: Agosto 05, 2014, 22:39 »

*
Júnior

Um dos.
Registado
Re: José Alvalade , « Resposta #34 em: Agosto 06, 2014, 15:42 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra
Masculino

Infelizmente...
Registado

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Re: José Alvalade , « Resposta #35 em: Agosto 07, 2014, 15:45 »

*
Iniciado

Localidade: Lisboa
Masculino

Registado

Re: José Alvalade , « Resposta #36 em: Agosto 08, 2014, 15:01 »

*
Juvenil

Masculino

Parece que o nosso Fundador teve descendência sim, mas «ilegitíma» com uma criada, Deolinda Amélia Batista Pinheiro. Tiveram dois filhos, José e Alfredo, que receberam o mesmo nome dos primos «legitimos».

O croquette-mor que por aqui andou é descendente, de um desses primos, filhos da irmã mais velha de José Alvalade, Julieta Garin Holtreman Roquette, da qual, descendem também criaturas como o porco Riccardi, através de casamentos com membros da família Espirito Santo.

A história li-a eu num site de geneologia, o geneall.net, e passo-a a transcrever:

"Desculpem meter-me no meio de uma conversa para a qual não fui chamada...
A história que sei e que vou descrever foi-me contada pelo próprio José Roquette (José Alfredo Parreira Holtreman Roquette, o que foi presidente do SCP e tem a Herdade do Esporão, para não gerar confusão pois eles têm todos os nomes iguais!), durante um almoço na Herdade do Esporão, em que se pretendeu juntar as famílias Roquette e Pinheiro (à qual eu pertenço).
O Visconde de Alvalade tinha então uma criada, de nome Deolinda Amélia Batista Pinheiro, que era muito bonita e por quem o seu neto, José de Alvalade (José Alfredo Holtreman Roquette), se embeiçou. O avô proibiu a relação e como tal eles namoravam às escondidas e acabaram por ter dois filhos: José Roquette e Alfredo Alvalade Holtreman Roquette. A Deolinda morreu devido a complicações no parto do 2º filho (e não passados 4 anos) e nunca chegaram a casar. A partir daqui, está tudo correcto na genealogia que aqui aparece."

Vale o que vale mas é uma história interessante!
http://geneall.net/pt/forum/33524/viscon...e-de-alvalade-sporting-club-de-portugal/
Registado

No final, resume-se a isto: ou a SAD ou o SCP. Faça-se à SAD o que a Islândia fez aos bancos agiotas. Viva o SCP!! SL
Re: José Alvalade , « Resposta #37 em: Agosto 08, 2014, 22:36 »

*
Júnior

[...]o nosso Fundador[...]

Outra vez? O José Alvalade foi apenas um dos fundadores do Sporting, não foi O fundador. Não tenho nada contra o homem mas é faltar à memória aos outros grandes leões.

Os dissidentes do Campo Grande Foot-Ball Club que acompanharam José Gavazzo e José Alvalade para o lançamento desse novo Clube, ainda que continuidade, afinal, do Sport Club de Belas e do Campo Grande Foot-Ball Club, que se extinguiram, foram 17, completando assim os 19 futuros 'leões':

José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade)
 José Maria da Ponte e Horta Gavazzo
 Frederico Seguro Ferreira
 Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade)
 Fernando Soares Cardoso Barbosa
 José Stromp
 Henrique d’ Almeida Leite Júnior
 John Henrique Scarlett
 Eduardo Francisco Quintela de Mendonça
 Afonso Botelho
 António Stromp
 Augusto Barjona de Freitas
 Augusto Carlos Cruz Seguro
 Francisco da Ponte e Horta Gavazzo
 Francisco Stromp
 Sérgio Rolin Geraldes Barba
 José Seguro Borges de Castro
 José Cordeiro Ferreira Roquette
 João Serrão de Moura
Registado
Re: José Alvalade , « Resposta #38 em: Agosto 08, 2014, 23:02 »

*
Juvenil

Masculino

Eu chamo-lhe Fundador porque foi dele a ideia de romper com o Campo Grande FC, ou pelo menos foi ele o catalizador da saída e da fundação do Clube (além de ter tido o avô que tinha). Mas claro que considero os outros que aí indica fundadores, um pouco como os americanos chamam "founding fathers" aos membros do Congresso de Filadéfia em 1774, não apenas a George Washington.
Esses que indicas são para mim "Os Fundadores" e chamo "Fundador" a José Alvalade pelas razões indicadas acima.
Registado

No final, resume-se a isto: ou a SAD ou o SCP. Faça-se à SAD o que a Islândia fez aos bancos agiotas. Viva o SCP!! SL
Re: José Alvalade , « Resposta #39 em: Agosto 09, 2014, 00:10 »

*
Júnior

Eu chamo-lhe Fundador porque foi dele a ideia de romper com o Campo Grande FC, ou pelo menos foi ele o catalizador da saída e da fundação do Clube (além de ter tido o avô que tinha). Mas claro que considero os outros que aí indica fundadores, um pouco como os americanos chamam "founding fathers" aos membros do Congresso de Filadéfia em 1774, não apenas a George Washington.
Esses que indicas são para mim "Os Fundadores" e chamo "Fundador" a José Alvalade pelas razões indicadas acima.

Segundo reza a história:

Esta situação de efervescência deflagrou logo a seguir pois que, em 12 Abril de 1906, José Alvalade organizou um piquenique à Quinta do Correio-Mor, em Loures. A lista elaborada pelo Visconde de Alvalade não incluía os nomes da facção de Lisboa e esse foi o pretexto para que, em 13 Abril, no 1º andar das Cocheiras dos Condes de Sabrosa, à Rotunda, se tivesse realizado uma efervescente Assembleia na qual José Gavazzo, em seu nome e de seu irmão, declarou demitir-se no que foi imitado por vários dos presentes. José Alvalade secundou esta atitude e proferiu as palavras que estão na origem do Sporting 'Eu vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube'.

Tudo bem que foi o avô que avançou com o dinheiro e os terrenos mas foi todo um grupo que já não estava contente com a situação e avançou para a cisão. Os Gavazzo foram importantíssimos e são muitas vezes esquecidos, talvez porque depois acho que acabaram por ir para França, se a memória não me trai, já não leio da matéria há uns bons aninhos.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 [2] 3 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

José Alvalade

« tópico anterior seguinte »
Ir para: