Faleceu o Prof.Mário Moniz Pereira-O Senhor Atletismo

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Se isso estivesse em cima da mesa, seria um investimento brutal. Era um sonho para todos os Sportinguistas recuperar aqueles terrenos.
Grande Professor Mário Moniz Pereira! Um dos expoentes máximos da cultura desportiva e Sportinguista. Será para sempre um exemplo para as futuras gerações! Sempre presente!
Custou-me saber desta notícia. Até agora foi a única personalidade portuguesa que faleceu e senti perda. Para mim, será sempre mais que o "Senhor Atletismo".
Sempre me pareceu que ele e o Sporting andavam de mãos dadas.

Que veja o seu Sporting a tornar-se o maior da Europa.
Obrigado por tudo Professor pela dedicação de uma vida.

Descanse em paz
Melhor viver um dia de leão, do que cem anos de cordeiro.
Fico demasiado triste quando vejo este tópico :(

Alguém arranja aquela foto em que está o Prof. Moniz Pereira rodeado de atletas do Sporting à frente de uma carrinha (acho eu)? Está excelente e não sei onde a vi...
"Passar este amor esta paixão de geração em geração é a obrigação de todo e qualquer leão. Crescer e aos putos ensinar esta forma de viver e ao mundo gritar: Sporting até morrer!"
Se fosse lampião já estava a ser transladado para o panteão. Fez bem mais que o inzébio pelo desporto nacional

O seu legado deixará sempre marca tanto no clube como no país
Fico demasiado triste quando vejo este tópico :(

Alguém arranja aquela foto em que está o Prof. Moniz Pereira rodeado de atletas do Sporting à frente de uma carrinha (acho eu)? Está excelente e não sei onde a vi...


http://www.sportingfans.pt/arquivo/13643
"O Sporting é nosso!!!"

"Bardamerda para todos aqueles que não são do Sporting Clube de Portugal!!!"


Homenagem ao Professor na Pista de Atletismo Mário Moniz Pereira, no Lumiar.


Homenagem ao Professor na Pista de Atletismo Mário Moniz Pereira, no Lumiar.
 :venia: :venia:
Excelente homenagem!  :mais: :clap:
''JUNTOS SOMOS MAIS E MELHORES. VAMOS SPORTING, VAMOS EQUIPA!'' - JOÃO BENEDITO
MONIZ PEREIRA EM MURAL
Por Jornal Sporting
01 Out, 2016
COMUNICADOS
Pista de atletismo no Lumiar já tinha o nome do professor, agora com gigantesca pintura de inspiração aos atletas


Não podia ter terminado da melhor maneira a Semana Europeia do Desporto. Na pista de atletismo do Lumiar, a qual já tinha sido baptizada com o nome do professor Mário Moniz Pereira, foi inaugurada uma forma bem original de homenagear o Senhor Atletismo. Uma gigantesca pintura num mural que até do Eixo Norte-Sul se consegue ver, serve de inspiração aos atletas que fazem daquelas instalações o seu local de treino. Aliás, à imagem de Moniz Pereira juntou-se uma frase que espelha bem a dedicação que o professor colocava no seu trabalho: "Há trteino todos os dias", pode ler-se ao lado da imagem sorridente de Moniz Pereira.

O evento contou com a presença de altas individualidades camarárias e de governo, bem como do desporto e, concretamente, do Sporting CP, que foi representado por Vicente de Moura, vice-presidente do Conselho Directivo (CD), José Quintela também membro do CD e director do Jornal Sporting, Carlos Lopes e Nuno Saraiva, director de comunicação do Clube.

"É bonita e mais do que merecida esta homenagem", começou por dizer Vicente de Moura sobre a iniciativa. "Moniz Pereira é a expressão máxima do atletismo nacional e, pela sua influência, do desporto. Esta é uma prova que a sua figura continua na nossa memória e há que relembrá-lo às gerações vindouras para fazer com que não seja esquecido. Foi um marco no desporto portiuguês", acrescentou o 'vice' leonino.

Carlos Lopes, incontornável figura ligada à afirmação de Moniz Pereira enquanto técnico, também mostrou a importância das homenagens que possam ser feitas ao homem que o levou a trazer a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal. "Todas nunca são demais. Pela monstruosa obra que nos deixou. É com muito carinho que vejo estas iniciativas e dizer que realmente valeu a pena por ter acreditado sempre nos valores que nos ensinou. Os frutos estão à vista de todos".

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também reforçou a importância de Moniz Pereira no panorama nacional e não apenas no desporto, ressalvando o facto de estarem presentes na cerimónia não apenas pessoas ligadas ao desporto, apontando o fadista Carlos do Carmo como melhor exemplo. "Devemos muito a Moniz Pereira. Tanto que até se pode dizer que há um tempo antes e depois de Moniz Pereira. Vivemos as primeiras alegrias das medalhas com ele. Também lhe devemos muito à cultura desportiva: há mais pessoas a praticar desporto, para além da sua calma e serenidade com que falava dos assuntos mais sérios conseguia transmitir-nos as coisas mais importantes das quais não esquecemos".

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, não ficou atrás nos elogios: "É uma justíssima homenagem. O país precisa de exemplos e inspiração, que é o que Mário Moniz Pereira é. Não apenas no atletismo como no desporto".

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2016-10-01/moniz-pereira-em-mural
Fernando Mamede: O papel escrito pelo Prof. Moniz Pereira colocado debaixo do meu quarto na aldeia olímpica de Los Angeles 1984 depois de ter desistido nos 10.000 metros...




Isto é o Sporting!
"Passar este amor esta paixão de geração em geração é a obrigação de todo e qualquer leão. Crescer e aos putos ensinar esta forma de viver e ao mundo gritar: Sporting até morrer!"
Citar
Ao escrever isto agora recordei-me da reportagem que a SIC fez à uns tempos em casa do Professor Moniz Pereira em que Ele mostrava um movel com várias gavetas cada uma devidamente identificada, com informações e recordações de cada evento que participou. Esse movel e o seu conteudo, apesar de ser propriedade do Professor, certamente tem um enorme interesse historico tanto ao nosso clube assim como a Federação de Atletismo, mas certamente nunca veremos exposto o que continha cada uma dessas gavetas.

Escrevi o texto acima num outro local aqui no forum, no entanto julgo que o local correcto e onde possivelmente poderá chegar a alguem que possa achar interessante esta ideia e quem sabe numa futura oportunidade em que se faça uma Homenagem ao Professor, a ideia seja tida em conta se, obviamente, houver essa possibilidade.

Já agora e aproveitando este post, posso sugerir que o nome do Topico seja só "Professor Mário Moniz Pereira - O Senhor Atletismo"
Sócio desde 03-06-2015 | Jogos Memoráveis que assisti: Sporting 2-0 Salgueiros (26-02-1984) | Sporting 4-1 D.Chaves (5-5-1996) | SPORTING 6-1 Boavista (14-11-2004) | Belenenses 0-1 SPORTING (27-05-2007) | SPORTING 5-3 Carnide (16-04-2008) | SPORTING 2-1 Carnide (21-11-2015) | BdC, 05-03-2017 - "BARDAMERDA PARA TODOS AQUELES QUE NÃO SÃO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!"
Citar

EM MEMÓRIA DE MONIZ PEREIRA
Por Jornal Sporting
31 Jul, 2017
NOTÍCIAS
Faz hoje um ano que o professor nos deixou fisicamente, mas o seu nome continuará gravado para sempre. Por tudo o que fez. Pelo Clube e pelo País

No dia 31 de Julho de 2016, o Sporting Clube de Portugal perdeu fisicamente uma das suas principais referências. Aos 95 anos, o professor Mário Moniz Pereira, símbolo incontornável do ecletismo do Clube verde e branco, partiu e deixou um legado praticamente impossível de igualar.

O nome de Mário Moniz Pereira ficará para sempre gravado na História do Sporting CP e do País. Um ano depois da sua morte, a saudade cresceu mas o estatuto mantém-se inalterado. Figura marcante do universo leonino, o Senhor Atletismo, como ficou conhecido, foi um atleta e um professor de excelência, formando diversos campeões do desporto português. Com um percurso fortemente ligado ao movimento olímpico, foi um dos responsáveis pela primeira medalha de ouro para as cores portuguesas, conquistada por Carlos Lopes, em Los Angeles.

Após a sua morte, as homenagens sucederam-se e demonstraram a gratidão que o Sporting CP e Portugal têm em relação a Mário Moniz Pereira, que, agora, tem uma rua com o seu nome junto ao Estádio José Alvalade. Eterno.


http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2017-07-31/em-memoria-de-moniz-pereira
Alguém mude o nome do tópico para "Prof.Mário Moniz Pereira-O Senhor Atletismo".
E já se passou um ano, como o tempo "anda".

Obrigado Prof.!

E o Sporting é o nosso Grande Amor!!!
   Parece que foi uma eternidade, e só passou um ano. Há pessoas que marcam uma era.

   Pequena correcção: a pista de atletismo Professor Mário Moniz Pereira não é no Lumiar, e sim na Alta de Lisboa, freguesia de Santa Clara (no limite entre as antigas freguesias da Charneca e da Ameixoeira, que foram unidas sob o novo nome durante o processo de redução de freguesias de Lisboa, e no resto do país, no mandato de Pedro Passos Coelho, sob a supervisão de Miguel Relvas, e com António Costa como presidente da Câmara Municipal de Lisboa. E sem perguntarem nada a ninguém, não houve sequer consulta popular nesse processo. E por consulta refiro-me a votação, não debate, porque esse foi sempre condicionado pelo quero, posso e mando. Mas isso são outros quinhentos.). Situa-se junto ao eixo Norte-Sul, antes do túnel da Ameixoeira (ficou o nome da antiga freguesia na designação do túnel, apesar da mudança de nome da freguesia).
« Última modificação: Agosto 01, 2017, 06:04 am por HULK VERDE »
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones