Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Novembro 29, 2014, 07:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Salazar Carreira

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Salazar Carreira (Lida 1795 vezes)

Salazar Carreira , « em: Agosto 02, 2012, 19:19 »



*
Sénior

Mensagens: 6271
Idade: 22
Localidade: Parede
Masculino




José Salazar Carreira iniciou-se como atleta no Ginásio Clube Português, onde começou a praticar Ginástica com 9 anos de idade, antes de se dedicar ao Atletismo.

Médico de profissão, foi admitido como sócio do Sporting Clube de Portugal a 2 de Fevereiro de 1912, destacando-se ao serviço do Clube como atleta, treinador e dirigente, e quando chegou a Presidente do Sporting, ainda era o Campeão Nacional dos 400m barreiras.

Atleta ecléctico praticou Andebol, Natação, Râguebi, Ténis e Tiro, mas foi no Atletismo que mais se notabilizou nas disciplinas de velocidade, tendo representado o Sporting pela primeira vez nos Jogos Olímpicos Nacionais de 1914, onde venceu os 100m, 200m, 400m e 800m, numa altura em que já era evidente que estávamos na presença de um enorme atleta.

De resto o seu brilhante palmarés só não é mais rico, porque a I Guerra Mundial interrompeu durante alguns anos as competições oficiais por toda a Europa e só em 1922 é que os Campeonatos de Portugal de Atletismo foram retomados.

A sua grande especialidade era os 400m barreiras, na qual foi Campeão de Portugal três vezes e Recordista Nacional desde 1922, melhorando a sua marca por duas vezes e fixando o Recorde que perduraria até 1927, em 64,6s. Foi também três vezes Campeão de Portugal na estafeta de 4x400, e integrou a equipa do Sporting que em 1922 fixou o Recorde Nacional desta especialidade em 3,52,2, uma marca que perduraria cerca de 4 anos.



Salazar Carreira envergou a camisola do Sporting durante 25 anos, o que lhe valeu uma Medalha única, "Um quarto de século de actividade atlética", competindo nas pistas quando já era Presidente e ajudando o Clube sempre que era necessário completar a equipa, em especialidades tão diversas como os lançamentos e os saltos, para além da velocidade e das barreiras.
Esta versatilidade permitiu-lhe também fazer excelentes resultados no Pentatlo, concurso em que foi Campeão Regional, o mesmo acontecendo nos 110m barreiras e nos 400m barreiras.

Assim foi durante muitos anos o Capitão Geral da secção de Atletismo do Sporting Clube de Portugal e sua paixão pela modalidade estendeu-se à sua filha, Margarida Salazar Carreira, que viria também a ser atleta do Clube.
Ao longo desses anos, foi o responsável pela introdução no Sporting do Voleibol, do Andebol e do Râguebi, sendo que foi nesta modalidade e por sua iniciativa, que se adoptaram as camisolas listadas que ele tinha visto em França, e que mais tarde se tornaram no equipamento oficial do Clube.

Enquanto dirigente do Sporting fez parte do Conselho Técnico, do Conselho Fiscal da Gerência 1923/24 e do Agrupamento Leonino. Desempenhou também várias funções na Direcção, começando por ocupar o cargo de Vogal, em 8 de Outubro de 1921, mas pouco tempo depois ascenderia a Vice-presidente, função para que foi eleito em 14 de Julho de 1922 e que voltaria a desempenhar na Gerência 1924/25, em ambos os casos sob a Presidência de Júlio de Araújo, que viria o substituir em 19 de Fevereiro de 1925, sendo reconduzido no cargo de Presidente do Sporting Clube de Portugal, a 30 de Julho de 1925, mas não concluiu o seu mandato demitindo-se em 23 de Fevereiro de 1926, altura em que passou a integrar a terceira Comissão Administrativa da história do Sporting, liderada por Sanches Navarro.

Durante a sua Presidência o Clube sagrou-se Campeão de Lisboa em Futebol pela 5ª vez, e consolidou a sua posição de dominador no Atletismo.

Em 1926 foi declarado Sócio Benemérito, sendo agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação a 4 de Julho de 1931 e com o Prémio Stromp na categoria "Dedicação", em 1967.

Entre 1924 e 1931 foi Director e o principal dinamizador do Boletim do Sporting, que mais tarde, se transformaria em Jornal Sporting, tendo sido nessa altura que escreveu "Os dez mandamentos do Sportinguista":

Citar
1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.

2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.

3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.

4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.

5.º Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e
praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.

6.º Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.

7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos.

8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.

9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.

10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’ Pelo teu procedimento justifica a palavra

Foi ainda Presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Râguebi de Lisboa e da Federação Portuguesa de Futebol, e Inspector Geral dos Desportos. Fez também parte do Comité Olímpico Português.

Faleceu a 7 de Dezembro de 1974, com 80 anos.

Fonte: Wiki Sporting
Registado



Re: Salazar Carreira , « Resposta #1 em: Agosto 02, 2012, 19:31 »



*

Mensagens: 24525
Feminino


O nome não me é estranho mas como é óbvio acaba por me dizer muito pouco. No entanto, depois de ler o texto da Wiki resta-me dar-lhe muitos parabéns e um grande obrigado.  Bater Palmas
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Salazar Carreira , « Resposta #2 em: Agosto 02, 2012, 19:36 »



*
Sénior

Mensagens: 6271
Idade: 22
Localidade: Parede
Masculino


O nome não me é estranho mas como é óbvio acaba por me dizer muito pouco. No entanto, depois de ler o texto da Wiki resta-me dar-lhe muitos parabéns e um grande obrigado.  Bater Palmas

Este senhor é capaz de ter sido dos mais impulsionadores de um Sporting ecléctico. É o grande ídolo do Sr. Mário Moniz Pereira (outra grande figura leonina).
Registado

Re: Salazar Carreira , « Resposta #3 em: Agosto 02, 2012, 20:54 »



*
Juvenil

Mensagens: 1485
Idade: 40
Localidade: Coimbra
Masculino



Honorável Homem, Enorme Leão e digno do Orgulho Leonino!

Há ocasiões em que uma máquina do tempo daria um jeitão! É uma pena saber de pessoas que tanto e tanto contribuíram para o nosso clube, com o lema leonino usado adequadamente, e que não tiveram o reconhecimento e o apoio que mereciam!... e que outros menosprezam, no tempos que correm...



Registado

Forever? só o meu amor por ti, SPORTING!!!
Re: Salazar Carreira , « Resposta #4 em: Agosto 02, 2012, 22:59 »


Quero um Pavilhão para as modalidades


*

Mensagens: 39214
Localidade: Galiza/lisboa




 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas


SL
Registado

Re: Salazar Carreira , « Resposta #5 em: Agosto 02, 2012, 23:36 »



*

Mensagens: 3877
Masculino


Honestamente só tinha conhecimento da introdução das camisolas listadas. Artigo muito interessante com muitas histórias, e com certeza muitas mais ficam por contar. Sem duvida um verdadeiro leão e um exemplo para todos nós.


 Bater Palmas Bater Palmas  Bater Palmas
Registado

Re: Salazar Carreira , « Resposta #6 em: Agosto 03, 2012, 16:58 »



*
Júnior

Mensagens: 3125
Idade: 22
Localidade: Joensuu
Masculino


Não conhecia  Bater Palmas

Bonita é a t-shirt que o homem veste na primeira foto.
Registado
Re: Salazar Carreira , « Resposta #7 em: Agosto 03, 2012, 17:04 »


ex-Conde d'Asseca


*
Júnior

Mensagens: 3735
Localidade: Algarve
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas para este grande SPORTINGUISTA...este sim,está aqui e muito bem neste tópico.
Registado

Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!
Re: Salazar Carreira , « Resposta #8 em: Agosto 05, 2012, 01:14 »



*
Júnior

Mensagens: 4565
Idade: 37
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas


Bonita é a t-shirt que o homem veste na primeira foto.
Seta Babar


Honorável Homem, Enorme Leão e digno do Orgulho Leonino!

Há ocasiões em que uma máquina do tempo daria um jeitão! É uma pena saber de pessoas que tanto e tanto contribuíram para o nosso clube, com o lema leonino usado adequadamente, e que não tiveram o reconhecimento e o apoio que mereciam!... e que outros menosprezam, no tempos que correm...
Seta  Positivo!

Belo tópico  Positivo! Bater Palmas
Registado
Re: Salazar Carreira , « Resposta #9 em: Agosto 06, 2012, 22:58 »


BANIDO


*
Sénior

Mensagens: 6154
Idade: 23


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Dançar Positivo!
Registado
Re: Salazar Carreira , « Resposta #10 em: Novembro 02, 2012, 14:31 »



*
Veterano

Mensagens: 15825


Citar
Evocação de Salazar Carreira

A 2 de Novembro de 1894 nasceu José Salazar Carreira.
Foi considerado muito justamente, uma das figuras máximas do firmamento atlético do Sporting. Serviu o Sporting com dedicação levada quase ao sacrifício e foi um dos criadores do mundo desportivo sportinguista. Foi o introdutor no Clube do Râguebi (1922), do Andebol (1932) e do Voleibol(1939) e atleta do Clube nas modalidades de Atletismo, Râguebi, Ténis, Andebol, Ginástica, Natação, Esgrima, Pólo Aquático, Tiro e Futebol, envergando a camisola leonina entre 1912 e 1937.

É, por isso, o único sportinguista galardoado pelo Clube com a medalha de um quarto de século de actividade atlética. Foi presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal em 1925 e 1925/26 e vice-presidente em 1921/22,1922/23,1926 e 1926/27, tendo tido um papel fundamental no “Boletim”, hoje Jornal Sporting.

Espírito culto, orador fluente e objectivo nas diversas línguas que dominava (francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, entre outras) era sempre solicitado para falar em nome do desporto português, no país ou no exterior,e representar o País inúmeras vezes em Congressos Internacionais, quer como médico, quer como dirigente desportivo. Este facto, aliado aos relevantes serviços prestados levou-o a ser distinguido pelo Governo, com os graus de Oficial da Ordem de Cristo (em 1926) e da Ordem da Instrução Pública (em 1927).

Todo o sportinguista que se preze, sobretudo os das gerações mais recentes, têm que saber e orgulhar-se, de uma das maiores figuras de sempre da família leonina, atleta de eleição durante 25 anos, jornalista insigne, dirigente de altíssimo calibre, com uma vida dedicada ao Desporto e ao Sporting, que serviu com zelo e amor clubista, e que tanto o ajudou a crescer.

Parabéns a um dos mais esquecidos motivos de orgulho leonino  Bater Palmas Bater Palmas
Registado

''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!'' - João ''Benny'' Benedito
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Salazar Carreira

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade