Luís Figo - Amor ou Ódio?

Chamamos o Sá para lhe esfregar os olhos  :)

Não é preciso chamá-lo.

E quando assinou pelo Carnide em junior?

Sim, isso até foi capa de 1 jornal à data. E se assinou porque nunca lá jogou?. Pagamos para o ter de volta? Explica-me lá.

Pela palhaçada por ter assinado por 2 clubes italianos, sendo que no Parma era para ser emprestado um ano ao Carnide.

Not True.
E ter assinado por 2 clubes qual é o problema com o Sporting?
O Barça se quisesse nem tinha pago nada ao SCP pelo Figo. Sousa Cintra foi um asno em toda esta questão.

Estás mal informado.

Ai dou-te razão, Cintra foi o principal culpado.
Ele assinou com o Parma que o ia emprestar um ano ao Carnide porque na altura tinha as 3 vagas dos estrangeiros ocupadas.

Obviamente que o Cintra teve as suas culpas.

Mas se o pesetero fosse um grande Sportinguista teria mandado isso para tras das costas e teria renovado para o Sporting ter outra capacidade negocial e nao recebesse somente a miseria que recebeu. Seria uma boa atitude do pesetero para com a instituiçao que o ajudou a ser alguem na vida. A sua saida era certa portanto nao corria riscos em renovar por assim dizer.
A instituiçao Sporting mereceia independentemente de quem estava á frente dos seus destinos.

Se fosse um grande Sportinguista nao festejava um golo no banco da Inter.
Outros nem os marcando festejam.

Já nem falo do episodio equanto Junior. Já ai mesmo jovem tinha queda para pesetero.

SL

rei,

isso é tudo muito lindo, mas os miúdos não sabem fazer mais nada senão jogar futebol. Custa-me que só olhem para o próprio umbigo, mas também compete ao Sporting diminuir a diferença entre aquilo que podemos pagar e os balúrdios que lhes oferecem noutros lados.
Mais importante, não pagar a peso de ouro o entulho que contratamos anualmente para enxovalhar os miúdos com salários de tostões.

Espero que o Sporting estefa finalmente a inverter este paradigma de gestão, já tivemos mais que tempo de aprender com os erros do passado, porque o Figo não foi caso único de dossiers de renovação mal geridos.

Mas a nao renovaçao do pesetero nao se insere nessa tua prespectiva que alias concordo totalmente.
A questao na epoca era somente o Sporting ser mais compensado ou nao. Se ele renovasse o Sporting seria obviamente mais compensado do que foi somente com os direitos formaçao etc etc.
Ele saia sempre dado que na epoca era um dos jogadores mais cobiçados da Europa e tinha vários interessados.

SL

Sim, rei, eu percebo, mas renovando também se voltava a colocar nas mãos do presidente do Sporting.

Sinceramente, acho que há uma relação de confiança que tem que ser estimada, porque depois de quebrada não há cola que a faça voltar ao princípio. Os jogadores não lidam apenas com o Sporting-Clube, lidam com as pessoas que estão à frente do Sporting e essas pessoas têm sido tudo menos exemplares.

Não metendo as mãos no fogo pelo Figo, não consigo guardar-lhe esse rancor. Se eu fosse jogador e me tivesse alienado dos dirigentes (parece ser o caso), chega a um ponto em que o teu amor ao clube se torna irrelevante se tu não consegues trabalhar com essas pessoas que o dirigem - é um bocado por aqui o meu raciocínio.

Não achas que há uma matriz comportamental de Figo em que a saída do Sporting é perfeitamente contextualizável? Eu não critico ou deixo de criticar, cada um toma as suas opções de vida e o homem teve uma carreira de sucesso, ganhou titulos, muito dinheiro e duvido que esteja arrependido do que quer tenha feito no passado.

Mas e de certa forma, lamento, que tinha quase todos os ingredientes para ser ainda mais admirado e respeitado do que realmente o é.

Não, não acho, não nessa altura, não com os bolsos vazios e os pés descalços.

Não acho que estejas errado quanto à matriz comportamental de Figo, mas se há alturas em que ela me parece o factor relevante, neste caso em específico parece-me apenas algo circunstancial ou acessório.

E sim, tinha condições para ser um símbolo maior do sportinguismo e optou premeditamente por não se meter nisso, nem sequer me parece ter sido de modo inadvertido. E é pena, nada contra essa ideia.

Mas o Sporting é uma entidade, um clube, mas é algo que só se materializa através das pessoas que o dirigem, que lá trabalham, que fazem do clube aquilo que ele é. Para o bem e para o mal, é com as pessoas que tu trabalhas e eu, se tivesse que trabalhar no Sporting com algumas pessoas com que já trabalhei, fugia do Sporting, a correr, na hora.

Não se se foi isto que se passou e mesmo assim até está relacionado com a matriz mental que tu falaste, mas num âmbito muito diferente.

Uma simples renovação de contrato nunca é tão simples quanto parece. Se te oferecem muito menos do que pagam ao entulho ao teu lado, há uma forte hipótese de levares isso para o campo pessoal.

Acho que foi o toca_do_lobo que disse que quando o CR7 era para renovar com o Sporting, o dossier nunca avançou porque o Freitas achava que um puto das escolas tinha mais era que jogar e menos que reclamar dinheiro. "Quem é que esse puto julga que é?", acho que foi a frase exacta que o toca_do_lobo lhe atribuiu.
Com pessoas destas à frente do clube e com jogadores ambiciosos, que querem ganhar (títulos) e ganhar (dinheiro), tudo isto é um gigante acidente à espera de acontecer.
E conhecendo o que conhecemos das pessoas (Freitas e CR7), não me custa nada acreditar nesta versão e não me custa nada arriscar dizer que se o CR7 não tem sido vendido em boa altura, ia ser mais um que saía pela porta do cavalo, tipo Figo.

E é mais por isto que eu não levo a mal jogadores que abandonam o barco. Se calhar, até custa mais abandonar o barco de que se gosta do que ficar nele a marinar em lume brando, até definhar, em plena angústia.

Pois. Mas a minha "questão" com o Figo nem tem a ver com o tal Sportinguismo ou falta dele. É mesmo a tal matriz e em que a sua saída do Sporting ( e a rábula nos juniores + saída do Barça ) é uma das suas componentes.
« Última modificação: Março 13, 2014, 12:01 pm por Lion73 »
Simbolo só o Leão, o resto são nomes pessoas que representaram o simbolo.

Carlos Lopes, Agostinho, Mamede, Manuel Fernandes, Jordão, Damas, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Nelson Serra, Miguel Maia, Bessone Bastos, Manuel Brito os 5 violoninos...são tantos

o Mário Albuquerque é sportinguista?

Vá lá que meteste o Agostinho a separar o Carlos Lopes do Fernando Mamede se não ainda se pegavam!  :mrgreen:
Simbolo só o Leão, o resto são nomes pessoas que representaram o simbolo.

Carlos Lopes, Agostinho, Mamede, Manuel Fernandes, Jordão, Damas, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Nelson Serra, Miguel Maia, Bessone Bastos, Manuel Brito os 5 violoninos...são tantos

o Mário Albuquerque é sportinguista?

Vá lá que meteste o Agostinho a separar o Carlos Lopes do Fernando Mamede se não ainda se pegavam!  :mrgreen:

Meti os nomes que vieram à cabeça, por isso a ordem é relativa.
O Mário Albuquerque jogou e foi campeão no Sporting, tal e qual como outros nomes - Lisboa, Mário Saldanha e por ai. Confesso que por razão mais familiares me recordo muito mais do basket do que outras modalidades. Para mim o Rui Pinheiro foi o melhor que vi jogar em Portugal, não teve a mediatização do Lisboa. Outros dizem que é o Mário Albuquerque.
Sócio/Emblema de Prata/Gamebox A14
14/12/2005 joguei no relvado do Estádio de Alvalade.
Data de registo: Maio 19, 2005, 19:47 pm
Não querendo defender ninguém, e muito menos o Figo, a verdade é que existem pontos claramente convergentes em todos Estes jogadores da casa que saiem do SCP. Os últimos episódios foram Bruma e Ilori. E o Clube tem de mudar este paradigma, a culpa não pode ser sempre dos jogadores. Ou então, temos um azar descomunal! :arrow:
Assinatura renovada! Demorou, mas foi!
Não querendo defender ninguém, e muito menos o Figo, a verdade é que existem pontos claramente convergentes em todos Estes jogadores da casa que saiem do SCP. Os últimos episódios foram Bruma e Ilori. E o Clube tem de mudar este paradigma, a culpa não pode ser sempre dos jogadores. Ou então, temos um azar descomunal! :arrow:

Nem mais  :arrow:
- You're a real stone player, aren't you, Ma? You threatened to smother his children.
- What does that mean?
- You know, everyone thought Dad was the ruthless one. But I gotta hand it to you. If you'd been born after those feminists, you woulda been the real gangster.
- I don't know what you're talking about!
O Figo foi um dos melhores jogadores que eu felizmente tive o prazer de ver jogar,apesar de não ter gostado de várias atitudes que teve para o Sporting,nunca mais me esqueço dum lance dele contra o Benfas,num dos 1ºs jogos dele tinha 17 anos,fez uma exibição assombrosa um canto ele simula que vai á bola a defesa sobe e ele fica isolado,que génio.Quando o cintra quis renovar já era tarde... Nessa altura se já tivessemos um Bruno De Carvalho tinha sido a maior venda de sempre do futebol português
FORÇA SPORTING, E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR.

Pode-se recuar a Futre, que os motivos foram os mesmos. Moutinho ou Adrien são as excepções ao tratamento dispensado aos da casa.
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark
Ódio, é um moutinho ou um quaresma, um bocado mais disfarçado, mas é tudo a mesma murraça
Vai concorrer a presidente da FIFA...

Já há outro tópico para isso  :great:
ninguem sabe do video em que ele esta ser apertado por socios do Sporting=?
Its a feeling we cant explain but we spend our lives explaining it, Its our religion.. we do not apologise for it we do not deny it, their our team our family OUR LIFE!!
Sousa Cintra revela que quando chegou à presidência do Sporting, o Luís Figo era legalmente jogador do carnide:

És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

A verdade sobre o Sporting da "geração" Roquette

Documentário "GOLPE NO SPORTING"