Muito obrigado pelo fabuloso retrato de um dos meus jogadores preferidos de sempre do nosso Sporting.
Existem 2 verdes para mim no nosso Sporing, o verde camisola de Yazalde, e o verde da camisola de Damas ,

Recordo-me perfeitamente da equipa de 73-74, pois foi talvez a que vi melhor jogar futebol no nosso sporting.
Futebol demolidor de ataque pelos extremos, com Dinis e Marinho, verdadeiros extremos a fazerem jogo para o mais mortifero atacante que vi jogar no Sporting.
Um ponta de lança autêntico, com garra, técnica, e felino, superior a Acosta, Manuel Fernandes/Jordão, Jardel e Liedson, embora seja sempre díficil comparar
Jogador exemplar, humilde e educado, uma referência !
O Sporting nesse magnifico ano de 73.74 tinha um nucleo duro defensivo muito forte, sustentado pelo maestro Fraguito (nem sempre devido ás lesões), Wagner, Nelson e o raçudo esquerdino Baltazar.
Damas era um monstro, e o unico do plantel que se equiparava a Yazalde na classe e distinção como jogador.
(sempre admirei Samuel Fraguito, excepcional médio, que metia a bola onde queria ).
Vou contar alguns episódios curiosos dessa época, que marcou o meu sportinguismo para sempre.
Ia ver os jogos na antiga central com o meu Pai,
Lá iamos nós pelo Jardim do Campo Grande em tom de passeio, naquelas tardes de Domingo, um must

Recordo-me de grandes jogos de Hector Yazalde, mas acreditem que paradoxalmente, o que me recordo mais dessa época foi da final da taça de portugal sem ele, e da meia final contar o Magdeburgo, também sem Yazalde.
Essa meia final em Alvalade, não a pode ir ver, pois estava no Alentejo ( o meu avô tinha falecido), mas ouvi o relato pregado na rádio e lembro-me de ter chorado quando o Dinis falhou o penalty, e para cumulo o Carlos Pereira fez um autogolo.
Na Alemanha de Leste, empatámos 2-2 e deu na televisão, podiamos e mereciamos ter ganho a eliminatória pelo que me recordo desse jogo, pois a escassos minutos do fim , perdemos um golo feito em cima da linha, tipo escandaloso.....
lembro-me de ter sofrido mais nesse jogo, do que no do AZ........
A final da taça, também foi um episódio curioso, jogámos contra os lampios (com Eusébio), e na altura já contávamos com o brasileiro Dé.(acho que jogou a final).
Ganhámos 2-1 contra todas as expectactivas, pois no campeonato tinhamos perdido(com Yazalde) os 2 jogos com os peles vermelhas.
(3-5 em casa, com fenomenal primeiro golo de Yazalde em voo de cabeça, e das poucas vezes que fui aquele antro, perdemos 2-0 com 2 golos de Eusébio)
Lembro-me da capacidade brutal de tabelar e de progressão em corrida que Yazalde tinha, e de como fazia um trio de ataque terrível com os extremos.
Marcou várias vezes 3 e 4 golos num jogo, e até chegou a marcar 6 no campeonato nessa época.
Perdoem-me a expressão, mas Yazalde era o cromo mais procurado nas colecções, que os putos faziam na época.
Quando se marcava um golo, era um golo à Yazalde !
Uma referência do nosso clube que perdudará para sempre, pois elevou o Sporting com dignidade e nobreza ao lugar que merece.