Fórum SCP

HECTOR YAZALDE, ETERNO CHIROLA.

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Já agora diga-se que a marca de 46 golos conseguida por este talentoso jogador ainda hoje é a 3ª melhor marca de sempre na história da Bota de Ouro.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 - Dudu Georgescu - Dínamo de Bucareste (Roménia) - 51 golos.

2 - Gerd Müller - Bayern Munique (Alemanha) - 48 golos.

3 - Héctor Yazalde - Sporting Clube de Portugal (Portugal) - 46 golos.
http://en.wikipedia.org/wiki/European_Golden_Shoe

Gerd Muller nunca marcou 48 golos.... o máximo que marcou foram 40.
Georgescu o máximo que marcou foi 47, embora existam algumas questões sobre a veracidade das contagens na Roménia.

.
Sempre li e soube que o maior goleador da Europa (Bota de Ouro) é o nosso Yazalde, com 46 golos.
Portanto aquele romeno não será reconhecido oficialmente.
QUERO    UM   SPORTING
CREDÍVEL  -  LIMPO  -  AMBICIOSO
Obrigado Chirola  :clap:

Obrigado user, por partilhares a história deste maravilhoso futebolista e ser humano. A Yazalde só posso dizer uma coisa: Obrigado por seres um dos que contribuiu para elevar o estatuto do clube  :clap:
Muito obrigado pelo fabuloso retrato de um dos meus jogadores preferidos de sempre do nosso Sporting.

Existem 2 verdes para mim no nosso Sporing, o verde camisola de Yazalde, e o verde da camisola de Damas , :)
Recordo-me perfeitamente da equipa de 73-74, pois foi talvez a que vi melhor jogar futebol no nosso sporting.
Futebol demolidor de ataque pelos extremos, com Dinis e Marinho, verdadeiros extremos a fazerem jogo para o mais mortifero atacante que vi jogar no Sporting.
Um ponta de lança autêntico, com garra, técnica, e felino, superior a Acosta, Manuel Fernandes/Jordão, Jardel e Liedson, embora seja sempre díficil comparar
Jogador exemplar, humilde e educado, uma referência !
O Sporting nesse magnifico ano de 73.74 tinha um nucleo duro defensivo muito forte, sustentado pelo maestro Fraguito (nem sempre devido ás lesões), Wagner, Nelson e o raçudo esquerdino Baltazar.
Damas era um monstro, e o unico do plantel que se equiparava a Yazalde na classe e distinção como jogador.
(sempre admirei Samuel Fraguito, excepcional médio, que metia a bola onde queria ).
Vou contar alguns episódios curiosos dessa época, que marcou o meu sportinguismo para sempre.
Ia ver os jogos na antiga central com o meu Pai,
Lá iamos nós pelo Jardim do Campo Grande em tom de passeio, naquelas tardes de Domingo, um must :)
Recordo-me de grandes jogos de Hector Yazalde, mas acreditem que paradoxalmente, o que me recordo mais dessa época foi da final da taça de portugal sem ele, e da meia final contar o Magdeburgo, também sem Yazalde.
Essa meia final em Alvalade, não a pode ir ver, pois estava no Alentejo ( o meu avô tinha falecido), mas ouvi o relato pregado na rádio e lembro-me de ter chorado quando o Dinis falhou o penalty, e para cumulo o Carlos Pereira fez um autogolo.
Na Alemanha de Leste, empatámos 2-2 e deu na televisão, podiamos e mereciamos ter ganho a eliminatória pelo que me recordo desse jogo, pois a escassos minutos do fim , perdemos um golo feito em cima da linha, tipo escandaloso.....
lembro-me de ter sofrido mais nesse jogo, do que no do AZ........
A final da taça, também foi um episódio curioso, jogámos contra os lampios (com Eusébio), e na altura já contávamos com o brasileiro Dé.(acho que jogou a final).
Ganhámos 2-1 contra todas as expectactivas, pois no campeonato tinhamos perdido(com Yazalde) os 2 jogos com os peles vermelhas.
(3-5 em casa, com fenomenal primeiro golo de Yazalde em voo de cabeça, e das poucas vezes que fui aquele antro, perdemos 2-0 com 2 golos de Eusébio)
Lembro-me da capacidade brutal de tabelar e de progressão em corrida que Yazalde tinha, e de como fazia um trio de ataque terrível com os extremos.
Marcou várias vezes 3 e 4 golos num jogo, e até chegou a marcar 6 no campeonato nessa época.
Perdoem-me a expressão, mas Yazalde era o cromo mais procurado nas colecções, que os putos faziam na época.
Quando se marcava um golo, era um golo à Yazalde !
Uma referência do nosso clube que perdudará para sempre, pois elevou o Sporting com dignidade e nobreza ao lugar que merece.
confesso que me vieram as lágrimas aos olhos.... este homem é um dos grandes responsáveis pelo meu exacerbado sportinguismo. Foi ele, com o futebol que jogava e com o seu contributo para a história do sporting, juntamente com homens como Manuel Fernandes e Vitor Damas que eu tive o privilégio de ver jogar qd despertava para a vida,  juntamente com Carlos Lopes e Joaquim Agostinho os grandes responsáveis pela minha doença verde e branca. Obrigado por este texto, que me transportou a uma fase da minha vida em que o sportinguismo era vivido de uma forma diferente. Desejo ardentemente que esses tempos regressem rapidamente, se possível já esta época.

SCP4EVER!!!!!!


Encontrei esta bela foto de um dos festejos de Yazalde com a nossa camisola.
A foto daria um belo avatar a qualquer forista.


Encontrei esta bela foto de um dos festejos de Yazalde com a nossa camisola.
A foto daria um belo avatar a qualquer forista.
Já é o meu! Obrigado!  :beer: :beer:
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Agradeço ao autor deste texto a possibilidade de conhecer melhor a história deste jogador de que ouvi tantas vezes o meu pai falar. Ele que veio da guerra precisamente no ano em que Yazalde veio para o Sporting e que o viu tantas vezes jogar, hoje diz-me sem qualquer dúvida que este foi o melhor jogador que viu jogar no nosso clube.

Eu penso que é importante recordá-lo não só pelas suas capacidades futebolísticas mas também pela componente humana. Um exemplo!
Game of Thrones Portugal - http://serie-gameofthrones.blogspot.com/
A primeira recordação que tenho do Sporting foi, quando era puto e andava na primária, não a dobradinha do Sporting em 74, mas sim o feito inigualável de o Chirola ter pulverizado o, na altura, record do parvo do Eusébio, com 46 golos. O que eu, puto de 10 anos, fiquei inchado! O Sporting tinha um jogador melhor que o Eusébio! Passados dois ou três anos, já nos iniciados do clube da minha terra, jogava com outro miúdo, na altura muito promissor, a quem todos chamávamos (e continuamos a chamar) Chirola, em homenagem a este grande craque, que infelizmente saiu prematuramente do nosso clube. Mais tarde, lembro-me do carinho com que ele sempre se referia ao Sporting, quando cá vinha ou alguém falava com ele. Por exemplo, quando contratámos um argentinozeco de nome Saucedo, lá foram os jornalistas falar com ele. Por fim, relembro a tristeza que todos os sportinguistas sentiram quando recebemos a notícia da sua morte prematura. Teve um final triste, mas marcou o Sporting a ponto de muitos o considerarem o melhor estrangeiro de sempre. Sem desprimor por nomes como o Keita e o Balakov. Este, graças a um dos mais incompetentes "treinadores" da história do futebol mundial, Carlos Queirós, não conseguiu ser campeão em Portugal, apesar da grande equipa que tínhamos nessa altura, tendo acabado por ser "vendado" pelo Cintra, porque era "velho". Tantos tiros nos pés que o Sporting tem dado nos últimos anos... Viva o Sporting!
Ainda não tinha visto este tópico...Nao há duvida que somos o melhor fórum de desporto em Portugal inteiro.

Obrigado aos dois Chirolas, ao verdadeiro e ao que escreveu e fez esta excelente pesquisa.
Parabéns!

Já agora, quero escrever mais uma vez que, quando eu era miudo (tres anos) acompanhei o meu pai até ao estádio e ali mesmo em frente da 10-A, estava o Yazalde em conversa com outros sócios (sim, eu também era sócio desde que tinha nascido), acabando por me pegar ao colo. Algo de que não tenho memoria mas foi-me contado centenas de vezes pelo meu pai e resultou em eu querer ser sempre o Yazalde quando jogava a bola, já os outros diziam ser o M. Fernandes, Jordão, Rummenigge (muito em voga no principio dos 80s) ou mesmo o Maradona.

Já devo ter aqui contado esta historia mais vezes do que golos marcados pelo Yazalde ao serviço do Sporting mas achei que o tópico merecia, pois para mim passou a ser aqui que virei procurar qualquer informação que precise acerca do jogador do Sporting por quem mais respeito tenho.
(Este post NÃO foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)


Que ORGULHO, que emoção, ler este texto!

Estou absolutamente sem palavras. Hoje (ontem) que faz 15 anos que morreu, fica a minha mágoa por nunca ter tido o privilégio de o ver jogar.
Obrigado por nos teres dado a conhecer melhor este símbolo, e também por me fazeres recordar e dar cor às memórias que tenho das descrições que o meu pai fazia dele.

Descansa em paz, Eterno Chirola!
Grande Yazalde, poucos foram tão bons como ele, é graças a jogadores como ele que eu sou do Sporting. Eterno Chirola
Olhem o que estava no Youtube  :arrow:

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=wgfS1upj6L8[/youtube]

In • Hoc • Signo • Vinces
Belo post @ Alvalade.  :clap: :clap: :clap:
Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!


Fazia hoje 67 anos.

Parabéns Chirola, estarás sempre entre nós.


Cheguei a ter uma bandeira do Yazalde que um do meus irmaos me ofereceu quando foi ver o Sporting num jogo europeu , que nao me recordo, talvez tenha sido essa a razao do meu Sportinguismo!!

Mas lembro me de ouvir um relato num dia para o campeonato ele marcar 5 golos num so jogo, creio que foi contra o Montijo!!
Grande jogador!!
Não tive a felicidade de o ver jogar mas o meu pai diz que era uma figura ímpar, dentro e fora dos relvados.
Alguém que Deus abençou com um dos maiores dons do futebol: marcar golos e isso chirola fazia como ninguém.
Sempre Sporting!
Parabens Chirola. Infelizmente nao passei por este tempo
Não é do meu tempo mas o meu pai diz que nunca houve outro igual.


Eterno Chirola!
Com 19 anos apenas chegou a Lisboa a 26 de Junho de 1937 e não assinou logo contrato. Deu apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, pensa-se serem os corruptos, e também pelos lampiões, oferecendo-lhe melhores condições, Peyroteo não aceitou pois estava verbalmente comprometido com o Sporting.

NEM QUE FOSSE O RONALDO! - bdc

Fazia hoje 67 anos.
Parabéns Chirola, estarás sempre entre nós.

Para mim, nunca mais tivemos nenhum ao seu nível (nem Jardel, quem lhe dera).
O único jogador que vi em Portugal, que me fazia lembrar Hector Yazalde, foi Radamel Falcao (tem imensas semelhanças).
L8tr,
 
106
 
 «Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Longa vida ao REI!  :clap:
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!'' - João ''Benny'' Benedito