Fórum SCP

António Bessone Basto

Creio que merece um tópico:

Curriculum
Nome: António Bessone Basto
Local de Nascimento: Algés
Data de Nascimento: 9 de Novembro de 1945
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
7 Campeonatos Nacionais de Andebol (1966, 1967, 1969, 1970, 1971, 1972 e 1973)
3 Taças de Portugal de Andebol (1972, 1973 e 1975)
Internacionalizações:
45 (Andebol)
37 (Natação)
10 (Pólo Aquático)

Link da Wiki: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Bessone_Basto
2h9m21s
acho que também foi campeão de caça submarina pelo sporting.
 :great:
sócio desde 1978
acho que também foi campeão de caça submarina pelo sporting.

Fiquei impressionado com o currículo dele, tão variado e rico. Um exemplo de desportista!
2h9m21s
Este,sim um verdadeiro LEÃO.

Mais que merecido pertencer ao Orgulho Leonino. :clap: :clap:
Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!
Provavelmente o melhor desportista de sempre em Portugal! E guarda-redes da melhor equipa de sempre do andebol português, conhecida como "Os sete magnificos".

O meu Pai costuma contar-me uma história que comprova a genialidade deste senhor:

Estamos em Novembro de 1971 (época 197-1972), eliminatória da liga dos campeões contra o VFL Gummersbach (equipa que na altura dominava por completo o andebol europeu, tinha ganho a competição em 1967, 1970, 1971, foi à final em 1972 e ganhou outra vez em 1974). Tinhámos apanhado uma tareia das antigas na Alemanha (38 - 6) e restava defender a honra no jogo em casa! O jogo estava a correr muito bem e no último minuto do jogo, posse de bola para os alemães e o resultado 19-20 para eles. O Bessone faz a esparregata para defender o remate, e ainda no chão em esparregata, lança a bola para um dos gémeos Pinheiro, que em contra-ataque marca o golo do empate 20-20, e o pavilhão vem abaixo com aquele espectacular resultado, provalvelmente um dos melhores jogos de sempre do andebol português!
Bessone foi um dos últimos grandes desportistas all around..
Merece claramente destaque nesta secção.
Sempre Sporting!
Pelo que ouvi falar, foi sem duvida um grande atleta em muitas modalidades ! Acho curioso aquele avental que a mãe lhe fez com algumas das muitas medalhas e troféus que conquistou !