Fórum SCP

Cinco Violinos

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Achei curioso, e resolvi experimentar...





Achariam que faríamos melhor figura e honraríamos os fantasticos 5  :boohoo: ? Poderiam ser outros 5  :boohoo: a ficarem na história do SCP :D

(Perdoem-me se não for bem o tópico certo)  :great:
Interessa sim o símbolo na parte da frente da camisola, muito mais do que o nome na parte de trás. by 34.169
Com os nossos centrais atuais era impossível aplicar isso...
A ganhar ou a perder, Sporting até morrer !

Pertenecemos a aquellos que lo dan todo por una idea, dicen que estamos en extinción, puede que seamos los últimos rebeldes, pero con la convicción de luchar hasta el final por lo que defendemos. Recorremos miles de kilómetros sin la seguridad de volver todos enteros a casa, sin el aplauso de nadie... Porque no lo necesitamos, porque nosotros preferimos seguir a nuestro equipo donde vaya, que quedarnos en casa viendo la televisión.
Venid con nosotros, vuestra vida no será mejor, eso no lo podemos garantizar, pero si aseguramos que vivirás verdaderamente.                     POLITICAMENTE INCORRECTOS!


FORÇA & HONRA


Citar
Eternamente Zé da Europa
Faz 10 anos que partiu o maestro dos violinos

Um dia, no verão de 1955, recebeu em casa telegrama inesperado: estava convocado para a seleção europeia que iria defrontar a Grã-Bretanha, em jogo comemorativo dos 75 anos da Federação Irlandesa de Futebol. Não acreditou na notícia e, mesmo quando se convenceu da sua veracidade, o primeiro instinto foi recusar, indiferente à maior distinção individual do futebol português até àquele momento.

Sob o argumento de que não estava em forma e podia dar barraca no meio de tantas estrelas, não queria ir. No meio de um turbilhão de emoções, foi a mulher, Maria Manuela, quem o convenceu a não desperdiçar a grande oportunidade. Começou então a treinar-se no Campo do Lumiar e na praia, onde recebeu, em tempo de férias, a visita de companheiros, ao princípio mais entusiasmados com a distinção do que ele próprio. Prova de que era um ídolo também para quem partilhava com ele o balneário, o jogo e o dia-a-dia.

(mais na versão imprensa)

in Record

Eu admito que tenho o Travassos em tão prestigiada estima quanto o Peyroteo.

Grande Travassos, um dos verdadeiros construtores do nosso clube, o Sporting Clube Portugal.
A minha vénia à eterna lenda!
José Travassos e Cristiano Ronaldo juntos. Duas gerações de glória!

O maestro daquela orquestra.
O Sporting precisa de leões como ele e como os restantes violinos.
Que pena não ter vivido nestes tempos para vislumbrar tais figuras lendárias.
"Estamos sempre contigo, a ganhar ou perder SPORTING até morrer."
José Travassos e Cristiano Ronaldo juntos. Duas gerações de glória!


O sorriso único, inconfundível do Zé da Europa.

Simplesmente fabuloso!
 :clap: :clap:

Para quando a devida homenagem por parte do Sporting Clube de Portugal?
O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
José Travassos e Cristiano Ronaldo juntos. Duas gerações de glória!


No que ao Sporting diz respeito o Ronaldo nem aos calcanhares do Travassos chega...

Venia ao Grande Travassos...destes ja nao se fazem... :clap:
Fantástica fotografia, uma vénia ao enorme Zé da Europa :clap:
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Belo post Frederico Vieira  :clap:

Ficava bem copiado no tópico do próprio  ;)

Respeito para o grande Zé da Europa!
Em arrumações em casa da minha avó, que foi colega de trabalho do Jesus Correia, eu e os meus pais encontrámos uma fotografia autografada que ele lhe deve ter oferecido. Já escrevi sobre isso no tópico do Jesus Correia mas, por ele também fazer parte dos míticos Cinco Violinos, resolvi também deixar aqui registado. Podem ver o outro post aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=41322.0



Esta fotografia pôs-me a pensar nas historias que a minha avó me contou. Como disse no tópico do Jesus Correia, ela também foi colega de outros antigos jogadores de futebol, do Sporting e não só. Olhando para trás, acho que lhe podia ter perguntado mais vezes por histórias e episódios com esses jogadores mas, seja como for, resolvi partilhar convosco aquilo que sei.

Um outro colega dela era o Manuel Marques, o «Manecas» (não confundir com o antigo massagista) que foi aquele de que mais ouvi falar porque era o mais extrovertido. Resolvi contar aqui 2 ou 3 episódios que a minha avó viveu com ele na altura em que trabalhavam juntos. Faço-o porque, apesar de não ter sido um dos Cinco Violinos, o Manecas foi o capitão e um dos pilares dessa grande equipa (para além de não ter encontrado nenhum tópico que fosse exclusivamente dedicado a ele).

Pelo que a minha avó me contou (e que quem quiser pode confirmar na Wiki aqui do fórum, porque fui ver e lá também se conta um episódio), o Manecas estava sempre a brincar com tudo e com todos. Quando iam no autocarro ou no eléctrico para o trabalho, ele às vezes levava chumbinhos e punha-os na boca para os atirar às pessoas, quando elas não estavam a olhar. Noutras ocasiões, se o transporte estivesse cheio e não houvesse dois lugares sentados ao pé um do outro, o Manecas dizia «espera aí que já resolvo isso» e ia sentar-se no único lugar. Depois começava a coçar-se, uma vez na cabeça, outra no braço, outra no corpo, e ia fazendo movimentos cada vez mais frenéticos até que alguém se levantava, com medo de apanhar pulgas, sarna ou outra coisa qualquer.

Um outro episódio passou-se já lá no emprego (trabalhavam no antigo Grémio dos Armazenistas). O chefe do Manecas e da minha avó era coxo de uma perna, não sei se por defeito natural ou se por causa de alguma guerra. Certo é que uma das pernas era mais pequena e mais frágil do que a outra. Uma vez qualquer, a minha avó levou o meu pai para o emprego, por não ter onde o deixar. O meu pai devia ser um puto de uns 6 ou 7 anos e, quando o Manecas o viu, disse-lhe ao ouvido: «vai ali dar uma dentada na perninha coxa daquele senhor». Como é óbvio o meu pai foi lá e trincou a perna. O homem ficou fulo e a minha avó teve muita sorte em não ter sido despedida  :lol:

Enfim, são pequenas curiosidades que envolveram antigos (grandes) jogadores do Sporting. Contei-as para que não se percam com o tempo, agora que já não posso pedir à minha avó para as contar mais uma vez. Talvez hoje em dia o nome Manuel Marques não diga muito à maioria dos sportinguistas, mas ele é um dos nossos maiores símbolos, e uma grande figura da nossa melhor equipa de sempre!



Aqui está a foto assinada pelo Jesus Correia, que encontrámos em casa da minha avó:

                                   

Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: Fevereiro 27, 2012, 20:47 pm por 138 »
«What's with these new bands? Everyone knows Rock attained perfection in 1974, it's a scientific fact!»

Sem ajudas de regimes nem cafés com leite... SPORTING, A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL
 :offtopic:

Porque apesar da desgraça actual há e haverá sempre razões para recordarmos e homenagearmos a nossa História, resolvi criar há 2 ou 3 dias, com um amigo meu, uma página no Facebook de homenagem aos Cinco Violinos.

Surpreendeu-me o facto de cinco dos melhores jogadores portugueses de sempre praticamente não estarem representados nesta rede social - encontrei apenas duas páginas, com meia dúzia de «gostos» cada... Assim, o grande objectivo desta página passa por promover o nome e a memória dos Cinco Violinos junto dos adeptos do Sporting (nós próprios muitas vezes não lhes damos a importância que eles merecem) e dos fãs do desporto em geral.

Uma outra coisa que nos faz confusão (ainda que não nos surpreenda particularmente) é o facto de o Eusébio estar imortalizado como o «melhor jogador português de todos os tempos», quando o Sporting teve um avançado de nome Fernando Peyroteo, melhor marcador DE TODOS OS TEMPOS (a nível mundial!!!) com uma média de 1,62 golos por jogo. Para além disso há que ter em conta que os tempos avançam e que entretanto já apareceram jogadores como o Figo ou o Cristiano Ronaldo, pelo que a comunicação social devia colocar estes quatro no mesmo patamar ou, no mínimo, relançar a discussão sobre quem é «o melhor». Há que homenagear os nossos e combater esta doutrina oficial que venera apenas o Eusébio e se esquece dos outros!

Convido todos os sportinguistas a fazerem «gosto» na página «Os Cinco Violinos»: http://www.facebook.com/pages/Os-Cinco-Violinos/363910230296096
« Última modificação: Março 05, 2012, 10:23 am por 138 »
«What's with these new bands? Everyone knows Rock attained perfection in 1974, it's a scientific fact!»

Sem ajudas de regimes nem cafés com leite... SPORTING, A MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL
Boa iniciativa 138  :great:
 ... e bom post  :clap: