Carlos Lopes - 1ª medalha de ouro de Portugal

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Muitos Parabéns!

És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

RESULTADOS E CONCLUSÕES DA AUDITORIA DE GESTÃO 1995-2013

Documentário "GOLPE NO SPORTING"
20-02-2015
Elogios de Carlos Lopes a Moniz Pereira 

 
“Moniz Pereira era um treinador igual a muitos outros no que toca ao trabalho físico, mas era fabuloso na organização, exigência e relacionamento com os atletas”, diz Carlos Lopes, a ‘obra’, a respeito de Moniz Pereira, o seu ‘criador’. O ex-atleta, que completou ontem 68 anos – sete dias depois de o ‘Senhor Atletismo’ comemorar 94 –fala de uma relação de confiança mútua, em que Moniz Pereira era mais um gestor do que um treinador.

Paralelamente, Carlos Lopes refere a revolução nos métodos de treino promovida por Moniz Pereira, que lhe abriu caminho para se tornar o primeiro ouro olímpico português.

Leia tudo na edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_carloslopesmonizpereira_200215_141269.asp

11-06-2015
Inauguração da Avenida Carlos Lopes


A Câmara Municipal de Torres Vedras deu o nome do ex-atleta olímpico, Carlos Lopes, a uma das suas avenidas. A terra que o viu nascer e progredir no atletismo, quis homenagear o ex-corredor ‘leonino’ da melhor forma.

“Este é um acto de gratidão e reconhecimento da população de Torres Vedras para aquele que é um símbolo nacional”, começou por referir Carlos Miguel, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. “Temos de ter memória e reconhecer Carlos Lopes como o símbolo do desporto nacional e internacional que ele é. Para além do que representa no desporto, este ex-atleta mostrou que é possível chegar onde queremos, e é essa mentalidade que falta um pouco aos portugueses, acreditar que se é capaz”, referiu.

Carlos Lopes mostrou-se muito satisfeito com esta homenagem e apontou o apoio do Sporting como fundamental para as suas conquistas. “Eu treinava aqui, passava várias vezes por esta avenida e nunca pensei que um dia tivesse o meu nome”, confessou. “Este é também o reconhecimento de quem trabalhou comigo e me ajudou a chegar onde cheguei, como é o caso do Sporting que me deu condições para fazer o que fiz”, salientou.

Vicente Moura, Vice-Presidente ‘leonino’ recorda a prova olímpica em que Carlos Lopes conquistou o primeiro lugar. “Assisti à prova em 1984, estava lá em Los Angeles. Carlos Lopes deu uma alegria imensa a toda a gente ao conquistar a medalha de ouro”, revelou “Estou muito feliz por poder estar nesta homenagem. Carlos Lopes mostrou que basta ter capacidade de trabalho e fé no futuro e estamos aptos para alcançar os objectivos que à partida parecem inalcançáveis”.

 http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Atletismo/notatl_carloslopes_110615_149835.asp

Enormes parabéns Campeão, mais que merecido o seu nome na Avenida.  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
23-03-2013 A noite mais feliz da minha vida como Sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem haja Presidente!
Lembro como se fosse hoje a madrugada em que ganhou a primeira medalha de ouro em Jogos olímpicos para Portugal. Foi um acontecimento!

SL
Sporting , a maior potencia desportiva portuguesa!

Carlos Lopes, glória do desporto nacional e director do nosso Atletismo, completa hoje 69 anos! Parabéns, 'leão'! :clap:

CARLOS LOPES, O MELHOR DO MUNDO HÁ 40 ANOS
Por Jornal Sporting
28 Fev, 2016
ATLETISMO
O atleta ‘leonino’ venceu o Mundial de corta-mato a 28 de Fevereiro de 1976


O nome de Carlos Lopes voltou a ser amplamente ouvido esta semana, aquando da apresentação do Sporting Olympics – Gabinete Olímpico do Sporting CP. Era inevitável: o antigo atleta e actual director do atletismo ‘leonino’ ficará para sempre marcado pela fabulosa corrida protagonizada em Los Angeles na maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, onde ganhou a primeira medalha de ouro para Portugal (e para Clube). Ainda assim, olhar para a carreira da lenda viva do desporto mundial apenas por esse momento é demasiado redutor e faz agora 40 anos que Carlos Lopes se começou a afirmar no plano internacional, com a conquista do Campeonato do Mundo de Corta-Mato em Chepstow (País de Gales).

“Tudo começou aí, quando um jovem desconhecido no mundo do atletismo chamado Carlos Lopes, após dois quilómetros de prova, disse ‘já ganhei isto’, tal era a facilidade com que corria e tal era a noção dos interesses. A partir do momento em que ganhei um avanço considerável, nunca mais me deixei apanhar e controlei toda a prova”, recordou o ‘leão’ em entrevista ao Jornal Sporting. O triunfo, selado com a entrega das medalhas pelo Duque de Lancester que chegou ao local de helicóptero ao autêntico lamaçal criado, foi o mais extraordinário feito do desporto nacional após o 25 de Abril e numa altura onde a vitória de Manuel Faria na São Silvestre de São Paulo e o quarto lugar de Manuel de Oliveira nos Jogos de 1960 eram as principais conquistas do atletismo português até então.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/atletismo/2016-02-28/carlos-lopes-o-melhor-do-mundo-ha-40-anos


HÁ 40 ANOS CARLOS LOPES GANHOU A PRATA NOS JOGOS DE MONTREAL
Por Jornal Sporting
26 Jul, 2016
NOTÍCIAS
A 26 de Julho de 1976, Portugal acordou para a primeira medalha olímpica no atletismo, na prova dos 10 mil metros


"A partir daquele momento passámos a acreditar que era possível, que afinal também podíamos ganhar”, sublinhou Carlos Lopes, em declarações ao Jornal Sporting.

Em 1976, Portugal passou a ter uma Constituição democrática, voltou a realizar eleições livres e, pela primeira vez na sua história, viu um atleta ganhar uma medalha olímpica, a correr num estádio.

A data está assinalada nos almanaques como o dia 26 de Julho de 1976. O cenário: Estádio Olímpico de Montreal. A prova era a final dos 10 mil metros. Foi uma corrida relativamente simples. Carlos Lopes tomou a dianteira após os primeiros 3200 metros e de forma natural livrou-se da restante concorrência, excepto de Lasse Viren, que o ultrapassou a 450 metros da meta e ganhou facilmente com 30 metros de avanço.

A verdade é que esta corrida foi muito mais do que Carlos Lopes a puxar e Lasse Viren a ganhar. Esta foi a corrida em que, pela primeira vez, o atletismo português ganhou uma medalha olímpica.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-07-26/ha-40-anos-carlos-lopes-ganhou-a-prata-nos-jogos-de-montreal

Citar
Efeméride| A 2.ª medalha Olímpica de um atleta do Sporting
No dia 26 de Julho de 1976, em Montreal, Carlos Lopes, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou a Medalha de Prata na prova de 10.000 metros.
Depois de participar nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, nos quais foi eliminado na 1.ª eliminatória do 5.000 metros e dos 10.000 metros, Carlos Lopes classificou-se em 2.º Lugar nos Jogos de Montreal tendo ficado a apenas 5 segundos da medalha de Ouro. Esta foi a 1.ª medalha do Atletismo Português.
Após 40 anos deste feito, muita foi a história escrita por atletas do Sporting na maior competição desportiva do Mundo. Que essa história continue a ser escrita a letras douradas (e verdes!) pelos atletas que daqui a 10 dias disputarão os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Força Leões! ‪#‎AtletismoSCP‬ ‪#‎NesteDiaSCP‬ ‪#‎HistóriasdoEcletismoLeonino‬ ‪#‎SportingOlympics‬

https://www.facebook.com/sportingcpfansmodalidades/photos/a.781605828607963.1073741830.780706892031190/831494476952431/?type=3&theater