Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 20, 2014, 14:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, sotnas) Tópico:

Joaquim Agostinho

Páginas: « anterior 1 ... 4 5 [6] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Joaquim Agostinho (Lida 16243 vezes)

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #100 em: Outubro 02, 2013, 11:48 »

Ex-jvmartins76

No avatar!

*
Juvenil

Localidade: Lisboa
Masculino

Vou, porque um recente episódio do ciclismo português regurgitou algumas pessoas que nunca aceitaram a hegemonia do homem que dá o nome a este tópico e que aproveitaram este evento para questionar o inquestionável, não por méritos do ciclista que conseguiu o que conseguiu recentemente, mas porque o Joaquim Agostinho celebrizou-se com a camisola do Sporting Clube de Portugal, citar-me.

Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos, seja quem for que vença seja o que for daqui em diante.

Grande Joaquim, lenda do nosso Sporting Clube de Portugal e de Portugal.

Não podemos cair no mesmo erro do orcsébio vs CR7. Cada um é um fora de série no seu tempo, e temos que admitir que o Rui Costa já ganhou triunfos e títulos mais importantes do que os coleccionados por Joaquim Agostinho. E ainda pode fazer muito mais.

Como referi no tópico do ciclismo não há comparação possivel. O mais importante, no ciclismo, é totalmente diferente... Não é possivel comparar máquinas de hoje com máquinas do tempo do JA. E isso faz, toda a diferença.
Registado

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #101 em: Outubro 02, 2013, 12:15 »

*

Masculino

Vou, porque um recente episódio do ciclismo português regurgitou algumas pessoas que nunca aceitaram a hegemonia do homem que dá o nome a este tópico e que aproveitaram este evento para questionar o inquestionável, não por méritos do ciclista que conseguiu o que conseguiu recentemente, mas porque o Joaquim Agostinho celebrizou-se com a camisola do Sporting Clube de Portugal, citar-me.

Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos, seja quem for que vença seja o que for daqui em diante.

Não podemos cair no mesmo erro do orcsébio vs CR7. Cada um é um fora de série no seu tempo, e temos que admitir que o Rui Costa já ganhou triunfos e títulos mais importantes do que os coleccionados por Joaquim Agostinho. E ainda pode fazer muito mais.

Como referi no tópico do ciclismo não há comparação possivel. O mais importante, no ciclismo, é totalmente diferente... Não é possivel comparar máquinas de hoje com máquinas do tempo do JA. E isso faz, toda a diferença.

É o argumento dos lampiões em relação ao Eusébio. Se esse critério é válido para o Joaquim Agostinho, então deverá ser válido para o Eusébio. Se não é válido para o outro, então aqui também não o é. Simplesmente tem que haver coerência.

A minha única dívida é em relação à classificação final da Volta a França. O Rui Costa já igualou ou grande Joaquim Agostinho nesse critério, ou não?
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #102 em: Outubro 02, 2013, 14:26 »

*

Condecorações:Revelação do Ano 2012

Localidade: Lisboa/Leiria
Masculino

É o argumento dos lampiões em relação ao Eusébio. Se esse critério é válido para o Joaquim Agostinho, então deverá ser válido para o Eusébio. Se não é válido para o outro, então aqui também não o é. Simplesmente tem que haver coerência.

A minha única dívida é em relação à classificação final da Volta a França. O Rui Costa já igualou ou grande Joaquim Agostinho nesse critério, ou não?

Ainda não...

O Rui tem apenas classificações "secundarias" no Tour de France. De 20º para cima... Muito distante ainda daquilo que Joaquim Agostinho fez durante anos no Tour e nas outras grandes voltas. Somou uma serie de presenças no Top 10 do Tour e inclusive alguns podios.

Para mim, e avaliando apenas os resultados de JA (não tive oportunidade de o ver correr), JA tem melhor palmarés que Rui Costa.

Mas Rui Costa para lá caminha, e no proximo ano sendo chefe-de-fila da Lampre vai ter oportunidades de poder lutar pela Geral no Tour e de outras grandes voltas.

Independentemente de Rui Costa ultrapassar os registos de Joaquim Agostinho (Coisa que espero que aconteça), Joaquim será sempre um icone para os Sportinguistas. Pode ser "ultrapassado" por Rui Costa como melhor ciclista Português de todos os tempos, mas Agostinho será sempre Agostinho, será sempre o nosso icone e terá toda a nossa admiração por tudo aquilo que fez e alcançou no Sporting Clube de Portugal.
Registado

Esforço, Dedicação e Devoção servem de pouco se não houver Competência e Rigor.

Acrescente-se definitivamente estes 2 pilares ao ADN do Sporting, para atingirmos a Gloria.

Citação de:  José Mourinho 21-12-2013
"Se quiser vencer por 1-0, penso que sei como fazê-lo. Uma das coisas mais fáceis no futebol é vencer por 1-0. Não é assim tão difícil, basta organizar a equipa de trás para a frente e de acordo com uma ideia defensiva, não dando liberdade aos jogadores para se expressarem. No fundo, tudo se resume a recuperar a bola e tentar castigar o adversário em contra-ataque. Vencer por 1-0 não é a coisa mais difícil no futebol"
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #103 em: Outubro 02, 2013, 14:28 »

*

Masculino

Ainda não...

O Rui tem apenas classificações "secundarias" no Tour de France. De 20º para cima... Muito distante ainda daquilo que Joaquim Agostinho fez durante anos no Tour e nas outras grandes voltas. Somou uma serie de presenças no Top 10 do Tour e inclusive alguns podios.

Para mim, e avaliando apenas os resultados de JA (não tive oportunidade de o ver correr), JA tem melhor palmarés que Rui Costa.

Mas Rui Costa para lá caminha, e no proximo ano sendo chefe-de-fila da Lampre vai ter oportunidades de poder lutar pela Geral no Tour e de outras grandes voltas.

Independentemente de Rui Costa ultrapassar os registos de Joaquim Agostinho (Coisa que espero que aconteça), Joaquim será sempre um icone para os Sportinguistas. Pode ser "ultrapassado" por Rui Costa como melhor ciclista Português de todos os tempos, mas JA será sempre o nosso icone e terá toda a nossa admiração por tudo aquilo que fez e alcançou no Sporting Clube de Portugal.

Completamente de acordo!
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #104 em: Outubro 02, 2013, 14:30 »

Ex-jvmartins76

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

@Crazyhead
Ponto prévio, não faço comparações entre o inzébio e o ronaldo. Não faz qualquer tipo de sentido.
Em relação ao JA e ao RC e à comparação que queres fazer entre os resultados finais do Tour, tal não é possivel. Explico-te o porque em 2 pontos :
- RC não fez o Tour como chefe de fila
- JA não tinha como suporte uma equipa ProTour (não é possivel comparar o Sporting Raposeira a uma Movistar).

Podes-me dar um bike igual á do RC e uma igual á do JA para eu fazer o mesmo percurso. Garanto-te que demoro MTO mais c/ a bike do tempo do JA. Isso diz o que sobre ambos? Rigorosamente nada.
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #105 em: Outubro 02, 2013, 14:39 »

Ex-jvmartins76

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

Ainda não...

Independentemente de Rui Costa ultrapassar os registos de Joaquim Agostinho (Coisa que espero que aconteça), Joaquim será sempre um icone para os Sportinguistas. Pode ser "ultrapassado" por Rui Costa como melhor ciclista Português de todos os tempos, mas Agostinho será sempre Agostinho, será sempre o nosso icone e terá toda a nossa admiração por tudo aquilo que fez e alcançou no Sporting Clube de Portugal.

A ver vamos se vai ser essa a ideia dos Galbusera para o RC. Continuo a considerar o RC mais talhado para as clássicas do que para as grandes Voltas...
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #106 em: Outubro 02, 2013, 16:15 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

@Crazyhead
Ponto prévio, não faço comparações entre o inzébio e o ronaldo. Não faz qualquer tipo de sentido.
Em relação ao JA e ao RC e à comparação que queres fazer entre os resultados finais do Tour, tal não é possivel. Explico-te o porque em 2 pontos :
- JA não tinha como suporte uma equipa ProTour (não é possivel comparar o Sporting Raposeira a uma Movistar).

Podes-me dar um bike igual á do RC e uma igual á do JA para eu fazer o mesmo percurso. Garanto-te que demoro MTO mais c/ a bike do tempo do JA. Isso diz o que sobre ambos? Rigorosamente nada.

É por este tipo de razões que eu não concedo que se considere o Rui Costa melhor do que o Agostinho. Não é tanto a diferença entre a modalidade de hoje e a do tempo do Joaquim Agostinho, mas antes reconhecer que o Joaquim Agostinho dominava tudo sozinho. É colossal a diferença entre o que um atleta conseguiu num determinado meio e o que o outro conseguiu num meio totalmente diferente, melhor, com mais qualidade, instrumentos, etc.

E o Joaquim Agostinho veio praticamente do nada e tarde, algo que não pode ser olvidado. Que palmarés teria o nosso Agostinho se tivesse entrado na modalidade alguns anos mais cedo?

Joaquim Agostinho só precisava de uma coisa: bicicleta.
Registado

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #107 em: Outubro 02, 2013, 20:32 »

*
Juvenil

Localidade: Rio de Janeiro
Masculino

Nãp sei se será por (alguns) não terem vivido a época de Agostinho, mas compararem Rui Costa (que eu desejo tenha uma carreira superior a Agostinho) ao homem de Berlengas é ridículo... isso mesmo, ridículo.
Épocas e tecnologias à parte, Agostinho ganhou tudo  que havia para ganhar a nível interno e a nível externo, para além de muitos títulos, só não ganhou 1 ou mais Voltas a França, porque nunca teve uma equipa por trás e existia um senhor chamado Eddie Merckx. Mesmo assim, Agostinho fez dois terceiros lugares na mais importante competição de ciclismo. Ganhou a famosa etapa do Alpe dHuez. Teve várias presenças no Top 10 do Tour durante a sua carreira.
Um ciclista respeitadíssimo pelo pelotão, pois todos admiravam o que ele conseguia fazer, sem ser chefe de fila.
Enfim, já não é a primeira vez que isto sucede... Quando surgiu Acácio Silva e ganhou uma etapa no Tour, também muita gente se apressou a achar que tinha sido encontrado o sucessor de Agostinho...
Isto dito, desejo o melhor e o maior dos sucessos para a carreira de Rui Costa. Que conquiste o seu lugar ao sol, pois parece-me que o merece.

Mas, por enquanto, nenhum ciclista nacional sequer se compara a Agostinho... e não tem nada a ver com Inzébios... esse, coitado, já foi tantas vezes ultrapassado, que mais dia menos dia nem no Top10 vai estar.

SL
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #108 em: Outubro 02, 2013, 22:49 »

Ex-jvmartins76

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

Nãp sei se será por (alguns) não terem vivido a época de Agostinho, mas compararem Rui Costa (que eu desejo tenha uma carreira superior a Agostinho) ao homem de Berlengas é ridículo... isso mesmo, ridículo.
Épocas e tecnologias à parte, Agostinho ganhou tudo  que havia para ganhar a nível interno e a nível externo, para além de muitos títulos, só não ganhou 1 ou mais Voltas a França, porque nunca teve uma equipa por trás e existia um senhor chamado Eddie Merckx. Mesmo assim, Agostinho fez dois terceiros lugares na mais importante competição de ciclismo. Ganhou a famosa etapa do Alpe dHuez. Teve várias presenças no Top 10 do Tour durante a sua carreira.
Um ciclista respeitadíssimo pelo pelotão, pois todos admiravam o que ele conseguia fazer, sem ser chefe de fila.
Enfim, já não é a primeira vez que isto sucede... Quando surgiu Acácio Silva e ganhou uma etapa no Tour, também muita gente se apressou a achar que tinha sido encontrado o sucessor de Agostinho...
Isto dito, desejo o melhor e o maior dos sucessos para a carreira de Rui Costa. Que conquiste o seu lugar ao sol, pois parece-me que o merece.

Mas, por enquanto, nenhum ciclista nacional sequer se compara a Agostinho... e não tem nada a ver com Inzébios... esse, coitado, já foi tantas vezes ultrapassado, que mais dia menos dia nem no Top10 vai estar.

SL

O Acácio foi uma situação diferente. A alcunha "Cowboy" tinha bastante motivo de ser... Não foi mais longe na carreira porque "nao-lhe apeteceu".
Sobre o JA tive algum tempo hj á conversa com malta do tempo dele e, de facto, era um caso á parte. Vitórias? Fama? Não obrigado. JA queria era pedalar. Peito ao vento horas a fio. É para atacar? Que seja. Faltam 40 kms? Ataca. Era um caso à parte no pelotão... Um potento da natureza c/ uma força do outro mundo. Acredito que era homem para subir em 50x21. E saber que faleceu porque era demasiado teimoso em aceitar ir para o hospital... por causa de um cão.

Não há, nem vai haver qualquer tipo de comparação possível com JA. Foi e para sempre será o melhor ciclista português de todos os tempos. É com toda a honra que, todos os anos, participo no seu Grande prémio.
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #109 em: Outubro 02, 2013, 22:56 »

Ex-jvmartins76

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

@Crazyhead

É por este tipo de razões que eu não concedo que se considere o Rui Costa melhor do que o Agostinho. Não é tanto a diferença entre a modalidade de hoje e a do tempo do Joaquim Agostinho, mas antes reconhecer que o Joaquim Agostinho dominava tudo sozinho. É colossal a diferença entre o que um atleta conseguiu num determinado meio e o que o outro conseguiu num meio totalmente diferente, melhor, com mais qualidade, instrumentos, etc.

E o Joaquim Agostinho veio praticamente do nada e tarde, algo que não pode ser olvidado. Que palmarés teria o nosso Agostinho se tivesse entrado na modalidade alguns anos mais cedo?

Joaquim Agostinho só precisava de uma coisa: bicicleta.

Ninguém consegue calcular. O homem tinha uma capacidade do outro mundo Smiley
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #110 em: Outubro 07, 2013, 13:04 »

*
Veterano

Localidade: Londres
Masculino

Para mim é absolutamente patético comparar este rapazola com o Agostinho. Não tem nada a ver, é como comparar um Ferrari com um bmw. Ridículo! Seta
Registado

Assinatura renovada! Demorou, mas foi!
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #111 em: Outubro 07, 2013, 18:09 »

*
Juvenil

Localidade: Braga
Masculino

Para mim é absolutamente patético comparar este rapazola com o Agostinho. Não tem nada a ver, é como comparar um Ferrari com um bmw. Ridículo! Seta

Qual a necessidade de usar esse tipo de vocabulário?
Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #112 em: Janeiro 21, 2014, 00:27 »

*
Juvenil

A CM de Torres Vedras vai construir um Museu para o Grande Agostinho e pedem nesta altura a todos os que tenham objectos ou fotos relevantes ou conhecimento de quem tenha que entre em contacto com eles: PaulaSilva@Cm-Tvedras.pt

Eu já o fiz, pois há tempos conheci o Museu Particular de um Grande Leão (infelizmente já falecido) e ele tinha 3 camisolas amarelas do Joaquim Agostinho.
Registado

ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #113 em: Janeiro 21, 2014, 09:32 »

*
Júnior

Masculino

Eu já o fiz, pois há tempos conheci o Museu Particular de um Grande Leão (infelizmente já falecido) e ele tinha 3 camisolas amarelas do Joaquim Agostinho.

Shocked...três!!!  Que maravilha!

E parabéns à CM Torres Vedras, pela homenagem a este Senhor do desporto Bater Palmas
Registado

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #114 em: Janeiro 21, 2014, 16:03 »

No avatar!

*
Sénior

Condecorações:Revelação do Ano 2013

Shocked...três!!!  Que maravilha!

E parabéns à CM Torres Vedras, pela homenagem a este Senhor do desporto Bater Palmas

Bater Palmas Parabens a Camara Municipal de Torres Vedras, pela grande ideia de construir um museu para homenagear este enorme senhor  Bater Palmas

Infelizmente nao nasci no seu tempo, mas para mim sera sempre o sr. ciclismo (apesar de gostar tambem bastante do Rui Costa), felizmente ja tive o previlegio de ver na RTP Memoria alguns programas dedicados a ele, e ate etapas da Volta a Franca (muito poucas e certo), mas posso dizer que fiquei sempre com os olhos agarrados ao ecra  Cheesy

Ja quase tudo foi dito, mesmo assim posso dizer com orgulho que tivemos um predestinado no ciclismo, que inicou a carreira somente aos 25 anos e que elevou o nome de  Portugal em provas de renome como a Vuelta e o Tour (com classificacoes que nos enchem de orgulho), e que por muito pouco nao as venceu. Em Portugal limpou varias voltas, e aquelas que nao venceu foi atraves de polemicas mesquinhas, pois so assim conseguiam "parar" o enorme Joaquim Agostinho.

A primeira vez que ouvi falar de Agostinho, tinha 8 anos numa visita ao Museu do Estadio de Alvalade, lembro-me de ouvir a historia da sua morte e ter reinado em mim, um sentimento de profunda tristeza, mesmo nao tendo vivido nesse periodo. Afinal estava a poucos metros de completar mais uma etapa na Volta ao Algarve que ia vencer confortavelmente pelo "seu" Sporting, em preparacao para outras provas de maior duracao. Mesmo assim como grande campeao que foi, conseguiu acabar essa etapa apesar das fortes dores...

Infelizmente, e por varios motivos o seu estado de saude piorou bastante, e pouco depois viria a falecer aos 41 anos...

Apesar disso a sua memoria continua imortal, tanto para os amantes de ciclismo como para os Sportinguistas.

Por tudo aquilo que fez, muito obrigado "senhor ciclismo" Joaquim Agostinho  Bater Palmas

Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #115 em: Janeiro 21, 2014, 16:14 »

*
Veterano

Condecorações:Fair-Play 2013

Localidade: S. Magos
Feminino

Parabéns pela iniciativa de prestar homenagem a este grande senhor , mais que merecido  Bater Palmas Bater Palmas
Jamais será esquecido por nós  Bater Palmas

Registado

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #116 em: Janeiro 21, 2014, 16:17 »

*
Juvenil

Registado
Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #117 em: Março 16, 2014, 18:04 »

*
Veterano

Localidade: Algarve
Masculino

Hoje tive em Quarteira, no "tal sítio" e lembrei-me de colocar isto aqui...

Descansa em paz enorme Leão, jamais serás esquecido!
Registado

Re: Joaquim Agostinho , « Resposta #118 em: Março 28, 2014, 14:57 »

*
Veterano

Masculino

Colecção de vídeos do Joaquim Agostinho, disponibilizados no novo site de Arquivo da RTP: http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?tm=20&headline=14&visual=5
Registado

És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> http://www.sporting.pt/Socios/Inscricao/socios_inscsocio.asp

A verdade sobre o Sporting da "geração" Roquette

Documentário "GOLPE NO SPORTING" - Capítulo 1 - "Os Credíveis"
Documentário "GOLPE NO SPORTING" - Capítulo 2 - "Afinação Eleitoral"
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 4 5 [6] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, sotnas) Tópico:

Joaquim Agostinho

« tópico anterior seguinte »
Ir para: