Hilário

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-dia-com-hilario/

A rtp disponibilizou parte do seu arquivo e podemos ver videos históricos do Sporting.Este é um deles.

Grande Hilário !

Muito bom!
E lá estava um que deveria figurar no Orgulho Leonino, Manuel Marques, o Massagista Milagreiro.
Grande Leão!

Obrigado pela partilha.



Grande Campeão !!!!  Lenda viva !!!!

Outros tempos,  quando os jogadores profissionais sentiam a  ' RESPONSABILIDADE  ' de representar o grande SCP. :venia:

PS.  Damm , sempre os amigos $$$$ 'aconselhar' nos negócios(1000contos), :cartao: valia-lhes os jogos de despedida para recuperem algum... ::)
« Última modificação: Janeiro 17, 2018, 22:27 pm por P.Cascavel »
Citar
Lendas do “universo” leonino: Hilário
Por Jorge Faria Sousa - 11/03/2018

Hilário Conceição, uma verdadeira lenda viva do Sporting Clube de Portugal, o atleta com mais jogos com a camisola verde e branca e uma carreira repleta de títulos e vitórias.

O lateral-esquerdo, oriundo de Moçambique, deu os seus primeiros passos no futebol, ao serviço do Atlético e do Sporting de Lourenço Marques. No dia 3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa, para vestir de leão ao peito. No Sporting Clube de Portugal fez toda a sua carreira, contam-se 15 épocas, 453 jogos e 1 golo marcado.

Hilário é uma das figuras mais marcantes da história do futebol leonino, com a camisola verde e branca conquistou 3 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e a mítica Taça das Taças, na época 1963/1964. Recorde-se que na caminhada para erguer a Taça das Taças, os leões conseguiram a maior goleada de sempre nas competições europeias, por 16-1 frente ao APOEL. Na mesma competição, o Sporting viria a eliminar o Manchester United de George Best, Bobby Charlton e Denis Law, depois de perder por 4-1 em Old Tradford, vencendo em Alvalade por 5-0.

O senhor Hilário fez parte também de uma das páginas douradas do futebol português, tendo feito parte dos “Magriços” que representaram Portugal no Mundial de 1966. No Reino Unido, os atletas portugueses conquistaram a medalha de Bronze no campeonato do mundo. No Mundial 66, o leão Hilário jogou todas as partidas e foi aliás considerado o melhor defesa-esquerdo da competição. Hilário realizou ao longo da sua carreira, 40 jogos ao serviço da seleção.

O capitão Hilário terminou a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, com mais um título. Decorria a temporada 1972/1973, quando no Estádio do Jamor os leões venceram o Vitória de Setúbal por 3-2, conquistando a Taça de Portugal. Na história de Hilário ficam as grandes exibições, o seu excelente pé esquerdo, a sua velocidade e a sua entrega em campo.

Depois de terminar a sua carreira, Hilário continuou ligado ao futebol, prosseguindo a sua carreira de treinador. Na sua carreira como técnico, mais uma vez, esteve ao serviço do clube do seu coração por várias ocasiões e desempenhando vários cargos.

Uma vida ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do desporto português, uma das lendas! Um verdadeiro leão!


Bola na Rede
Jorge Faria Sousa - 11/03/2018

Mas este artista não sabe consultar a Wiki Sporting antes de escrever?... São 494 jogos oficiais pelo SCP..., é só fazer as contas. :wall: