Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Novembro 26, 2014, 13:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Hilário

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 5 6 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Hilário (Lida 14656 vezes)

Re: Hilário , « Resposta #40 em: Novembro 24, 2011, 21:49 »



*
Juvenil

Mensagens: 574
Idade: 26
Localidade: Lisboa
Masculino


Como é? Não se faz nada para ajudar o Hilário? não havia um forista que agora pertence aos quadros do Sporting? Talvez se pudesse falar com ele. Este senhor de certeza que fazia um bom trabalho pelo menos a contar histórias do Sporting na academia. Parece saber muitas e daquelas que enaltecem o nosso ego Sportinguista.

Registado


Re: Hilário , « Resposta #41 em: Novembro 24, 2011, 22:06 »



*
Veterano

Mensagens: 16698
Idade: 26
Localidade: Coimbra
Masculino


Como é? Não se faz nada para ajudar o Hilário? não havia um forista que agora pertence aos quadros do Sporting? Talvez se pudesse falar com ele. Este senhor de certeza que fazia um bom trabalho pelo menos a contar histórias do Sporting na academia. Parece saber muitas e daquelas que enaltecem o nosso ego Sportinguista.


Eu também sou da opinião que senhores como este têm de ter sempre lugar no Sporting! Nem que seja simplesmente a andar pela Academia e conviver com os miúdos. Sempre fazem mais do que alguns tipos que lá andam e levam 3 ou 4 mil para casa só porque são técnicos qualificados/graduados/experientes/promissores/mamões/tachistas/lindos/catitas/idiotas (riscar o que não interessa como diz o outro) para lá irem duas ou três horas por dia...
Registado

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Re: Hilário , « Resposta #42 em: Dezembro 02, 2011, 21:12 »



*
Júnior

Mensagens: 1650
Idade: 108
Localidade: Lx
Masculino

WWW
Voltando à entrevista concedida pelo Enorme Hilário ao nosso Jornal, deixo-vos aqui uma outra entrevista de outro Sportinguista, este de Lourenço Marques, em que mais uma vez vem a confirmar oquem de facto é o Eusébio da Silva.


Citar
Eusébio e as suas inverdades! 
 
Não poderia, de forma alguma, ficar indiferente à entrevista concedida pelo Sr. Eusébio Ferreira à Revista Única de 12 de Novembro último, e justifico o que acima afirmo em poucas linhas.
 
 
Eusébio  iniciou-se a jogar futebol federado em 1958, nos Júniores do Sporting Clube de Lourenço Marques (SCLM), onde jogava a interior esquerdo e eu a guarda-redes. Nascidos ambos em 1942 - ele a 25 de janeiro e eu a 25 de março -  pertencíamos ao mesmo escalão, por isso sei do que falo. Quando diz que, com 16/17 anos, já jogava nos séniores do SCLM, porque não existiam escalões inferiores, isso não é verdade! E relembro-o que o seu, e meu, primeiro jogo oficial foi contra o Benfica de Lourenço Marques, onde vencemos por 2-0, no escalão júnior. A foto seguinte - relativa à época 1958/59 da equipa de juniores do Sporting de Lourenço Marques, tinha ele 16 anos - desmente-o.
 
Jogámos juntos a época seguinte, 1959/60, na qual também fomos campeões de Lourenço Marques pelo Sporting (ver segunda foto)
 








ESCALÃO DE JÚNIORES – ÉPOCA 1958/59 Braga Borges - André - Lino Alonso - Flores (Gomes) - Bessa - Cunha James - Manuel António - Ashok - Eusébio - Madala









ESCALÃO DE JÚNIORES – ÉPOCA 1959/60 Braga Borges - Leitão - Bessa - Sau - James (capitão) - Coelho - Delfim Madala - Roberto Mata - Eduardo - Eusébio - Morais Alves - Isidro

 
Na época de 1960/61 é que ele sobe aos seniores, já então com 18 anos. E, ao contrário do que diz, o escalão júnior existia! E o tal jogo a que se referiu na entrevista à Única, em que marcou três golos ao Desportivo de Lourenço Marques, foi como sénior. Também não é verdade que tenha chorado quando marcou ao Desportivo. Tal como a restante equipa, festejou, isso sim! E, no jogo da final, marcou os dois golos com que o Sporting de Lourenço Marques derrotou o Ferroviário, cujo guarda-redes era Acúrcio Carrelo, ex FCP. Era um tempo em que não existiam rivalidades doentias, apenas as saudáveis rivalidades desportistas.
 
O que eu duvido que existam são os tais irmãos engenheiros. Como conheci relativamente bem a família dele, ele que diga onde se formaram os irmãos, uma vez que na altura Moçambique não tinha universidades. Eu acho graça aos "pobres de espírito" que - sem desprimor por ninguém - julgam que ser engenheiro é chegar ao topo do Mundo. 
 
Diz também o Sr. Eusébio que o pai foi internacional por Moçambique. Como, se Moçambique era uma província - e não uma nação? Havia, isso sim, as seleções de Moçambique e a dos Naturais da Província. Ele que diga em qual delas jogou o pai. Em nenhuma - afirmo eu! 
 
Para o fim, reservo a parte que para mim é mais importante, aquela em que afirma: "SPORTING, CLUBE ELITISTA E RACISTA"








Se éramos um clube elitista e racista, ele que explique então porque saíram do "seu" Desportivo, para jogar no Sporting, o Satar e o Merali, que eram indianos, e o Sérgio Albasini, que era mestiço. Menciono apenas estes, mas havia mais jogadores que saíram de livre vontade, pois, como bem sabem, não existiam transferências à base de dinheiro. E, já agora, que diga também quem saiu do Sporting para o Desportivo.  Eu não me recordo de nenhum - e os jogadores nada recebiam, o Sr. Eusébio era a exceção! 
 
Clube racista, diz ele... O Sr. Eusébio é que fala em racismo. Será que se recorda? Eu avivo-lhe a memória: a dupla de centrais era composta por Satar (indiano) e Rangel (misto/chinês); o avançado centro, Maurício, era preto (para não falar do próprio Eusébio);  havia ainda Morais Alves, Roberto da Mata, Madala, etc. etc. etc., todos de raças diferentes. 
 
E porque o clube não era só futebol e integrava outras modalidades desportivas, entre as quais o basquetebol, relato aqui outro ponto que mostra bem o quanto éramos racistas. Reis Pires, basquetebolista preto, natural da Guiné e radicado na então Metrópole Portuguesa, quando cumpria o serviço militar foi transferido para Moçambique, onde recomeçou a jogar basquetebol, no Desportivo de Lourenço Marques. Mas ao fim de algum tempo quis ir jogar para o Sporting de Lourenço Marques, o tal clube que segundo o Sr. Eusébio era racista.
 
Racismo no SCLM? Mais uma vez o desminto. Então e quando o Sporting era convidado a participar em torneios na África do Sul (na época do apartheid) e uma das exigências para a participação era a equipa não incluir atletas pretos, o que é que os dirigentes do Sporting faziam? Não ia ninguém, declinava os convites! E, ao contrário de outros clubes, o Sporting é que era um clube racista, segundo o Sr. Eusébio...
 
Rivalidades? Na época, as rivalidades eram tantas ou tão poucas que, quando o Benfica foi campeão europeu, a direção do Sporting de Lourenço Marques disponibilizou veículos automóveis para que todos nós, do Sporting, pudéssemos ir para as ruas de Lourenço Marques festejar o acontecimento, o que fizemos com muita alegria e muito orgulho. É este Sporting, um  clube respeitado, que engloba dirigentes, formadores, atletas e adeptos, que o Sr. Eusébio tenta denegrir? É bom que as pessoas saibam a realidade dos factos e que o conhecemos não de agora, mas de outros tempos...
 
A maioria dos atletas que defenderam, nas diversas modalidades, a camisola do Sporting de Lourenço Marques, felizmente ainda estão vivos e são as melhores testemunhas do que eu aqui afirmo. Muito mais haveria para dizer, mas fico-me pelo essencial. 
 
Porque será que o Sr. Eusébio instiga ao rancor? Será para justificar o que o Benfica lhe paga? O amor à camisola não justifica tudo! E é feio "cuspir no prato onde se comeu"... Esta é uma outra forma de se ser Judas. O Sr. Camilo Antunes, o Sr. Elísio Pereira e o Vigorosa já devem ter dado muitas voltas no túmulo com tamanha ingratidão. 
 
É que, para ser respeitado, tem de respeitar! Mostrou-nos uma faceta que lhe desconhecíamos e que, a meu ver, fragiliza a sua figura como Embaixador do futebol português. Eusébio Ferreira foi um excelente jogador, hoje confunde e diz inverdades. Não tinha necessidade!  Sabes que eu tenho razão, Eusébio.
 
Braga Borges (antigo jogador do Sporting Clube de Lourenço Marques)




Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/antigo-jogador-desmente-eusebio=f691384#ixzz1fPhPiIAx
Registado
Re: Hilário , « Resposta #43 em: Março 04, 2012, 21:20 »



*

Mensagens: 10197
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
Entrevista de Janeiro de 1995 (cliquem para ampliar, dá para ler!).


Registado

Re: Hilário , « Resposta #44 em: Julho 05, 2012, 16:01 »



*
Veterano

Mensagens: 6271
Idade: 22
Localidade: Parede
Masculino


Pessoal,

À uns tempos criei uma página do Hilário no facebook - "Hilário Rosário da Conceição". Ainda tem poucos Gostos. Agradecia imenso se ajudassem a página a crescer:

https://www.facebook.com/pages/Hil%C3%A1...ncei%C3%A7%C3%A3o/162595963839823?ref=ts


Obrigado !

« Última modificação: Julho 05, 2012, 16:06 por Frederico Vieira » Registado

Re: Hilário , « Resposta #45 em: Julho 05, 2012, 16:05 »



*
Veterano

Mensagens: 6271
Idade: 22
Localidade: Parede
Masculino


Registado

Re: Hilário , « Resposta #46 em: Julho 05, 2012, 16:06 »



*

Mensagens: 13614
Idade: 26
Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

WWW
Um símbolo do nosso clube, sem necessitar de amizade especial ou truques para assim ser considerado. O melhor defesa-esquerdo português de todos os tempos.

Super Hilário, grande homem, grande jogador, grande Sportinguista!
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: Hilário , « Resposta #47 em: Dezembro 05, 2012, 01:27 »



*
Sénior

Mensagens: 4816
Idade: 28
Masculino


Estava a ver U24, programa de urgência médica da RTP. E o INEM apanhou o Hilário deitado numa rua de Lisboa às tantas da noite.  Sad

Espero que tenha umas rápidas melhoras!
Registado
Re: Hilário , « Resposta #48 em: Dezembro 05, 2012, 01:38 »



*
Veterano

Mensagens: 16698
Idade: 26
Localidade: Coimbra
Masculino


Estava a ver U24, programa de urgência médica da RTP. E o INEM apanhou o Hilário deitado numa rua de Lisboa às tantas da noite.  Sad

Espero que tenha umas rápidas melhoras!
Chocado

As melhoras campeão!
Registado

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Re: Hilário , « Resposta #49 em: Dezembro 05, 2012, 01:46 »


SVPERBIA : HONORA : FIDELITAS


*
Veterano

Condecorações:Melhor Assinatura 2010


Mensagens: 15690
Idade: 27
Localidade: Vialonga [91.069]
Masculino

WWW
Era notório e visível que o Hilário passava por dificuldades.
Não foi por falta de aviso da minha parte que o Sporting deixou de o saber.

Pobre Hilário, que recupere bem e rápido.
Registado

Re: Hilário , « Resposta #50 em: Dezembro 05, 2012, 01:58 »



*

Mensagens: 13614
Idade: 26
Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

WWW
Estava a ver U24, programa de urgência médica da RTP. E o INEM apanhou o Hilário deitado numa rua de Lisboa às tantas da noite.  Sad

Espero que tenha umas rápidas melhoras!

chiça penico!, como é que isto é possível?

FILHOS DUMA GRANDE cortesã, ABANDONARAM UM DOS GENUÍNOS SÍMBOLOS DO SCP, O MELHOR DEFESA-ESQUERDO PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS!
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: Hilário , « Resposta #51 em: Dezembro 05, 2012, 03:00 »



*
Veterano

Mensagens: 15778


Todos os Sportinguistas deveriam estar ao corrente da situação.

Força, Hilário!
Registado

''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!'' - João ''Benny'' Benedito
Re: Hilário , « Resposta #52 em: Dezembro 05, 2012, 10:44 »



*

Mensagens: 10197
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
eh pá, eu vi o Hilário há umas duas semanas atrás, na apresentação da caderneta, aliás tenho a assinatura dele em cima de cada um dos cromos em que ele aparece, e sinceramente ele estava com óptimo aspecto, muito bem vestido, e com óptima disposição!!!

As melhoras Campeão!!!
Registado

Re: Hilário , « Resposta #53 em: Dezembro 05, 2012, 10:53 »



*
Juvenil

Mensagens: 1302
Idade: 24
Localidade: Lisboa


Vergonha Sad

Os verdadeiros leões estão contigo!
Registado
Re: Hilário , « Resposta #54 em: Dezembro 05, 2012, 11:17 »


Quero um Pavilhão para as modalidades


*

Mensagens: 39203
Localidade: Galiza/lisboa




Chiça Penico

As melhoras grande Leao

SL
Registado

Re: Hilário , « Resposta #55 em: Dezembro 05, 2012, 12:59 »



*

Mensagens: 24526
Feminino


As melhoras campeão.
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Hilário , « Resposta #56 em: Dezembro 05, 2012, 13:45 »



*
Juvenil

Mensagens: 1195
Idade: 19
Localidade: Coimbra
Masculino



É triste ver isto, muito triste.

Força Leão !!
Registado

A ganhar ou a perder, Sporting até morrer !
Re: Hilário , « Resposta #57 em: Dezembro 05, 2012, 13:55 »


No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 376


Força Campeão!

Um verdadeiro Leão e um dos simbolos não só do Sporting mas também do futebol portugues.
Registado
Re: Hilário , « Resposta #58 em: Dezembro 05, 2012, 19:26 »



*
Sénior

Mensagens: 4816
Idade: 28
Masculino


Hoje é possível que fique disponível na RTP Play o programa. Foi já perto do fim.
Registado
Re: Hilário , « Resposta #59 em: Dezembro 05, 2012, 19:37 »



*
Júnior

Mensagens: 4559
Idade: 37
Masculino


Estava a ver U24, programa de urgência médica da RTP. E o INEM apanhou o Hilário deitado numa rua de Lisboa às tantas da noite.  Sad

Espero que tenha umas rápidas melhoras!

 Chocado

Se alguém tiver alguma novidade sobre o que se passou e qual a situação actual, acho que agradecemos todos, que coloque.

Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 5 6 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Hilário

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade