Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 21, 2014, 18:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Luís Figo - Amor ou Ódio?

Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 17 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Luís Figo - Amor ou Ódio? (Lida 24016 vezes)

Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #60 em: Julho 31, 2011, 04:19 »

*

Ou a minha memória me falha, ou Figo não foi vendido. Não renovou contrato e o Barça apenas pagou os valores pela formação, que na altura eram muito mais elevados do que actualmente.

O Barça acordou pagar um valor um pouco mais alto do que a indemnização devida, em nome do bom relacionamento institucional. Não deixou de ser um roubo, como é óbvio.  Assobiar
Registado

Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #61 em: Julho 31, 2011, 06:23 »

*

Localidade: Lisboa
Masculino

Ou a minha memória me falha, ou Figo não foi vendido. Não renovou contrato e o Barça apenas pagou os valores pela formação, que na altura eram muito mais elevados do que actualmente.

O Figo deixa o Sporting no final da época 1994/95, e era representado pelo José Veiga, que tentou uma renegociação de contrato (melhorial salarial) do Figo que era dos mais mal pagos do plantel, sendo já na altura um dos jogadores mais importantes e capitão. Sousa Cintra tinha dado contratos milionários ao Paulo Sousa e ao Pacheco para os sacar ao slb e "esqueceu-se" de alguns jogadores que vinham da formação, Emilio Peixe foi também um dos esquecidos, e que tinham contratos como profissonais assinados no inicio da carreira e nunca actualizados. Veiga e Cintra nunca se entenderam sobre este assunto, e numa especie de retaliação, o empresário do Figo não aceitou "à ultima-hora" assinar a renovação para obrigar o Barcelona a negociar com o Sporting.

O Figo saiu livre para o Barcelona, que pagou os direitos de formação e mais qualquer coisa, para manter as boas relações instituicionais com o Sporting.

No dia em que o Figo se despediu de Alvalade, tinha muitos sócios à saída da saudosa porta 10-A a desejarem-lhe sorte, estive lá e por isso sei do que falo.

Pelo meio ficam historias de bastidores, nas quais o Sousa Cintra, tentou impedir que o Figo fosse convocado para alguns jogos algo que nunca se concretizou porque jogadores como Oceano e Balakov (no tempo em que tinhamos capitães a sério) ameaçaram não jogar caso isso sucedesse.

Registado

Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #62 em: Agosto 01, 2011, 19:52 »

On a steel horse I ride

*

Condecorações:Membro do Ano 2012Membro do ano 2011

Localidade: VILA NOVA GAIA
Masculino

Ok, memória reavivada! Positivo!
Registado

Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #63 em: Agosto 12, 2011, 04:18 »

Goncalojbcorreia

Figo que era dos mais mal pagos do plantel, sendo já na altura um dos jogadores mais importantes e capitão. Sousa Cintra tinha dado contratos milionários ao Paulo Sousa e ao Pacheco para os sacar ao slb e "esqueceu-se" de alguns jogadores que vinham da formação,
Salvo as devidas diferenças, tirando o nome dos intervenientes, parece-me claro, e tem sido recorrente, que o Sporting não tem dado o sucesso (nem financeiro, nem "desportivo" - embora este também deles dependa, mas não só) aos jogadores que tem formado, preferindo pagar mais a atletas menos talentosos e com muito menos identificação com o clube.

Não podemos, depois, queixar-nos ou que queiram sair, ou que brilhem mais (e ganhem muito mais!) noutros lados que cá.

É off-topic, mas não deixa de ser curioso relembrar-mo-nos disto.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #64 em: Agosto 12, 2011, 12:31 »

ex-Conde d'Asseca

*
Sénior

Localidade: Algarve
Masculino

Nem uma coisa,nem outra.

Indiferença..

(embora nao me esqueça do tal jogo,contra o Inter,com ele aos pulos a festejar o golo dos italianos e o brasileiro Adriano,de boca aberta,a olhar para ele e nao entender,aquela alegria..dassss)
« Última modificação: Agosto 12, 2011, 12:37 por filipe99 » Registado

Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #65 em: Agosto 16, 2011, 19:48 »

*
Juvenil

Localidade: Rio de Janeiro
Masculino

Sem dúvida um dos melhores jogadores que vi jogar em toda a minha vida.

Para mim, o momento que define o Figo como jogador e de que me recordo como se fosse hoje, não foi nenhuma das suas fintas. Foi o golo que marcou à Inglaterra no Euro 2000. Aquele golo de raiva (e um pouco de sorte, mas a sorte procura-se) levou toda uma equipa a dar a volta ao resultado.

Acompanhei particularmente a sua passagem por Barcelona, pois durante anos o meu trabalho levava-me à cidade condal quase todas as semanas.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #66 em: Setembro 01, 2011, 01:37 »

*
Juvenil

Localidade: Santarém
Masculino

Desculpem lá o desenterranço mas passei por esta zona do fórum e deparei-me com algumas incorrecções...

Luis Figo não saiu para o Barcelona exactamente nos termos que o colega Nuno Lapa descreve.
Luis Figo não quis renovar com o Sporting, por promessas do presidente não cumpridas, e assina pela Lázio e pela Juventus.
A FIFA ou a UEFA (não me lembro) decidiu castigar Figo com um ano de inactividade, a não ser que as partes se entendessem.
Foi então que apareceu o Barcelona, que de alguma forma agradou a todas as partes e assim evitou uma situação embaraçosa para Figo.

Portanto a sua gratidão ao clube que o formou, foi o mínimo, a receita de formação, inscrita na lei.

Anos mais tarde, sai do Barcelona, onde era idolatrado e acarinhado por todos, a troco de mais pesetas, para o rival Real Madrid.

A gratidão para com o Barcelona foi zero, mas pelo menos estes receberam uma quantia considerável, algo que não aconteceu com o Sporting na altura. Recordo que o Sporting recebeu por Figo de direitos de formação cerca de 400.000 contos. Rui Costa rendeu 3 vezes mais.

Vai então para o Real, onde com 32 anos e mais 1 de contrato, queria renovar por mais uns quantos anos, e não lhe foi dada essa satisfação.

Joga então já no final da carreira no Inter, até que aceitou ir jogar para as Arábias, e já com tudo praticamente acertado e com um contrato milionário, o presidente do Inter impediu o negócio mantendo-o mais uma época no clube.

O que eu penso como pessoa do Figo, é indiferente, acho que deixou muito a desejar.

Como futebolista, e principalmente nos tempos de Barcelona foi durante muitos anos o melhor extremo do mundo. Tinha tudo, técnica, explosão, velocidade, facilidade de remate. Curiosamente ganha o titulo de melhor jogador do mundo já no Real, mas o melhor Figo, foi o do Barcelona. Não me lembro de um extremo melhor que ele.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #67 em: Setembro 02, 2011, 08:18 »

*
Sénior

Localidade: Dortmund-Germany
Masculino

Desculpem lá o desenterranço mas passei por esta zona do fórum e deparei-me com algumas incorrecções...

Luis Figo não saiu para o Barcelona exactamente nos termos que o colega Nuno Lapa descreve.
Luis Figo não quis renovar com o Sporting, por promessas do presidente não cumpridas, e assina pela Lázio e pela Juventus.
A FIFA ou a UEFA (não me lembro) decidiu castigar Figo com um ano de inactividade, a não ser que as partes se entendessem.
Foi então que apareceu o Barcelona, que de alguma forma agradou a todas as partes e assim evitou uma situação embaraçosa para Figo.

Portanto a sua gratidão ao clube que o formou, foi o mínimo, a receita de formação, inscrita na lei.

Anos mais tarde, sai do Barcelona, onde era idolatrado e acarinhado por todos, a troco de mais pesetas, para o rival Real Madrid.

A gratidão para com o Barcelona foi zero, mas pelo menos estes receberam uma quantia considerável, algo que não aconteceu com o Sporting na altura. Recordo que o Sporting recebeu por Figo de direitos de formação cerca de 400.000 contos. Rui Costa rendeu 3 vezes mais.

Vai então para o Real, onde com 32 anos e mais 1 de contrato, queria renovar por mais uns quantos anos, e não lhe foi dada essa satisfação.

Joga então já no final da carreira no Inter, até que aceitou ir jogar para as Arábias, e já com tudo praticamente acertado e com um contrato milionário, o presidente do Inter impediu o negócio mantendo-o mais uma época no clube.

O que eu penso como pessoa do Figo, é indiferente, acho que deixou muito a desejar.

Como futebolista, e principalmente nos tempos de Barcelona foi durante muitos anos o melhor extremo do mundo. Tinha tudo, técnica, explosão, velocidade, facilidade de remate. Curiosamente ganha o titulo de melhor jogador do mundo já no Real, mas o melhor Figo, foi o do Barcelona. Não me lembro de um extremo melhor que ele.

Em 1995, anunciava-se a sua transferência para um gigante europeu, mas uma disputa entre dois clubes Italianos, a Juventus e o Parma, depois de Figo assinar contrato pelos dois clubes, resultou em que Figo fosse proíbido de se transferir para um clube Italiano por um período de 2 anos. A situação acabaria por seu resolvida, depois da sua transferência para o clube espanhol F.C. Barcelona.
Registado

Bill Shankly treinador legenda do FC Liverpool (1959–1974)

"O clube pertence aos fãs que o apóiam. Os diretores estão lá apenas para assinar os cheques."

"Algumas pessoas acreditam que futebol é questão de vida ou morte. Fico muito decepcionado com essa atitude. Eu posso assegurar que futebol é muito, muito mais importante"
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #68 em: Setembro 02, 2011, 08:37 »

*
Veterano

Localidade: Amadora, Portugal
Masculino

Nem uma coisa,nem outra.

Indiferença..

(embora nao me esqueça do tal jogo,contra o Inter,com ele aos pulos a festejar o golo dos italianos e o brasileiro Adriano,de boca aberta,a olhar para ele e nao entender,aquela alegria..dassss)

Não quero garantir, mas não me lembro dele aos pulos, mas sim a aplaudir. Mas posso estar enganado.

Seja como for, será essa uma situação parecida com aquela do Manuel Fernandes a festejar golos do Setúbal frente ao Sporting quando era treinador do Setúbal?  Assobiar
Com isto não estou a atacar o grande Manel (foi a única camisola que tive de um jogador que a tivesse utilizado num jogo). Apenas estou a dizer que os profissionais de futebol em regra geral festejam os golos das equipas que representam.

Rui Costa a chorar no golo contra o SLB foi mais uma actuação de teatro que outra coisa.
CR7 não festejou em Alvalade e pediu desculpas mas festejou em Manchester.
O que irias pensar do JVP se ele não festejasse os golos do Sporting contra o seu Benfica?
A mesma pergunta em relação ao João Pereira. Quantos nomes lhe chamarias se quando jogarmos contra os lamps (todos sabemos que é o seu clube) ele não festejasse? É a obrigação dele festejar. Tal como era a do Figo.

Como sempre digo, temos de tentar ser sempre coerentes (mesmo no que diz respeito ao nosso clube).
Registado

ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #69 em: Setembro 02, 2011, 11:32 »

farinha amparo

1º Admiração como futebolista
Integra a restrita galeria dos homens que me orgulho de ter visto jogar com a camisola do Sporting
É dos futebolistas que mais apreciei, com a nossa camisola, com a da selecção portuguesa e ainda com a do Barcelona.
Já na equipa principal do Sporting teve problemas com a bancada. Robson chegou a sentá-lo. Era acusado de trapalhão, individualista, marreco, etc. Na selecção demorou a ser indiscutível. Respondeu sempre com profissionalismo: trabalhou mais, evoluiu e tornou-se mais jogador. Mesmo quando se tornou vedeta, não me lembro de virar a cara nem nos particulares na selecção contra os mija na escada.
Da sua geração demorou a ser o nº 1. Não escondo que eu até "preferia" Peixe. Enganei-me. E a crítica só tinha olhinhos para Rui Bosta e João Pinto. Como foi muito mais profissional que todos juntos descolou daqueles e de muitos outros e chegou ao topo que mais nenhum alguma vez tinha alcançado. Só Cristiano, que atingiu o estrelato muito mais cedo, o pode superar (se é que não superou já). Nunca me constou que fora das 4 linhas prejudicasse o seu rendimento, por exemplo, fumando que nem a chaminé da Sacor, algo que o Bosta e o João faziam. Mesmo na fase descendente da carreira, com menos fulgor, doseava o esforço e era utilissimo às suas equipas.
Dentro das 4 linhas, foi sempre 1 senhor!

2º O amor e o ódio
Sempre teve um problema com o guito, quando pobre/remediado ou já milionário. A assinatura com os lamps, a não renovação com o Cintra, os 2 contratos em Itália, o saldo na ida para Barcelona, a bandeira eleitoral do Florentino, a saída de Barcelona e a aliança com o José Veiga. Tudo isso é verdade, mas não meço a qualidade futebolística de Luís Figo por isso, mesmo que algumas delas me tenham doído muito.
Quanto a festejar os golos contra nós em jogos a doer, pelo Real ou pelo Inter, nunca me pareceu nada de mais e os exemplos de outros cá formados e que citaram permitem estabelecer toda a diferença. Ao contrário de outros, declarações de ódio contra nós, que eu saiba, nunca teve, antes pelo contrário. Quanto às lágrimas de merd* do Bosta num jogo particular por uma equipa de 3ª linha de Itália, problema deles. Quando essa equipa faliu, demonstrou bem onde estava o seu coração
Concluindo, nem amor, nem ódio, nem indiferença. Só admiração pelo futebolista, pelo seu futebol. E muita
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #70 em: Setembro 03, 2011, 12:01 »

*
Iniciado

Localidade: Barreiro
Masculino

Amor claramente.
Registado

Oh Godinho, ora escuta:

"Can't believe you were once just like anyone else
then you grew and became like the devil himself
Pray to God I think of a nice thing to say
But I don't think I can so fuck you anyway"
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #71 em: Setembro 29, 2011, 13:04 »

*
Veterano

Localidade: Londres
Masculino

Como jogador, um dos maiores de sempre do SCP. E de caras uma das suas maiores "bandeiras". Ainda hoje. O resto, não me interessa para nada.

De referir, que nessa sua não-renovação com o SCP há muito da inaptidão do Cintra (muito tempo para lhe renovar o contrato quando ele era claramente um grande jogador) e dedo do josé veiga, esse ser rastejante asqueroso. E quando ao ter assinado pelos lamps ainda júnior, não sei se se lembram em que estado caótico o Sporting vivia nessa altura e de referir que embora tenha de facto assinado com os lamps (como o Peixe) também foi dele a decisão de voltar atrás, e ficar no Sporting.
Registado

Assinatura renovada! Demorou, mas foi!
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #72 em: Setembro 29, 2011, 16:09 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa

Em 1995, anunciava-se a sua transferência para um gigante europeu, mas uma disputa entre dois clubes Italianos, a Juventus e o Parma, depois de Figo assinar contrato pelos dois clubes, resultou em que Figo fosse proíbido de se transferir para um clube Italiano por um período de 2 anos. A situação acabaria por seu resolvida, depois da sua transferência para o clube espanhol F.C. Barcelona.

Pois eu na altura ouvi uma versão parecida, mas não exactamente igual, o Figo assinou contracto com o Parma à revelia do Sporting, e dizia-se que o objectivo final era o fifica (na altura patrocinado pela parmalat).
Uma vez que o jogador já não ia renovar, o Sporting vende-o à Juventus e este acaba por assinar o tal 2º contracto.

O resto já foi dito, não podendo jogar em Itália foi para o Barça.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #73 em: Setembro 29, 2011, 16:19 »

*
Juvenil

Localidade: São João da Talha

Eu simpatizo com o Figo. Tanto com o jogador como com a pessoa. Mas tenho a perfeita noção que ele se está bem a cagar para o Sporting.

Até o Cristiano Ronaldo, demonstra mais amor pelo Sporting do que o Figo. E digo o "até o Cristiano Ronaldo", porque as pessoas têm sempre a imagem do Ronaldo como muito superficial e espalhafatoso, e que não tinha necessidade nenhuma de se colar à imagem do Sporting. Mas fá-lo, e parece-me que o faz com gosto! E não jogou tantos anos no Sporting como o Figo! (e nunca se quis pirar para o Benfica como o Figo  Maldoso)
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #74 em: Setembro 29, 2011, 16:19 »

*
Juvenil

Localidade: Porto
Masculino

Nem um nem outro, simpatia.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #75 em: Setembro 29, 2011, 17:18 »

*
Juvenil

Localidade: Oeiras
Masculino

Figo é (foi) um profissional de futebol.

Tem, como qualquer um de nós, a legitima expectativa e o legítimo direito de querer o melhor para si e para a sua família (financeiramente falando).

Assim que não critique a saída dele do Sporting nem do barcelona (são profissionais... e o pé de meia tem de já estar feito a meio do trintas, quando para nós, vulgares mortais, a regra geral e de que só a meio dos trintas é a vida começa verdadeiramente a sorrir sob o ponto de vista financeiro).

Não critico nenhum jogador que saia de um clube por lhe oferecerem mais de outro lado.

Quanto a festejos de golos contra o Sporting, não vejo nisso uma manifestação de sportinguismo ou falta dele, mas antes uma manifestação de profissionalismo, ou seja, defende, intransigentemente, as cores de quem lhe paga o salário ao fim do mês.

Se eu fosse jogador de futebol, e marcasse um golo ao meu (nosso) clube do coração, podem ter a certeza de que não ia ficar triste nem deixar de festejar. Acima de tudo e de todos está o bem estar da minha família e se, para isso, é preciso "marcar" uns golos ao clube do coração... que assim seja.
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #76 em: Outubro 04, 2011, 13:42 »

*

Localidade: 42616-0
Masculino

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional...Sporting/interior.aspx?content_id=720064

Luís Figo revelou que se sente feliz por o Sporting estar de regresso às grandes exibições, mas também mostrou algum ressentimento por não estar ligado ao clube, numa altura em que antigos jogadores regressaram e assumiram cargos na estrutura leonina.

"É um momento fantástico. Depois de um começo mais difícil é bom ver o Sporting a ter possibilidade de estar no topo da classificação", afirmou Figo à margem de uma iniciativa da sua fundação - na escola secundária Pedro Alexandrino, Póvoa de Santo Adrião -, antes de frisar.

"São situações da vida. Não se tem proporcionado estar no Sporting e, quando assim é, também não me ofereço a qualquer preço."

"É indiferente ter sido convidado ou não. Essa pergunta deve ser feita aos responsáveis do clube e não a mim. Eu continuo com a minha vida e tenho mais em que pensar do que nisso", encerrou

Isso a gente já sabia!
Registado

Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #77 em: Outubro 04, 2011, 14:09 »

*
Júnior

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional...Sporting/interior.aspx?content_id=720064

Luís Figo revelou que se sente feliz por o Sporting estar de regresso às grandes exibições, mas também mostrou algum ressentimento por não estar ligado ao clube, numa altura em que antigos jogadores regressaram e assumiram cargos na estrutura leonina.

"É um momento fantástico. Depois de um começo mais difícil é bom ver o Sporting a ter possibilidade de estar no topo da classificação", afirmou Figo à margem de uma iniciativa da sua fundação - na escola secundária Pedro Alexandrino, Póvoa de Santo Adrião -, antes de frisar.

"São situações da vida. Não se tem proporcionado estar no Sporting e, quando assim é, também não me ofereço a qualquer preço."

"É indiferente ter sido convidado ou não. Essa pergunta deve ser feita aos responsáveis do clube e não a mim. Eu continuo com a minha vida e tenho mais em que pensar do que nisso", encerrou

Isso a gente já sabia!

Jogador = Fabuloso
Homem = Desprezivel
Sportinguista = Convertido

Nunca será consensual nem tão pouco bem-vindo
Registado

H.T.R.
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #78 em: Outubro 04, 2011, 14:33 »

Gebeeme

Isso a gente já sabia!

Seta Seta Seta

Podes crer. Este é um daqueles que não dá ponto sem nó, qual paixão, qual quê... Euros, Dólares, Libras que a Helen deve ter gostos caros e um homem tem que viver e tem um bar para sustentar e manter...  Maldoso
Registado
Re: Luís Figo - Amor ou Ódio? , « Resposta #79 em: Outubro 04, 2011, 14:35 »

a32772

Isso a gente já sabia!

Seta Seta Seta

Podes crer. Este é um daqueles que não dá ponto sem nó, qual paixão, qual quê... Euros, Dólares, Libras que a Helen deve ter gostos caros e um homem tem que viver e tem um bar para sustentar e manter...  Maldoso

Bem negociada, se aparecesse algum daqueles árabes cheio de nota e para quem as loiras valem uma fortuna  até da Helen se desfazia...
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 6 ... 17 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Luís Figo - Amor ou Ódio?

« tópico anterior seguinte »
Ir para: