[Eleições SCP 2011] Pedido esclarecimento quem foi observador/delegado na AGE.

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

* Março 27, 2011, 13:46 pm
Ora bem, dado que parece haver aqui pelo menos duas pessoas cuja função foi ser observador nas eleições (ou algo dentro desse âmbito), um deles o Hugo Malcato, que o referiu no tópico da AAS na secção das eleições, e o nmac, que presumo também ter sido, pelas considerações tecidas num outro tópico, vou aproveitar para interpelar todos os que desempenharam funções similares e apelar a que esclareçam o fórum, dado que o Sporting não parece muito disposto a fazê-lo.

Atenção, abro este tópico não com o intuito de criar suspeitas sobre a idoneidade dos mencionados foristas, ou outros que poderão ter estado junto das mesas de voto, mas sim para que sejamos elucidados.


Permitam-me então indagar:

- Como é que tantos orgãos de comunicação social transmitiram a mesma informação e quem é que a disseminou? E se eram informações equívocas, com que intuito foram difundidas?

- Assistiram directamente à contagem de votos? Em todas as urnas? Qual a explicação para a morosidade do processo? Nunca acompanhei contagens de votos, mas, como leigo, não deixo de ficar estupefacto por ter sido prolongada por um intervalo de tempo tão extenso (e acreditando que não houve recontagens, ainda mais abismado fico).

- Porque é que foi requerida a saida das pessoas presentes do Hall Vip, com o intuito de o recém-eleito presidente discursar no palanque situado na zona exterior, e ter acontecido um interregno inexplicável entre essa saída e publicitação dos resultados correctos?

- Como é que explicam o testemunho de Rogério Alves, que peremptoriamente afirmou que já havia congratulado BdC, quando minutos depois foi anunciada a vitória de GL?

Espero, honestamente, que esclareçam esta comunidade, e não se refugiem na mesma opacidade a que todo o processo de contagem de votos esteve sujeito.

O meu obrigado desde já.
« Última modificação: Maio 11, 2011, 08:59 am por Paracelsus »
*** Março 27, 2011, 20:02 pm
Ora bem, dado que parece haver aqui pelo menos duas pessoas cuja função foi ser observador nas eleições (ou algo dentro desse âmbito), um deles o Hugo Malcato, que o referiu no tópico da AAS na secção das eleições, e o nmac, que presumo também ter sido, pelas considerações tecidas num outro tópico, vou aproveitar para interpelar todos os que desempenharam funções similares e apelar a que esclareçam o fórum, dado que o Sporting não parece muito disposto a fazê-lo.

Atenção, abro este tópico não com o intuito de criar suspeitas sobre a idoneidade dos mencionados foristas, ou outros que poderão ter estado junto das mesas de voto, mas sim para que sejamos elucidados.


Permitam-me então indagar:

- Como é que tantos orgãos de comunicação social transmitiram a mesma informação e quem é que a disseminou? E se eram informações equívocas, com que intuito foram difundidas?

- Assistiram directamente à contagem de votos? Em todas as urnas? Qual a explicação para a morosidade do processo? Nunca acompanhei contagens de votos, mas, como leigo, não deixo de ficar estupefacto por ter sido prolongada por um intervalo de tempo tão extenso (e acreditando que não houve recontagens, ainda mais abismado fico).

- Porque é que foi requerida a saida das pessoas presentes do Hall Vip, com o intuito de o recém-eleito presidente discursar no palanque situado na zona exterior, e ter acontecido um interregno inexplicável entre essa saída e publicitação dos resultados correctos?

- Como é que explicam o testemunho de Rogério Alves, que peremptoriamente afirmou que já havia congratulado BdC, quando minutos depois foi anunciada a vitória de GL?

Espero, honestamente, que esclareçam esta comunidade, e não se refugiem na mesma opacidade a que todo o processo de contagem de votos esteve sujeito.

O meu obrigado desde já.

Vou, então, passar a responder às tuas perguntas com base no que vivi durante as eleições de ontem/hoje.

Fui um dos delegados às mesas da Lista I (AAS), mas não fui um dos dois delegados destacados para a contagem de votos. Fiquei na zona destinada às candidaturas no 3º piso do estádio, na tribuna presidencial e íamos circulando nessa área e na Casa XXI, falando com diversas pessoas das várias listas.

O delegado de cada lista que estava na contagem não podia transmitir informações cá para fora, precisamente para se evitar o que sucedeu, mas acontece sempre fugas de informação...

Respondendo às perguntas:

1) O Record fez uma sondagem à boca das urnas fechada às 18h com vitória do Bruno de Carvalho com margem mínima. Mas das 18h às 20h ainda houve duas horas de votação... Os órgãos de comunicação social difundiram apenas aquilo que se ouvia dizer no 3º piso já há muito, que o Bruno de Carvalho havia ganho e que, como a diferença era pouca, havia sido solicitada uma recontagem dos votos, que era o que estava a suceder. Isto por volta das 3h/3h30 (hora nova) e logo depois de os candidatos terem sido chamados lá abaixo (com excepção de Pedro Baltazar que não esteve lá). Nestas ocasiões é sempre comum haver quem vá soprar para a comunicação social o que se ouve dizer, são as chamadas "fontes próximas"... Mas houve sempre muita cautela entre os elementos das listas principais. Creio que não foi difundido com intuito de enganar ninguém, nem de disseminar informações equívocas.
Tanto assim foi que o Alexandre Pais do Record twittou um remoque a quem duvidou da sondagem do Record, porque houve, desde logo, elementos da lista do GL o fizeram...

2) Não assisti, mas a explicação que encontro foi a que me foi dada pelo elemento que esteve na contagem de votos. Eram muitas listas e são quatro órgãos. Os votos eram divididos em molhos de 50 e contados por mais do que uma pessoa, para se assegurarem que a contagem estava certa. Esta terá sido a única "recontagem" que houve...
No final foram introduzidos os dados no computador, para multiplicar os resultados nominais pelo número de votos de cada mesa de voto. Não houve qualquer recontagem, no sentido de alguma lista pedir uma nova contagem de votos. Quando se chegou à contagem final de votos, já se ouviam aclamações ao Bruno de Carvalho e durante mais de uma hora reinou alguma incerteza sobre qual o melhor modo de gerir este facto - o vencedor era outro...

3) A intenção inicial era apresentar todos os candidatos no palanque e aclamar aí os vencedores. Ironicamente, dizia no placar "juntos somos mais fortes"... O interregno deveu-se ao facto de terem ponderado se haveriam de o fazer, se estavam reunidas as condições de segurança.

4) Não sei se o Rogério Alves o fez, mas se isso se passou, precipitou-se com base nas informações que também tínhamos lá em cima, talvez baseadas no facto de o Bruno de Carvalho ter tido mais votantes. Talvez, digo eu... Porque é preciso não esquecer que o que foi sabido pela comunicação social, foi primeiro ouvido, boca em boca, no 3º piso, nas "sedes" das candidaturas e que se revelou não ser verdadeiro.
Quando ouvia a Sport TV a dar a vitória a Bruno de Carvalho e a ouvir muita gente cá fora à gritar o nome dele, já sabia que o vencedor tinha sido outro, e não augurei nada de bom ao que se poderia passar de seguida.
Foram uns minutos finais muito difíceis aqueles que se seguiram à chegada dos delegados à contagem, com toda a gente a querer saber o que se tinha passado, como devem calcular.

Espero que tenha sido claro...
* Março 27, 2011, 20:18 pm
Obrigado nmac.

Então a que inconformidades/irregularidades poderá BdC estar a fazer referência?

Já nem sei o que pensar. :-\
*** Março 27, 2011, 20:20 pm
Só para acrescentar que ouvi Godinho Lopes na RTP agora a dizer que a lista A recebeu muita "contra-informação" através de sms de quem estava lá na contagem dos votos, os quais davam vantagem ao Bruno de Carvalho por 600 votos...
***** Março 27, 2011, 20:22 pm
Deixem me salientar o duplo equivoco...supostamente para a direcçao e para a presidencia da mesa da assembleia... nao foi um mas dois equivocos...
Just my 2 cents
Sempre Sporting!
* Março 27, 2011, 20:37 pm
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

- Como explicam que tenham sido anunciados 88 530 votos de 14 205 associados (http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp) se Godinho Lopes teve 36,55% dos votos correspondentes a 33 275, o que eleva o total para 91 040 votos (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=690203) e já nem contando com os brancos/nulos?
*** Março 27, 2011, 20:53 pm
Deixem me salientar o duplo equivoco...supostamente para a direcçao e para a presidencia da mesa da assembleia... nao foi um mas dois equivocos...
Just my 2 cents

Ninguém disse o contrário...
***** Março 27, 2011, 21:01 pm
So quis relembrar que nao foi so para 1 orgao, so isso. Aproveiro tambem para agradecer a tua versao dos aconte imentos tendo em conta que estavas por dentro do acto eleitoral
Sempre Sporting!
****** Março 27, 2011, 21:16 pm
Saliento que os relatos que aqui tem sido escritos e que vão contra o que era generalizadamente aceite ontem às 5.00 da manhã, são feitos por pessoas insuspeitas no seu posicionamento contra esta dinastia.

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
* Março 27, 2011, 21:19 pm
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

- Como explicam que tenham sido anunciados 88 530 votos de 14 205 associados (http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp) se Godinho Lopes teve 36,55% dos votos correspondentes a 33 275, o que eleva o total para 91 040 votos (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=690203) e já nem contando com os brancos/nulos?
[/
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

- Como explicam que tenham sido anunciados 88 530 votos de 14 205 associados (http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp) se Godinho Lopes teve 36,55% dos votos correspondentes a 33 275, o que eleva o total para 91 040 votos (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=690203) e já nem contando com os brancos/nulos?

E não é só isso.

Consultem os dados que constam do artigo do mais futebol, publicado aqui - http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/eleicoes-sporting-eleicoes-sporting-resultados/1242532-1457.html

CONSELHO DIRECTIVO

Total de votos
LISTA A ¿ 33275 ¿ 36,55%
LISTA B ¿ 8013 ¿ 8,80%
LISTA C ¿ 32915 ¿ 36,15%
LISTA D ¿ 15062 ¿ 16,54%
LISTA E ¿ 1777 ¿ 1,95%

O somatório de votos dá... 91042. Se acrescentarmos os brancos/nulos, dá 91482.

Começam aqui as discrepâncias, como dizes, o SITE DO SPORTING anuncia 88530 votantes.

Mas o melhor está para vir.

Atentemos aos valores para a MAG.

Total de votos
LISTA A ¿ 33396 ¿ 36,88%
LISTA B ¿ 8881 ¿ 9,81%
LISTA C ¿ 34417 ¿ 38,01%
LISTA D ¿ 11341 ¿ 12,52%
LISTA E ¿ 2524 ¿ 2,79%

O somatório de votos dá... 90559. Se somarmos os nulos/brancos, dá 91299.

Ou seja, para o conselho directivo o total de votos foram 91482, mas para a MAG foram 91299.

Como é que se explicam estas diferenças de valores?!  :naughty:
****** Março 27, 2011, 21:20 pm
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

Pelo que me foi informado, não houve qualquer recontagem.

A única alteração de leitura é se a desinformação foi originada estritamente pela imprensa, ou se por outros com objectivos especificos.

- Como explicam que tenham sido anunciados 88 530 votos de 14 205 associados (http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp) se Godinho Lopes teve 36,55% dos votos correspondentes a 33 275, o que eleva o total para 91 040 votos (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=690203) e já nem contando com os brancos/nulos?

Essa é a minha grande suspeição. A diferença é demasiada para se poder catalogar de erro. Admito que até os próprios delegados tenham sido enganados!

Desta gente espero tudo e começo a só conseguir funcionar assim!
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
**** Março 27, 2011, 21:27 pm
Vinha agora postar isso do maisfutebol

Os numero, as contagens tem q ser explicados pormenorizadamente pelo sr. Lino de Carvalho asap, aliás, ontem o Lino confrimou q houve uma recontagem de modo a "afiná-la"
« Última modificação: Março 27, 2011, 21:31 pm por nsantos »
Os mandatos não são para cumprir, os mandatos são para ser honrados. E quando não se honra aquilo para que se foi mandatado, não devem ser nada cumpridos. Devem ser interrompidos, como é lógico
** Março 27, 2011, 21:33 pm
Acho que tenho ideia daquilo que se passou.

Começo por fazer um copy-paste dum post que coloquei no tópico Bruno de Carvalho durante o dia de ontem:

Um episódio que se passou comigo hoje:

Fui votar e o homem, por engano, deu-me duas folhas para votar no conselho directivo e nem se apercebeu. Ou seja, se quisesse, podia ter votado duas vezes. Espero que isto não aconteça muitas vezes...

Como é óbvio, quando fui à mesa de voto e apercebi-me do engano, devolvi a folha extra. Mas suspeito que algumas outras pessoas não fariam o mesmo...


Ora, o Sporting, aquando do fecho das urnas, disse que houve 14205 votantes e 88530 votos.

A verdade é que deviam ter sido 88530 votos. No entanto, houve pessoas que conseguiram votar mais de uma vez - daí o número total de votos ser mais elevado.

Imaginem que esse episódio só tivesse acontecido a mim e eu tivesse decidido votar duas vezes. O Sporting, ao final do dia, teria dito que houveram 14205 votantes e 88530 votos.

No entanto, se tivesse decidido votar duas vezes, no final as contas davam em 88534 votos (eu tenho direito a 4 votos).

Portanto, não tenho a mínima dúvida que houve pessoas que votaram mais de uma vez.

A diferença no número de votos entre a MAG e o Conselho Directivo é "fácil" de explicar. As pessoas que decidiram votar mais de uma vez, tentaram fazê-lo só no boletim do Conselho Directivo e não no boletim para a MAG. E aposto que haverão diferenças ainda maiores para o Conselho Fiscal e o Conselho Leonino (quem é que se dá ao trabalho de votar duas vezes nestes conselhos?)

Na minha perspectiva, isto explica perfeitamente a discrepância entre o número de votos que deviam ter sido registados e o número mais elevado de votos que efectivamente o foram.
* Março 27, 2011, 21:35 pm
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Total de votos
LISTA A ¿ 33899 ¿ 37,64%
LISTA B ¿ 7750 ¿ 8,60%
LISTA C ¿ 27778 ¿ 30,84%
LISTA D ¿ 12530 ¿ 13,91%
LISTA E ¿ 2161 ¿ 2,40%
LISTA F ¿ 5952 ¿ 6,61%

Somatório de votos , 90070 mais 1380 nulos/brancos , resulta em 91450.

CONSELHO LEONINO

Total de votos
LISTA A ¿ 27513 ¿ 30,74%
LISTA B ¿ 6165 ¿ 6,89%
LISTA C ¿ 17250 ¿ 19,28%
LISTA D ¿ 11456 ¿ 12,80%
LISTA E ¿ 1925 ¿ 2,15%
LISTA G ¿ 3865 ¿ 4,32%
LISTA H ¿ 12840 ¿ 14,35%
LISTA I ¿ 5496 ¿ 6,14%
LISTA J ¿2982 ¿ 3,33%

Somatório de votos , 89492 mais 1091 nulos/brancos , resulta em 90583.

Resumindo, o total de votos para os quatro orgãos:

Conselho Directivo - 91482
Mesa da Assembleia Geral - 91299
Conselho Fiscal e Disciplinar- 91450
Conselho Leonino - 90583


Quatro orgãos distintos com um número total de votos diferente... COMO É POSSÍVEL?
****** Março 27, 2011, 21:39 pm
No site do Sporting as percentagens são as veiculadas pela imprensa mas os totais de votantes e votos já são diferentes.

Imprensa: 88530(votos) 14205(votantes
Sporting: 91042(votos) 14560(votantes) + 440 votos nulos (correspondente a 59 votantes)
* Março 27, 2011, 21:43 pm
Não ARMAS, foi o Sporting que avançou esse número na ordem dos 88530! http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp

E o artigo continua publicado no site, sem alterações, portanto válido.
*** Março 27, 2011, 21:45 pm
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

Pelo que me foi informado, não houve qualquer recontagem.

A única alteração de leitura é se a desinformação foi originada estritamente pela imprensa, ou se por outros com objectivos especificos.

- Como explicam que tenham sido anunciados 88 530 votos de 14 205 associados (http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeeleicoesvotantes_260311_73924.asp) se Godinho Lopes teve 36,55% dos votos correspondentes a 33 275, o que eleva o total para 91 040 votos (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=690203) e já nem contando com os brancos/nulos?

Essa é a minha grande suspeição. A diferença é demasiada para se poder catalogar de erro. Admito que até os próprios delegados tenham sido enganados!

Desta gente espero tudo e começo a só conseguir funcionar assim!

Vou voltar a dizer: NÃO HOUVE QUALQUER RECONTAGEM!

Em relação à diferença de votos, penso que tal se deverá aos votos brancos e nulos, mas mais certezas só com os números detalhados nas folhas que alguns delegados tinham, mas que eu, devido ao adiantado da hora e ao que sucedeu no final, não fiz questão de obter.

Assim que tiver essa informação e, se ela não for entretanto divulgada, poderei dizê-la aqui.

Todos os sócios e adeptos do Sporting têm o direito de ficar informados e nós, que, de certa forma, estivemos ligados ao processo eleitoral devemos fazer tudo para os esclarecer...
* Março 27, 2011, 21:47 pm
Não percebi...

- Houve ou não recontagem dos votos? O Godinho pediu recontagem ainda antes da primeira contagem estar concluída. Se houve recontagem, então é porque houve contagem. Quais os resultados da primeira contagem e os da recontagem?

Pelo que me foi informado, não houve qualquer recontagem.

A única alteração de leitura é se a desinformação foi originada estritamente pela imprensa, ou se por outros com objectivos especificos.

Não, existe uma notícia clara imediatamente após a projecção às 20h00 do Record que explicita que o Godinho Lopes pede a recontagem. Se houve pedido para recontagem, porque não foi ela feita? Quem decidiu isso? Se foi feita, quais os valores da primeira contagem e quais os valores da recontagem?

(e por fim, porque é que os votos anunciados pelo Sporting são em menor número que o total apurado também pelo Sporting de todos os candidatos?)