Sinceramente nem um nome nem o outro me deixam fascinados.
Se bem que o nome Van Basten faz logo recordar o avançado fenomenal dos anos 80 e 90 o seu currículo como treinador não é nada impressionante. Comandou a equipa da Holanda entre 2004 e 2008, ficando-se pelos 16 avos de final no Mundial de 2006 e nos quartos de final no Euro 2008. Renovou a equipa holandesa e talvez por isso tenha criado atritos com alguns jogadores. Na época de 2008-2009 esteve no Ajax mas saiu sem ter conseguido nem o titulo nem a qualificação para a CL.
Como pontos positivos (na minha opinião) poderá ser o facto de ser um campeão e vencedor enquanto jogador, pertencer à escola holandesa que sempre preferiu o futebol de ataque e sua reconhecida aposta em jovens valores. O seu nome também poderia para servir como um "chamariz" para um futebolista renitente em vir para o campeonato português (se bem que aí outros valor€s se impunham). Como aspectos negativos (mais uma vez na minha opinião) a ausência de títulos que atestem a sua qualidade, o desconhecimento da realidade do futebol português (não só os jogadores ou as equipas adversárias, mas as "manhas" deste futebol) e a inicial falta de conhecimento da língua e do país.
Domingos foi um avançado português que brilhou no clube da fruta e chocolate nos anos 90 (e lembro-me que fazia sempre o gosto ao pé contra o Sporting). Teve uma experiência fugaz no futebol espanhol e chegou a ser falado como reforço garantido em Alvalade para se confirmar o seu regresso ao clube da fruta e chocolate. Como treinador começou na União Leiria, passou pela Académica de Coimbra onde conseguiu um 7º lugar (algo que já não acontecia há muito) o que lhe vale a transferência para Braga onde consegue na sua 1ªépoca um 2ºlugar no campeonato, posição nunca antes alcançada pelo Braga tendo sido apurada pelo 1ª para a LC, tendo contudo sido eliminado logo no inicio da qualificação para a LE. Este ano consegue o apuramento para a CL deixando para trás nas pré-eliminatórias equipas como o Celtic ou o Sevilha e na fase de grupos consegue amealhar 9 pontos num grupo que contava com Arsenal, Shaktar Donetsk e o Partizan de Belgrado. Consegue a qualificação para a LE e consegue mais um feito inédito para o Sporting de Braga ao atingir os quartos-de-final após eliminar o Liverpool.
Vou desde já ser sincero o estilo do Braga não me fascina, do que vi parece-me uma equipa que defende bastante e aproveita as transições rápidas de um ou dois jogadores para marcar ao adversário, mas como positivos (na minha opinião) deste treinador o facto de ser português e assim estar perfeitamente identificado com o futebol português, tem mentalidade de vencedor, conhece bem jogadores que actuam no campeonato português e que poderiam servir ao clube e o querer provar que num dos três grandes consegue ser campeão.
Como aspectos negativos (mais uma vez na minha opinião), o facto de estar identificado com o clube da fruta e chocolate, o estilo de jogo ser demasiado defensivo e a aposta excessiva em estrangeiros e pouca em jovens portugueses por onde passou (embora reconheça que aí nem seja da sua inteira responsabilidade mas mais nas directrizes dos clubes onde trabalhou).