Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Dezembro 19, 2014, 13:39

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Eleições Sporting 2011 Tópico:

[Eleições SCP 2011] Distorção do nosso sistema eleitoral

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: [Eleições SCP 2011] Distorção do nosso sistema eleitoral (Lida 467 vezes)

[Eleições SCP 2011] Distorção do nosso sistema eleitoral , « em: Fevereiro 09, 2011, 10:47 »

*
Novato

Localidade: Lisboa
Masculino

Passando a vida a ler sobre a desgraça do nosso eleitoral em que a antiguidade tem um peso muito importante e que só conquistando os velhos se consegue ganhar eleições, etc, etc etc...., decidi ir ver os últimos resultados.
Assim, em 2009, os resultados foram:
JEB - 65540 votos (90,44%) - 10142 votantes (89,43%)
PPC - 6926 votos (9,56%) - 1199 votantes (10,57%)
Onde raio é que está essa terrível distorção e necessidade de alterar os estatutos.
Agradeço que verifiquem se estes números estão correctos.
« Última modificação: Maio 11, 2011, 11:00 por Rui Sampaio » Registado

SPORTING.
Uma das escassas certezas da minha vida.

Re: Distorção do nosso sistema eleitoral , « Resposta #1 em: Fevereiro 09, 2011, 11:03 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

A necessidade de alterar os Estatutos tem sobretudo a ver com as Assembleias Gerais.
Nelas já se assistiu a resultados de votações que com outro sistema seriam diferentes. Normalmente há uma igualdade numérica que é desfeita pelo sistema actual de votação.
Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: Distorção do nosso sistema eleitoral , « Resposta #2 em: Fevereiro 09, 2011, 11:05 »

NA

Também não me parece que seja por isso que se perdem ou ganham eleições.

JEB teve em média (65540 / 10142) 6,462 votos por votante
PPC teve (6926 / 1199) 5,776 votos por votante

Se calcularmos o número de votos (médio) por votante
Total de votos: 72466
Total de votantes: 11341
Nº de votos por votante é: 6,39 (próximo do valor médio de votos por votante de cada uma das listas) => Não será por aqui que perdem (ou vencem) eleições.

Aliás, é actualmente o único benefício dado aos Sócios mais "antigos". Sócios esses que me parecem merecer, por parte do Clube, alguma atenção.
Registado
Re: Distorção do nosso sistema eleitoral , « Resposta #3 em: Fevereiro 09, 2011, 11:39 »

*
Sénior

Condecorações:Por onde andas 2012Treinador de Bancada 2010

Verdilhao vais perceber que por vezes existem no fórum aqui uns mitos que as pessoas adoram recorrer...mesmo que a realidade os desminta. Já escrevi varias vezes sobre este assunto mas de tempos a tempos lá vem a cançao que foi o pessoal com mais votos que elegeu A e B quando é factualmente mentira.O valor do voto numa eleicao com 13 mil pessoas dilui-se por completo.

A necessidade de alterar os Estatutos tem sobretudo a ver com as Assembleias Gerais.
Nelas já se assistiu a resultados de votações que com outro sistema seriam diferentes. Normalmente há uma igualdade numérica que é desfeita pelo sistema actual de votação.

Teoricamente isso é verdade. Quanto menor a amostra ,mais importante é o valor do voto...no entanto numa assembleia recente , os números voltaram a desmentir essa hipótese , apresentando uma margem curtissima . Pena é que esses  números nem sempre sejam revelados para se perceber um pouco melhor o peso dos votos numa assembleia com 500-1000 pessoas , para que se possa rever os valores actuais (defendendo eu sempre que os associados com mais anos de filiação merecem maior expressão no voto)
« Última modificação: Fevereiro 09, 2011, 11:42 por Ash » Registado

My name is Ash and I am a slave. As far as I can tell, the year is 1300 A.D and I'm being dragged to my death. It wasn't always like this, I had a normal life, once.....
Re: Distorção do nosso sistema eleitoral , « Resposta #4 em: Fevereiro 09, 2011, 11:51 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

Verdilhao vais perceber que por vezes existem no fórum aqui uns mitos que as pessoas adoram recorrer...mesmo que a realidade os desminta. Já escrevi varias vezes sobre este assunto mas de tempos a tempos lá vem a cançao que foi o pessoal com mais votos que elegeu A e B quando é factualmente mentira.O valor do voto numa eleicao com 13 mil pessoas dilui-se por completo.
Teoricamente isso é verdade. Quanto menor a amostra ,mais importante é o valor do voto...no entanto numa assembleia recente , os números voltaram a desmentir essa hipótese , apresentando uma margem curtissima . Pena é que esses  números nem sempre sejam revelados para se perceber um pouco melhor o peso dos votos numa assembleia com 500-1000 pessoas , para que se possa rever os valores actuais (defendendo eu sempre que os associados com mais anos de filiação merecem maior expressão no voto)
Eu refiro-me ao universo de todas as AGs, e não ao de uma apenas.
Quanto ao sistema ideal, é uma discussão cíclica aqui, e que já defendi que deve ter lugar nas AGs (com vista à alteração dos Estatutos), pois fazê-lo aqui não leva a nenhum resultado prático.
Também defendi um sistema de períodos de transição, um primeiro em que os 3 votos por cada 10 anos de associado passassem a 2 e outro em que passassem a 1 apenas. Também não discordo dum tecto máximo.
Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: Distorção do nosso sistema eleitoral , « Resposta #5 em: Fevereiro 09, 2011, 11:59 »

*
Sénior

Condecorações:Por onde andas 2012Treinador de Bancada 2010

Eu falo naquela ag porque foram conhecidos os números...nas outras tenho dificuldade em comentar/criticar aquilo que nao foi divulgado ou que nao me lembro. Dai achar que antes de inventar sistemas de votos sem qualquer base , o importante inicialmente era simplesmente fazer o levantamento das votações em ag. A partir dai pode-se começar a criar um sistema novo.
Registado

My name is Ash and I am a slave. As far as I can tell, the year is 1300 A.D and I'm being dragged to my death. It wasn't always like this, I had a normal life, once.....
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Eleições Sporting 2011 Tópico:

[Eleições SCP 2011] Distorção do nosso sistema eleitoral

« tópico anterior seguinte »
Ir para: