Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 20, 2014, 19:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, sotnas) Tópico:

Falem-me do Fraguito...

Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Falem-me do Fraguito... (Lida 1251 vezes)

Falem-me do Fraguito... , « em: Outubro 15, 2005, 12:05 »

*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2007

Localidade: Ramada
Masculino

Eu de vez em quando acordo com pancadas estranhas. E hoje venho pedir um favor aos foristas mais velhos. Falem-me do Samuel Fraguito. Sei que foi uma das grandes referências do meio campo leonino nos anos 70.

Consultando o Almanaque do Sporting, fico a saber que o Fraguito é transmontano, de Vila Real e tem 54 anos. Jogou nove temporadas no Sporting, entre 1972 e 1981, tendo ganho 2 campeonatos e 2 taças de Portugal. Envergou a camisola do Sporting em 201 jogos e marcou 20 golos. Foi internacional em 6 ocasiões.

Faz anos a 8 de setembro, o mesmo dia do aniversário do João Moutinho. Curiosa coincidência entre passado, presente e, esperamos nós, futuro.

Não me lembro de o ver jogar, era pequenino mas tenho a percepção que talvez fosse um dos virtuosos do nosso meio campo naquela época.

Os mais velhos que ainda se lembram dele, que me elucidem. Era Fraguito um verdadeiro Indomável?
Registado

Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)

Falem-me do Fraguito... , « Resposta #1 em: Outubro 15, 2005, 15:22 »

*
Veterano

Se o vi jogar não me lembro. Tinha ideia que era extremo e que terá mesmo jogado como 2º avançado algumas vezes, á semelhança do que no final da carreira fazia o Manel Fernandes.

É um grande Leão e por acaso conheci pessoalmente, qdo tinha praí 7/8 anos. De resto é daqueles nomes da decada de 70 que ficam, como o Chico Faria, o Bastos, o Marinho ou o Manaca.
Registado
Falem-me do Fraguito... , « Resposta #2 em: Outubro 15, 2005, 15:43 »

*
Juvenil

Localidade: Odivelas
Masculino

Lembro-me dele, sim, quando começei a ver futebol a sério em 76, mas já foi há tanto tempo... lembro-me do drible muito curto, ninguém lhe tirava a bola dos pés! Ainda me recordo também de alguns dessa equipa: Botelho, Laranjeira, Inácio, Artur Correia, Keita, Manoel, Jordão, M.Fernandes. Bons tempos! Despertaste-me a vontade e a curiosidade para abrir o baú...
Registado

Há uma definição de inteligência que é: quando se vê que uma coisa não funciona, não se insiste nela"
Falem-me do Fraguito... , « Resposta #3 em: Outubro 15, 2005, 17:41 »

*
Veterano

Localidade: S. M. Feira

Só me lembro de ter visto lá para 1978 o nome dela naquelas cadernetas de cromos de futebol, até me lembro de ter lido "Franguito" em vez de "Fraguito"  Tongue
Nessa altura nem sequer ouvia relatos (nem tinha rádio hehe), apesar de incondicional do Sporting   Tongue
Registado
Falem-me do Fraguito... , « Resposta #4 em: Outubro 15, 2005, 18:10 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Essa dos mais velhos deve ser comigo. Sad

É claro que me lembro do Fraguito um jogador que foi contratado ao Boavista nos anos 70, salvo erro para substituir o Peres outro grande jogador e que na altura no ocaso da sua carreira saiu para ir fazer uma perninha no Brasil.

Fraguito era um médio centro, o patrão da equipa sobre o qual não posso dizer muito pois nesse tempo não havia futebol na TV, pelo que tínhamos de comer o que os jornalistas nos diziam.

De qualquer forma lembro que a determinada altura ele era o nosso único jogador que ia à selecção que chegava a jogar com o onze dos lamps, mas acabaria por ser afastado por ter faltado a um treino numa história que nunca ficou bem esclarecida
Registado

Falem-me do Fraguito... , « Resposta #5 em: Outubro 16, 2005, 00:04 »

No avatar!

*
Júnior

Condecorações:Por Onde Andas 2006

Localidade: Laranjeiras

Realmente, do que te foste lembrar. Rir Muito Alto

Um grande jogador, dois excelentes pés e uma virtude rara no futebol português: magistral no passe à distância.
Há umas certas semelhanças com o Barbosa, na técnica (tinha 2 excelentes pés pelo que podia descair para qq uma das alas), na condução da bola e na visão, mas era superior na agressividade defensiva. A sua pecha principal passava por uma excessiva tentação para adornar os lances o que por vezes era contraproducente em situações onde se exigia velocidade na transposição da defesa para o ataque.
Assim que me lembre não há nada mais a registar. A não ser que tinha um forte pontapé e uma certa queda para, na marcação de livres, acertar nos tintins dos adversários - o Alberto, lateral esquerdo do beifica, e o Duda do fcp que o digam Rir Muito Alto .
Registado

Jameson Franco: NO RULES, great Scotch!!
Falem-me do Fraguito... , « Resposta #6 em: Outubro 16, 2005, 00:09 »

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

Pelo que o meu pai me diz, o Fraguito foi um jogador genial durante 2, 3 anos. Mas depois devido a lesões, e a alguma quebra psicológica ou qualquer coisa do género, foi-se um pouco abaixo, vivendo um pouco à base do nome.  O número de internacionalizações é revelador.
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Falem-me do Fraguito... , « Resposta #7 em: Outubro 16, 2005, 12:15 »

No avatar!

*
Juvenil

Localidade: castelo branco
Masculino

Fraguito foi, apenas, um dos melhores jogadores de sempre. tinha um pé esquerdo genial; colocava a bola onde queria e quando queria. era um fantasista e um autêntico 10; hoje, por hoje, seria um Cacá...
Registado

no tempo feliz sonhei o poema
escrito no sol
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, sotnas) Tópico:

Falem-me do Fraguito...

« tópico anterior seguinte »
Ir para: