Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Agosto 27, 2014, 09:58

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Renovação para 2011/2012

Páginas: « anterior 1 ... 113 114 [115] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Renovação para 2011/2012 (Lida 117908 vezes)

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2280 em: Setembro 02, 2011, 14:47 »

*
Veterano

Localidade: if you want to know where god is, ask a drunk

a base está criada. e falta ver como resultarão alguns dos reforços.
mas até ver, parece-me urgente a entrada, num futuro próximo, de um ou dois centrais de categoria indiscutível e de um ponta-de-lança que garanta (muitos) golos.
Registado

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2281 em: Setembro 02, 2011, 15:14 »

Registado

Com Elias e Matias naquele meio campo, e os espanhóis nas alas sem o Postiga lá para os atrapalhar vão ver que os golos vão aparecer com uma facilidade desconcertante! (espero eu...)

SL
Registado

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!!
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2282 em: Setembro 02, 2011, 15:31 »

*
Júnior

Localidade: Portalegre
Masculino

Depois das cartas terem sido baralhadas, já encerrou o mercado e já sabemos com quem vamos a jogo. Resta saber que "mão" o DP vai apresentar. Espero que seja algo do género:

RP

JP     Onyewu     Rodriguez     Insúa

Rinaudo

Isma          Elias

Jeffren                                 Capel
                   Bojinov

Ressalvo as hipóteses Matias, com o Isma nas alas, Schaars e André Santos a poderem ocupar lugar no meio campo e verificar se o Evaldo perde a titularidade. Não começaria com o Rubio a titular, nem com o Wolfswinkel, para não lhes meter demasiada pressão, principalmente o Rubio, apesar de este ser o avançado que mais me agradou. Se ao entrar ele não acusasse a pressão, seria titular
Registado

MEGAJOKER não escreve segundo o novo acordo ortográfico! (E com orgulho!)

"Se não se sabe para que porto se navega, nenhum vento é favorável" (Séneca)

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.” (Albert Einstein)
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2283 em: Setembro 02, 2011, 15:35 »

*
Sénior

Localidade: Vila Franca de Xira
Masculino

Depois das cartas terem sido baralhadas, já encerrou o mercado e já sabemos com quem vamos a jogo. Resta saber que "mão" o DP vai apresentar. Espero que seja algo do género:

RP

JP     Onyewu     Rodriguez     Insúa

Rinaudo

Isma          Elias

Jeffren                                 Capel
                   Bojinov

Ressalvo as hipóteses Matias, com o Isma nas alas, Schaars e André Santos a poderem ocupar lugar no meio campo e verificar se o Evaldo perde a titularidade. Não começaria com o Rubio a titular, nem com o Wolfswinkel, para não lhes meter demasiada pressão, principalmente o Rubio, apesar de este ser o avançado que mais me agradou. Se ao entrar ele não acusasse a pressão, seria titular

Comparando com os 11´s do FCP e SLB teoricamente não ficamos a perder. O problema é as rotinas de jogo.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2284 em: Setembro 02, 2011, 16:41 »

*
Iniciado

Ainda estamos um pouco coxos. Falta um Central e Avançado de classe mundial. Mas pouco a pouco vamos lá.

A proposito este grafismo está excelente. Onde posso fazer um igual?
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2285 em: Setembro 02, 2011, 17:14 »

*
Veterano

Masculino

Isso eram 30 jogadores.. Parece-me escusado o P Mendes, o L Aguiar e o Bojinov. 5 centrais com a inclusão de N Reis e Torsi parece-me bem, Izmailov como espécie de joker tanto a 10 como a ala direito, e na frente 3 pontas de lança de entre Ricky, Rubio e + 1. Um total de 26 jogadores (tal e qual neste momento).

O reforço 1 pra mim seria Dédé, já o 2 não faço ideia  Anginho

o p. mendes foi numa lógica de ideias do tipo... para o terem dispensado valia mais ter cá ficado e como o andré santos (para mim) faz melhor a posição de 8 do que a de 6

a mesma teoria para o valdés... para ter sido emprestado valia mais ter cá ficado... nem que para o ano fosse vendido e entrasse o diogo rosado

quanto ao luis aguiar foi só mesmo para fazer número... por mim nem tinha sido contratado... mas já que foi não vale a pena encosta-lo para ele desvalorizar

o bojinov sinceramente parece-me que vai dar mais do que está a dar agora... acho que vale a pena te-lo na equipa (mas não gostei valdés tivesse entrado no negócio)
Registado

"Viva o Sporting Clube de Portugal ... É Nosso Outra Vez" - Presidente Bruno de Carvalho

"Um dia vocês hão-de perceber que o objectivo de Pinto da Costa e do Porto nunca foi destruir o Benfica mas sim o Sporting." - Viridis
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2286 em: Setembro 02, 2011, 18:25 »

*
Sénior

Localidade: Lisboa
Masculino

Meus caros, isto não é o FM.. Quando vejo nomes como Lisandro, Pedro Leon.. e etc...  Angry

Rui Patrício - Manter para valorizar
Tiago - Renovar para uma última época, é preciso um gajo que conheça o balneário e que incuta sportinguismo nos outros
Timo Hildebrand - Mamar salários não!
Marco Torsiglieri - luta com Carriço para titular
Daniel Carriço - Luta com Torsi
Nuno André Coelho - emprestar ou ficar com ele para 4º central - não o acho mau jogador mas está queimado
Anderson Polga -vender, obrigado, mas está na hora da despedida!
Leandro Grimi - vender
Evaldo - tem obrigação de jogar mais do que aquilo que tem feito, é um bom jogador
Marat Izmailov - manter
Simon Vukčević - estou farto da porcaria que este gajo faz, não o consigo aturar mais
André Santos - valorizar o jogador, sem dúvida que vai fazer esquecer o Judas
Matías Fernández - a equipa é este jogador e mais 10
Jaime Valdés - Suplente do Matias
Hélder Postiga - manter com redução salarial, caso contrário, se houver propostas podem vender
André Carrillo - ir entrando aos poucos na equipa
Ricardo Batista - manter no olhanense
Mexer - manter no olhanense
Pedro Mendes - emprestar a equipa portuguesa onde jogue regularmente
Nuno Reis - emprestar a equipa portuguesa onde jogue regularmente
Joao Gonçalves - Plantel principal
Andre Marques - Manter no Beira-Mar
Adrien Silva - faz a pré-época, a qualidade está lá, contudo o empréstimo à Académica não é de descurar
Renato Neto - emprestar a equipa portuguesa
Andre Martins - emprestar a equipa onde possa jogar regularmente
Bruno Pereirinha - emprestar a equipa onde seja titular
Diogo Rosado - emprestar a equipa da primeira liga onde tenha hipóteses de jogar regularmente
Celsinho - ficar com ele, última chance, treino específico para perder peso, acompanhamento por psicólogo, se der resultados pode ser que consigamos recuperar o jogador
Sinama Pongolle - venda, ele não quer vir, nós também não o queremos
Wilson Eduardo - está verdinho, pode ser uma boa alternativa, contudo, novo empréstimo não é de descurar
Rui Fonte - renovar o contrato e dar oportunidade no plantel principal, principalmente se houver equipa B onde ele possa ir jogando
Owuso - equipa onde seja titular ou manutenção no Cercle...
Purovic - com falta de avançados deveria ter vindo, era o tal pinheiro, não veio, agora pode ir embora que parece-me que estagnou
Balde - empréstimo ao Cercle parece-me bem.

Plantel 11/12:
GR:
Rui Patrício
Gottardi - Parece-me um bom GR, ainda é jovem, com a venda do Patrício na época seguinte já tínhamos Guarda Redes para colmatar a saída
Tiago
Evaldo
DE titular - Wendt (?) Não me parece que fosse uma má opção
Carriço
Torsiglieri
DC líder - jogador experiente e seguro (não vejo ninguém, aceitam-se recomendações)
Nuno André Coelho / Rodriguez - Entre um e outro...
Adrien (?)
Luis Alberto - estes 4 primeiros poderiam fazer a posição de 6 ou 8
Izmailov - a jogar a 8
Matias
Valdes - estes dois a 10
Salomão (?)
Wilson Eduardo(?)
2/3 contratações - sendo uma delas de renome (jogador tipo Quaresma) e as outras de jogadores que tenham provado já as suas capacidades - Arrisco Candeias e Bruno Gama ou até Pizzi (o Vieirinha parece-me fora do alcance dos nossos cofres)
Postiga (?) Saleiro (?)
Conclusão: O total de contratações parece-me irrealista pois coloco aqui penso que 8 a 9 entradas... Contudo, foi o número de reforços que a actual direcção prometeu  Parece-me que com uma equipa deste género poderíamos ser um forte candidato ao título

isto só para termos uma ideia do que se pensava há uns meses. Razão para dizer que Carlos Freitas fez um enorme trabalho ao contratar jogadores de renome como Jeffren, ELias, CAPEL, Onyewu e ainda Insua, Rinaudo, Bojinov, schaars e mesmo Wolfswinkel. Para além de bons negócios como Turan, ROdriguez, Rubio, Carrillo, Arias e Bock. Só tenho dúvidas em relação ao Aguiar mas estarei cá para ver o que pode render numa equipa grande.

Comprámos 16 jogadores, 6 deles com nome na Europa (Jeffren, Capel, Schaars, Onyewu,, Elias e Bojinov), dois cobiçados por grandes clubes como Liverpool e Chelsea (Winkel e Rinaudo), para além de reforços "úteis" e bons negócios como Rodriguez, Bock e Insua. De resto: jovens com futuro. O melhor? Todos, à excepção de 1 ou 2 (Aguiar e Bock(?)) são internacionais pelas suas selecções A ou camadas jovens.

Como já foi dito, com o que os outros fizeram retoques, nós reconstruímos uma equipa que não tinha nível, estava desgastada e velhas, e temos agora um plantel jovem, internacional e certamente com muita ambição e muito mais qualidade, até pela reintegração de outro "reforço": Izmailov. Agora basta consolidar esta equipa com um modelo de jogo adequado, e no próximo ano, fazer os tais retoques apenas com 2 ou 3 reforços para o 11 para aí sim estarmos ao nível ou melhores que os nossos rivais, sobretudo ao nível dos centrais.

PS: Acredito que brevemente WOLFSWINKEL se irá afirmar na equipa e teremos goleador para os próximos 5 anos se possível.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2287 em: Setembro 02, 2011, 18:53 »

TiagoLeao494

Meus caros, isto não é o FM.. Quando vejo nomes como Lisandro, Pedro Leon.. e etc...  Angry

Rui Patrício - Manter para valorizar
Tiago - Renovar para uma última época, é preciso um gajo que conheça o balneário e que incuta sportinguismo nos outros
Timo Hildebrand - Mamar salários não!
Marco Torsiglieri - luta com Carriço para titular
Daniel Carriço - Luta com Torsi
Nuno André Coelho - emprestar ou ficar com ele para 4º central - não o acho mau jogador mas está queimado
Anderson Polga -vender, obrigado, mas está na hora da despedida!
Leandro Grimi - vender
Evaldo - tem obrigação de jogar mais do que aquilo que tem feito, é um bom jogador
Marat Izmailov - manter
Simon Vukčević - estou farto da porcaria que este gajo faz, não o consigo aturar mais
André Santos - valorizar o jogador, sem dúvida que vai fazer esquecer o Judas
Matías Fernández - a equipa é este jogador e mais 10
Jaime Valdés - Suplente do Matias
Hélder Postiga - manter com redução salarial, caso contrário, se houver propostas podem vender
André Carrillo - ir entrando aos poucos na equipa
Ricardo Batista - manter no olhanense
Mexer - manter no olhanense
Pedro Mendes - emprestar a equipa portuguesa onde jogue regularmente
Nuno Reis - emprestar a equipa portuguesa onde jogue regularmente
Joao Gonçalves - Plantel principal
Andre Marques - Manter no Beira-Mar
Adrien Silva - faz a pré-época, a qualidade está lá, contudo o empréstimo à Académica não é de descurar
Renato Neto - emprestar a equipa portuguesa
Andre Martins - emprestar a equipa onde possa jogar regularmente
Bruno Pereirinha - emprestar a equipa onde seja titular
Diogo Rosado - emprestar a equipa da primeira liga onde tenha hipóteses de jogar regularmente
Celsinho - ficar com ele, última chance, treino específico para perder peso, acompanhamento por psicólogo, se der resultados pode ser que consigamos recuperar o jogador
Sinama Pongolle - venda, ele não quer vir, nós também não o queremos
Wilson Eduardo - está verdinho, pode ser uma boa alternativa, contudo, novo empréstimo não é de descurar
Rui Fonte - renovar o contrato e dar oportunidade no plantel principal, principalmente se houver equipa B onde ele possa ir jogando
Owuso - equipa onde seja titular ou manutenção no Cercle...
Purovic - com falta de avançados deveria ter vindo, era o tal pinheiro, não veio, agora pode ir embora que parece-me que estagnou
Balde - empréstimo ao Cercle parece-me bem.

Plantel 11/12:
GR:
Rui Patrício
Gottardi - Parece-me um bom GR, ainda é jovem, com a venda do Patrício na época seguinte já tínhamos Guarda Redes para colmatar a saída
Tiago
Evaldo
DE titular - Wendt (?) Não me parece que fosse uma má opção
Carriço
Torsiglieri
DC líder - jogador experiente e seguro (não vejo ninguém, aceitam-se recomendações)
Nuno André Coelho / Rodriguez - Entre um e outro...
Adrien (?)
Luis Alberto - estes 4 primeiros poderiam fazer a posição de 6 ou 8
Izmailov - a jogar a 8
Matias
Valdes - estes dois a 10
Salomão (?)
Wilson Eduardo(?)
2/3 contratações - sendo uma delas de renome (jogador tipo Quaresma) e as outras de jogadores que tenham provado já as suas capacidades - Arrisco Candeias e Bruno Gama ou até Pizzi (o Vieirinha parece-me fora do alcance dos nossos cofres)
Postiga (?) Saleiro (?)
Conclusão: O total de contratações parece-me irrealista pois coloco aqui penso que 8 a 9 entradas... Contudo, foi o número de reforços que a actual direcção prometeu  Parece-me que com uma equipa deste género poderíamos ser um forte candidato ao título

isto só para termos uma ideia do que se pensava há uns meses. Razão para dizer que Carlos Freitas fez um enorme trabalho ao contratar jogadores de renome como Jeffren, ELias, CAPEL, Onyewu e ainda Insua, Rinaudo, Bojinov, schaars e mesmo Wolfswinkel. Para além de bons negócios como Turan, ROdriguez, Rubio, Carrillo, Arias e Bock. Só tenho dúvidas em relação ao Aguiar mas estarei cá para ver o que pode render numa equipa grande.

Comprámos 16 jogadores, 6 deles com nome na Europa (Jeffren, Capel, Schaars, Onyewu,, Elias e Bojinov), dois cobiçados por grandes clubes como Liverpool e Chelsea (Winkel e Rinaudo), para além de reforços "úteis" e bons negócios como Rodriguez, Bock e Insua. De resto: jovens com futuro. O melhor? Todos, à excepção de 1 ou 2 (Aguiar e Bock(?)) são internacionais pelas suas selecções A ou camadas jovens.

Como já foi dito, com o que os outros fizeram retoques, nós reconstruímos uma equipa que não tinha nível, estava desgastada e velhas, e temos agora um plantel jovem, internacional e certamente com muita ambição e muito mais qualidade, até pela reintegração de outro "reforço": Izmailov. Agora basta consolidar esta equipa com um modelo de jogo adequado, e no próximo ano, fazer os tais retoques apenas com 2 ou 3 reforços para o 11 para aí sim estarmos ao nível ou melhores que os nossos rivais, sobretudo ao nível dos centrais.

PS: Acredito que brevemente WOLFSWINKEL se irá afirmar na equipa e teremos goleador para os próximos 5 anos se possível.

Concordo totalmente contigo: Mas que grande renovação.  Grin

Mesmo que não se vença nada este ano, penso que temos excelente bases para o futuro.

O pior é que o pessoal quer ganhar já este ano.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2288 em: Setembro 02, 2011, 21:43 »

*
Juvenil

Feminino

bem optei por deixar o meu comentário neste tópico para o final do mercado de maneira a fazer uma equipa (ou tentar) com jogadores que têm/tiveram contrato com o Sporting

por mim era isto:

Por mim saiam P.Mendes e L.Aguiar e entrava o Andre Martins, mas de resto  Positivo!
Registado

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2289 em: Setembro 15, 2011, 13:22 »

HULK VERDE

Só para dizer que mantenho o esquema, com a alternativa 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com Matías no centro atrás do único ponta-de-lança), se bem que para o lado esquerdo agora temos Capel, assumindo-se como titular na ala. Ainda para mais com a especulação de hoje, que pode ou não ter fundamento, penso que a equipa tipo não andará longe disto.

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck (Victor Golas)
                                                    Tiago

J. Pereira                     Carriço        Onyewu(?)(Torsiglieri)       Evaldo
J. Gonçalves/Arías(?)     Rodriguez          Polga                        Atila Turan(?)(Grimi)

Rinaudo
                            (André Santos)
                              (P. Mendes)      

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                              V                       Capel/(?)                                                        
(Quaresma/Guardado/?)           (Matías F.)                      Bozhinov/Carrillo
Yannick Djaló                           (Izmailov)                       (Diogo Salomão)
                                       (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov              
                  (Yannick Djaló)           Ricky Van Wolfswinkel
                                                        Postiga(Bendtner?)

Rui Patricio
                                                    Tiago

J. Pereira                     Carriço        Onyewu(?)(Torsiglieri)       Evaldo
J. Gonçalves/Arías(?)     Rodriguez          Polga                        Atila Turan(?)(Grimi)

Rinaudo
                            (André Santos)
                            (P. Mendes)

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)                                    
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                              V                       Capel/(?)                                                        
     Zeffrén                                 (Matías F.)                     Bozhinov?/Carrillo
Yannick Djaló                             (Izmailov)                     (Diogo Salomão)
(Quaresma/Guardado)      (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                                                        Postiga(Bendtner?)

Novamente, esquema com duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança). A novidade prende-se com a inclusão de Jeffrén no plantel, excluindo, à partida, as alternativas Quaresma e Guardado.

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

J. Pereira                      Polga                  Onyewu                  Evaldo
Pereirinha                   Rodriguez                   Carriço                    Insúa
Arias(?)                                                                                Atila Turan(?)
(J. Gonçalves)
                                 Rinaudo
                            (André Santos)

Elias
                                                         Schaars
                                                     André Santos
                                                       Luís Aguiar
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                              V                       Capel                                                        
     Zeffrén                                 (Matías F.)                     Bozhinov?/Carrillo
Yannick Djaló Questão                         (Izmailov)                    
                                                     (Elias)
                                                (Luís Aguiar)                  

Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                                                        Postiga(Bendtner?)

Novamente, esquema com duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança).

A novidade prende-se com a inclusão de Insúa e Elias no plantel, respectivamente para o lado esquerdo da defesa e para o meio-campo de transição/ofensivo. O defesa argentino não assume para já a titularidade, mas Elias entra de caras no 11 e passa a ocupar o lugar de Schaars, podendo mesmo jogar à frente do médio holandês e encostando Izmailov na ala direita, visto que Zeffrén se encontra lesionado por 3 semanas, e Matías não está apto. Assim tudo aponta que o trio de meio-campo, pelo menos no próximo jogo, possa ser Rinaudo, Schaars e Elias, com Izmailov numa ala, e Capel na outra, o que me parece que possa ser extensivo ao resto da época, em caso da saída de Yannick Djaló, ocupando Izmailov um lugar numa das alas, se necessário for.

Resta saber quem será o avançado centro de referência, não só para o(s) próximo(s) jogo(s), como para toda a época. Questão.

Actualiza-se igualmente a situação do defesa lateral direito alternativo, que aparentemente é Pereirinha, sendo que João Gonçalves não ficou no plantel. Arias, assim como Turan (do outro lado da defesa, e com a chegada de Insúa), estão numa 3.ª linha.

A dupla de centrais, face às observações, indefinições, experiências, rendimento irregular, desempenho exibicional oscilante, etc, não é definitiva, mas face à lesão de Rodriguez e ao desempenho intermitente de Carriço (que não é tão péssimo como o pintam, apesar das lacunas nas bolas paradas e numa ou outra situação), Polga assume o seu lugar ao lado de Onyewu.

Como a saída de Yannick Djaló ainda não é certa, apesar de ao que consta poder estar por horas, mantenho-o no plantel. Caso se confirme que sai, reestruturarei o esquema.

É fácil notar que as posições mais negligenciadas ou não tão apetrechadas no sentido de haver menos opções e soluções de qualidade, são:

- médio defensivo: apenas Rinaudo se apresenta como trinco de raiz, André Santos parece ser a 2.ª solução, pelas opções de Domingos nos últimos jogos, mas mesmo isso parece uma adaptação algo forçada de André Santos e não dá as mesmas garantias defensivas, pelo menos no que a experiência, recuperação de bola, bloqueio e condicionamento do jogo adversário, pulmão e entrega, além de qualidade de tackle e posicionamento defensivo diz respeito

- avançados-centro/ponta-de-lança: num possível esquema com 2 pontas-de-lança, falta sempre um avançado que garante ser mais eficiente e concretizador do que o mais experiente e ambientado à disposição no plantel, Hélder Postiga, que está no Sporting à 3 épocas mas apresenta números muito aquém de um ponta-de-lança que se quer eficaz na finalização e que garanta golos com regularidade. A jogar com apenas 1 avançado-centro/ponta-de-lança, a pressão sobre esse jogador aumenta e ainda mais se nota a ausência de alguém experiente, com currículo, que garanta o bom funcionamento desse sector, regularmente, com golos frequentes. Depositar em Wolfswinkel ou em Rubio toda essa responsabilidade pode ser contraproducente, e ter Postiga como a referência habitual ainda mais.

- centrais: algumas dúvidas na quadra de centrais disponíveis, mesmo contando que Ilori possa eventualmente suprir uma ausência sem outras opções possíveis para a compensar. Para já, a condição física regular dos centrais que vieram, Rodriguez e Onyewu. Depois, o estado anímico e psicológico irregular de Daniel Carriço, que precisa de acompanhamento nessas matérias, e de ser protegido, além das intermitências de Polga, que é capaz do melhor e do pior. Provavelmente um central mais categórico fazia falta à equipa, nem que para isso tivesse de sair um dos mais antigos (Polga ou Carriço). O problema é que o Sporting tem vários centrais nos quadros emprestados, e corre-se o risco de haver excesso de investimento com pouco ou nenhum aproveitamento. Mas com Torsiglieri e Mexer emprestados, pergunto-me se não poderiam ser mais úteis neste plantel, um deles, ou mesmo os 2. Pelo menos a nível de lesões dão mais garantias que os recém-contratados, e a nível de qualidade e atributos, talvez não fiquem a dever a alguns dos 4 de que dispomos.

Resta acrescentar que a pouco menos de 24 horas do fecho da janela de transferências, mais ou menos consolidado o plantel, mas faltando definir algumas eventuais alterações de última hora e situações que podem estar pendentes, voltarei depois do fecho do mercado a definir a base do plantel final e as minhas ideias estruturais para ele. No entanto, com os jogadores disponíveis a esta data, seria mais ou menos o 11 que apresentaria no próximo jogo, num genérico 4-4-2, apenas havendo ainda dúvidas na dupla de centrais (dependendo das recuperações, etc) e na dupla de avançados (talvez apostando numa dupla onde Bozhinov possa jogar no apoio a Diego Rubio, ou então Diego Rubio ou Bozhinov a apoiar Wolfswinkel).

Claro que se vier algum avançado ou até mesmo um central antes do fecho do mercado, as coisas se alteram. Mas à 1.ª vista, como treinador de bancada (e por isso desconhecendo inúmeros dados que só a equipa técnica dispõe e conhece, até pelos treinos, momentos de forma, estado clínico e anímico, etc), seria esta a equipa que lançava.

Após o término do período de transferências, actualizado o plantel, será a última alteração que farei aos sucessivos esquemas apresentados aqui neste tópico, e darei como concluída a Renovação para 2011/2012.

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

J. Pereira                      Polga                  Onyewu                  Insúa
Pereirinha                   Rodriguez                  Carriço                    Evaldo
Arias                                                                                   (Atila Turan)

Rinaudo
                            (André Santos)

Elias
                                                         Schaars
                                                     André Santos
                                                       Luís Aguiar
                                                                |                            
                                                                |
    Zeffrén                                                V                            Capel                                                        
    Izmailov                                  (Matías F./Izmailov)           Bozhinov?/Carrillo
(Yannick Djaló)                                     (Elias)                    
                                                      (Luís Aguiar)                  

Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                  (Yannick Djaló)            Ricky Van Wolfswinkel
                                                        (Postiga)(Bendtner)

Portanto, como prometi, segue-se a conclusão desta minha série de comentários neste tópico. O atraso na definição final do plantel, com a saída à última da hora (literalmente) de Postiga e Yannick Djaló, e a indefinição que entretanto parece não afectar o Sporting e sim o clube que o acolheu e o jogador, e já não diz respeito a esta temática, levaram a que esperasse alguns dias para a completar. Aqui vai, começando pelo esquema final:

a) duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança). Isto pode traduzir-se em variabilidade táctica dentro do 4-4-2 (dois avançados-centro/ponta-de-lança), e do 4-3-3 (1 avançado-centro/ponta-de-lança), com as suas variantes. O ponto aqui é a presença no centro do ataque, de jogadores com perfil e características de finalizador e/ou catalisadores de finalização, com capacidade de fazer golos com regularidade e/ou incomodar, desgastar e desequilibrar o reduto defensivo e o centro da defesa adversária, dentro de 2 perfis genéricos, mais fixo e posicional ou mais móvel. É nessas questões que me tenho focado, assim como no papel do meio-campo.

b) equipa-tipo e alternativas, que não são definitivas mas sim um princípio de organização e disposição táctica dos jogadores de acordo com aquilo que são as suas características, capacidades, qualidade e o âmbito mais ou menos consensual da sua função táctica no plantel. Uma estruturação base do plantel.

c) dúvida quanto ao papel táctico e adaptação de Bozhinov, que foi apontado como avançado/extremo nos sistemas com um avançado-centro/ponta-de-lança, mas que já foi colocado a jogar por Domingos num esquema de 2 avançados-centro, a jogar numa dessas funções, e também num esquema de 1 avançado-centro, como jogou na Mata Real, na 4.ª jornada do Campeonato, durante toda a 1.ª parte e parte da 2.ª, sem resultados práticos dignos de monta. Além das dúvidas que a sua forma física e adaptação levantam para já, e até da objectividade e justificação desta contratação, parece que o jogador não tem o perfil para jogar como ponta-de-lança isolado no centro, pelo menos nesta fase, e também não me parece que se adapte como extremo/avançado, pela sua falta de velocidade, capacidade de ruptura e dinâmica, neste momento. As dúvidas permanecem, mas há que dar tempo, pois agora já não volta atrás e faz parte do plantel. Já agora, André Martins não consta pois não percebo como terá espaço, a não ser muito esporadicamente, para jogar.

d) Izmailov: a sua gestão vai ser fundamental para conseguir ter o jogador sempre pronto a dar o seu contributo à equipa (que é muito importante), seja nas funções de médio-ala/extremo, seja no centro do meio-campo ofensivo ou de transição. O que é facto é que aparece em zonas de finalização, no centro da grande-área, ao 2.º poste ou mesmo fora da grande-área, e consegue obter golos com remates colocados, insistências e muita abnegação. Neste momento, o Izmailov é aquele jogador que se pode chamar trunfo, resta ter a noção certa de quando colocá-lo logo em campo, ou guardá-lo para quando as coisas se proporcionarem, levando em conta a protecção da sua condição física e do seu valor futebolístico para o equilíbrio e coesão da equipa. Da mesma forma, Matías Fernandéz poderá ser um jogador determinante, e não poderá ser esquecido ou desvalorizado.

Resta acrescentar que a transição que muitos pedem para o sistema 4-3-3 (um avançado centro e 2 extremos/avançados) não deve ser forçada, ao ponto de retirar vitórias, moral, fluidez e equilíbrio à equipa. Se o discurso é que não se consegue tudo num dia, então não percebo porque se quer impôr um desenho táctico e sistema de jogo à força dos resultados e de exibições minimamente aceitáveis e que dignifiquem e honrem o Sporting. O resultado sempre foi importante, o mais importante, no futebol. Sem bons resultados, por muito bom futebol que a equipa pratique, isso só descredibiliza o trabalho efectuado, por muito que tenha pontos positivos e resulte de boa intenções. E nesta primeira fase, as equipas consolidam-se e motivam-se com resultados, não transformando os jogos em experiências laboratoriais, e sim em afirmação de sistemas e mecanismos testados, treinados, aperfeiçoados e consolidados. Eficácia e eficiência acima de tudo, depois sim, o futebol espectáculo. Porque o Clube não está para brincadeiras e pelos vistos o sistema também não...

Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2290 em: Outubro 21, 2011, 12:39 »

HULK VERDE

Só para acrescentar, dada a saída de Luís Aguiar do plantel, por motivos que não interessa abordar aqui, onde se fala da equipa, André Martins ganhou espaço e neste momento é um elemento a ter em conta, substituindo o uruguaio, no meu esquema.

Esta era uma adenda que já tinha pensado à várias semanas (desde que se verificou e foi confirmada a saída do sul-americano), mas que só hoje, após a estreia do André Martins em partidas oficiais, frente ao Vaslui em Alvalade, resolvi referir.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2291 em: Novembro 09, 2011, 11:19 »

*
Veterano

Meu rico Zapater... Que jeito fazias agora com o Rinaudo de fora  Assobiar
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2292 em: Janeiro 06, 2012, 03:20 »

HULK VERDE

Só para dizer que mantenho o esquema, com a alternativa 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com Matías no centro atrás do único ponta-de-lança), se bem que para o lado esquerdo agora temos Capel, assumindo-se como titular na ala. Ainda para mais com a especulação de hoje, que pode ou não ter fundamento, penso que a equipa tipo não andará longe disto.

Rui Patricio
                                                    Tiago

Rinaudo
                            (André Santos)
                              (P. Mendes)      

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)
                                                                |                            
                                                                |
(Quaresma/Guardado/?)           (Matías F.)                      Bozhinov/Carrillo
Yannick Djaló                           (Izmailov)                       (Diogo Salomão)
                                       (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov              
                                                        Postiga(Bendtner?)

Rui Patricio
                                                    Tiago

Rinaudo
                            (André Santos)
                            (P. Mendes)

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)                                    
                                                                |                            
                                                                |
Yannick Djaló                             (Izmailov)                     (Diogo Salomão)
(Quaresma/Guardado)      (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                                                        Postiga(Bendtner?)

Novamente, esquema com duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança). A novidade prende-se com a inclusão de Jeffrén no plantel, excluindo, à partida, as alternativas Quaresma e Guardado.

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

J. Pereira                      Polga                  Onyewu                  Evaldo
Pereirinha                   Rodriguez                   Carriço                    Insúa
Arias(?)                                                                                Atila Turan(?)
(J. Gonçalves)
                                 Rinaudo
                            (André Santos)

Elias
                                                         Schaars
                                                     André Santos
                                                       Luís Aguiar
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                              V                       Capel                                                        
Yannick Djaló Questão                         (Izmailov)                    
                                                     (Elias)
                                                (Luís Aguiar)                  

Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                                                        Postiga(Bendtner?)

Novamente, esquema com duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança).

A novidade prende-se com a inclusão de Insúa e Elias no plantel, respectivamente para o lado esquerdo da defesa e para o meio-campo de transição/ofensivo. O defesa argentino não assume para já a titularidade, mas Elias entra de caras no 11 e passa a ocupar o lugar de Schaars, podendo mesmo jogar à frente do médio holandês e encostando Izmailov na ala direita, visto que Zeffrén se encontra lesionado por 3 semanas, e Matías não está apto. Assim tudo aponta que o trio de meio-campo, pelo menos no próximo jogo, possa ser Rinaudo, Schaars e Elias, com Izmailov numa ala, e Capel na outra, o que me parece que possa ser extensivo ao resto da época, em caso da saída de Yannick Djaló, ocupando Izmailov um lugar numa das alas, se necessário for.

Resta saber quem será o avançado centro de referência, não só para o(s) próximo(s) jogo(s), como para toda a época. Questão.

Actualiza-se igualmente a situação do defesa lateral direito alternativo, que aparentemente é Pereirinha, sendo que João Gonçalves não ficou no plantel. Arias, assim como Turan (do outro lado da defesa, e com a chegada de Insúa), estão numa 3.ª linha.

A dupla de centrais, face às observações, indefinições, experiências, rendimento irregular, desempenho exibicional oscilante, etc, não é definitiva, mas face à lesão de Rodriguez e ao desempenho intermitente de Carriço (que não é tão péssimo como o pintam, apesar das lacunas nas bolas paradas e numa ou outra situação), Polga assume o seu lugar ao lado de Onyewu.

Como a saída de Yannick Djaló ainda não é certa, apesar de ao que consta poder estar por horas, mantenho-o no plantel. Caso se confirme que sai, reestruturarei o esquema.

É fácil notar que as posições mais negligenciadas ou não tão apetrechadas no sentido de haver menos opções e soluções de qualidade, são:

- médio defensivo: apenas Rinaudo se apresenta como trinco de raiz, André Santos parece ser a 2.ª solução, pelas opções de Domingos nos últimos jogos, mas mesmo isso parece uma adaptação algo forçada de André Santos e não dá as mesmas garantias defensivas, pelo menos no que a experiência, recuperação de bola, bloqueio e condicionamento do jogo adversário, pulmão e entrega, além de qualidade de tackle e posicionamento defensivo diz respeito

- avançados-centro/ponta-de-lança: num possível esquema com 2 pontas-de-lança, falta sempre um avançado que garante ser mais eficiente e concretizador do que o mais experiente e ambientado à disposição no plantel, Hélder Postiga, que está no Sporting à 3 épocas mas apresenta números muito aquém de um ponta-de-lança que se quer eficaz na finalização e que garanta golos com regularidade. A jogar com apenas 1 avançado-centro/ponta-de-lança, a pressão sobre esse jogador aumenta e ainda mais se nota a ausência de alguém experiente, com currículo, que garanta o bom funcionamento desse sector, regularmente, com golos frequentes. Depositar em Wolfswinkel ou em Rubio toda essa responsabilidade pode ser contraproducente, e ter Postiga como a referência habitual ainda mais.

- centrais: algumas dúvidas na quadra de centrais disponíveis, mesmo contando que Ilori possa eventualmente suprir uma ausência sem outras opções possíveis para a compensar. Para já, a condição física regular dos centrais que vieram, Rodriguez e Onyewu. Depois, o estado anímico e psicológico irregular de Daniel Carriço, que precisa de acompanhamento nessas matérias, e de ser protegido, além das intermitências de Polga, que é capaz do melhor e do pior. Provavelmente um central mais categórico fazia falta à equipa, nem que para isso tivesse de sair um dos mais antigos (Polga ou Carriço). O problema é que o Sporting tem vários centrais nos quadros emprestados, e corre-se o risco de haver excesso de investimento com pouco ou nenhum aproveitamento. Mas com Torsiglieri e Mexer emprestados, pergunto-me se não poderiam ser mais úteis neste plantel, um deles, ou mesmo os 2. Pelo menos a nível de lesões dão mais garantias que os recém-contratados, e a nível de qualidade e atributos, talvez não fiquem a dever a alguns dos 4 de que dispomos.

Resta acrescentar que a pouco menos de 24 horas do fecho da janela de transferências, mais ou menos consolidado o plantel, mas faltando definir algumas eventuais alterações de última hora e situações que podem estar pendentes, voltarei depois do fecho do mercado a definir a base do plantel final e as minhas ideias estruturais para ele. No entanto, com os jogadores disponíveis a esta data, seria mais ou menos o 11 que apresentaria no próximo jogo, num genérico 4-4-2, apenas havendo ainda dúvidas na dupla de centrais (dependendo das recuperações, etc) e na dupla de avançados (talvez apostando numa dupla onde Bozhinov possa jogar no apoio a Diego Rubio, ou então Diego Rubio ou Bozhinov a apoiar Wolfswinkel).

Claro que se vier algum avançado ou até mesmo um central antes do fecho do mercado, as coisas se alteram. Mas à 1.ª vista, como treinador de bancada (e por isso desconhecendo inúmeros dados que só a equipa técnica dispõe e conhece, até pelos treinos, momentos de forma, estado clínico e anímico, etc), seria esta a equipa que lançava.

Após o término do período de transferências, actualizado o plantel, será a última alteração que farei aos sucessivos esquemas apresentados aqui neste tópico, e darei como concluída a Renovação para 2011/2012.

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

J. Pereira                      Polga                  Onyewu                  Insúa
Pereirinha                   Rodriguez                  Carriço                    Evaldo
Arias                                                                                   (Atila Turan)

Rinaudo
                            (André Santos)

Elias
                                                         Schaars
                                                     André Santos
                                                       Luís Aguiar
                                                                |                            
                                                                |
    Zeffrén                                                V                            Capel                                                        
    Izmailov                                  (Matías F./Izmailov)           Bozhinov?/Carrillo
(Yannick Djaló)                                     (Elias)                    
                                                      (Luís Aguiar)                  

Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                  (Yannick Djaló)            Ricky Van Wolfswinkel
                                                        (Postiga)(Bendtner)

Portanto, como prometi, segue-se a conclusão desta minha série de comentários neste tópico. O atraso na definição final do plantel, com a saída à última da hora (literalmente) de Postiga e Yannick Djaló, e a indefinição que entretanto parece não afectar o Sporting e sim o clube que o acolheu e o jogador, e já não diz respeito a esta temática, levaram a que esperasse alguns dias para a completar. Aqui vai, começando pelo esquema final:

a) duas alternativas, 4-1-3-2 e 4-2-3-1 (com médio-ofensivo no centro atrás do único ponta-de-lança). Isto pode traduzir-se em variabilidade táctica dentro do 4-4-2 (dois avançados-centro/ponta-de-lança), e do 4-3-3 (1 avançado-centro/ponta-de-lança), com as suas variantes. O ponto aqui é a presença no centro do ataque, de jogadores com perfil e características de finalizador e/ou catalisadores de finalização, com capacidade de fazer golos com regularidade e/ou incomodar, desgastar e desequilibrar o reduto defensivo e o centro da defesa adversária, dentro de 2 perfis genéricos, mais fixo e posicional ou mais móvel. É nessas questões que me tenho focado, assim como no papel do meio-campo.

b) equipa-tipo e alternativas, que não são definitivas mas sim um princípio de organização e disposição táctica dos jogadores de acordo com aquilo que são as suas características, capacidades, qualidade e o âmbito mais ou menos consensual da sua função táctica no plantel. Uma estruturação base do plantel.

c) dúvida quanto ao papel táctico e adaptação de Bozhinov, que foi apontado como avançado/extremo nos sistemas com um avançado-centro/ponta-de-lança, mas que já foi colocado a jogar por Domingos num esquema de 2 avançados-centro, a jogar numa dessas funções, e também num esquema de 1 avançado-centro, como jogou na Mata Real, na 4.ª jornada do Campeonato, durante toda a 1.ª parte e parte da 2.ª, sem resultados práticos dignos de monta. Além das dúvidas que a sua forma física e adaptação levantam para já, e até da objectividade e justificação desta contratação, parece que o jogador não tem o perfil para jogar como ponta-de-lança isolado no centro, pelo menos nesta fase, e também não me parece que se adapte como extremo/avançado, pela sua falta de velocidade, capacidade de ruptura e dinâmica, neste momento. As dúvidas permanecem, mas há que dar tempo, pois agora já não volta atrás e faz parte do plantel. Já agora, André Martins não consta pois não percebo como terá espaço, a não ser muito esporadicamente, para jogar.

d) Izmailov: a sua gestão vai ser fundamental para conseguir ter o jogador sempre pronto a dar o seu contributo à equipa (que é muito importante), seja nas funções de médio-ala/extremo, seja no centro do meio-campo ofensivo ou de transição. O que é facto é que aparece em zonas de finalização, no centro da grande-área, ao 2.º poste ou mesmo fora da grande-área, e consegue obter golos com remates colocados, insistências e muita abnegação. Neste momento, o Izmailov é aquele jogador que se pode chamar trunfo, resta ter a noção certa de quando colocá-lo logo em campo, ou guardá-lo para quando as coisas se proporcionarem, levando em conta a protecção da sua condição física e do seu valor futebolístico para o equilíbrio e coesão da equipa. Da mesma forma, Matías Fernandéz poderá ser um jogador determinante, e não poderá ser esquecido ou desvalorizado.

Resta acrescentar que a transição que muitos pedem para o sistema 4-3-3 (um avançado centro e 2 extremos/avançados) não deve ser forçada, ao ponto de retirar vitórias, moral, fluidez e equilíbrio à equipa. Se o discurso é que não se consegue tudo num dia, então não percebo porque se quer impôr um desenho táctico e sistema de jogo à força dos resultados e de exibições minimamente aceitáveis e que dignifiquem e honrem o Sporting. O resultado sempre foi importante, o mais importante, no futebol. Sem bons resultados, por muito bom futebol que a equipa pratique, isso só descredibiliza o trabalho efectuado, por muito que tenha pontos positivos e resulte de boa intenções. E nesta primeira fase, as equipas consolidam-se e motivam-se com resultados, não transformando os jogos em experiências laboratoriais, e sim em afirmação de sistemas e mecanismos testados, treinados, aperfeiçoados e consolidados. Eficácia e eficiência acima de tudo, depois sim, o futebol espectáculo. Porque o Clube não está para brincadeiras e pelos vistos o sistema também não...  

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

Pereirinha                   Rodriguez            Carriço/Xandão             Evaldo
Arias                                                                                  

Rinaudo
               (André Santos/Renato Neto/Carriço)

Elias
                                                         Schaars
                                                     André Santos
                                                     André Martins
                                                      Renato Neto
                                                                |                            
                                                                |
    Jeffrén                                                V                            Capel                                                        
    Izmailov                                 (Matías F./Izmailov)        Bozhinov?/Carrillo
                                                       (Elias/Schaars)                    
                                                      (André Martins)                  

Diego Rubio
                      Bozhinov?              
                                                    Ricky van Wolfswinkel
                                                           Sebastián Ribas

Considerando as três aquisições realizadas até agora neste mercado de Inverno, nota-se a aposta de Domingos em reforçar a equipa com jogadores altos, que acrescentam maior capacidade de jogo aéreo, quer defensivo, quer ofensivo. Faz sentido consideranto que as derrotas do Sporting no campeonato se deveram a lances desse género, após pontapé de canto, notando-se algumas falhas defensivas no jogo aéreo que custaram alguns pontos. Domingos procura cortar o mal pela raíz e ir à origem do problema. No entanto, não se deve descurar outras questões relacionadas com o jogo defensivo e ofensivo da equipa e com o posicionamento, as dinâmicas e transições.

Agora é esperar para ver a resposta dos jogadores e a forma como Domingos vai gerir uma equipa que se reaproxima da sua máxima força, por si definida.

Aos engraçadinhos dos dois comentários abaixo, estão na lista VERDE... vou começar a filtrar todos os vossos comentários com revisor ortográfico e a expor-vos ao ridículo.  
« Última modificação: Janeiro 06, 2012, 20:38 por HULK VERDE » Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2293 em: Janeiro 06, 2012, 03:22 »

userVuk

Realmente já só faltava o Remato Neto 
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #2294 em: Janeiro 06, 2012, 04:35 »

Ex-dude_green

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

Realmente já só faltava o Remato Neto 

O extremo direito também mudou. Segundo o @HULK passámos de Zéffren para o Jeffren. Devem ser primos   Maldoso
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 113 114 [115] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Renovação para 2011/2012

« tópico anterior seguinte »
Ir para: