Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 03, 2014, 08:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Renovação para 2011/2012

Páginas: « anterior 1 ... 90 91 [92] 93 94 ... 115 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Renovação para 2011/2012 (Lida 118176 vezes)

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1820 em: Julho 06, 2011, 23:49 »

*
Sénior

Localidade: Braga
Masculino

Gabriel, o Izmailov e L. Aguiar também podem fazer essa posição.
Registado

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1821 em: Julho 06, 2011, 23:52 »

*
Iniciado

Localidade: GUARDA
Masculino

ok, aqui vai a minha humilde contribuição: (tendo em conta o que se sabe até à data)

4-1-3-2

Patrício

J Pereira            Carriço      Rodriguez            Evaldo

Rinaudo

Izmailov              Matias           Schaars

Bojinov   
                                    Wolfswinkel

alternativas:
Djaló no lugar de Schaars, quando for preciso mais velocidade pelas alas
Carrillo no lugar de Izma, quando... Izma não estiver "disponível"
Rubio / Postiga no lugar de Bojinov quando Boji não estiver a funcionar
Aguiar (ou até Santos) no lugar de Matias
Santos no lugar de Rinaudo
Turan no lugar de Evaldo, quando Turan evoluir como se espera
Rubio / Bojinov ou até Carrillo / RvW são duplas possíveis para o ataque, também

Positivo!

como se vê estamos perante um plantel "multi-usos", veremos se a qualidade individual acompanha a do grupo às ordens de DP

(eu já disse que nos faz falta um extremo?  Rir Muito Alto)

Dos jogadores actuais do plantel (falta a truta Rir Muito Alto), também penso que será isso, mas com uma alteração no centro da defesa. Entrada de Onyewu e saída de Rodriguez ou Carriço. Um jogador mais fisico, para dar mais altura nos lances aereos (defensivos e ofensivos) em detrimento de um mais técnico.
Registado

SPORTING - O MELHOR DO MUNDO
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1822 em: Julho 06, 2011, 23:54 »

*
Veterano

Masculino

Neste momento o que mais me agrada no plantel do Sporting CP é a polivalência. Começando pela parte de trás: o João Pereira pode subir na ala; o Carriço como uma solução de recurso pode subir a trinco (não me agrada, mas pode); o Turan pode subir na ala; O André Santos tanto pode fazer de 6 como de 8. O L. Aguiar pode ser 10 ou 8; o mesmo se aplica ao Matias Fernandez, embora o prefira claramente a 10; o Izmailov tanto pode cair nas alas, como fazer a posição de 8 ou 10; o Djaló tanto pode jogar numa posição mais central, como cair para as alas; o mesmo se aplica ao Bojinov e até ao Postiga. Isto deixa-me extremamente satisfeito.

Quanto ao André Martins não o vejo como a 1ª alternativa ao Schaars mas acho que deveria ficar no plantel até Janeiro a fazer trabalho específico: precisa de ganhar corpo e força, isso é essencial. Nos jogos me que o resultado esteja controlado pode entrar em campo, com calma e sem muita pressão sobre ele. Aos poucos ambienta-se: se necessitar de mais jogos, em Janeiro empresta-se.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1823 em: Julho 06, 2011, 23:54 »

Hollow

Oh Hollow, como é que és capaz de achar que o meio campo está fechado com o André Martins como o elemento que luta pelo lugar com o Schaars?

Gabriel, mesmo que menosprezemos a valia de Martins ou a stamina-moutinho que poderá ter Rinaudo e/ou Schaars na equipa ao longa da época, aí entra a polivalência que falei.  Wink

Eu não posso adivinhar se será mesmo como referi, mas apoio-me nas minhas ideias, no senso comum e... no que Domingos já mostrou em Braga. Lá Domingos fazia constantemente rotações e alterações no meio-campo, consoante os jogos ou forma fisica dos jogadores. Vi Hugo Viana variar entre 8 e 10. Custódio entre 6 e 8. Mossoró entre ala e 10. Domingos gosta dessas polivalências.

Puxando isso para o Sporting: André Santos estará a ser trabalhado por Domingos como 6 (atrás de Rinaudo), mas fará 8 sem problema. Schaars pelo que se diz, faz 6, 8 e 10! Luis Aguiar faz 8 e 10. É só veres a várias possibilidades que isso permite. O André Martins andará lá pelo meio, como 8 ou mesmo 10 e terá a sua oportunidade, a sua chamada (à la André Santos style) será a proclamada "aposta na formação" desta época (cheia de estrangeiros). Digo eu, veremos...
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1824 em: Julho 06, 2011, 23:56 »

*
Juvenil

Localidade: viseu
Masculino

CARLOS FREITAS-"Um jogador para fazer os tres corredores!!"

Não deve haver muitos!!!???à cabeça vêm-me um jogador ou dois mas nem digo para nao correr mal!!...
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1825 em: Julho 07, 2011, 01:33 »

Ex-RuiMorgado

*
Juvenil

Localidade: Torres Vedras
Masculino

Bem, parece que o Godinho não percebe nada disto, disse que iam fazer entre 9 e 11 contratações.  Falta aí o Diego Rubio, e ainda falta o tal jogador para fazer os 3 corredores. As minhas contas dão 13.

No geral estou contente com as contratações feitas, se alguém me dissesse há 6 meses, que iriamos fazer 13 contratações em menos de 1 mês, eu não acreditava.

Parece-me que o trabalho foi bem feito, é claro que se pode dizer que com 30 milhões podiamos ter-nos reforçado de outra forma, mas não estou desapontado. Sinto que falta ainda aquela contratação, mas cada vez tenho menos esperança nisso.

Houve, de facto, uma vassourada no plantel, o que por um lado é bom, mas por outro é um duro teste às capacidades do Domingos, porque montar uma equipa de raiz não é tarefa fácil.

PS: Era engraçado fazer um jogo com esse 11  
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1826 em: Julho 07, 2011, 01:40 »

TiagoLeao494

Também gostava de ver um jogo de pré-época só com as contratações 
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1827 em: Julho 07, 2011, 01:40 »

*
Veterano

Eu continuo a achar que a formação em termos de meio-campo deveria ser assim

Posição 6: Rinaudo e Zapater
Posição 8: André Santos e Schaars
Posição 10: Matias e Aguiar.

Poderiamos eventualmente ter André Martins no plantel como alternativa. André Santos pode fazer a posição 6 [mas pra mim ele é um 8, pois precisa de alguém atrás dele para varrer], e Aguiar pode fazer a posição 8 também.

Izmailov pode também fazer eventualmente a posição 10 ou a de interior caso seja para jogar em losango.

Continuo a suspirar por Trezeguet, mais do que por Quaresma. A eventual chegada dos 2 garantia MUITAS Gbox's e MUITOS pontos.

Façam-se à vida se faz favor !!!
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1828 em: Julho 07, 2011, 01:51 »

ex-tfgomes10

*
Juvenil

Localidade: Espinho/Coimbra
Masculino

Eu continuo a achar que a formação em termos de meio-campo deveria ser assim

Posição 6: Rinaudo e Zapater
Posição 8: André Santos e Schaars
Posição 10: Matias e Aguiar.

Poderiamos eventualmente ter André Martins no plantel como alternativa. André Santos pode fazer a posição 6 [mas pra mim ele é um 8, pois precisa de alguém atrás dele para varrer], e Aguiar pode fazer a posição 8 também.

Izmailov pode também fazer eventualmente a posição 10 ou a de interior caso seja para jogar em losango.

Continuo a suspirar por Trezeguet, mais do que por Quaresma. A eventual chegada dos 2 garantia MUITAS Gbox's e MUITOS pontos.

Façam-se à vida se faz favor !!!

Seta

Olhando para as opções que restam quero isto que mencionaste.
Sem dúvida!
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1829 em: Julho 07, 2011, 02:17 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

Não arrisco um onze inicial, o que por si representa um ponto positivo, deve-se dizer.

Força Domingos, espreme esse pessoal!
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1830 em: Julho 07, 2011, 02:27 »

*
Veterano

Esqueci-me de referir que preferia o Val10 ao Aguiar.

Podiamos ter trocado o Bojinov pelo... Aguiar! Sempre eram mais uns cobres para o cacá  Rir Muito Alto
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1831 em: Julho 07, 2011, 02:35 »

*
Iniciado

Localidade: Coimbra
Masculino

Baseando-me no que dizem de termos um plantel de 26 jogadores aqui vai:

Gr: Rui Patrício, Marcelo Boeck, Tiago
DL: João Pereira, João Gonçalves, Arias, Evaldo, Turan (salvo alguma alteração de última hora)
DC: Carriço, Rodriguez, Onyewu, Polga
MC: Schaars, Rinaudo, André Santos, (André Martins), Luís Aguiar
MO: Matías, (Zezinho)
Extremos: Izmailov, Carrillo, Yannick, Bojinov, Reforço
AC: V. Wolfswinkel, H. Postiga, Diego Rubio

Sendo que eu não acredito que André Martins e Zezinho fiquem os dois no plantel e até porque ainda vem mais um jogador, ficamos com este plantel.

Falta vender/emprestar/rescidir: Vítor Golas, Abel?, Torsi, Grimi, Caneira, Vukcevic, Owuso, Purovic, Zapater.

Entradas:
GR: Marcelo Boeck
DL: Arias, João Gonçalves, Turan
DC: Rodriguez, Onyewu
MC: Schaars, Rinaudo, Luis Aguiar, André Martins
Extremos: Carrillo, Bojinov, Reforço
AC: V. Wolfswinkel, Diego Rubio

Saídas:

GR: Hildebrand
DL: Cedric, Grimi, Caneira
DC: NAC, Torsi
MC: Maniche, Zapater, Pedro Mendes
MO: Tales
Extremos: Salomão, Valdes, Cristiano, Vukcevic
AC: Saleiro

Comparando com o ano passado, penso que é óbvio que a equipa está mais forte. Resta saber se é suficiente...
Registado

Eu ando sempre atrás de ti. Onde tu fores eu vou lá estar. Só p'ra te ver...p'ra te ver ganhar!
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1832 em: Julho 07, 2011, 02:49 »

No avatar!

*
Sénior

Masculino

(...)

Falta vender/emprestar/rescidir: Vítor Golas, Abel?, Torsi, Grimi, Caneira, Vukcevic, Owuso, Purovic, Zapater.
(...)

O Abel já não tem contracto conosco.
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1833 em: Julho 07, 2011, 03:18 »

*
Veterano

Em termos físicos parece-me que estamos mais dotados. Ao olhar por ex. para os orcs vemos Luisão, Javi G, Cardozo, Maxi P, Jardel, o próprio Matic... Este ano com Oguchi, Rinaudo, Schaars e o Ricky parece-me que há um upgrade neste aspecto. Também considero L.Aguiar um jogador de 'combate' [como se viu na final da libertadores  ]

Em termos de velocidade e de capacidade pra resolver jogos em termos individuais acho que ainda falta alguma coisa. Continuo a dizer que Trezeguet era uma solução muito viável pela capacidade de finalização que tem, e que falta um jogador que jogue sobre as alas e que seja um desiquilibrador nato.

Na baliza o Marcelo acho que é uma boa alternativa, e que as apostas em Carrilo e Rubio poderão dar frutos no futuro.

Tenho pena que Torsiglieri e Zapater saiam pois têm características que nos fazem falta (como já referi - são jogadores de garra, de combate e para um futebol mais físico). Preferia a manutenção deles, muito sinceramente. Já Val10 também preferia que se mantesse pela capacidade de remate e porque é dos poucos que tem sucesso no 1x1.

Não compreendo bem a manutenção do Polga porque ao que parece teria mercado no Brasil.

Quanto às dispensas e rescisões, há delas demasiado óbvias [ Abel, Maniche, Saleiro, Purovic, Grimi, Vuk, NAC ...]
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1834 em: Julho 07, 2011, 07:04 »

HULK VERDE

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck (Victor Golas)
                                                    Tiago

J. Pereira                     Carriço        Onyewu(?)(Torsiglieri)       Evaldo
J. Gonçalves/Arías(?)     Rodriguez          Polga                        Atila Turan(?)(Grimi)

Rinaudo
                            (André Santos)
                              (P. Mendes)      

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                              V                       Matías F./(?)                                                        
(Quaresma/Guardado/?)         (Matías F.)                      Bozhinov/Carrillo
Yannick Djaló                           (Izmailov)                       (Diogo Salomão)
                                       (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov              
                  (Yannick Djaló)           Ricky Van Wolfswinkel
                                                        Postiga(Bendtner)(?)

No esquema táctico traçado, é acrescentada uma variação táctica com 2.º avançado, que implica a jogar sem duplo-pivô no meio-campo ou então sem médio ofensivo, fazendo o 2.º avançado esse papel, e tendo em conta que alguns jogadores podem compensar noutros sectores que não aqueles onde vêm mencionados, esta era a equipa que quanto a mim daria garantias de competitividade.

Claro que há ainda arestas a limar e não passa de um 2.º esboço de plantel e de equipa, com as informações que vão estando disponíveis e as minhas ideias de jogo. Foram riscados os jogadores que saíram e estavam no plantel à data do 1.º esboço, também as contratações abortadas (ou suspensas), integradas as novas contratações e ainda constam algumas dúvidas sobre a(s) contratação que falta para o ataque, a incógnita maior neste momento, e já com o lateral esquerdo à partida definido (Atila Turan).

Este plantel sem o avançado que supostamente irão buscar (avançado centro ou extremo  Questão) tem agora essa questão para se definir de vez. Dependendo do jogador, e de onde Bozhinov vai ser enquadrado, num esquema com três homens mais avançados ou com 2 avançados-centro e dois flanqueadores, apoiados ou não pelo médio-ofensivo ao centro a jogar mais solto, (o que implica jogar apenas com um médio defensivo), a equipa pode ser mais ou menos versátil e adaptável.

Se é para apostar em esquemas de 1 avançado centro/ponta-de-lança (mais fixo e posicional, necessariamente), sem qualquer flexibilidade de alargamento da frente de ataque, ao centro do campo, é claramente um extremo que faz falta, se for para ter uma equipa que aposta em dois avançados centro, fará falta mais um jogador dessas caracterísiticas.

Porém o factor determinante nesta equação é o papel táctico de Bozhinov. Aonde vai ser enquadrado, com que papel técnico-táctico? O curioso é que à partida era praticamente unânime que não era o perfil mais necessário na equipa, pelo contrário, não se enquadrava nele. Pode não ser consensual, mas pelo menos era polémico e levantava dúvidas (continua a levantar, mas ainda não jogou nem foi integrado). Porém, agora é ele o jogador que vai determinar o desenho e os equilíbrios e o sistema táctico da equipa, não na totalidade, mas no que toca à construção do meio-campo ou do ataque, seja qual for o sistema utilizado.

Como médio-ala, como extremo, como avançado (2.º avançado), ou em qualquer uma variante de uma dessas funções, é esse papel que determinará não só o seu papel na equipa, como a própria configuração e construção táctica da mesma. E dá que pensar, levanta dúvidas e problemas. Há que esperar para perceber melhor e ver as ideias do treinador. De qualquer forma, o papel do búlgaro no sistema e no modelo de jogo vai influenciar muito a equipa, esperemos que seja uma boa e positiva influência, e não o contrário.

É que se ele é um jogador de ataque, tem de ser "arrumado" dentro do sistema táctico, e esse sistema muda muito com ele numa posição ou noutra. Há ainda muito por definir. Portanto coloquei Bozhinov quer à esquerda do meio-campo ofensivo(outros sistemas)/ataque(4-3-3), quer no ataque (como 2.º avançado), apesar de no meu esquema aparecer por baixo do 2.º avançado mas  do lado direito do ataque. E isso traz muitas variantes tácticas.

Resta dizer que o meu esquema preferido, mas que pode não ser claro, é o 4-4-2 nas suas variantes (4-1-2-1-2; 4-1-3-2;), ou a alternativa 4-5-1 (4-2-3-1), que se desdobra no 4-3-3, ou vice-versa. Mas a proposta táctica que faço, sem extremos no sentido mais puro, é colocar Schaars a subir e a ocupar o miolo do meio-campo de ataque, abrindo Matías e Izmailov como médios ala que pode flectir para o centro, em diagonais que gostam de fazer e quanto a mim é o que fazem melhor, armando o remate, tabelando ou assistindo, ou ir à linha, onde, apesar de não serem muito velozes e explosivos, sabem proteger a bola, driblar, são inteligentes e sobretudo sabem centrar, pois têm ambos uma grande capacidade de passe e colocação de bola, leitura de jogo e espírito colectivo.

Claro que se pode abrir o jogo com extremos, mas falta definir a contratação que ainda se espera, Carrillo está ainda a dar os primeiros passos no Sporting (como Salomão o ano passado) e na Europa, Yannick não é um extremo na verdadeira acepção da palavra, apesar de ter a explosão e a velocidade que Izmailov e Matías não têm, não tem a sua técnica, o seu drible, a sua capacidade de passe e colocação de bola à distância, de cruzamento, assim como não tem a mesma capacidade de recepção e passe, nem leitura de jogo. Em princípio Yannick pode ser deslocado para posições mais avançadas, ou ser colocado na ala em caso de necessidade de acelerar o jogo e jogar nos espaços vazios, nas costas e a fugir dos defesas.

Volto a dizer que falta definir o papel de Bozhinov, pois se conta para a ala, é uma coisa, se para o centro do ataque ou no apoio central ao ataque, é outra. E resta perceber como Domingos pensa este plantel e vai construir e organizar esta equipa.

Resumindo, as dúvidas existencias que assolam o futebol do Sporting neste momento são:

a) Qual é a função e o papel técnico-tácticos de Bozhinov? Simplificando, Bozhinov é um extremo ou um avançado, um jogador de faixa lateral ou de zona central?

b) Quem falta vir: um extremo (construção de jogo, desequilíbrio do adversário, ruptura nas linhas ou diagonais, transmissão de jogo ou finalização eventual) ou um avançado (que jogue mais ao centro, com maior relação com a baliza adversária, com função de recepção de jogo construído, desequilíbrio e contenção ofensiva do adversário, ruptura, finalização)?

As duas perguntas, parecendo que não, estão intimamente relacionadas

P.S: Bozhinov na minha equipa base, esboçada com os dados que tenho hoje, não é titular. Porque não posso colocar a titular um jogador que desconheço como se irá integrar e comportar na equipa e quais são as suas características reais e de que forma se enquadram e complementam na equipa. Aparece como alternativa do lado esquerdo, colocando ali o tal médio-ala solto, até mais informação Matías, e como 2.º avançado, a disputar o lugar com Diego Rubio, mas com este a ter preferência. Dois jovens avançados na frente, porque não temos 1 só com experiência, currículo e créditos firmados, matador, e para isso prefiro apostar em quem foram buscar e colocá-los já a crescer. Se não resultar, os outros entram na equação, mas têm que mostrar para terem o lugar, dando assim o sinal que não há estatutos de protegido nem lugares cativos para quem não rende nem produz. Só com um grande avançado (vá, do estilo de Bendtner para cima) de grande nível qualitativo e de capacidade goleadora elevada é que me arriscaria a jogar com ele sozinho no centro da frente de ataque. Porquê? Porque Postiga já conhecemos nós bem, Bozhinov vem de épocas fracas e não parece para já a solução, o matador, Van Wolfswinkel é razoavelmente talvez a melhor aposta para jogar aí sozinho mas não garante ainda segurança e regularidade suficientes, porém dá-me alguma esperança, mas penso que é sobrecarregá-lo e pedir-lhe demais numa primeira fase, e Diego Rubio está numa situação semelhante a ele e tem características diferentes das que são requeridas, apesar de poder servir como improviso ou alternativa.
« Última modificação: Julho 07, 2011, 22:31 por HULK VERDE » Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1835 em: Julho 07, 2011, 07:36 »

*
Iniciado

Localidade: Agualva
Masculino

Hulk tu não falhas! Positivo! Nem sabia que o Bojinov na realidade se chamava Bozhinov, mas na minha opinião devia continuar a chamar-lhe Bojinov que o nome que o jogador é conhecido. Por exemplo o Maniche ninguém lhe chamava Nuno Ribeiro e havia mais razões para tal.
Registado

O Sporting somos NÓS!!!!
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1836 em: Julho 07, 2011, 07:47 »

HULK VERDE

Quem me ensinou foi um membro aqui do Fórum que usou essa grafia do nome do búlgaro e eu adoptei depois de ter sido apresentado como novo jogador do Sporting. Parto do princípio que ele sabia o que estava a escrever.  Positivo!
Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1837 em: Julho 07, 2011, 09:20 »

*
Juvenil

Localidade: Coimbra
Masculino

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck (Victor Golas)
                                                    Tiago

J. Pereira                     Carriço        Onyewu(?)(Torsiglieri)       Evaldo
J. Gonçalves/Arías(?)     Rodriguez          Polga                        Atila Turan(?)(Grimi)

Rinaudo
                            (André Santos)
                              (P. Mendes)      

Schaars
                                                   André Santos
                                                     Luís Aguiar
                                                      (Zapater)
                                                                |                            
                                                                |
    Izmailov                                             V                        Matías F./(?)                                                        
(Quaresma/Guardado/?)         (Matías F.)                      Bozhinov/Carrillo
Yannick Djaló                           (Izmailov)                       (Diogo Salomão)
                                       (Luís Aguiar)(Valdés)                   (Vukcevic)

(Cavenaghi)Diego Rubio
                      Bozhinov              
                  (Yannick Djaló)           Ricky Van Wolfswinkel
                                                        Postiga(Bendtner)(?)

No esquema táctico traçado, é acrescentada uma variação táctica com 2.º avançado, que implica a jogar sem duplo-pivô no meio-campo ou então sem médio ofensivo, fazendo o 2.º avançado esse papel, e tendo em conta que alguns jogadores podem compensar noutros sectores que não aqueles onde vêm mencionados, esta era a equipa que quanto a mim daria garantias de competitividade.

Claro que há ainda arestas a limar e não passa de um 2.º esboço de plantel e de equipa, com as informações que vão estando disponíveis e as minhas ideias de jogo. Foram riscados os jogadores que saíram e estavam no plantel à data do 1.º esboço, também as contratações abortadas (ou suspensas), integradas as novas contratações e ainda constam algumas dúvidas sobre a(s) contratação que falta para o ataque, a incógnita maior neste momento, e já com o lateral esquerdo à partida definido (Atila Turan).

Este plantel sem o avançado que supostamente irão buscar (avançado centro ou extremo  Questão) tem agora essa questão para se definir de vez. Dependendo do jogador, e de onde Bozhinov vai ser enquadrado, num esquema com três homens mais avançados ou com 2 avançados-centro e dois flanqueadores, apoiados ou não pelo médio-ofensivo ao centro a jogar mais solto, (o que implica jogar apenas com um médio defensivo), a equipa pode ser mais ou menos versátil e adaptável.

Se é para apostar em esquemas de 1 avançado centro/ponta-de-lança (mais fixo e posicional, necessariamente), sem qualquer flexibilidade de alargamento da frente de ataque, ao centro do campo, é claramente um extremo que faz falta, se for para ter uma quipa que aposta em dois avançados centro, fará falta mais um jogador dessas caracterísiticas.

Porém o factor determinante nesta equação é o papel táctico de Bozhinov. Aonde vai ser enquadrado, com que papel técnico-táctico? O curioso é que à partida era praticamente unânime que não era o perfil mais necessário na equipa, pelo contrário, não se enquadrava nele. Pode não ser consensual, mas pelo menos era polémico e levantava dúvidas (continua a levantar, mas ainda não jogou nem foi integrado). Porém, agora é ele o jogador que vai determinar o desenho e os equilíbrios e o sistema táctico da equipa, não na totalidade, mas no que toca à construção do meio-campo ou do ataque, seja qual for o sistema utilizado.

Como médio-ala, como extremo, como avançado (2.º avançado), ou em qualquer uma variante de uma dessas funções, é esse papel que determinará não só o seu papel na equipa, como a própria configuração e construção táctica da mesma. E dá que pensar, levanta dúvidas e problemas. Há que esperar para perceber melhor e ver as ideias do treinador. De qualquer forma, o papel do búlgaro no sistema e no modelo de jogo vai influenciar muito a equipa, esperemos que seja uma boa e positiva influência, e não o contrário.

É que se ele é um jogador de ataque, tem de ser "arrumado" dentro do sistema táctico, e esse sistema muda muito com ele numa posição ou noutra. Há ainda muito por definir. Portanto coloquei Bozhinov quer à esquerda do meio-campo ofensivo(outros sistemas)/ataque(4-3-3), quer no ataque (como 2.º avançado), apesar de no meu esquema aparecer por baixo do 2.º avançado mas  do lado direito do ataque. E isso traz muitas variantes tácticas.

Resta dizer que o meu esquema preferido, mas que pode não ser claro, é o 4-4-2 nas suas variantes (4-1-2-1-2; 4-1-3-2;), ou a alternativa 4-5-1 (4-2-3-1), que se desdobra no 4-3-3, ou vice-versa. Mas a proposta táctica que faço, sem extremos no sentido mais puro, é colocar Schaars a subir e a ocupar o miolo do meio-campo de ataque, abrindo Matías e Izmailov como médios ala que pode flectir para o centro, em diagonais que gostam de fazer e quanto a mim é o que fazem melhor, armando o remate, tabelando ou assistindo, ou ir à linha, onde, apesar de não serem muito velozes e explosivos, sabem proteger a bola, driblar, são inteligentes e sobretudo sabem centrar, pois têm ambos uma grande capacidade de passe e colocação de bola, leitura de jogo e espírito colectivo.

Claro que se pode abrir o jogo com extremos, mas falta definir a contratação que ainda se espera, Carrillo está ainda a dar os primeiros passos no Sporting (como Salomão o ano passado) e na Europa, Yannick não é um extremo na verdadeira acepção da palavra, apesar de ter a explosão e a velocidade que Izmailov e Matías não têm, não tem a sua técnica, o seu drible, a sua capacidade de passe e colocação de bola à distância, de cruzamento, assim como não tem a mesma capacidade de recepção e passe, nem leitura de jogo. Em princípio Yannick pode ser deslocado para posições mais avançadas, ou ser colocado na ala em caso de necessidade de acelerar o jogo e jogar nos espaços vazios, nas costas e a fugir dos defesas.

Volto a dizer que falta definir o papel de Bozhinov, pois se conta para a ala, é uma coisa, se para o centro do ataque ou no apoio central ao ataque, é outra. E resta perceber como Domingos pensa este plantel e vai construir e organizar esta equipa.

Resumindo, as dúvidas existencias que assolam o futebol do Sporting neste momento são:

a) Qual é a função e o papel técnico-tácticos de Bozhinov? Simplificando, Bozhinov é um extremo ou um avançado, um jogador de faixa lateral ou de zona central?

b) Quem falta vir: um extremo (construção de jogo, desequilíbrio do adversário, ruptura nas linhas ou diagonais, transmissão de jogo ou finalização eventual) ou um avançado (que jogue mais ao centro, com maior relação com a baliza adversária, com função de recepção de jogo construído, desequilíbrio e contenção ofensiva do adversário, ruptura, finalização)?

As duas perguntas, parecendo que não, estão intimamente relacionadas

P.S: Bozhinov na minha equipa base, esboçada com os dados que tenho hoje, não é titular. Porque não posso colocar a titular um jogador que desconheço como se irá integrar e comportar na equipa e quais são as suas características reais e de que forma se enquadram e complementam na equipa. Aparece como alternativa do lado esquerdo, colocando ali o tal médio-ala solto, até mais informação Matías, e como 2.º avançado, a disputar o lugar com Diego Rubio, mas com este a ter preferência. Dois jovens avançados na frente, porque não temos 1 só com experiência, currículo e créditos firmados, matador, e para isso prefiro apostar em quem foram buscar e colocá-los já a crescer. Se não resultar, os outros entram na equação, mas têm que mostrar para terem o lugar, dando assim o sinal que não há estatutos de protegido nem lugares cativos para quem não rende nem produz. Só com um grande avançado (vá, do estilo de Bendtner para cima) de grande nível qualitativo e de capacidade goleadora elevada é que me arriscaria a jogar com ele sozinho no centro da frente de ataque. Porquê? Porque Postiga já conhecemos nós bem, Bozhinov vem de épocas fracas e não parece para já a solução, o matador, Van Wolfswinkel é razoavelmente talvez a melhor aposta para jogar aí sozinho mas não garante ainda segurança e regularidade suficientes, porém dá-me alguma esperança, mas penso que é sobrecarregá-lo e pedir-lhe demais numa primeira fase, e Diego Rubio está numa situação semelhante a ele e tem características diferentes das que são requeridas, apesar de poder servir como improviso ou alternativa.

Até ao momento a o sistema táctico que mais tem sido apontado para o Sporting conduzido por Domingos é o 4-3-3, sendo o 4-4-2 uma alternativa.
Habitualmente é somente um o médio defensivo nas suas equipas.
 Fará sempre falta um extremo para aumentar as opções e abrir o ataque, a tua análise quanto às possibildades nas faixas é muito boa.
O Bojinov será pelo que li um avançado não um extremo, possivelmente para jogar no lado direito do ataque num 4-3-3 a entrar para o centro para aproveitar o remate de pé esquerdo e apoiar o avançado centro, num 4-4-2 sempre como 2º avançado (à partida uma espécie de "vukcevic" mas na posição correcta, mais veloz e saber estar na área e menos qualidade no passe e cruzamento, possivelmento).

Mas com o Guardado (que seria sempre para o lado esquerdo) Pereyra ou Bruno Gama como alternativa muito mais acessível, e Bendtner (Trezeguet) resolvíamos a questão.

Há muito trabalho a fazer para construir uma equipa que saiba jogar e disputar todos os jogos com futebol.
Mas mesmo muito no início e muita desenvolvimento colectivo e de adaptação e evolução de jogadores

a minha aposta:

Rui Patricio
                                              Marcelo Boeck
                                                    Tiago

J. Pereira                     Onyewu        Rodriguez                Evaldo
J. Gonçalves/Arías         Carriço          Polga                        Atila Turan

Rinaudo
                                         André Santos

Schaars
                                                            André Santos
                                                            (Luís Aguiar)

Matías Fernandéz                                     
                      Izmailov                                                 
                     Luís Aguiar

Bojinov                                                                           Carrillo                                                       
(Yannick Djaló)                                                              Yannick Djaló                                       

Ricky Van Wolfswinkel
                                          Diego Rubio
                                          Postiga
Registado

Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1838 em: Julho 07, 2011, 10:35 »

Ex-leao16

*
Juvenil

Localidade: Covilhã
Masculino

Acho que o Sporting deveria jogar com um 4-2-3-1.

Patricio

J.Pereira                         Rodriguez                                             Onyewu                             Evaldo

Rinaudo                                Schaars/A.Santos

Izmailov                                                      Matias                                                              Huh???Guardado

Ricky Van Wolfswinkel

Registado
Re: Renovação para 2011/2012 , « Resposta #1839 em: Julho 07, 2011, 10:59 »

*

Masculino

Não me agrada a forma como o plantel está a ser construído globalmente. Há dois desequilíbrios evidentes, um na posição de central e outro nas opções para jogar nas alas, e ainda um outro menos evidente na posição de trinco, até porque aí haverá opções para colmatar dentro do possível a ausência do titular.

Para central, reconheceu-se a necessidade óbvia de ter um centralão daqueles que arrume os adversários no confronto físico e que limpe tudo no jogo aéreo, por isso trouxe-se o Onyewu, mas não podendo contar com o americano sobram três minorcas, Carriço, Rodriguez (e ainda veremos em que condição estará este e o número de jogos para o qual estará disponível) e Polga. Qual é o sentido disto ? Nenhum, e nem precisávamos de contratar alguém, bastava mandar o Polga embora e ficar com o Torsi como opção de banco, ficaria Onyewu/Torsi + Carriço/Rodriguez.

Depois para jogar nos flancos fala-se na contratação de um extremo, mas qual é o sentido de se contratar apenas um extremo ? Vamos ter um jogador titular (espero eu que seja alguém com qualidade para pegar de estaca na equipa), com características únicas no plantel, mas e nos jogos em que não puder jogar faz-se o quê ? Altera-se o sistema todo ? Deixam-se os avançados a serem servidos de forma completamente diferente ? Tendo isto em conta, mais uma vez nem precisávamos de contratar jogadores novos, por isso as dispensas de Salomão e Valdés são absurdas. No caso do Valdés, os seus piores jogos no Sporting até foram na ala, mas a posição dele é essa... desde que tenha também liberdade para vir ao meio, como fazia (e bem) em Itália. Não tenho dúvidas de que com Domingos seria melhor aproveitado nessa posição, para além de que em caso de necessidade era o substituto perfeito do Matías, apesar de ter características diferentes das dele (não é um distribuidor de jogo), já que o Luís Aguiar está longe de ser o ideal para essa posição.

Há Bojinov e Djaló, avançados que jogam pelas alas, mas falta alguém com capacidade de ganhar a linha, partir para cima dos adversários, ter capacidade de drible e de provocar desequilíbrios e ser exímio a servir os avançados. Não temos nada disto, e apesar de haver também Carrillo, é apenas um miúdo e duvido que jogue muito, tem técnica mas pelo que já vi será muito mais útil em movimentações para dentro do que para fora. Izmailov também não é este tipo de jogador.

E por fim, para trinco, também acabámos por ficar apenas com um jogador verdadeiramente indicado para essa posição: Rinaudo. A forma como se construiu o plantel nestas três posições deveria ter sido muito melhor pensada, é que os três supostos titulares (Onyewu / Rinaudo / Extremo a contratar), são jogadores com características únicas no plantel, e não devaria ser assim.
« Última modificação: Julho 07, 2011, 11:03 por SCP Fan » Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 90 91 [92] 93 94 ... 115 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Transferências e Prospecção (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, sotnas) Tópico:

Renovação para 2011/2012

« tópico anterior seguinte »
Ir para: