Não existe nenhuma ausencia de pessoas no estádio, como se pode ver pelo grafico apresentado no inicio deste tópico, estamos dentro da média de espectadores que o Sporting costuma ter cerda de 25 mil pessoas, que é igual curiosamente a da ultima epoca em que fomos campeões 2001/2002, se podiamos ter mais isso é outra conversa.
O que acontece é que nos primeiros anos do actual estadio as médias eram superiores, mas isso é normal as pessoas iam ver o novo estadio. E além disso existe a ideia errada como se pode verificar, de que o antigo estádio estava sempre mais cheio, a contrariar isso esta por exemplo a média de 14 mil pessoas na epoca 2002/2003, curiosamente a ultima epoca desse estadio.
A tua análise não me parece muito correcta... eu mesmo já fiz anteriormente uma abordagem às assistências no Estádio José Alvalade... reproduzo aqui alguns dos dados:

Para ver o artigo completo: Assistências para o campeonato no Estádio José Alvalade
Sim nos primeiros anos do actual estadio, cuja a primeira epoca foi em 2003/2004, a média de espectadores por jogo era superior aos tais 25 mil, andando sempre em cerca de 30 mil pessoas, com o maximo em 2006/2007, em que o Sporting lutou pelo campeonato ate a ultima jornada, de 33 mil pessoas, que curiosamente foi superior ao ultimo ano em que fomos campeões.
No entanto se fores veiricar para trás, ou seja antes de 2003/2004, que verificas, 2000/2001, média de 19 mil, 2001/2002, média de 25 mil e 2002/2003, média de 14 mil. Eu analisando simplesmente estes dados e tendo em conta os anos em que vi futebol no antigo estadio, e ainda foram alguns, acho que o que esta a acontecer não é uma verdadeira ausência de pessoas, existiu foi um pico de espectadores, nas primeiras epocas deste estadio e agora estamos a entrar na normalização.
Mas para se fazer uma analise correcta, gostava de ter acesso aos valores de média de espectadores dos anos 90.
Mas não foi isso que escreveste no post anterior... o que tu afirmaste foi:
- Não existe nenhuma ausência de pessoas no estádio
- Estamos na média de espectadores que o Sporting costuma ter (cerca de 25 mil pessoas)
- Nos primeiros anos as médias eram superiores porque as pessoas iam ver o novo estádio
Ora, nenhuma dessas afirmações é correcta.
Além disso, as conclusões a retirar do novo para o outro estádio têm que ser feitas com precaução... por exemplo, no novo estádio todas as entradas são com torniquetes e ficam em registo digital, algo que não aconteceu sempre no antigo estádio ou, por exemplo, na última época do antigo estádio metade dele não podia ser utilizado devido às obras, impedindo grandes enchentes sobretudo em jogos grandes que fariam subir a média.
Mas não pode estar a fazer uma análise começando em 2003/2004, ou seja analisando 7 epocas e chegar a conclusão de que o Sporting esta a perder espectadores, porque existe um factor importante, que é o novo estadio, que chama sempre mais pessoas é normal. Eu proprio sou da cidade do porto, e fui ver um jogo do boavista e outro do porto, para ver os novos estadios, não gosto de nenhum dos dois clubes.
Mas se quiser tirar desta análise a epoca 2002/2003, em que um parte do antigo estadio não podia ser usada tudo bem. Mas então e a epoca antes 2001/2002, que foi curiosamente a melhor epoca do Sporting dos ultimos 20 anos, qual foi a média de espectadores?
Quanto aos registos é assim, temos que analisar os registos que temos, não nos vamos por a imaginar dados.
Tal como disse moro na cidade do porto, e não tenho tanta posssiilidade de ir ao actual estadio, mas nos anos 90, estava em lisboa, e fui muitas vezes ao antigo estadio, alias fui mais vezes ao antigo do que ao actual, e este estava muitas vezes às moscas.
Lembro-me aliás de um jogo contra o leça, era santana lopes presidente, portanto devia ser 1995/1996, em estava a chover tanto, que ao intervalo, os espectadores foram todos convidados, para ir para debaixo da pala, abrigados da chuva, isto é eramos tão pucos que cabiamos la.
Mas consegues arranjar a média de espectadores nos anos 90?