Ginástica

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

07-06-2015
Diogo Abreu ganha medalha de bronze


Diogo Abreu esteve hoje em plano de destaque na Taça do Mundo de São Petersburgo (Rússia), conquistando a medalha de bronze na prova de trampolim sincronizado fazendo dupla com Pedro Ribeiro Ferreira, do Ginásio Clube Vila do Conde.

A dupla nacional terminou com um total de 49.400, sendo inclusivamente a melhor pontuada na categoria de sincronização (19.0). Mikalai Kazak e Uladzislau Hancharou, da Bielorrússia, venceram a competição com 50.800 pontos, os mesmos dos russos Sergei Azarian e Mikhail Melnik.

Na qualificação, Diogo Abreu e Pedro Ribeiro Ferreira tinham terminado no décimo posto, chegando à final por haver duas equipas russas e outras tantas francesas nos primeiros lugares de apuramento (apenas a melhor pode disputar a final).

Japão (Yasuhiro Ueyama e Masaki Ito, 49.300), Polónia (Bartlomiej Hes e Lukasz Tomaszewski, 48.600), França (Redha Messatfa e Romain Legros, 38.900), EUA (Alexi Shostak e Jeffrey Gluckstein, 10.900) e China (Dong Dong e Xiao Tu, 10.300) ficaram nas restantes posições, com a dupla chinesa, uma das favoritas, a ser penalizada por um erro, terminando na oitava e última posição.

Recorde-se que, em trampolim sincronizado individual, Diogo Abreu tinha concluído as provas preliminares no 22.º lugar. Já Sílvia Saiote concluiu a mesma competição no 15.º posto.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_ginasticaabreu_070615_149663.asp
11-06-2015
No (melhor) caminho para a Dinamarca


Diogo abreu está em alta – e não só porque voar é a sua especialidade. O ginasta ‘leonino’ acabou de conquistar o bronze em trampolim sincronizado na Taça do Mundo, em São Petersburgo, medalha à qual já tinha juntado a conquista do Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e o respectivo apuramento para o Mundial, que se realiza em Novembro, em Odense (Dinamarca).

“Esta competição esteve quase ao nível de um Campeonato do Mundo. Estiveram presentes os principais atletas da modalidade. No trampolim sincronizado, fizemos uma excelente prova, correu muito bem e estivemos a um nível elevadíssimo”, explicou ao Jornal Sporting o ginasta, referindo-se ao bronze conquistado no passado fim-de-semana, ao lado de Pedro Ferreira.

Sobre o Mundial que se avizinha, Diogo espera chegar, pelo menos, às meias-finais – “depois pensarei a partir daí” – e sonha conseguir a primeira qualificação para os Jogos Olímpicos. “Vou lutar por isso”, disse.

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_destaque2_110615_149843.asp
12-06-2015
Sporting em digressão


A ginástica ‘verde e branca’ vai estar representada, este fim-de-semana, em vários eventos da modalidade, a começar, já hoje, sexta-feira, pela participação no XI Sarau Gímnico da Escola Bom Sucesso, com as classes de Rapazes e Okashi.

Amanhã, sábado, realiza-se o Campeonato Nacional de Infantis de trampolim individual, sincronizado e duplo mini, em que vão estar oito atletas ‘leoninos’ em prova: Carlota Moura, Madalena Metelo, Matilde Martins, Matilde Mourão, Penélope Figueiredo, Sofia Saraiva, Soraia Miranda e Rodrigo Coelho. A competição terá lugar no Pavilhão da Escola EB 2,3 e EB 1 D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar.

Ainda no sábado, a classe Acrobática fará parte do XXIII Sarau do Grupo Recreativo e Cultural do Bom Retiro, na Escola Dr. Vasco Moniz, a partir das 15h, e o Grupo Juvenil marcará presença, às 20h, no Sarau do Sporting Clube de Torres.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_ginasticadigressao_120615_149948.asp
16-06-2015
300 ‘leões’ no PortugalGym


O Sporting vai participar com 300 ginastas no Portugal Gym – Gymnaestrada Nacional, festival organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, inserido este ano no programa da Festa Nacional da Ginástica, entre os dias 19 e 21 de Junho, em Loulé (Cidade Europeia do Desporto 2015). Esta será a edição maia participada de sempre, com 3050 atletas inscritos, em representação de 74 clubes.

Entre as várias prestações dos ginastas de demonstração de Alvalade, vão ser apresentados os dois blocos que vão representar o Clube na Gymnaestrada de Helsínquia. A classe de Rapazes foi convidada para a ‘Batalha dos Campeões’, a ter lugar no próximo sábado, entre as 14h30 e as 15h30, marcando também presença, a par da turma One Step 2 Dance, na Gala Reis Pinto, por terem obtido a Menção de Ouro no Gym For Life deste ano. A referida gala realiza-se, também, no sábado, a partir das 21h45, no Pavilhão Municipal de Loulé.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_portugalgym_160615_150398.asp
24-06-2015
Sporting no Nacional de TeamGym


O Sporting vai estar representado por sete equipas de todas as categorias no próximo Campeonato Nacional de TeamGym, que se realiza este sábado, no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul.

Em disputa pelo título nacional estarão, assim, 98 ginastas ‘leoninos’ dos vários escalões: juniores femininos, masculinos e mistos; seniores femininos, masculinos e mistos; e seniores elite masculinos.

O recinto abre pelas 8h30, seguindo-se um período de treinos. A competição propriamente dita começa às 14h, terminando às 19h30, dez minutos antes da cerimónia de entrega de prémios.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_ginastica_240615_150834.asp
09-07-2015
Dupla ‘leonina’ na Taça do Mundo


Sílvia Saiote e Diogo Abreu foram convocados pela Federação de Ginástica de Portugal para a Taça do Mundo de Valladolid (Espanha), que se vai realizar entre 9 e 13 de Setembro.

Além dos ginastas ‘leoninos’, vão também seguir viagem com os treinadores nacionais, Carlos Matias e Hugo Paulo, Diogo Ganchinho, Pedro Ferreira, Ricardo Santos, Ana Rente e Beatriz Martins.

Na última Taça do Mundo, realizada em São Petersburgo, Sílvia terminou a prova de trampolim individual no 15.º lugar, ao passo que Diogo Abreu somou à 22.ª posição na competição individual a medalha de bronze com Pedro Ferreira em trampolim sincronizado.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_silviaediogo_090715_151559.asp
09-07-2015
Sporting na 15.ª Gymnaestrada


O Sporting vai marcar presença na 15.ª edição da Gymnaestrada, o maior evento gímnico internacional não competitivo, que decorre em Helsínquia (Finlândia), entre 12 e 18 de Julho, com organização da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A comitiva ‘leonina’ será composta por 156 participantes (141 ginastas e 15 técnicos), que representarão o Clube e o País em dois blocos de actuações: o ‘Aventura no Cinema’ (classes A Mista, Pintos, Especial Meninas, Com/Passos, Dança Moderna e Grupo Juvenil) e o ‘Viagem pelo Mundo’ (turmas Rapazes, Raparigas, Elastinas, Pré-Rapazes e Pré-Raparigas), sendo que o primeiro vai ser apresentado dias 13, 15 e 17 às 9h40, 12h40 e 16h20, respectivamente, e o segundo será exibido nos mesmos dias às 15h20, 14h e 11h20, sempre no Hall Messukeskus H7 Herning 1987.

As classes de Reencontros e Dança Tradicional Portuguesa farão ainda apresentações de cidade e participarão no grande grupo internacional (dia 13, às 13h e dia 17, às 16h, no Paavo Nurmi Square) e as Elastinas vão integrar a Noite de Portugal, dia 14 às 18h, no Ice Hall.

A grande festa da ginástica internacional, onde são esperados este ano 21 mil participantes oriundos de 52 países, decorre a cada quatro anos com localizações variáveis espalhadas pelo continente europeu e já conta com a participação do Sporting desde 1965, tendo o Clube de Alvalade falhado apenas o evento de 1975. Lisboa também já foi anfitriã da Gymnaestrada, em 2003, quando Henrique Reis Pinto, grande impulsionador da modalidade no Sporting e no País, era presidente da Federação Portuguesa de Ginástica. O evento organizado em terras lusas bateu o recorde de inscrições até hoje, com 25 mil participantes.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Ginastica/notgin_ginasticagymnaestrada_090715_151575.asp
16-07-2015
A tranquilidade do dever cumprido


Foi um misto de dever e de instinto. O atleta ‘leonino’ Rafael Domingos tentava a subida ao escalão de elite na Scalabis Cup, competição internacional de trampolins, com uma série arriscada que incluía dois triplos mortais. Num deles, marcou o salto na ponta do aparelho, dando início a uma queda a mais de cinco metros do chão. A assistir a tudo, a treinadora Ana Figueiredo não hesitou. Colocou-se por baixo do atleta para tentar ampará-lo.

Resultado do acidente: fracturou os dois pés, enquanto o seu pupilo escapou ileso. “Fiz o que tinha de fazer. Estou muito feliz porque não lhe aconteceu nada. Estou extremamente tranquila pelo que fiz e voltaria a fazer o mesmo, sem dúvida”, diz com franqueza e frontalidade a treinadora que representa o Sporting há 46 anos e que está neste momento a recuperar das lesões.

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_destaquejornal_160715_151887.asp
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

A verdade sobre o Sporting da "geração" Roquette

Documentário "GOLPE NO SPORTING"
Treinadora parte os dois pés para impedir queda grave de atleta



O laço que se cria entre treinador e atleta é, em muitas modalidades, semelhante ao de pai e filho. O técnico é responsável por incutir valores e garantir a segurança do seu discípulo enquanto este último deve respeito e reconhecimento ao treinador.


E isso foi o que Rafael Domingos, atleta de trampolins do Sporting CP, terá percebido no passado mês de julho quando a sua treinadora, Ana Figueiredo, pôs em causa o seu próprio bem-estar em prol do jovem de 18 anos.

Tudo aconteceu durante o campeonato internacional Scalabis Cup, que decorreu em Santarém no dia 3 de julho. Um salto mal executado poderia ter acabado mal para Rafael. Ana, porém, antecipou-se e decidiu colocar-se debaixo do seu atleta para impedir que algo de grave lhe acontecesse.

“O atleta estava a fazer uma série de saltos e ao realizar o terceiro salto apercebi-me que ele tinha ido mal para o salto e que ia cair fora do trampolim. Pensei que se ia magoar seriamente e coloquei-me debaixo dele”, conta a técnica, que trabalha há mais de 25 anos para o clube ‘verde-e-branco’.

Como consequência, Ana partiu os dois pés, o direito com uma fratura exposta. Porém, afirma ao Notícias ao Minuto, não há nada de que se arrependa.  “Não posso prever ao certo porque não chegou a acontecer mas creio que a lesão [do Rafael] seria grave. Ele poderia ter ficado numa cadeira de rodas ou até algo mais complicado”, conta a técnica.

Ana apercebeu-se da gravidade da sua lesão logo após a queda de Rafael, mesmo embora outros técnicos tenham corrido em seu auxílio. “Viraram-me logo de cabeça para baixo para não ver a lesão e colocaram-me o osso no sítio logo no local, antes de ir para a ambulância. Já dentro da viatura deram conta de que me faltava um tendão e tiveram que voltar a interromper a prova para ir procurá-lo”, conta Ana, que no dia seguinte foi transferida para o Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde foi operada.

A técnica segue agora com a sua recuperação, estando proibida de colocar os pés no chão até ao dia 27 [de agosto]. Porém, para si, o mais importante é que “a recuperação corra bem” e questionada sobre se repetiria o que fez, não hesita.

“A minha função é fazer com que os atletas estejam em segurança e não lhes aconteça nada de grave. Há lesões piores e esta poderia ter sido pior”, afirma.

Já Rafael, acredita a técnica, reconhece o gesto que impediu que algo de grave lhe acontecesse.

“Ele reconhece [o gesto], pois fica sempre atrapalhado quando me vê. Mas a vida continua e é andar para a frente”, remata.

In Desporto ao Minuto
“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Até fiquei parvo  :o
Fractura exposta no tornozelo não é nada engraçado, e falo por experiência própria!

Os meus parabéns a esta senhora pela atitude, uma verdadeira leoa!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Arrepiante... Grande leoa!
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''
Bolas, grande atitude, que grande Senhora.

Citar
“Ele reconhece [o gesto], pois fica sempre atrapalhado quando me vê. Mas a vida continua e é andar para a frente"
:lol: imagino, o rapaz nem deve saber onde se enfiar
99465
Grande exemplo de coragem!
Rápidas melhoras leoa!  :clap:
Devoção para com esta treinadora. :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:

Vi de perto o que pode acontecer a um atleta por falhar o salto no trampolim, e não ter ajuda a tempo para a amparar.

Assisti sem possibilidade de ajudar a um acidente deste tipo da atleta Catarina Santos o CRDBR.

https://www.facebook.com/pages/Vamos-Ajudar-a-Catarina-Santos/649632295144907
Que atitude da sra Ana Figueiredo!  :venia: :venia: :venia:

As melhoras para ela!!