Android

Pois, no iPhone não há limite de caracteres, eu posso mandar um SMS com 1000 caracteres que é recebido como 1 SMS por outro iPhone e "auto-divide-se" em telemoveis mais antigos. Mas como os SMS são 3000 por mês gratuitos pra qualquer número do mundo inteiro nunca me preocupo muito com isso. :inde:
Mas como os SMS são 3000 por mês gratuitos pra qualquer número do mundo inteiro nunca me preocupo muito com isso. :inde:

Ah. Pois! O problema não é escrever as SMS, o problema são os 0,1€ que cada uma custa!
Bem vamos tornar o tópico ainda mais interessante, quais as aplicações que vocês não dispensam?

As minhas favoritas:

mVideoplayer (dá para ver séries com legendas, é espectacular)

Angry Birds (jogo que já todos devem conhecer)

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!
Vou listar as que tenho actualmente, actualizando à medida que o tempo me permitir:

Abduction - Jogo gratuito onde temos literalmente de ajudar umas cabeças de vaca a subir através de diversas plataformas.

Advanced Task Killer - Aplicativo Essencial para fecharmos as aplicações em memória de forma rápida e eficaz.

Air Control Lite - Um jogo relativamente conhecido, onde temos de reencaminhar aviões e helicópteros para diversas pistas de aterragem.

Aldiko - Um bom leitor de ebooks com milhares de livros gratuitos disponíveis em inglês. Os grandes clássicos da literatura estão incluídos.

Angry Birds - O jogo do momento. Extremamente viciante, dispensa apresentações.

Apn Portugal - Pequena aplicação muito útil, que com apenas um toque configura automaticamente a ligação de rede, internet, mms, etc., para qualquer rede telefónica nacional.

Astro File Browser
- Como o próprio nome indica, um file browser muito bom, essencial também para a gestão de um equipamento Android.

aTrackDog - Pequena aplicação que ajuda a gerir a instalação e actualização de aplicações. Permite, entre outras coisas que apaguemos uma determinada aplicação, mas que continuemos a receber informações sobre actualizações para ela, para futuramente a podermos instalar de novo ou não.

Baby Percentile - Para aqueles que foram pais recentemente, como eu, esta aplicação calcula o percentil de peso e comprimento do nosso bebé.

Barcode Scanner - Transforma o telemóvel num leitor de código de barras. Em Portugal a sua utilidade principal tem a ver com reconhecer códigos de aplicações mesmo no monitor, fazendo assim download automático da aplicação.

(To be continued)
Ninguém tem conhecimentos de programação para fazer uma aplicação do Forum para android?

Isso é que era altamente!

Bem já resolvi o meu problema, instalei o Froyo através do Odin.

Já agora outras aplicações muito interessantes:

=> Weather Bug (Aplicação que disponibiliza o estado do tempo e actualiza exactamente a localidade onde estamos)

=> ADW Launcher Pro (Aplicação que oferece um cenário diferente no Home, permite por exemplo ter os ícones do Menu com o telemóvel de lado).

Aproveito para perguntar se alguém sabe como sacar as aplicações pagas de borla ...
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 11:06 am por Filipe! »

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!
Ninguém tem conhecimentos de programação para fazer uma aplicação do Forum para android?

Isso é que era altamente!

Já tinha pensado nisso. Estou a começar a aprender a programar para o Android. De qualquer forma, parece-me mais complicado desenvolver uma app do que renovar a versão mobile do fórum. E depois, o público alvo seria o quê, 5 pessoas? ;)
Eu tenho o sony X10 mini com o android 2.1. É a primeira vez que tenho um smartphone por isso não posso comparar com outros sistemas mas estou a gostar bastante. O que mais me surpreendeu foi a rapidez, quer a carregar páginas web quer a correr aplicações.  Em relação ao telemóvel em si, gosto bastante, especialmente do design, mas para quem tem mãos grandes não cheguem nem perto :mrgreen: , eu estou no limite mas aínda consigo usar confortavelmente.  Em relação às aplicações que não dispenso:

- O tune in radio para ouvir Antena 3 mesmo nas ruas de Galway

- Camscanner, dá-me imenso jeito.

- Skype, para quem está fora do país como eu é espectacular

- Angry Birds, como disseram dispensa apresentações...
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 18:28 pm por diogo.gomes »
99465
Penso que a grande vantagem do sistema Android é permitir que haja uma redução nos preços dos smartphones. Já começam a aparecer telemóveis com este sistema por apenas 150€, o que irá permitir a introdução destes equipamentos por toda a população. Vai-se dar uma autêntica revolução e a própria Apple será, provavelmente, obrigada a baixar o preço do iPhone.

No entanto, por agora, as aplicações para o iPhone parecem-me bastante melhores. Não vou discutir sobre a qualidade do equipamento, porque não tenho conhecimentos para isso, mas dos dois parece-me que a oferta de aplicações de qualidade ainda é bastante superior no iPhone. Acredito, porém, que a Google irá alterar isso e daqui a dois anos a luta neste campo estará bastante equilibrada. É um pouco como a questão Chrome vs Firefox: em dois anos o navegador da Google cresceu exponencialmente, sendo agora mais rápido que a "velha raposa" e tendo também uma grande oferta de extensões.
"The one thing that doesn't abide by majority rule is a person's conscience." - Harper Lee
Penso que a grande vantagem do sistema Android é permitir que haja uma redução nos preços dos smartphones. Já começam a aparecer telemóveis com este sistema por apenas 150€, o que irá permitir a introdução destes equipamentos por toda a população. Vai-se dar uma autêntica revolução e a própria Apple será, provavelmente, obrigada a baixar o preço do iPhone.

No entanto, por agora, as aplicações para o iPhone parecem-me bastante melhores. Não vou discutir sobre a qualidade do equipamento, porque não tenho conhecimentos para isso, mas dos dois parece-me que a oferta de aplicações de qualidade ainda é bastante superior no iPhone. Acredito, porém, que a Google irá alterar isso e daqui a dois anos a luta neste campo estará bastante equilibrada. É um pouco como a questão Chrome vs Firefox: em dois anos o navegador da Google cresceu exponencialmente, sendo agora mais rápido que a "velha raposa" e tendo também uma grande oferta de extensões.

Podes dar exemplos dessa oferta?

É que a mim parece-me exactamente o contrário. Parece-me que o crescimento exponencial do Android Market, o aumento incrível no número de aplicações, e o facto de ser um sistema open source, permite que neste momento existam aplicações de qualidade bastante superior no Android. Depois não vejo como a Google pode alterar algo, quando a grande fonte da qualidade e diversidade de aplicações do Android são os programadores comuns, e não a Google em si.
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 18:50 pm por rebentador »
Não sei se conhecem e costumam usar o código de barras para fazer o download das aplicações, mas é uma funcionalidade que dá muito jeito.

É necessário ter uma app de leitor de código de barras (http://www.appbrain.com/app/barcode-scanner/com.google.zxing.client.android).

Depois, para instalar uma aplicação quando a encontramos num site:

1) Ter a página do site aberta com o código de barras
2) Com a aplicação aberta, apontar para o ecrã
3) *Bip* - instalação automática

Tenho um HTC Desire com Android há uns 2 meses e é sem dúvidas muito bom.
(PS: sou um iPhone hater mas daqueles que o fazem com noção das coisas, a minha mulher tem um iPhone 4 oferecido por mim porque queria ter um para experimentar...)

O maior problema desta combinação Android/Desire é a duração da bateria! Gande porcaria, 1d e à rasca...felizmente para mim não é grande crise porque o ligo muitas vezes ao portátil para sincronizar, mas é um grande óbice. Cada vez que tenho que usar o GPS corro o risco de ficar sem telemóvel, ando sempre com um carregador de carro por causa disso. Horrivel.

Outros problemas:
- aplicações para folhas de cálculo à borla não prestam! Zero!
- leitores à borla de musicas formato wma (windows) idem, não encontrei nenhum, uso o PowerAMP numa versão à borla que passado uma semana começa a dizer que tenho que comprar a versão paga.
- gestor de contactos que é uma bosta, não permite por exemplo agrupar por empresa!
- idem para o calendário

Melhores aplicações (todas elas gratuitas)

Produtividade:
Contact Group Manager (o melhor gestor de contactos)
File manager da Adao Team
Jorte (o melhor calendário/gestor de agenda)
Notes (para tirar notas rapidamente)
Tarefas Astrid (procurei, procurei, procurei, experimentei à vontade umas 100 e esta é a melhorzita que encontrei para gestão de actividades/pendentes); também gostei da Task List

Jogos:
Abduction!
Air Lite Control
Angry Birds
Basketball Shot
Bubble Popper
Chess
Classic Tetris
Labyrinth Lite
Mahjongg Builder
Memory
Pac Man
Pirate Islands
Real Blackjack
Robo Defense Free
Sokoban
Solitaire
Spades Free
Sudoku Free
Teeter
Traffic Jam
Trap!

Multimedia:
Acast (Podcast)
Shazam (para ouvir melodias e dizer quais são as musicas que lhes correspondem).
Gtunes Music (para procurar e descarregar MP3 à borla)
PowerAMP (este não é à borla, mas é o único que permite ler musica no formato wma)
Piano
Solo Lite

Utils
XDS (versão Andoid para aceder ao site da XDA Developpers)
Apps 2 SD Free (permite detectar e passar para o cartão de memória as aplicações que estão na memória do telefone, permitindo libertar memória do mesmo)
Disk Usage (permite verificar quais as aplicações existentes ordenadas por tamanho)
Task Manager da Adao Team

Miscelanea:
Goggles (permite tirar uma foto e procurar na net o que é aquilo)
How to tie a Tie  :lol:
Lanterna
Navigation (navegador do Google, muito bom, mas gasta ligação internet)
Pesquisa de Voz Google - muito bom, permite usar a voz para activar aplicações no telemóvel
Não sei se conhecem e costumam usar o código de barras para fazer o download das aplicações, mas é uma funcionalidade que dá muito jeito.

É necessário ter uma app de leitor de código de barras (http://www.appbrain.com/app/barcode-scanner/com.google.zxing.client.android).

Depois, para instalar uma aplicação quando a encontramos num site:

1) Ter a página do site aberta com o código de barras
2) Com a aplicação aberta, apontar para o ecrã
3) *Bip* - instalação automática

Nunca percebi a utilidade, podes explicar?

É que a mim parece-me exactamente o contrário. Parece-me que o crescimento exponencial do Android Market, o aumento incrível no número de aplicações, e o facto de ser um sistema open source, permite que neste momento existam aplicações de qualidade bastante superior no Android. Depois não vejo como a Google pode alterar algo, quando a grande fonte da qualidade e diversidade de aplicações do Android são os programadores comuns, e não a Google em si.

Neste momento a Apple Store ainda é o melhor mercado, por ser o maior. Acho que é 3 vezes maior ainda. Mas é uma questão de tempo.
Há diversas vantagens que o Android Market tem e que o farão alcançar e ultrapassar a Apple Store:
- código aberto -> mais pessoas e empresas a desenvolver
- código aberto -> maior liberdade
- menor rigidez (dou um exemplo, o navegador da Ndrive foi suspenso do mercado, sem aviso, sem explicação, quem conprou a aplicação ficou sem ela, isto porque o Market da Apple permite que eles retirem uma aplicaçao do mercado e também dos telemóveis!)
- os telemóveis Android são mais performantes e com mais opções de desenvolvimento que os da Apple, as aplicações são por isso melhores, mais rápidas
- vê-se muito mais aplicações à borla no Android Market, isto pode ser uma ideia errada minha, mas cada vez que procuro uma aplicação na Apple Store que é à borla do Androi Market, quase sempre é a pagar. Ok, pode ser barato, mas quem como eu odeia pagar por software se tiver uma alternativa à borla...

A Apple ainda tem bem mais apps que o Android, cerca de 100 000 a mais. http://mac-iphone-apps.com/mac-news/android-nearing-200000-apps-but-growth-leveling-out.html

Quanto ao open-source, não é líquido nem linear que algo open-source implica maior qualidade. Open-source em comparação com o da Apple, segundo a definição do ponto de vista de um programador, permite apenas a desenvolver a partir de algo e redistribuir com outro nome sem estar ligada ou controlada à aplicação original, nada mais. Também isso não é o garante de que mais pessoas irão desenvolver aplicações, mas é de facto um incentivo ao crédito individual do trabalho efectuado, mesmo que a pessoa apenas se limite a aproveitar o trabalho de outros (10 pessoas podem pegar na minha app, acrescentarem o seu nome e distribuirem 10 aplicações "novas"... é isso que é open-source). O software para desnvolver apps para a Apple é pago tal como o do Android (embora mais barato) e pode submeter-se uma app gratuitamente, no entanto como a Apple tem sempre a palavra final não podemos considerar open-source. Se é bom ou mau depende do ponto de vista... para assegurar a qualidade e evitar oportunismos em teoria é melhor o sistema da Apple, para incentivar o pessoal a dar largas à sua criatividade o Android é capaz de ganhar uns pontinhos.

Depois a Apple tem apps pagas tal como o Android e neste último caso não são assim tão poucas quanto isso (as da Apple são cerca de 57% pagas):
Os teus dados batem certo com o que disse no meu post anterior.
Sobre a quantidade vs. qualidade: quase sempre uma traz a outra atras: 1º quantidade, depois qualidade. Mais tarde ou mais cedo o mercado Android será maior e melhor, é inevitável. O Apple Store continuará a ser um grande e excelente mercado mas não será o melhor.

Uma história curiosa sobre o mercado Apple: um engraçadinho criou uma aplicação com pouca utilidade e meteu no Apple Store a preços baixos. Teve alguns downloads. Foi aumentando o preço. Continuou a ter downloads. 100 USD, 200 USD, até chegou a ter a 1000 USD e teve 7 downloads!  :rotfl:
A Apple finalmente apanhou-o e expulsou-o da loja. Mas é um exemplo como as pessoas sao pouco racionais com o que compram, e o perigo que é a facilidade com que se compram coisas na Net (e aqui uma grande, uma enorme crítica para a Apple, que obriga a introdução do cartão de crédito para criar a conta no itunes, mesmo que não se queira comprar nada, é-se obrigado a meter o cartão  >:D ).

Os teus dados batem certo com o que disse no meu post anterior.
Sobre a quantidade vs. qualidade: quase sempre uma traz a outra atras: 1º quantidade, depois qualidade. Mais tarde ou mais cedo o mercado Android será maior e melhor, é inevitável. O Apple Store continuará a ser um grande e excelente mercado mas não será o melhor.

Uma história curiosa sobre o mercado Apple: um engraçadinho criou uma aplicação com pouca utilidade e meteu no Apple Store a preços baixos. Teve alguns downloads. Foi aumentando o preço. Continuou a ter downloads. 100 USD, 200 USD, até chegou a ter a 1000 USD e teve 7 downloads!  :rotfl:
A Apple finalmente apanhou-o e expulsou-o da loja. Mas é um exemplo como as pessoas sao pouco racionais com o que compram, e o perigo que é a facilidade com que se compram coisas na Net (e aqui uma grande, uma enorme crítica para a Apple, que obriga a introdução do cartão de crédito para criar a conta no itunes, mesmo que não se queira comprar nada, é-se obrigado a meter o cartão  >:D ).

Isso é porque não fizeste o registo numa loja Apple, porque lá eles ensinam-te a fazer sem teres de meter o cartão de crédito. (e essa ajuda é gratuita ;P)

Mas como já disse, o Android também tem apps pagas e são muitas, e no Android Market não existe o controlo relativamente apertado que existe com a Apple.

Deixo um link que compara as duas lojas:
http://www.brighthub.com/mobile/google-android/articles/74976.aspx
« Última modificação: Dezembro 30, 2010, 11:53 am por Paracelsus »
Algo estranho se passa. Fui ver de onde tinhas tirado esse gráfico, e fui ver os outros gráficos que eles lá têm.

Saudações Leoninas
Algo estranho se passa. Fui ver de onde tinhas tirado esse gráfico, e fui ver os outros gráficos que eles lá têm.

Tirei a imagem do Androlib que apresenta stats sobre o Android Market:
http://www.androlib.com/appstats.aspx
A Apple ainda tem bem mais apps que o Android, cerca de 100 000 a mais. http://mac-iphone-apps.com/mac-news/android-nearing-200000-apps-but-growth-leveling-out.html

Vou ser mauzinho .. è normal que tenha, pois muitas são necessárias para dar funcionalidades que são nativas aos Android. Eu não preciso de App nenhuma para fazer teethering, para aceder a conteudos SMB ou uPNP, etc...

Quanto ao open-source, não é líquido nem linear que algo open-source implica maior qualidade. Open-source em comparação com o da Apple, segundo a definição do ponto de vista de um programador, permite apenas a desenvolver a partir de algo e redistribuir com outro nome sem estar ligada ou controlada à aplicação original, nada mais. Também isso não é o garante de que mais pessoas irão desenvolver aplicações, mas é de facto um incentivo ao crédito individual do trabalho efectuado, mesmo que a pessoa apenas se limite a aproveitar o trabalho de outros (10 pessoas podem pegar na minha app, acrescentarem o seu nome e distribuirem 10 aplicações "novas"... é isso que é open-source). O software para desnvolver apps para a Apple é pago tal como o do Android (embora mais barato) e pode submeter-se uma app gratuitamente, no entanto como a Apple tem sempre a palavra final não podemos considerar open-source. Se é bom ou mau depende do ponto de vista... para assegurar a qualidade e evitar oportunismos em teoria é melhor o sistema da Apple, para incentivar o pessoal a dar largas à sua criatividade o Android é capaz de ganhar uns pontinhos.

Bom, esse programador que deu esse ponto de vista é fantástico. Ele por acaso acha que as Apps que não são Open source são todas desenvolvidas de base, do zero? Não. Todas as Apps aproveitam código existente. Só uma empresa ou programador manhoso é que programa do zero ... O mais interessante é que muitas empresas e programadores usam códigos Open-Source como base para depois pedir dinheiro pelas Apps.

A Grande diferença é que em Open-Source a evolução de uma aplicação é muito maior, pois se ela tiver valor, muitas pessoas irão pegar nela e melhorá-la ou adaptá-la, fazendo com que num curto espaço de tempo tenhas uma super aplicação gratuita ou várias versões de uma mesma aplicação que atingem um maior numero de end-users.

O Software para desenvolver apps em Android é gratuito, tal omo em Linux. O que se paga é o suporte que possas querer ter. Todos os SDK android estão disponíveis para download gratuito, existindo emuladores gratuitos que t permitem não só melhorr o código base do sistema operativo, como criar aplicações.

O SDK da Apple é o que dá dinheiro ao Steve Jobs ... é por isso que não existe suporte Java nem Flash. Milhentas aplicações podem ser desenvolvidas nestas plataformas de desenvolvimento que iriam retrar muito dinheiro ao mister Jobs da maça.

Depois a Apple tem apps pagas tal como o Android e neste último caso não são assim tão poucas quanto isso (as da Apple são cerca de 57% pagas):
Obviamente que Apps pagas todos vão ter, pois se eu desenvolver como programador que ganha a sua vida a pogramar, vou querer ser pago pelo meu trabalho.
O que é certo é que as Apps mais conhecidas (exemplo: Angry Brids) são tradicionalmente gratuitas em Android e pagas em Apple (pouco em iPhone, mas muito em iPad) ...

Saudações Leoninas