Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Maio 26, 2013, 03:06

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Outros Assuntos Conversas de Café (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia

Páginas: « anterior 1 ... 5 6 [7] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia (Lida 3680 vezes)

Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #120 em: Maio 10, 2013, 14:13 »

CdS - Ricardo Moreira | ex-Jimmy Antunes

*

Localidade: Braga
Masculino

Agora que já saíram os resultados do leilão, é tempo de comentar as barbaridades que têm passado na comunicação social e debitar alguns "soundbytes" sobre o que tenho ouvido por um passarinho:

- Ao contrário do que a DECO diz, nenhuma das empresas do mercado livre excepto a Iberdrola praticam fidelização. Curioso ter saído uma reportagem na SIC que mencionava que a GALP fidelizava os clientes com um seguro de electricidade associado quando, pasme-se, não é seguro nenhum e não é de electricidade. A única parte que acertaram é que esse serviço tem fidelização (e não a oferta de gás/electricidade).

- Acho curioso todos ficarem chateados se alguém "defender" os "tubarões" mas não ficarem chateados pela concorrência desleal e mentirosa que tem sido perpetrada por empresas de apoio ao consumidor e pela comunicação social. Pelos vistos o Português tem mesmo um problema em querer informar-se, acreditando em tudo o que lê no jornal do dia. É pena.

- Existem agora novos vendedores que propõem contratos aos clientes no gás e na electricidade, com 100% no termo fixo + 5% nos consumos. Como devem entender, são vendedores Dual (prática ilegal) que estão a trabalhar para Endesa e Goldenergy. Mais não digo sobre os seus interesses nem os mandatários.

- Certos vendedores visitam pessoas idosas e clamam ser "funcionários GALP/EDP" ao abrigo do mercado livre, estando a fazer uma vistoria dos serviços contratados. Procedem, no fim da "visita", à entrega de um "papel de verificação técnica" e pedem aos visados para assinar. Esses "papeis" são contratos no mercado livre.

@Luis, se passaste para a EDP com gás e electricidade tens desconto, isso se optaste por débito directo. Sei que a maioria das empresas aplica o desconto à parte do valor, mas a EDP aplica directamente nas tarifas. Para um escalão 1, que decerto será o teu, o preço da EDP Universal/Comercial s/desconto é de  0.0736 €/KWh. Se aplicares os tais 5% chegas ao teu valor. Se a tua tarifa de electricidade for simples tens 2% mais barato já, aplicado da mesma forma.

@Juziel, os tarifários das empresas de gás variam em todo o país. Excepto Porto, Braga e Viana, todos os distritos são GALP, pelo que podes consultar o site da mesma e saber a tarifa praticada na tua zona.

@Damien, não. Os tarifários são mesmo diferentes de acordo com os Distritos.
Registado

Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #121 em: Maio 10, 2013, 14:21 »

No avatar!

*
Iniciado

Agora que já saíram os resultados do leilão, é tempo de comentar as barbaridades que têm passado na comunicação social e debitar alguns "soundbytes" sobre o que tenho ouvido por um passarinho:

- Ao contrário do que a DECO diz, nenhuma das empresas do mercado livre excepto a Iberdrola praticam fidelização. Curioso ter saído uma reportagem na SIC que mencionava que a GALP fidelizava os clientes com um seguro de electricidade associado quando, pasme-se, não é seguro nenhum e não é de electricidade. A única parte que acertaram é que esse serviço tem fidelização (e não a oferta de gás/electricidade).

- Acho curioso todos ficarem chateados se alguém "defender" os "tubarões" mas não ficarem chateados pela concorrência desleal e mentirosa que tem sido perpetrada por empresas de apoio ao consumidor e pela comunicação social. Pelos vistos o Português tem mesmo um problema em querer informar-se, acreditando em tudo o que lê no jornal do dia. É pena.

- Existem agora novos vendedores que propõem contratos aos clientes no gás e na electricidade, com 100% no termo fixo + 5% nos consumos. Como devem entender, são vendedores Dual (prática ilegal) que estão a trabalhar para Endesa e Goldenergy. Mais não digo sobre os seus interesses nem os mandatários.

- Certos vendedores visitam pessoas idosas e clamam ser "funcionários GALP/EDP" ao abrigo do mercado livre, estando a fazer uma vistoria dos serviços contratados. Procedem, no fim da "visita", à entrega de um "papel de verificação técnica" e pedem aos visados para assinar. Esses "papeis" são contratos no mercado livre.

@Luis, se passaste para a EDP com gás e electricidade tens desconto, isso se optaste por débito directo. Sei que a maioria das empresas aplica o desconto à parte do valor, mas a EDP aplica directamente nas tarifas. Para um escalão 1, que decerto será o teu, o preço da EDP Universal/Comercial s/desconto é de  0.0736 €/KWh. Se aplicares os tais 5% chegas ao teu valor. Se a tua tarifa de electricidade for simples tens 2% mais barato já, aplicado da mesma forma.

@Juziel, os tarifários das empresas de gás variam em todo o país. Excepto Porto, Braga e Viana, todos os distritos são GALP, pelo que podes consultar o site da mesma e saber a tarifa praticada na tua zona.

@Damien, não. Os tarifários são mesmo diferentes de acordo com os Distritos.

boas,

Eu não disse que eram iguais apenas que tem de multiplicar pelo valor de conversão, existe uma formula que está na factura , tanto na GE como na galp.
depois o valor por KWh pode ser diferente , por isso convem comparar duas faturas no mesmo distrito, mas não é tão linear como multiplicar pelo valor do KWh...

SL
Registado
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #122 em: Maio 10, 2013, 21:58 »

*
Veterano

Masculino

...
...

Não coloco isso em causa.

Antes, a GALP estava fragmentada por regiões (LusitaniaGas, TagusGas, etc etc etc) e sempre pensei que os tarifários pudessem variar concessionário a concessionário. Imaginei que agora, com um mercado livre e integrado, o preço do kWh fosse estabilizado a nível nacional, pelo menos dentro da mesma empresa, e pelos vistos não é, conforme demonstra o site da GoldEnergy - não estava a par disto, daí a minha surpresa.
Registado

“Já fumei, já cheirei, já roubei e já matei, sou um sujeito homem..."

Crónica de uma festa antecipada...
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #123 em: Maio 16, 2013, 17:58 »

*
Veterano

Masculino

Já agora, presumo que em resposta ao leilão da DECO, a EDP alargou a sua oferta e tem em vigor uma tarifa com desconto de 10% no gás natural e 5% na electricidade.

https://energia.edp.pt/particulares/gase...otal-click/tarifarios-click-total-1.aspx

Registado

Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #124 em: Maio 16, 2013, 18:00 »

*
Júnior

Localidade: Senhora da Hora
Masculino

Já agora, presumo que em resposta ao leilão da DECO, a EDP alargou a sua oferta e tem em vigor uma tarifa com desconto de 10% no gás natural e 5% na electricidade.

https://energia.edp.pt/particulares/gase...otal-click/tarifarios-click-total-1.aspx

...que não se aplica a quem tem bi-horario.

Xau aí Mexia!  Maldoso
Registado

"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #125 em: Maio 16, 2013, 22:39 »

CdS - Ricardo Moreira | ex-Jimmy Antunes

*

Localidade: Braga
Masculino

Para se usufruir desses descontos deve-se:

- Ter tarifa simples;
- Ter gás natural escalão 1 e 2;
- Pagar de 2 em 2 meses;
- Ter débito directo e factura electrónica;
- Aderir pelo site.

Se for só tarifa simples fica-se com 5% na electricidade nas mesmas condições.
Registado
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #126 em: Maio 23, 2013, 23:49 »

*
Júnior

Localidade: Senhora da Hora
Masculino

Fiz um comparativo no Excel e no eu caso, compensa claramente optar por Endesa (tarifário vencedor do leilão da DECO) + Goldenergy.
Registado

"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #127 em: Maio 24, 2013, 11:05 »

*
Veterano

Masculino

Fiz um comparativo no Excel e no eu caso, compensa claramente optar por Endesa (tarifário vencedor do leilão da DECO) + Goldenergy.

Onde foste buscar os preços do kWh da Endesa para fazer a simulação?  Questão
Registado

Re: Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #128 em: Maio 24, 2013, 11:37 »

*
Júnior

Localidade: Alhos Vedros
Masculino

Alguém já recebeu a proposta do leilão que a Deco dizia que ia enviar para cada cliente?

SL
Registado

Re: Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #129 em: Maio 24, 2013, 11:41 »

*
Veterano

Masculino

Alguém já recebeu a proposta do leilão que a Deco dizia que ia enviar para cada cliente?

SL

Nada. Até foi mais por isso que o post do Luis me deixou curioso.

Registado

Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #130 em: Maio 24, 2013, 12:04 »

*
Iniciado

Eu aderi ao Plano EDP/Sporting para a Luz e Gaz e até ao momento estou satisfeito.

https://energia.edp.pt/particulares/parcerias/edp-sporting/tarifarios.aspx
Registado

ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA
Re: Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia , « Resposta #131 em: Maio 24, 2013, 12:18 »

*

Localidade: Lisboa
Masculino

Eu aderi ao Plano EDP/Sporting para a Luz e Gaz e até ao momento estou satisfeito.

https://energia.edp.pt/particulares/parcerias/edp-sporting/tarifarios.aspx

também eu!
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 5 6 [7] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Outros Assuntos Conversas de Café (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia

« tópico anterior seguinte »
Ir para: