Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 16, 2014, 14:18

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Discrepância nos critérios disciplinares

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Discrepância nos critérios disciplinares (Lida 838 vezes)

Discrepância nos critérios disciplinares , « em: Fevereiro 06, 2013, 01:25 »



*
Júnior

Mensagens: 2308


Começo este tópico por dizer que toda esta informação não foi recolhida por mim, foi recolhida e analisada pelo Tiago Santos, e publicada no blog "Visão de Mercado", portanto todos os créditos são redireccionados para essa pessoa e esse blog. Decidi colocar cá no fórum pois achei no mínimo interessante os resultados obtidos. (se isto já está noutro tópico, peço desde já desculpa, mas eu não consegui encontrar).

Ora passo a citar:

Citar
Tem como base o Match Center da Liga Portuguesa, do site oficial (todos os dados foram tirados de lá) realço algumas curiosidades, que acho absolutamente "caricatas" neste campeonato:

 A equipa que menos faltas faz na Liga (Beira-Mar) com menos 100 faltas que o Moreirense, consegue ter mais 8 cartões amarelos que a equipa de Moreira de Cónegos. Ou seja, o Moreirense faz mais de 6 faltas por jogo que o Beira-Mar, mas consegue ter um tratamento disciplinar completamente dispare.

- O Sporting, apesar de ser a 3ª equipa com maior diferença entre faltas cometidas/faltas recebidas, (em termos negativos) consegue ser a segunda equipa mais castigada na relação faltas/amarelos. O que deita por baixo a teoria que a equipa grande é sempre mais beneficiada. Os jogadores do Sporting levam um amarelo a cada 4.7 faltas. O Olhanense, por exemplo, leva a cada 7.7.


Neste caso, pode-se falar no célebre ditado, "para descer todos os santos ajudam". E o Sporting (tal como Beira-Mar e Gil Vicente) são as equipas mais prejudicadas pelos critérios de arbitragem


Poderia-se justificar com  vários factores, mas a diferença é demasiado grande para se tentar justificar estes critérios com certos pormenores  como do sitio onde é cometida a falta, perigosidade dela, etc. Mas não nos podemos esquecer que o Gil Vicente em casa, tirando os jogos contra os "4 grandes", eles também jogam ao ataque. Os dados do Live center mostram-no.

Há o caso Moutinho na Luz, que só á sétima falta levou o cartão amarelo. Tal não aconteceu com mais nenhum jogador esta época, do Benfica ou Sporting.

- Analisei mais profundamente as equipas do Benfica e Porto, e há algo que salta à vista e é objectivo. Nos jogos do FCP, em média, os adversários do Porto levam amarelo de 5 em 5 faltas. A média para os jogadores do FCP levarem esse cartão, são 10 faltas.

- O Benfica tem mais 27 faltas feitas que o Porto, mas a diferença na mostragem de cartões amarelos é brutal. Enquanto o FCP tem 19 cartões amarelos "positivos", o Benfica tem 4 cartões amarelos "negativos", mesmo sendo o Benfica o melhor ataque da Liga (até à 16ª jornada), e tenha uma percentagem de posse de bola a rondar os 57%. E que em 16 jogos, apenas neste ultimo teve menos posse de bola que o adversário. O FCP quase nunca arrisca expulsões, embora tenha uma média de falta cometidas por jogo muito parecido com a média da Liga, mas o Benfica arrisca. Aliás, tem duas expulsões, e o FCP nenhuma.

Dizem que no final do campeonato a contabilidade do "deve e haver" vai dar igual. Mas este critério disciplinar, de tratamento entre as equipas é absolutamente brutal. Durante um jogo de futebol (eu já joguei vários anos futebol federado) o jogo muda totalmente (por exemplo) se fores extremo, e souberes que o lateral que te está a marcar já tem amarelo, ele vai marcar mais à zona, deixar de subir tanto, etc etc.

Se eu fosse adepto do Beira-Mar ou Gil Vicente, ficaria indignado com a diferença de critérios disciplinares usados com as equipas que estão a lutar pela manutenção (Moreirense, Olhanense, Vit. Setubal), e que acaba por justificar muita coisa. Do FCP já nem falo, porque o tratamento dado é tão diferente em relação a todas as outras equipas do campeonato, que parece
 que eles nem jogam em Portugal. Se quiserem usar a tabela como entenderem, usem, se não fica só como curiosidade e achega, para verem como podem haver critérios e tendências disciplinares tão dispares no nosso campeonato.

Como se explica que o Sporting veja um cartão amarelo a cada 4.7 faltas, valor muito abaixo de todos os outros clubes?|?|?|

aqui fica a tabela:

Registado



Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #1 em: Fevereiro 06, 2013, 17:58 »



*
Juvenil

Mensagens: 770
Idade: 23
Localidade: Maidstone, Kent


Bem, quanto ao Porto é como o texto diz... nem vale a pena, mas enfim, esse prego ja foi martelado mais que suficiente.

Eu também acho que o Sporting sai bastante prejudicado de muitos jogos, mas o futebol que se pratica nestes lados também faz impacto nos numeros. Sejamos sinceros, quantas e quantas vezes esta temporada a defesa teve de fazer faltas para amarelo para parar contra ataques? Quantas e quantas vezes praticamos um jogo completamente sarrafeiro a meio campo para tentar aliviar as fraquezas da defesa e do próprio meio campo?

Claro que há situações e situações, a ultima expulsao do Dier foi uma vergonha (por exemplo), mas espero que a malta não salte neste tópico com a opinião que os arbitros estão todos comprados, se assim fosse, e se estes numeros fossem apenas um reflexo da podridão do futebol Portugues, então já nem valeria a pena ver os jogos... esses números estão como estão, acima de tudo, porque o Sporting joga um péssimo futebol...
Registado
Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #2 em: Fevereiro 11, 2013, 22:56 »



*

Mensagens: 9113
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
boa análise!  Positivo!

estou a ver agora um Boletim do Sportingwiki de 1936, e já aí por vezes havia queixas da arbitragem; mas vem lá esta frase "Não é insultando o juiz de campo que se conseguirá melhorar a sua arbitragem".

Ou seja, sejamos meigos para com os bois de preto...
Registado

Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #3 em: Fevereiro 11, 2013, 23:38 »



*
Iniciado

Mensagens: 146
Idade: 37
Localidade: Cantanhede
Masculino


Já o ano passado tinha lido uma notícia onde mostrava a relação de faltas para cartões amarelos, penso que era na bosta, e não andava muito longe dessa realidade, apesar de já não me lembrar dos números. Lembro-me ainda que quando se contabilizavam os jogos europeus a diferença se esfumava, não explica tudo mas dá que pensar. Já são demasiados anos disto, acho que não é difícil tirar conclusões sobre esse estudo, basta andar parar trás vários anos e ver como funcionavam as coisas para perceber que a o principio da ideia era o mesmo, controlar as arbitragens e aí foram quase sempre bem sucedidos, o resto vem por acréscimo e o costa foi conseguindo rentabilizar isso da melhor forma, para mal dos nossos pecados.
Registado
Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #4 em: Fevereiro 12, 2013, 14:12 »

Mikeb

Os "roubos" são cada vez mais no cartão para o jogador não jogar o jogo seguinte ou no cartão para condicionar o resto do próprio jogo. Já lá vai o tempo do penalti inventado ou 10 minutos de descontos para ganhar jogos.

O que está a ser feito ao Sporting só o é porque neste momento somos um clube fraco, com poucos sócios e massa adepta resignada e conformada com o que se está a passar. A falta de respeito é gritante e a facilidade com que se mostra um cartão a um jogador do Sporting é a mesma com que se mostra a um jogador do Barreirense num jogo da taça contra o fcp, estão completamente à vontade porque nada vai acontecer.

Há 20 anos atrás o Sporting não ganhava campeonatos mas dava-se ao respeito, tirando os outros 2 grandes quem ia a Alvalade era a pensar em não levar muitos e o árbitro queria era não ser "comido" por 50 mil adeptos que enchiam as bancadas de 15 em 15 dias. O clube tinha força e fazia-se respeitar.

Agora...
Registado
Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #5 em: Fevereiro 12, 2013, 14:31 »



*
Júnior

Mensagens: 2008
Idade: 28
Localidade: Mafra
Masculino


Indo um pouco contra a corrente do post/tópico, saltou-me à vista também que o Sporting além de ser a equipa com mais amarelos "contra" também é a segunda equipa (ex-aequo) com mais cartões amarelos "a favor", sendo simultâneamente a equipa com menos faltas recebidas, o que nos dá uma média de 1 cartão amarelo para o adversário a cada 4.13 faltas sofridas contra (por exemplo) 5.31 do Porto e - pasmem-se - 8.12 do Benfica... e 9.06 do Paços de Ferreira que sem ter feito as contas para todos, passando os olhos assim por alto me pareceu o mais "prejudicado" neste capítulo.

Na minha humilde opinião estas estatísticas valem o que valem e não mostram grande coisa, pois aparentemente não consigo encontrar grande correlação, exceptuando o facto de o Porto não sair claramente prejudicado em nenhum dos capítulos analisados.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2013, 14:38 por Saco » Registado
Re: Discrepância nos critérios disciplinares , « Resposta #6 em: Fevereiro 23, 2013, 14:13 »



*
Iniciado

Mensagens: 456
Idade: 51
Localidade: Massamá
Masculino


A explicação para essa discrepância é fácil:
Metade das faltas que são marcadas contra o sporting não passam de encostos que normalmente não são marcados aos adversários (ontem foi um festival de apito na área do estoril e um festival de invenções de faltas contra nós)
O segundo e terceiro golos por exemplo resultam de faltas inexistentes marcadas contra nós)
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, |SCP-1906|, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Discrepância nos critérios disciplinares

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade