Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 25, 2014, 04:44

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

1982/83

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: 1982/83 (Lida 709 vezes)

1982/83 , « em: Outubro 12, 2010, 04:23 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5569
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Já que estamos numa de Wiki Wink

Segundo sei, nesta época (82/83) os clubes grandes boicotaram as transmissões televisivas de muitos jogos.

Destaca-se um jogo do qual, que eu saiba, não há filmagens. Foi o Sporting 3-3 Porto. Quem se lembra desse encontro conta que foi provavelmente um dos melhores derbies de sempre.

Tenho conhecimento de um golo nesse encontro que foi qualquer coisa de estrondoso. Oliveira marca um pontapé-de-canto e Jordão faz um indefensável chapéu de calcanhar à meia-volta a 20 metros da baliza. Há aqui alguém que tenha assistido a esta partida e que possa confirmar?
Registado



Re: 1982/83 , « Resposta #1 em: Outubro 12, 2010, 23:10 »



*

Mensagens: 9138
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
eu infelizmente não! Tenho muito má memória para jogos específicos, com raras excepções...
Registado

Re: 1982/83 , « Resposta #2 em: Outubro 13, 2010, 15:09 »

farinha amparo

Tenho quase a certeza que não fui, mas conheço quem tenha estado lá.
Se não há equívoco no jogo/época (com esse golo/resultado não é muito fácil), não me deram certezas de que tenha sido após canto do Oliveira (era tb. o treinador), mas a passe de um búlgaro (não devia ser o recentemente famoso Bukovak, mas do Kostov).
O Jordão marcou os 3 golos, mas 2 foram de penalty, forma também utilizada por 1 dos porcos (possivelmente o Gomes) para facturar na baliza do Meszaros.
É bem possível que esse golo espectacular do Rui Jordão tenha sido o 2-3, dando alguma piada à 2ª parte, porque estivemos encostados às cordas.
E depois do 3-3 ainda falhámos golos, tal como eles, ainda que em menor número. Antes é que tinham estado por cima e devem ter transformado o 1-0 em 1-3. O calcanhar foi um coelho da cartola, tão inesperado, quanto importante.

Quanto às transmissões pela tv.
Talvez estejas a falar da captação de imagens, porque, se bem me lembro, jogos em directo não era nada frequente. Deve ter sido nessa época que o João Rocha consentiu a transmissão de um Sporting-Benfica por alturas do natal, dizendo que era um presente para os sportinguistas
Impedir a rtp de entrar no estádio para passar um resumo no domingo desportivo é que era usual.
Registado
Re: 1982/83 , « Resposta #3 em: Outubro 13, 2010, 17:00 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5569
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Quanto às transmissões pela tv.
Talvez estejas a falar da captação de imagens, porque, se bem me lembro, jogos em directo não era nada frequente. Deve ter sido nessa época que o João Rocha consentiu a transmissão de um Sporting-Benfica por alturas do natal, dizendo que era um presente para os sportinguistas
Impedir a rtp de entrar no estádio para passar um resumo no domingo desportivo é que era usual.

Exactamente. Repara na sequência das minhas primeiras memórias do futebol:

O primeiro jogo do qual eu tenho viva memória de acompanhar foi a meia-final do Euro'84. Tinha eu 5 anos e lembro-me do entusiasmo por causa desse jogo. Lembro-me como se fosse hoje de estarmos a ganhar 2-1 e do Platini marcar 2 golos, um deles precedido de falta claríssima, foi assim que comecei... a aprender que no futebol roubar era normal para certos países.

A seguir a esse lembro-me da final da Taça dos Campeões no Heysel Park em 1985. Lembro-me de assistir em directo a todos os confrontos e pancadaria. Lembro-me da Juventus ganhar com um penalty duvidoso num jogo onde claramente se queria oferecer o troféu à Juventus como compensação. Lembro-me de toda a polémica em que se comentou que foi a UEFA quem deixou as coisas acontecerem. E eu acho que foi de propósito.

O 3º jogo de que me lembro vivamente como se fosse hoje é o Alemanha-Portugal, ainda em 1985. Lembro-me das notícias que chegavam da Checoslováquia e do pontapé fantástico de Carlos Manuel sem hipóteses para o Schumacher (o original do boné de pala). Fiz um desenho na escola e tudo e andei meses a sonhar com esse golo fantástico. Quando não tinha bola até com as pinhas (dos pinheiros) eu jogava a tentar imitar o golo.

O 4º evento televisivo de futebol de que me lembro é o Mundial de 1986, do qual me recordo de todos os jogos de Portugal e de outros dramáticos como o Bélgica-URSS, o Bélgica-Espanha, o Bélgica-França (não sei porquê vi quase todos os jogos da Bélgica), o Argentina-Inglaterra e claro, do jogo da final. Lembro-me de todos os preparativos para esse mundial, lembro-me do Herman José ir ao "1-2-3" do Carlos Cruz cantar o "Vamos lá, Cambada", do "Estebes" no programa da lâmpada vermelha...

O 5º evento de futebol que se segue nas minhas memórias é a final da Taça dos Campeões em 1987. Nesse ano vi também um jogo dramático do Guimarães, só que não me recordo de qual foi.

Depois em 1988 já me lembro de ver a 2ª mão da Supertaça Europeia, e a final do Benfica-PSV com o pontapé para as nuvens do Veloso e o primeiro jogo europeu do Sporting do qual tenho memória é mesmo em 1989 contra o Nápoles!

Sinceramente, jogos do futebol nacional, o primeiro de que me lembro ver na TV é a final da taça em que o Belenenses ganhou ao Benfica, e para o campeonato nacional, pasme-se, o fatídico 3-6 que me despertou interesse para o futebol e me vincou como Sportinguista. Nessa época percebi que havia um movimento contra o Sporting e que nesse 3-6 quem jogava melhor éramos nós... Fiquei furioso, tomei o Sporting como uma bandeira.

Não sei se é coincidência ou não, mas é a partir de 1994 que começo a ter memória de mais jogos para o campeonato nacional na TV. Vivendo longe dos grandes centros, todos os jogos do campeonato para mim até aí eram algo de obscuro que só se ouvia na rádio e se via nas colecções de cromos e nos cadernos d'A Bola em Agosto
« Última modificação: Outubro 13, 2010, 17:02 por Viridis » Registado

Re: 1982/83 , « Resposta #4 em: Outubro 13, 2010, 18:15 »



*
Veterano

Condecorações:Vencedor do 1º Torneiro de Poker do ForumSCP


Mensagens: 5319
Idade: 39
Masculino


Houve uma temporada, não me lembro ao certo qual, nos meados dos anos 90, em que a RTP passou a dar um jogo por semana; penso que teve a ver com a passagem da organização do campeonato da Federação para o então chamado Organismo Autónomo (futura Liga).
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

1982/83

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade