Crise de avançados da formação em Portugal

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tocas-te no ponto. O problema é que isto continua enraizado. Não só no comum adepto, como também existem treinadores que preferem jogadores com determinadas características para determinadas posições, independentemente do talento de A ou B.

Antes do Slimani quem tive-mos com a mesma altura? sem recuar a Jardeis e Acostas, porque mesmo do primeiro nem um vaga memória.  lembro-me do Liédson, bom jogador, baixinho, e embora no fim não estivesse com a cabeça no Sporting (quem o culpa? aquilo era um caco) que ainda sofria com o facto de metade da equipa ser trapos e remendos.

Tivemos o Wolfswinkel com menos 2cm que o Slimani.

Sempre achei que fosse baixinho também, devia de ser da tv.
VIVÓ SPORTING ***!

Talvez se mude o paradigma quando se perceber que o jogador português não é muito alto em termos médios bem como não é estritamente necessário ter 3 metros para se ser um bom avançado. Como tal, se um jogador for rápido e talentoso com a bola nos pés, não tem necessariamente de cair para a ala ou recuar no terreno, por ter só 1,80m.

Mané é um bom exemplo.

Pensei que ia explodir como segundo avançado com JJ mas não foi aposta.

Rooney (para ir buscar um fora de serie) outro exemplo.

O que acho que normalmente nos falha é a frieza em frente à baliza. E isso já tem a ver com traços de personalidade. Isso deveria ser uma das características a selecionar nas camadas jovens para essa posição.

Nos avançados tugas há sempre uma fintinha a mais, um drible desnecessário. Raros são os que recebem a bola e já estão a pensar como mete-la lá dentro.

Isso e ir buscar um treinador holandês especialista em formar avançados.
Saudações Leoninas
E o Ronaldo Tavares acham que tem potencial para singrar no futebol sénior ou vai dar em mais um Baldé desta vida?
Eu estranhamente tenho fé no gajo
Eu estranhamente tenho fé no gajo
Marca golos mas é fraco pk não faz fintinhas.