Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Dezembro 20, 2014, 06:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] 2 3 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade (Lida 15254 vezes)

Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « em: Setembro 18, 2010, 00:09 »


Sporting CP Forever


*

Mensagens: 6461
Idade: 26
Masculino


O Sporting Clube de Portugalwiki nasceu em berço de ouro e dotado das melhores instalações desportivas da época, o que depressa atraiu alguns jogadores de outros clubes, principalmente do Sport Lisboa que nem tinha campo para jogar. São exemplo disso os jogadores Henrique Costawiki (que viria a ser co-fundador do Belenenses), Queirós dos Santoswiki (que viria a ser Presidente do Sporting), Viegaswiki (o responsável pela adopção do equipamento vermelho e branco por parte do Sport Lisboa) e António Coutowiki (o primeiro Capitão do Sport Lisboa). Foi assim na época de 1907/08wiki que se deu o primeiro capítulo de uma rivalidade que perdura até aos nossos dias - O Primeiro Derbywiki -, com o Sporting a ganhar por 2-1, apresentando no seu onze oito jogadores oriundos daquele clube. A debandada dos jogadores do Sport Lisboa para o clube de José Alvaladewiki iniciou assim mais de um século de rivalidade, nem sempre "saudável"!

PARTE I / II

Na temporada de 1909/10wiki começaram as discordâncias com as instâncias do Futebol Português de então. Em mais uma época atribulada, o Sporting termina em 5º Lugar com apenas 2 vitórias e 2 empates, mas a equipa abandona a prova, não comparecendo na última jornada. A desistência surgiu como protesto pela actuação da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), na sequência de factos ocorridos durante um jogo com o Benfica, neste caso a suspensão do guarda-redes Augusto de Freitas por suposta agressão a um adversário. Esta tomada de força não se ficou só por esta época. Na época seguinte, 1910/11wiki, estava marcado para a última jornada mais um derby que, no entanto, já não teria qualquer implicação na classificação final. Talvez por isso o Sporting não compareceu, alegando que os seus adversários não era dignos de pisar as instalações leoninas.

Em 1918/19wiki a rivalidade entre Sporting e Benfica estava ao rubro depois de Alberto Riowiki se ter mudado para o Campo Grande. Alberto Rio notabilizou-se no Benfica, onde era considerado o melhor jogador. Em Fevereiro de 1918, e depois de uma primeira ameaça alguns meses antes, deixou de aparecer sem dar satisfações aos dirigentes encarnados, que lhe instauraram uma suspensão por 6 meses. À revelia do Benfica, Alberto Rio ingressou no Sporting, porém, parecia vigorar uma espécie de código que deveria impedir o aliciamento e recrutamento de jogadores entre os grandes clubes, sem que houvesse consulta ou até mesmo acordo prévio entre emblemas. Sucederam-se turbulências e afrontas dentro e entre os dois clubes, tendo Alberto Rio finalmente alinhado pelo Sporting a 7 de Julho de 1918.

Nessa mesma época, um surpreendente Vitória de Setúbal dominou a primeira volta derrotando Leões e Águias, mas na 2ª volta os sadinos baquearam e no fim Sporting e Benfica ficaram empatados no primeiro lugar. No entanto, o Benfica não se conformou com a anulação de um golo no jogo que perdera por 1 - 2 com o Vitória e apresentou protesto formal junto da AFL pretendendo a validação do golo, o que lhe daria mais um ponto e o título. A AFL indeferiu o protesto e procedeu ao agendamento dos dois jogos decisivos, sendo a primeira vez que a prova seria decidida nestes moldes.

Assim, a 14 de Julho de 1919, um mês menos um dia após a última jornada, teve lugar a primeira mão da Finalíssima. A tensão entre os jogadores era de tal ordem que chegava à violência, pelo que Luís Plácido de Sousa, o árbitro nomeado para o primeiro jogo, não compareceu e foi substituído em cima da hora por Carlos Pinto. O Sporting jogou com 10 jogadores desde o início. SIM! O Sporting só entrou em campo com 10 jogadores; porém, o jogo viria a acabar com 10 para cada lado, pois o jogador do Benfica Cândido de Oliveirawiki, que viria a conhecer a glória como treinador dos Cinco Violinoswiki, foi expulso. Contra todas as expectativas o Sporting venceu por 1-0, com golo de Perdigãowiki, o que ainda agravou mais o clima de tensão do jogo da segunda mão, disputado no dia 20 de Julho de 1919, no Campo Grande, e que ditou a vitória leonina por 1 - 2. O árbitro Luís Plácido de Sousa já aceitou dirigir a partida na qual, mais uma vez, se registaram episódios de violência. Houve distúrbios no campo e entre os espectadores, tendo o jornal Os Sports falado em invasões de campo, revólveres nas bancadas e num jogador do Sporting apedrejado após o jogo. Dentro do rectângulo de relva e ainda na primeira parte, foram expulsos Artur Augusto e Crespo, do lado do Benfica, e Caetanowiki, do lado do Sporting. Já na segunda parte, Jusawiki recebeu ordem de expulsão mas não a acatou, permanecendo em campo. Foi assim A Finalíssima de 1919wiki, em tempo de grandes convulsões sociais.

Apesar da derrota em campo nos dois jogos, o Benfica não desarmou e continuou com os protestos. Segundo consta, foi por pouco que a AFL não voltou atrás e não lhe deu na secretaria o que não conquistara em campo. O Sporting fez saber que, se assim fosse decidido, daria o título ao rival mas então que não contassem com ele no campeonato de Lisboa – só jogaria contra clubes estrangeiros. A AFL decidiu, finalmente, rejeitar os protestos encarnados e atribuir em definitivo ao Sporting o merecido título de Campeão de Lisboa da época 1918/19wiki, o segundo da história do Clube.

As atribulações com e entre as instâncias do Futebol Português continuavam a bom ritmo e, em 1930/31wiki, fruto de uma guerra entre a Federação Portuguesa de Futebol e a AFL, esta associação determina o boicote dos seus clubes ao Campeonato de Portugal. Assim, o Sporting não participa na edição desta temporada que teria como vencedor o Benfica que, juntamente com o Casa Pia, desobedeceu às instruções da AFL, o que lhe valeria um castigo que entretanto seria suspenso, no meio de muita discussão que originou inclusivamente um corte de relações entre os dois principais clubes de Lisboa.

Em 1937 o Sporting arrenda o Stadium de Lisboawiki no Lumiar, mas continua a utilizar as instalações do Campo Grande que viria mais tarde a ceder ao Benfica por sugestão do Ministro Duarte Pacheco Pereira, quando aquele clube ficou sem campo. Posteriormente, essas instalações retornaram ao poder do Sporting na sequência de um acordo com a Câmara de Lisboa, e em parte dele assenta o actual Estádio.

Curiosa é a história de Álvaro Cardosowiki, cujo episódio caricato em nada deve ter contribuído para a melhoria das relações dos dois clubes. Álvaro Cardoso chegou à equipa principal do Vitória aos 18 anos entrado para o lugar de Joaquim Ferreirawiki, outro jogador que se notabilizou no Sporting. Formava então com Silva a dupla de "beques" como se dizia na altura, quando o Benfica mandou um emissário a Setúbal para contratá-lo, mas o homem confundiu-se e acabou por levar o seu companheiro da defesa, permitindo assim que o Sporting se antecipasse e garantisse o concurso de Cardoso a troco de 5 contos, enquanto o jogador nada recebeu, afinal ia para o Clube da sua simpatia.

1947/48wiki será para sempre lembrada como a época d' O Campeonato do Pirulitowiki. O "pirulito" era uma bebida gasosa cuja garrafa se fechava não com uma rolha ou uma carica, mas com um berlinde e, no final do campeonato, o mesmo seria decidido "por uma bolinha", ou seja por um golo. O jogo que acabou por ser decisivo para a atribuição do título acabou por ser o Benfica – Sporting da 22ª jornada, disputado em 25 de Abril de 1948 no Campo Grande. O Sporting partia para esse jogo com menos dois pontos do que o seu rival e com a desvantagem acrescida de ter perdido 1 - 3 em casa na primeira volta. A pressão era tanta na semana que antecedeu o jogo que um dirigente do Sporting acusou o treinador Cândido de Oliveirawiki de ser benfiquista e estar a preparar em segredo uma táctica suicida que levaria à derrota do Sporting. O Sporting acabaria por vencer por 4 - 1 e, no meio dos festejos, Cândido de Oliveira anunciou a sua demissão. Fora ofendido, ia-se embora. E teria mesmo saído do Sporting, não fora o dirigente difamador procurá-lo no seu local de trabalho e pedir-lhe, entre lágrimas, que reconsiderasse, oferecendo a própria demissão em troca. O técnico voltou atrás, com a condição de que o dirigente também ficasse. Diz-se que foi ele o autor da frase, relativa aos treinadores «somos bestiais quando ganhamos e bestas quando perdemos.»



Recolha de informação a partir da Wiki Fórum SCPwiki
« Última modificação: Setembro 18, 2010, 12:12 por MRG » Registado

· · · ·


Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidades , « Resposta #1 em: Setembro 18, 2010, 00:14 »


Sporting CP Forever


*

Mensagens: 6461
Idade: 26
Masculino


Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade

PARTE II / II

Mais um episódio de violência entre adeptos dos dois clubes rivais, provavelmente em 1959/60wiki, relatado por Fernando Mendeswiki ao Jornal do Sportingwiki: «Houve um jogo em que fomos à Luz e eliminamos o Benfica para a Taça de Portugal. Entretanto quando abandonávamos o Estádio no nosso autocarro paramos num semáforo onde fomos apedrejados. Eu, o Carvalhowiki e o Octávio de Sáwiki saímos logo do autocarro perseguindo os autores desse ataque cobarde.»

Os anos 60 ficariam marcados pela briga entre os dois grandes rivais de Lisboa por um jovem moçambicano que marcaria o Futebol Português dali para a frente. Chamava-se Eusébio, vinha do Sporting de Lourenço Marques, mas acabou no Benfica de Guttmann, que vivia o melhor período da sua história, apesar da resistência de um Sporting renovado. O Futebol Português vivia assim um novo ciclo e agora quem reinava era o Benfica, a atravessar o período áureo da sua história.

Em 1961/62wiki, o Sporting sob o comando de Jucawiki recuperou e chegou à última jornada empatado em pontos com o FC Porto, mas tinha o Benfica como adversário nesse derradeiro jogo que valia o campeonato, disputado no Estádio José Alvaladewiki no dia 27 de Maio de 1962. N' Uma festa abrilhantada pelos Campeões Europeuswiki, o Sporting venceu por 3 - 1, o público invadiu o campo e até os jogadores do Benfica foram passeados em ombros, sendo que Eusébio, Cavém e José Augusto foram à cabine leonina felicitar os novos Campeões Nacionais.

A 27 de Junho de 1971, como de costume no Estádio Nacional, disputou-se a Final da Taça de Portugal. Numa primeira parte demolidora do Sporting que chegou ao intervalo a ganhar por 3 - 0, ainda houve tempo na segunda parte para o Benfica reduzir para 3-1 por Eusébio, que na conversão de um penalti inexistente, mandou Vítor Damaswiki para um lado e a bola para o outro. O relógio marcava 77 minutos quando Chicowiki bisou e deu a estocada final no Benfica, que daí para a frente não pode mais do que assistir à festa dos Sportinguistas, embora por vezes revelando algum mau perder, como aconteceu com Simões que agrediu Manacawiki, sem que o árbitro Francisco Lobo tivesse visto.  No final da partida o Presidente Brás Medeiroswiki envolvido nos festejos que transformaram o Jamor num imenso mar verde e branco, afirmou com alguma ironia que o Sporting se tinha de contentar em ganhar algumas tacinhas, porque já se sabia que os próximos campeonatos seriam todos para o Benfica. Era A mais saborosa das Taças de Portugalwiki - depois de três Finais perdidas com o seu velho rival, esta era a primeira vez que o Sporting ganhava ao Benfica no jogo decisivo da Taça de Portugal.

Mais um episódio revelador do clima que se vivia no Futebol Português, e ironizado por Brás Medeiros, foi o de Diniswiki. Em 1972 esteve presente na Mini Copa disputada no Brasil, onde fez todos os jogos realizados por Portugal, marcando 4 golos e deixando a marca do seu futebol com o perfume africano. Apesar disso não teve muitas mais oportunidades na equipa das quinas, já que nessa altura não era fácil entrar na Selecção quando não se jogava no Benfica.

A 14 de Dezembro de 1986 o Sporting esmagou o Benfica em Alvalade, com uma goleada história de 7-1wiki, com 4 golos de Manuel Fernandeswiki. Sete-a-um seria um resultado histórico em quaisquer circunstâncias, mas o facto de ter ocorrido durante os tenebrosos dezoito anos de jejum e num campeonato para esquecer ainda o tornou mais relevante e a sua memória mais poderosa. No decurso do período mais árido da história do clube aquela tarde tornou-se um símbolo da grandeza do Sporting. Durante anos os adeptos viveram da recordação dos sete-a-um, lembrando-o aos aos rivais nas escolas, nos empregos, nas ruas, sempre que o Sporting conhecia uma derrota humilhante, sempre que passava mais um ano sem títulos. De certa maneira, foi um resultado que ajudou muito a manter a esperança de que melhores dias viriam.

Na temporada de 1995/95wiki o Sporting chega à Final da Taça de Portugal como favorito, mas perde por 3 - 1. A essa derrota junta-se mais uma tragédia, um adepto morre em plena bancada do Jamor, assassinado por um very-light atirado pela claque do Benfica. Mesmo assim o jogo que na altura estava na 1ª parte prosseguiu, e no fim a festa faz-se nos mesmos tons do sangue que estava espalhado nas bancadas, naquela que foi uma das páginas mais negras do futebol português.

No dia 16 de Abril de 2008, Portugal preparava-se para assistir a mais um emocionante derby entre Sporting e Benfica, desta feita disputado no Complexo Alvalade XXIwiki e a contar para as meias-finais da Taça de Portugal de 2007/08wiki. As duas equipas tinham nesta partida a hipótese de se reconciliarem com os adeptos, após vários resultados menos bons nas últimas jornadas, algo que aguçou bastante este derby, dentro e fora das quatro linhas. Num jogo completamente impróprio para cardíacos, o Sporting deu 5-3 na Taça de Portugalwiki, chegando à Final da competição e acabando por vencê-la.



Recolha de informação a partir da Wiki Fórum SCPwiki
« Última modificação: Setembro 18, 2010, 16:27 por MRG » Registado

· · · ·
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidades , « Resposta #2 em: Setembro 18, 2010, 00:20 »



*

Mensagens: 24575
Feminino


Somos tão grandes  Bater Palmas
Orgulho em ser Sporting.
Registado

O Sporting Clube de Portugal não se resume a uma paixão por um símbolo desenhado numa camisola. É uma religião, uma ideologia, uma forma de vida!
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #3 em: Setembro 18, 2010, 09:12 »



*

Mensagens: 10330
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
muito bom!!!
Registado

Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #4 em: Setembro 18, 2010, 12:12 »


No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 740
Idade: 34
Localidade: Vila do Conde
Masculino


Para mim, este jogo é e será sempre o maior clássico de Portugal e tá no meu top 5 dos maiores derbys do mundo.
Registado
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #5 em: Setembro 18, 2010, 12:40 »



*
Júnior

Mensagens: 3181
Localidade: Lisboa
Masculino


E muitos outros episódios poderão aqui ser recordados mas eu lembro-me de um Sporting-Benfica para sempre inesquecível. Jogava-se a época de 1981/82. O Sporting recebia o Benfica na segunda volta para resolver o campeonato. No entanto, uma vitória do Benfica podia dar a volta a seu favor. Na semana que antecedeu o jogo, ficámos privados do nosso melhor jogador -o mágico António Oliveira- por lesão. Logo foi dito que sem ele, o Sporting era uma equipa banal...! O benfica que nada tinha feito por merecer esse campeonato, lá chegou a Alvalade cheio de esperanças.... Jogo taco-a-taco e golo do benfica... imaginem como! Centro da esquerda num canto de Carlos Manuel, a bola a passar em frente da baliza de Meczaros a ser cortada em cima da linha de golo por um defesa do Sporting.O árbitro a considerar golo De seguida, penalti e go lo para o Sporting e já na segunda parte, a jogada mais extraordinária... Manuel fernabdes isolado perante Bento com este a conseguir chegar à bola primeiro mas na disputa, o nosso Manel não consegue evitar o toque em Bento com este pelo chão. Bento levanta-se sempre com a bola na mão e prega um soco na cara do Manel, chutando a bola para fora em seguida! O árbitro não tem outro remédio que não fosse marcar grande penalidade e expulsão de Bento. Empate obtido e apartir daí foi um Show de bola com Rui Jordão á cabeça a marcar mais os 3 golos do jogo. 3-1 no fim e título de campeão para o Sporting. Para além dos jogadores já aqui citados, recordo ainda outros como o caceteiro Barão, Eurico e Inácio, 2 fabulosos que viriam a ser transferidos para o FCP para aí serem campeões europeus. Era a primeira época de outro fabuloso jogador que até hoje sempre preferiu os copos e as gajas ao trabalho: Carlos Xavier! O treinador era único: Big Mal... Malcolm Alisson! Vale a pena recordar em www.sporting.footballhome.net      
Registado
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #6 em: Setembro 18, 2010, 13:42 »



*
Sénior

Mensagens: 8328
Idade: 21
Masculino


Obrigado pela fabulosa recolha, MRG.  Bater Palmas Muito bom. É realmente uma rivalidade muito mais intensa do que qualquer outra em Portugal, e amanhã iremos, espero, levar a melhor sobre eles.
Registado

Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #7 em: Setembro 18, 2010, 15:18 »


SVPERBIA : HONORA : FIDELITAS


*
Veterano

Condecorações:Melhor Assinatura 2010


Mensagens: 15819
Idade: 27
Localidade: Vialonga [91.069]
Masculino

WWW
São 104 anos de superioridade!

Sporting Sempre!
Registado

Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #8 em: Setembro 18, 2010, 15:27 »



*
Sénior

Mensagens: 6945
Idade: 28
Masculino


O mítico 7-1 aconteceu no ano em que nasci, desde então o meu pai e grande Leão sempre me foi falando dessa histórica e linda vitória e mostrando a gravação do jogo sempre com 1 enorme brilho nos olhos, foi com essa extraordinária vitória que o meu grande amor pelo Sporting Clube de Portugal nasceu e desde então anseio por momentos tão lindos como esse...

Grande texto MRG  Bater Palmas Bater Palmas
Registado


O Sporting é nosso outra vez !
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #9 em: Setembro 18, 2010, 17:03 »



*
Sénior

Mensagens: 8432
Idade: 94
Localidade: if you want to know where god is, ask a drunk


E muitos outros episódios poderão aqui ser recordados mas eu lembro-me de um Sporting-Benfica para sempre inesquecível. Jogava-se a época de 1981/82. O Sporting recebia o Benfica na segunda volta para resolver o campeonato. No entanto, uma vitória do Benfica podia dar a volta a seu favor. Na semana que antecedeu o jogo, ficámos privados do nosso melhor jogador -o mágico António Oliveira- por lesão. Logo foi dito que sem ele, o Sporting era uma equipa banal...! O benfica que nada tinha feito por merecer esse campeonato, lá chegou a Alvalade cheio de esperanças.... Jogo taco-a-taco e golo do benfica... imaginem como! Centro da esquerda num canto de Carlos Manuel, a bola a passar em frente da baliza de Meczaros a ser cortada em cima da linha de golo por um defesa do Sporting.O árbitro a considerar golo De seguida, penalti e go lo para o Sporting e já na segunda parte, a jogada mais extraordinária... Manuel fernabdes isolado perante Bento com este a conseguir chegar à bola primeiro mas na disputa, o nosso Manel não consegue evitar o toque em Bento com este pelo chão. Bento levanta-se sempre com a bola na mão e prega um soco na cara do Manel, chutando a bola para fora em seguida! O árbitro não tem outro remédio que não fosse marcar grande penalidade e expulsão de Bento. Empate obtido e apartir daí foi um Show de bola com Rui Jordão á cabeça a marcar mais os 3 golos do jogo. 3-1 no fim e título de campeão para o Sporting.

é o meu primeiro derby. o primeiro do qual tenho memória.  Positivo!
Registado

Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #10 em: Setembro 18, 2010, 17:10 »


Sporting CP Forever


*

Mensagens: 6461
Idade: 26
Masculino


E muitos outros episódios poderão aqui ser recordados mas eu lembro-me de um Sporting-Benfica para sempre inesquecível. Jogava-se a época de 1981/82. O Sporting recebia o Benfica na segunda volta para resolver o campeonato. No entanto, uma vitória do Benfica podia dar a volta a seu favor. Na semana que antecedeu o jogo, ficámos privados do nosso melhor jogador -o mágico António Oliveira- por lesão.

Foi precisamente na antevisão desse jogo que foi proferida por António Oliveirawiki a famosa frase «Por cada Leão que cair outro se levantará».
Registado

· · · ·
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #11 em: Setembro 18, 2010, 19:23 »

COSA NOSTRA

Sporting e benfica são dois grandes clubes mas o nosso é o melhor!!!!!!  Brinde Brinde Vitória Vitória Vitória
Registado
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #12 em: Setembro 19, 2010, 01:09 »


CdS - Luís Matías

No avatar!

*

Condecorações:Melga 2013Melga 2010


Mensagens: 11824
Idade: 17
Localidade: Lisboa
Masculino


É, certamente, um dos maiores derbies europeus, que todos os anos põe nariz com nariz duas equipas sempre fortes e com uma mentalidade vencedora...




...claro que a maior será sempre o Sporting!
Registado
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #13 em: Setembro 19, 2010, 02:10 »


El Matador


*

Mensagens: 3579
Localidade: Berço
Masculino

WWW
Excelente trabalho e compilação!
Registado

Wiki SPORTING          |          O SPORTING SOMOS NÓS!
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #14 em: Setembro 19, 2010, 15:25 »



*
Iniciado

Mensagens: 519
Idade: 29
Localidade: Barreiro
Masculino




« Última modificação: Setembro 19, 2010, 15:50 por FDXYEAH » Registado

O SPORTING É GRANDE DE MAIS PARA A VOSSA MEDIOCRIDADE!!

AMO-TE SPORTING
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #15 em: Setembro 19, 2010, 16:12 »


CdS - Carlos Carvalho


*

Mensagens: 4090
Localidade: Coimbra
Masculino


ta muito boa a recolha
Registado
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #16 em: Setembro 20, 2010, 21:19 »



*
Júnior

Mensagens: 3057
Localidade: Norte Leonino







Comecei a ver mas desisti, tal a quantidade de lampionagem que aparece a falar nesses vídeos. Até me deu a volta ao estômago Huh? Pelo menos os ingleses tiveram a decência de dizer que os porcos foram fundados em 1908.


Excelente texto, adorei os pormenores históricos, principalmente dos primeiros anos.
Registado

Com 19 anos apenas chegou a Lisboa a 26 de Junho de 1937 e não assinou logo contrato. Deu apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, pensa-se serem os corruptos, e também pelos lampiões, oferecendo-lhe melhores condições, Peyroteo não aceitou pois estava verbalmente comprometido com o Sporting.

NOSTRONHONHOI SPORTING!

Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #17 em: Setembro 21, 2010, 15:32 »



*
Veterano

Mensagens: 10509
Idade: 22
Masculino


3ª parte do documentário:




Os lamps do vídeo deram a volta ao inglês, parece mais um documentário sobre o carnide...

Registado

Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #18 em: Outubro 01, 2010, 11:01 »




Registado

Mensagens: 204


O mítico 7-1 aconteceu no ano em que nasci, desde então o meu pai e grande Leão sempre me foi falando dessa histórica e linda vitória e mostrando a gravação do jogo sempre com 1 enorme brilho nos olhos, foi com essa extraordinária vitória que o meu grande amor pelo Sporting Clube de Portugal nasceu e desde então anseio por momentos tão lindos como esse...

Grande texto MRG  Bater Palmas Bater Palmas

Por falar em 7-1, andei por ai a vasculhar e como sei que muitos nunca viram o jogo, "encontrei"... lol... este Torrent file com o jogo completo. ---->

Citar

Já só há esta ultima hipótese para quem não tem conta demonoid.


 

APROVEITEM QUE O SITE TEM AS INSCRIÇÕES ABERTAS (já fecharam...), quando não estão activas é só por convite...o que é mais chato.. (o melhor é mesmo despacharem-se, fecham rápido ...)

Quem não sabe o que são torrents, é melhor fazer uma busca no google ("como puxar torrents") e ler sobre o assunto para poder puxar os épicos 7-1, vão ver que é simples, primeiro há que fazer o download do link acima, e depois é puxalo com qualquer software BiTorrent.

Nota: Não esperem qualidade HDTV / HDMI lol ... é a mesma versão de sempre que por ai circulou com as suas limitações em termos de qualidade, mas dá para ver perfeitamente, e penso que muito melhor não haverá.


Aqui vai um screenshot da melhor CURVA DO MUNDO, para abrir o apetite!!!



Divirtam-se  Bater Palmas

 
« Última modificação: Outubro 06, 2010, 23:20 por DuRoi » Registado

LAMPIÕES? NÃO... OBRIGADO! Pseudo-universitários analfabetos infiltrados, idem!
Re: Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade , « Resposta #19 em: Outubro 01, 2010, 20:03 »




Registado

Mensagens: 85
Idade: 39
Localidade: lisboa
Masculino


graças a DEUS que nao nasci lampiao
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Sporting e Benfica - mais de um século de rivalidade

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade