Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 01, 2014, 15:24

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Vamos falar de futebol

Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Vamos falar de futebol (Lida 6956 vezes)

Vamos falar de futebol , « em: Outubro 12, 2004, 11:52 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

A colocação de Enakarhire como lateral  direito tem sido muito criticada aqui no fórum, eu penso mesmo que a maioria dos companheiros que por aqui passam diariamente estão contra esta solução de recurso encontrada por José Peseiro, no entanto a mim não me parece que seja uma ideia assim tão disparatada e os resultados pelo menos até agora não são desanimadores pois em três jogos com o nigeriano no lado direito da nossa defesa sofremos um só golo e na sequência de um livre em que quem falhou foi o marcador de Manduca que não era Enakarhire a quem cabia marcar Van der Gagg. Eu penso mesmo que o rapaz se tem safado muito bem naquele lado e contribuído para uma melhoria da defesa no capitulo do jogo aéreo e que a sua saída da equipa no jogo com o Leiria contribuiu para uma maior insegurança no sector defensivo.
É claro que em termos ofensivos não pudemos esperar que ele vá à linha fazer cruzamentos nem mesmo que apoie muito o homem que está à sua frente, no entanto parece-me que também não foram esses os objectivos que levaram Peseiro a fazer esta aposta. Portanto nesta altura parece-me que já está encontrado o melhor quarteto defensivo dentro das limitações deste plantel, não só por uma questão de filosofia de jogo mas também porque as outras opções não oferecem as garantias desejadas.
Vamos lá a ver se Peseiro acerta agora com o meio campo e o ataque sendo que aqui devido à falta de opções a coisa está complicada.
Vamos lá a ver o que é o nosso treinador vai fazer sábado
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #1 em: Outubro 12, 2004, 12:06 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa
Masculino

A estatística de três jogos é manifestamente reduzida para se tirarem grandes conclusões. Com base no que vi, Enakarhire parece-me excessivamente lento e trapalhão para ser uma aposta acertada no lado direito. Depois há o tal aspecto de deixarmos de ter um lateral que possa ajudar o ataque. Ora, conhecidos que são os problemas do Sporting no ataque pelas alas, toda a ajuda é pouca. Da parte do nigeriano não haveria nenhuma.

Sem considerar Miguel Garcia uma aposta ganha, a verdade é que não encontro no plantel uma alternativa melhor para a posição de defesa-direito. Até porque Mário Sérgio para mim não conta, sendo que Rogério também me parece excessivamente lento para aquela posição.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #2 em: Outubro 12, 2004, 12:12 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Masculino

Compreendo o teu ponto de vista mas a verdade é que o Garcia este ano já deu mais casas do que na temporada passada toda, para além disso também não é propriamente um lateral de grandes atributos ofensivos, ou seja com ele não se ganha muito no ataque e fica-se a perder claramente em termos defensivos.
De resto penso que Douala já provou que pode ser muito util na direita o apoio ao camaronês terá de vir dos homens do meio campo
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #3 em: Outubro 12, 2004, 12:44 »

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Não vi nenhuma das actuações do Zé Ena na lateral direita, mas pelo que vi num jogo em que actuou, Gil ou Rapid, não me lembro, não creio que seja solução. O Sporting precisa muito mais de um lateral que saiba atacar do que um que seja bom a defender, e neste aspecto estamos muito mal, porque nenhum dos que lá estão sabem atacar.
Registado

FORÇA SCP!
Vamos falar de futebol , « Resposta #4 em: Outubro 12, 2004, 13:31 »

*
Veterano

Tambem nao acho que a melhor aposta seja o Ze Ena.

Verdade seja dita que nos nao temos lateral dto (M Garcia nunca foi sequer uma boa possibilidade e M Sergio teve o azar de cair numa equipa desnorteada).

Nao tendo sido pensado o reforco das laterais (nem defensivas nem ofensivas), creio que a melhor solucao seria a colocacao do Beto nesse lugar.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #5 em: Outubro 12, 2004, 14:15 »

*
Júnior

Masculino

Citação de: "to-mane"
Compreendo o teu ponto de vista mas a verdade é que o Garcia este ano já deu mais casas do que na temporada passada toda, para além disso também não é propriamente um lateral de grandes atributos ofensivos, ou seja com ele não se ganha muito no ataque e fica-se a perder claramente em termos defensivos.
De resto penso que Douala já provou que pode ser muito util na direita o apoio ao camaronês terá de vir dos homens do meio campo

Eu ainda quero acreditar que o Garcia pode evoluir como defesa-direito, tendo a seu favor uma época inteira a jogar naquela posição sem que as falhas a apontar fossem assim tão grandes. Enakarhire parece-me bem menos rotinado no lugar, vendo com dificuldade que possa vir a evoluir para defesa-direito no futuro.

E olha que em matéria de atributos ofensivos, o Miguel Garcia terá as suas lacunas mas mesmo assim sabe cruzar, surgindo mesmo às vezes em posição de remate. Já o Enakarhire...

O que é mesmo triste é estarmos, mais uma vez, a discutir qual será o menos mau para aquela posição. A verdade é que a posição de defesa-direito é mais uma das carenciadas no plantel.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #6 em: Outubro 12, 2004, 14:26 »

*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2007

Localidade: Ramada
Masculino

Não ponham as orelhas do Miguel Garcia a aquecer tanto. A verdade é que ele nunca foi lateral direito na vida dele. Durante o seu percurso nas camadas jovens ele jogava a defesa central ou a trinco (pasme-se!). Shocked

A culpa é de quem o pôs a jogar nessa posição (julgo que no seu 2º ano de equipa B). E se calhar, temos ali um bom central e no entanto, temos de gramar com um Polga em má forma, um Zé Ena ainda à procura do entrosamento e um Hugo que já nem qualifico, porque todos sabem o que penso dele.
Registado

Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)
Vamos falar de futebol , « Resposta #7 em: Outubro 12, 2004, 14:31 »

*
Iniciado

Masculino

Um lateral que se preze, tem de ser rápido, ou possuir um bom pique.

Senão corre o risco de estar sempre no lugar errado à hora errada. Que

é o que acontece com os nossos laterais, há excepcção do Paíto.
Registado

"Nunca discutas com um idiota. Primeiro, ele arrasta-te até ao nível dele... ... e depois ganha-te em experiência".
Vamos falar de futebol , « Resposta #8 em: Outubro 12, 2004, 15:12 »

*

Masculino

Na minha opinião um defesa lateral em primeiro lugar tem de saber defender, como a própria designação da posição o impõe, depois então se for capaz de fazer uma perninha no apoio ao ataque, tanto melhor.

Quanto ao resto parece-me que tudo depende da filosofia de jogo adoptada.
Se quiserem dois laterais ao estilo tradicional, terão sempre de ter alguém no meio campo alguém que lhes cubra as costas, se pelo contrário se optar por um lateral mais ofensivo e outro mais capaz de também defender por dentro, então teremos uma equipa mais equilibrada e com mais gente com liberdade no meio campo
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #9 em: Outubro 12, 2004, 15:26 »

Sporting Sempre!

*

Localidade: Viana do Castelo
Masculino

Continuo a achar que o Mário Sérgio é a melhor opção que temos para lateral direito e não percebo porque é que saiu da equipa depois do Miguel Garcia ter feito asneira da grossa, assim como não percebo porque é que se continuam a dar oportunidades ao Garcia e este continua sempre a falhar! :x
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Vamos falar de futebol , « Resposta #10 em: Outubro 12, 2004, 15:30 »

*
Sénior

Localidade: Edimburgo
Masculino

Eu sou dos que alinha que é disparatada e muito errada a colocação do Ena no lado direito, o problema nao esta no jogador em si, que sem ser nada por ai alem nao da grandes fifias a defender, o problema curiosamente esta no meio campo. É que se a equipa vai jogar sem flanqueadores como parece ser a intenção do Peseiro entao colocar um jogador meramente defensivo como é o Ena na lateral é um erro grosseiro uma vez que é precisamente das subidas desses laterais que vai depender o jogo ofensivo pelos flancos, se nao tivermos laterais que subam (Ena, Rui Jorge) isso vai cortar muita da produção ofensiva da equipa.

Relacionado com isto, nao sei se ja repararam , provavelmente sim, mas a tactica que o Peseiro parece pretender implantar é em tudo semelhante á do Mourinho no Porto, e pensem como é que funcionavam os laterais do Porto...
Registado

No meu mundo imaginário o Sporting contracta o ... blah, nao contracta ninguem porque de certeza um dos juniores da academia e melhor.
Vamos falar de futebol , « Resposta #11 em: Outubro 12, 2004, 15:33 »

*

Masculino

O que eu não percebo é porque é que depois de 3 jogos em que as coisas defensivamente até funcionaram bem, tiraram o nigeriano para voltar a apostar no Garcia.

Quanto ao Mário Sérgio é realmente o único lateral direito tradicional que temos, mas a defender é muito mau
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #12 em: Outubro 12, 2004, 15:43 »

FLL

Para mim o Enak como central ainda disfarça (pouco melhor que um Hugo), mas como lateral é uma nulidade. Com pés que parecem tijolos, limita-se a garantir alguma tranquilidade defensiva (e mesmo assim nem sempre: para mim tem culpa no golo do Marítimo, o 2º poste era dele).

Uma equipa como o Sporting precisa, em condições normais, de dois laterais rápidos e com profundidade ofensiva. E nas condições anormais em que actualmente se encontra, sem flanqueadores do meio campo para a frente, laterais desse tipo fazem ainda mais falta.

Também me agrada ter laterais altos e corpulentos que saibam fechar no meio quando o jogo está do outro lado e dêem altura nas bolas paradas, mas   só isto não basta.

Penso que o Sporting, como em tantas outras zonas do campo, não tem um único lateral em condições. Entre os que tem, apesar de tudo gostava que fossem dadas algumas oportunidades seguidas ao Mário Sérgio.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #13 em: Outubro 12, 2004, 15:49 »

*

Masculino

Discordo totalmente que o Enakarhiere tenha tido alguma responsabilidade no golo do Marítimo.
É verdade que esse golo foi marcado na zona que teoricamente seria do defesa direito, só que estamos a falar duma jogada de bola parada onde há marcações individuais pelo que ao nigeriano cabia marcar o melhor cabeceador da equipa madeirense Van der Gagg, sendo assim as responsabilidades dividem-se entre o Polga que não chegou à bola que lhe passou por cima e quem estaria encarregue de marcar Manduca, aparentemente Rui Jorge, que ficou nas covas
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #14 em: Outubro 12, 2004, 16:04 »

FLL

Discordo totalmente que o Enakarhiere tenha tido alguma responsabilidade no golo do Marítimo.
É verdade que esse golo foi marcado na zona que teoricamente seria do defesa direito, só que estamos a falar duma jogada de bola parada onde há marcações individuais pelo que ao nigeriano cabia marcar o melhor cabeceador da equipa madeirense Van der Gagg, sendo assim as responsabilidades dividem-se entre o Polga que não chegou à bola que lhe passou por cima e quem estaria encarregue de marcar Manduca, aparentemente Rui Jorge, que ficou nas covas

Segundo me lembro (corrige-me se estiver enganado) o Enak estava nas costas do Manduca a marcá-lo "com o olhar", o que indicia que seria sua obrigação segui-lo, ou pelo menos demonstra que também não estava com o  Van der Gaag.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #15 em: Outubro 12, 2004, 16:34 »

*

Masculino

É-me difícil analisar os laterais separadamente do resto da equipa.

Actualmente, nenhum lateral conseguirá jogar bem no SCP enquanto a equipa toda não melhorar.

O Enak é um mau jogador. Mas também não tem culpa que quem o ajuda a defender (Tinga) corra muito mas sem eficiência nenhuma. E, ainda por cima, o facto de jogar maioritariamente atrás do meio campo, não é compensado em termos ofensivos com um extremo.

Eu prefiro ter um meio campo que saiba defender, do que ter que optar por defesas centrais a jogar a laterais. O defesa direito que fez o melhor jogo este ano foi o Mário Sérgio. E logo a seguir saíu da equipa...

Eu percebo o que o To-mane quer dizer, mas não acho que o problema se resolva por aí. Isso é um micro-problema.

A.A.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #16 em: Outubro 12, 2004, 16:55 »

*

Masculino

Citação de: "FLL"

Segundo me lembro (corrige-me se estiver enganado) o Enak estava nas costas do Manduca a marcá-lo "com o olhar", o que indicia que seria sua obrigação segui-lo, ou pelo menos demonstra que também não estava com o  Van der Gaag.

Quem estava nas costas do Manduca sem saber bem o que fazer era o Rui Jorge
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #17 em: Outubro 12, 2004, 16:58 »

No avatar!

*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2008Melga 2006Talibã 2007Talibã 2006

Masculino

Quando li o título do tópico pensei que se ia mesmo falar de futebol ou de jogadores de futebol.. afinal discute-se o ena a lateral Cheesy Wink.
Registado
Vamos falar de futebol , « Resposta #18 em: Outubro 12, 2004, 17:12 »

*

Masculino

Citação de: "Mauras"
Quando li o título do tópico pensei que se ia mesmo falar de futebol ou de jogadores de futebol.. afinal discute-se o ena a lateral Cheesy Wink.

Pronto da proxima vez prometo não me esquecer das gravatas do Peseiro Tongue
Registado

Vamos falar de futebol , « Resposta #19 em: Outubro 12, 2004, 17:30 »

Sporting Sempre!

*

Localidade: Viana do Castelo
Masculino

Citação de: "FLL"

Quem estava nas costas do Manduca sem saber bem o que fazer era o Rui Jorge

Correcto, quem mais uma vez falha a marcação é o sr. Rui Jorge, também se não for ele a falhar é o Custódio ou o Garcia, se algum deste trio estiver em campo é falhanço na marcação pela certa! :x
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Vamos falar de futebol

« tópico anterior seguinte »
Ir para: