Internacionalização da Academia Sporting - Parcerias em vários continentes

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

** Julho 20, 2010, 03:33 am
Deixo-vos aqui uma grande noticia:

"Leões já têm projectos na África do Sul  e Arábia Saudita e querem ainda chegar aos EUA  e América do Sul até 2012.

O Sporting quer cativar o mercado chinês com a aposta na formação. O clube quer fazer valer a fama de " formador" de Cristiano Ronaldo e Luís Figo para explorar um mercado algo desconhecido para o futebol europeu.

"Esta iniciativa é um exemplo de outro tipo de actividades que a Academia do Sporting pode realizar além-fronteiras: prestar serviços de consultoria e de apoio técnico no âmbito da formação desportiva de jovens jogadores de Futebol", disse ao DN Pedro Mil Homens, após assinar o acordo com o Al-Ahli, clube do príncipe saudita Abdul Aziz, em Junho.

O clube pretende inaugurar ainda este ano a primeira versão chinesa da Academia lançada em 2008 na África do Sul e começar a colher frutos já na próxima época. Depois do continente africano a internacionalização da formação leonina passou para o continente asiático (Arábia Saudita e China), e deve chegar aos EUA até 2012.

E soube o DN que a participação do Sporting no Torneio Red Bull em Nova Iorque (esta semana) não foi ao acaso. Os dirigentes leoninos já estudam parcerias nos EUA e América do Sul.

O certificado de qualidade atribuído este ano pela Empresa Internacional de Certificação tornou a Academia, em Alcochete, o único centro de estágio europeu com essa distinção de excelência. E foi conseguido com base no recrutamento de jogadores, formação desportiva, pessoal e social e acompanhamento médico."

http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1622082

Saudações Leoninas
* Julho 21, 2010, 08:01 am
Outro exemplo do reconhecimento da nossa academia no estrangeiro, a federação indiana escolheu mandar a selecção para estagiar na academia do Sporting, para se preparar para a Asian Cup ano que vem. Sendo que muitos jogadores da selecção vêm de Goa, acredito que a existência do Sporting Clube de Goa tenha sido importante na escolha ;D

Indian soccer team to train in Portugal



The whole of August, the team will train at facilities of Portuguese Premier League side Sporting Clube in Lisbon and play 10 friendlies against second division sides.

"The players will train at the Sporting Clube academy for the month of August. The academy is famous for producing two World Footballers of the Year in Cristiano Ronaldo and Luis Figo. We will play 10 friendlies there," the experienced British coach said.

http://timesofindia.indiatimes.com/sports/football/top-stories/Indian-soccer-team-to-train-in-Portugal/articleshow/6111614.cms
****** Julho 21, 2010, 13:52 pm
E soube o DN que a participação do Sporting no Torneio Red Bull em Nova Iorque (esta semana) não foi ao acaso. Os dirigentes leoninos já estudam parcerias nos EUA e América do Sul.

Espero que a abrir uma academia lá, não seja nessa área. A comunidade futebolista de Dallas é que era de explorar (de resto foi de onde veio o nosso Garza). É muito provavelmente a região do país com o maior número de academias ou seja há um trabalho de base bastante extenso que o Sporting podia aproveitar, sem medo da concorrência porque as academias de futebol nos EUA acabam antes dos S19. Além de poderem aproveitar tanto jogadores americanos como jogadores mexicanos devido à proximidade da fronteira.

Também não via com maus olhos uma academia na zona de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, devido à forte presença portuguesa.
**** Julho 23, 2010, 01:29 am
O Sporting tem mesmo de apostar nos EUA. Vai ser um mercado que na minha opinião vai "explodir" nos próximos anos.
** Julho 31, 2010, 14:43 pm
Deviam também apostar na Russia como aconselhou o Cherba a pouco tempo, bons jogadores e com alto indice de trabalho, era uma bela aposta!
Agosto 02, 2010, 22:11 pm
O Sporting também poderia abrir uma academia no Brasil e outra na Argentina.
**** Setembro 15, 2010, 16:47 pm
Há vários tópicos sobre a nossa Academia, não sei se será este o mais adequado, mas pronto.

Uma das discussões recorrentes sobre a Academia são os critérios de recrutamento e formação técnica/futebolística. Muitas vezes referimos o Ajax ou o Barcelona como exemplos comparativos.

Encontrei este artigo com um dos responsáveis da escola do Ajax, acho que pode ser interessante para o debate:

Citar
El Ajax regresa a la Champions tras cinco años vagando por el desierto. Después de las salidas de Ibrahimovic, Sneijder o Babel la regeneración era cuestión de tiempo, pues su factoría de talentos sigue a pleno rendimiento.

En la Academia De Toekomst (en español "El Futuro"), la actividad es frenética. "Uno o dos jugadores de la cantera tienen que subir al primer equipo cada año", explica Alfredo Arroyo, quien conoce a la perfección De Toekomst. Nació en Barcelona hace 53 años, pero de niño se afincó en Amsterdam. Desde 2002 es uno de los coordinadores de los ojeadores del fútbol profesional del Ajax. "Entré de ojeador voluntario. Fue Van Gaal, que por entonces era director deportivo, el que me hizo contrato. Pasé a coordinar los ojeadores del fútbol base y ahora estoy con el profesional", declaró a AS.

Red exterior.

Arroyo centraliza la información de futuras incorporaciones del Ajax. "Peinamos los países escandinavos. Hay mucho talento allí, como han demostrado Litmanen, Lerby o Ibrahimovic. También estamos en Francia, aunque preferimos que sean de Holanda. Tienen que ser mejores que los chavales de la Academia. Los buenos ya los tenemos, buscamos a los excelentes". Su despacho está a pocos metros del de Martin Jol, técnico del Ajax. El contacto es constante y el primer equipo cuenta ahora con diez canteranos. "Lo importante es que si uno se va tiene que haber otro para sustituirle". Arroyo es consciente de que, como ya ocurriera en años pasados, será imposible retener a muchos futbolistas. La cantera es su patrimonio. Más de 200 chavales llegan a la Academia procedentes de municipios de un radio de 60 kilómetros. El criterio de aceptación obedece a cuatro letras: TIPS. "Son unas siglas que responden a técnica, visión de juego, personalidad y velocidad. A esos pequeños hay que trabajarlos. Todos los equipos de la Academia juegan con el sistema 4-3-3. Y después hay que darles oportunidades, como está haciendo el Barcelona. En ese sentido, el Barça es como nosotros".
http://www.as.com/futbol/articulo/ano-suben-jovenes/dasftb/20100915dasdaiftb_21/Tes
Setembro 16, 2010, 14:29 pm
Ouvi dizer que o Alex Ferguson está interessado no Wilson Eduardo (produto das escolas do Sporting). Deve ser um bom sinal, acho eu... :inde:

Digo que é bom sinal porque a academia é reconhecida com este interesse.
**** Setembro 16, 2010, 15:29 pm
Ouvi dizer que o Alex Ferguson está interessado no Wilson Eduardo (produto das escolas do Sporting). Deve ser um bom sinal, acho eu... :inde:

Digo que é bom sinal porque a academia é reconhecida com este interesse.

Wilson Eduardo já não pertence às camadas jovens do Sporting.
Podes falar sobre ele no tópico dos emprestados.
***** Setembro 16, 2010, 22:58 pm
A ASA sempre abriu portas?!
É de pensar que o Sporting é muito grande, e que são estas coisas que valem muito para um clube. São estas coisas que trazem sportinguismo ao clube. Isto não é quantificável. Isto não são 6%, 7%... Isto é o Sporting! Isso traz coisas muito importantes ao Sporting. Fervor sportinguista, acima de tudo! - João Benedito, 20-06-2010
****** Setembro 18, 2010, 17:20 pm
Provavelmente ainda não.
O site pelo menos está na mesma, só tem notícias do Sporting e do Bloemfontein, e pouco mais...
***** Janeiro 21, 2011, 15:11 pm
Academia Sporting abre portas para Macau e China



A Sporting SAD prossegue a sua estratégia de internacionalização da Academia Sporting, tendo como principais objectivos o alargamento da sua base de prospecção e recrutamento de jovens jogadores, a expansão da marca Sporting e a rentabilização do seu know-how especializado na área da formação.

Depois dos projectos já em curso na África do Sul (Academia Sporting África), Canadá (Escola Academia Sporting) e Arábia Saudita (consultoria desportiva ao Al-Ahli), foi celebrado esta semana um acordo de parceria para a exploração e desenvolvimento de oportunidades de negócio em Macau e na China, após alguns meses de discussão e análise com um conjunto de parceiros locais, de origem portuguesa, entre os quais uma instituição financeira. Este acordo prevê, entre outras coisas, a criação de uma rede de escolas Academia Sporting e, a médio-prazo, a possibilidade de vir mesmo a criar uma academia de futebol naquele território, à imagem das Academias Sporting em Alcochete e em Bloemfontein (África do Sul).

De acordo com as palavras de Diogo Matos, director de Projectos Desportivos da Academia Sporting e responsável pelo projecto de internacionalização, “o mercado asiático constitui-se como uma clara prioridade na nossa estratégia de expansão, quer pela sua dimensão, quer pelo seu poder económico, quer ainda pelo potencial de desenvolvimento de projectos ligados à formação. Nesse sentido, Macau, por razões óbvias, assume-se como uma plataforma privilegiada para a exploração de oportunidades de negócio nessa zona do globo”.

Com outros projectos prestes a arrancar no Brasil, nos Estados Unidos, no Irão e na Índia, 2011 afigura-se assim como o ano da plena afirmação do projecto de internacionalização da Academia Sporting, devendo ainda fazer-se referência aos países africanos de língua oficial portuguesa, com natural destaque para Angola e Moçambique, onde existem já contactos avançados para a exploração de eventuais oportunidades de desenvolvimento de projectos desta natureza.

In sporting.pt
****** Janeiro 24, 2011, 15:35 pm


Excelentes noticias.
Gostaria de destacar o excelente trabalho do Diogo.

SL
** Fevereiro 19, 2011, 02:59 am
Este é o nosso factor de diferenciação em relação aos nosso rivais.

Penso que pode passar muito por aqui a solução para alguns dos problemas do clube!

Espero não só que a próxima direcção continue este trabalho, mas como o intensifique!


SL
*** Outubro 06, 2011, 00:10 am
Estive em Toronto, no Canadá, durante seis semanas entre Julho e Agosto tendo a minha estadia coincidido para felicidade minha com a presença do nosso clube para jogar com a Juventus. Tive oportunidade de acompanhar os treinos abertos ao público e tirei algumas fotos. Fiquei a saber que foi oficializada a Academia Sporting de Toronto sendo esta a primeira do nosso clube no estrangeiro. Tive oportunidade de assistir a vários jogos e treinos no Estádio Brockton onde está instalada e foi para mim uma alegria enorme ver todos os dias dezenas de atletas caminhando pelas ruas da cidade vestidos com o equipamento do nosso clube. É um orgulho surreal porque esta é uma cidade multicultural com 5 milhões de habitantes sem contar com outros tantos na Grande Toronto (GTA) e todos os dias há uma onda verde e branca com leão ao peito a inundar os olhos das pessoas e isso é uma publicidade estrondosa para o nosso clube com efeitos que só poderão ser realmente medidos daqui a uns anos mas esta é uma cidade com 500 mil portugueses e luso-descendentes e O SPORTING CP além de ter por certo cerca de uma centena de milhar de adeptos entre estes (... a maioria são lamps - que se roem de inveja com a nossa Academia e vão fazer tudo para abrir aqui alguma escola também - e o fcporco deverá ter quase tantos como nós...) vai concerteza ganhar também aqui muitos milhares de adeptos entre os não portugueses, podem crer.
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
*** Outubro 06, 2011, 00:12 am
No desfile anual da Comunidade Portuguesa
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
*** Outubro 06, 2011, 00:14 am
Estádio Brockton onde está a Academia Instalada
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!
*** Outubro 06, 2011, 00:16 am
Estádio com a CNTower como pano de fundo
SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL !!!