Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 19, 2014, 06:51

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Futebol Feminino - Novo Projecto de Formação para Jogadoras da geração de 2000

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Futebol Feminino - Novo Projecto de Formação para Jogadoras da geração de 2000 (Lida 1593 vezes)

Futebol Feminino - Novo Projecto de Formação para Jogadoras da geração de 2000 , « em: Maio 20, 2010, 07:47 »


BANIDO


*
Sénior

Mensagens: 4732
Idade: 41
Localidade: LISBOA
Masculino

WWW
Este assunto está ligado à Escola Academia SPORTING da Póvoa de Santa Iria.

O Objectivo principal passa por Alertar e Angariar JOGADORAS Nascidas entre 2000 e 2001 para um Novo Projecto de Formação Ligado ao SPORTING.

Pode ser que quem aqui lê e participa conheça alguém com vontade, interesse e talento em fazer parte desta futura equipa.

O assunto aparece na Academia de Talentos e a Aluna em questão, A Inês pertence a uma das equipas onde trabalho.  Positivo!

Está aqui a entrevista: http://www.academia-de-talentos.com/entr...entrevista-com-ines-macedo#comment-15030
e deixo aqui a parte que mais interessa divulgar, para ver se esta ideia/projecto vai para a frente:
 
Citar
"
A sua manutenção numa estrutura competitiva consistirá num projecto que suprirá uma lacuna existente no futebol português: a (falta de) formação no futebol feminino. A Inês vem dando provas de ser uma atleta bastante promissora, facto comprovável na sua entrada no Projecto Escolas Academia Sporting. Sendo as equipas de formação nestas Escolas preparadas com um ano de antecedência para preparar a entrada dos atletas na competição, foi efectuado um período de selecção dos atletas da geração de 2000, surgindo Inês a destacar-se, tendo sido uma das seleccionadas. Uma menina a mostrar qualidades entre os meninos.

"A complexidade foi aumentando, os obstáculos foram surgindo, a competição também aumentou e começámos a reparar que de vez em quando surgia uma desmotivação, relacionada com o facto de os colegas não partilharem tanto com ela as vitórias.", vai explicando Luís Morais. A falta de incentivo começava a desmotivar a jovem, algo que se tornou visível aos olhos dos treinadores e dos seus pais. Começava tornar-se cada vez mais necessário conseguir uma solução que permita a Inês exponenciar toda a sua qualidade, nunca deixando de ser feliz.

Inês sempre se mostrou alegre a jogar futebol,algo que não deve ser desperdiçado. Abre-se, então, a possibilidade de Inês começar a lidar mais com meninas, num meio mais propício à sua integração, "Porque não desenvolver esforços no sentido de criar uma equipa de futebol feminino, e porque não estabelecer contactos no sentido de a equipa pertencer à Escola Academia Sporting de Santa Iria, e essa equipa estar inscrita nos Campeonatos da AFL?", é o repto lançado pelo treinador da menina.

Tal ideia foi colocado à estrutura Sporting, que manifestou o seu apoio à iniciativa, que cada vez vai surgindo como mais viável. Estão a ser desenvolvidos contactos no Desporto Escolar, surgindo também o apoio da Educação Física neste novo projecto. Meninas que demonstrem interesse pelo futebol serão orientadas por treinadores experientes no futebol feminino a nível sénior, capazes de dar a melhor formação possível a estas meninas, que agora terão uma oportunidade de desenvolverem as suas capacidades.

O próximo passo passará, então pela formação do grupo, que será composto por meninas já referenciadas na área de Lisboa, além da possibilidade de potenciais interessadas integrarem também a equipa. Outra possibilidade que surge é a busca por meninas já inscritas na AFL, que se virão a colocar nas mesmas condições da Inês Macedo. Buscas efectuadas, outras 4 meninas competem nas competições da AF Lisboa, pelo que serão contactadas para serem informadas em relação ao projecto que será levado a cabo, tendo assim a possibilidade de integrá-lo.

A intenção passará por fazer deste projecto uma ideia inovadora: uma equipa constituída em exclusivo por meninas, orientadas por uma técnica, concedendo também às meninas o mesmo treino e a mesma formação que os meninos. Com efeito, esta formação será ainda mais profunda no caso das meninas, que deverão receber ensinamentos de base dos princípios de jogo, algo que a maior parte não terá ainda aprendido, ainda, tido acesso, pois nem todas as meninas vão tendo o privilégio de serem ensinadas desde cedo, como no caso de Inês Macedo.

Com esta preparação as meninas começarão a desenvolver as suas capacidades individuais e colectivas na prática do desporto-rei, numa iniciativa pioneira na tentativa de desenvolver a formação no futebol feminino. Este caso da Inês Macedo terá sido o rastilho desta ideia, que visa preparar meninas igualmente ambiciosas, que pretendam usufruir das mesmas condições para a prática do futebol.

Poderá ser a oportunidade para a afirmação de meninas como a Inês, que após se evidenciar junto de meninos, sendo a capitã de equipa várias vezes, num meio mais favorável à sua afirmação, com outras meninas com os mesmos objectivos. No caso da Inês, o seu treinador está "convicto de que a ela será uma óptima capitã no futebol feminino, tenho a perfeita convicção de que a Inês vai chegar longe no futebol feminino, isso é notório olhando ao que ela conseguiu no meio dos rapazes, os prémios que ganhou não caíram por obra e graça do Espírito Santo", mostrando qualidades no meio dos rapazes, arrancando boas exibições, recheadas de golos e assistências, demonstrando um carácter férreo.

Luís Morais relatou um episódio protagonizado pela Inês: "Aquando da selecção da Inês, na preparação deste grupo de 2000, quando o grupo se juntou no primeiro treino, havia o burburinho dos colegas, que estranhavam pelo facto de ela ser uma menina. A primeira resposta dela, para um jogador que ainda está na equipa foi "Qual é o problema? Eu sou melhor do que tu.", e no primeiro lance de 1x1 que teve com esse colega, que lhe ficou na memória, que a estava a defender, obstruindo-lhe o caminho. Ela deu-lhe uma carga de ombro tão forte que o projectou imediatamente para o chão. A Inês ficou na posse da bola, olhou para ele e sorriu. É isso que a Inês tem que constrange os seus adversários, é o facto de ela utilizar o físico para dificultar a tarefa deles, é um trabalho que incentivamos durante a semana, é um trabalho de toda a gente, incentivamos a Inês a ter este tipo de atitude, para não ficar constrangida perante os rapazes."

Constrangimentos que Inês dificilmente terá no seio de um grupo de meninas da sua idade, no qual certamente marcará a diferença, formando-se da melhor forma, assim como as suas futuras companheiras.

Este projecto encontra-se em andamento, pelo que potenciais interessadas poderão contactar Luís Morais para se juntar à equipa:

Tlm - Luís Morais: 964 440 606
E-Mail: povoafut@hotmail.com
« Última modificação: Maio 20, 2010, 11:55 por Paracelsus » Registado



SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0


Re: Futebol Feminino - Novo Projecto de Formação para Jogadoras da geração de 2000 , « Resposta #1 em: Maio 20, 2010, 13:56 »


BANIDO


*
Iniciado

Mensagens: 342



Força Menina Inês  Wink
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Formação do Sporting (Moderador: sotnas) Tópico:

Futebol Feminino - Novo Projecto de Formação para Jogadoras da geração de 2000

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade