Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Agosto 02, 2014, 05:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Mundial FIFA 2010 Tópico:

Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ?

Páginas: « anterior 1 ... 11 12 [13] 14 15 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? (Lida 15044 vezes)

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #240 em: Maio 11, 2010, 14:03 »

*
Veterano

Condecorações:Vencedor do Prémio de Apostas de Ciclismo 2012

Localidade: Barreiro
Masculino

Registado

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #241 em: Maio 11, 2010, 14:14 »

*
Veterano

Localidade: Linda-a-Velha
Masculino

4 - 3 trincos (MV, Pedro Mendes e Meireles), o Tiago e o 10 Deco... Isto, para mim, é sinal que vamos jogar em 4-4-2, até porque o Liedson joga melhor nessa táctica. Não há suplente para Deco? Se o gajo se lesiona, estamos feitos ao bife!! Porque é que Moutinho (capitão e sempre titular do SCP, convocado sempre para a selecção) não vai ao Mundial? Até o próprio Carlos Martins, para ser 2ª opção para lugar de 10, não é convocado??

Num plano puramente teórico e na minha restrita opinião, o 442 será o substituto do Deco.

Deco sempre teve um rendimento superior em 433  (com um trinco, um 8 que permita inverter a geometria do triângulo de meio-campo e ele a 10 - se bem que ele já tenha funcionado bem a 8 ).

Em 442 a sua influencia reduz-se. Um 442 com Liedson e Ronaldo na frente, dois médios centro com boa capacidade defensiva e dois alas (um mais defensivo que outro) e não vejo bem onde o actual Deco se encaixe. Por isso e caso a equipa titular não seja feita por interesses externos, não me admiraria que o Deco não fosse titular.

De qualquer maneira está é apenas a minha leitura.
Registado

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #242 em: Maio 11, 2010, 14:44 »

*
Juvenil

Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino

4 - 3 trincos (MV, Pedro Mendes e Meireles), o Tiago e o 10 Deco... Isto, para mim, é sinal que vamos jogar em 4-4-2, até porque o Liedson joga melhor nessa táctica. Não há suplente para Deco? Se o gajo se lesiona, estamos feitos ao bife!! Porque é que Moutinho (capitão e sempre titular do SCP, convocado sempre para a selecção) não vai ao Mundial? Até o próprio Carlos Martins, para ser 2ª opção para lugar de 10, não é convocado??

Num plano puramente teórico e na minha restrita opinião, o 442 será o substituto do Deco.

Deco sempre teve um rendimento superior em 433  (com um trinco, um 8 que permita inverter a geometria do triângulo de meio-campo e ele a 10 - se bem que ele já tenha funcionado bem a 8 ).

Em 442 a sua influencia reduz-se. Um 442 com Liedson e Ronaldo na frente, dois médios centro com boa capacidade defensiva e dois alas (um mais defensivo que outro) e não vejo bem onde o actual Deco se encaixe. Por isso e caso a equipa titular não seja feita por interesses externos, não me admiraria que o Deco não fosse titular.

Talvez sim, talvez não. O 4-4-2 que falo é em losango. Aí o meio campo seria, como disse: Pepe ( invenção de Queiroz), Mendes, Meireles e Deco. Só que apenas com Ronaldo e Liedson na frente, as alas não seriam aproveitadas. Ao mesmo tempo não acredito que Queiroz desperdice o Nani na forma em que está. Daí pensar que Meireles ou Pedro Mendes têm o lugar em risco. Porque com Nani no apoio aos avançados, podemos em algumas situações jogar em 4-3-3 e noutras no 4-4-2 losango.
Mas compreendo a tua leitura, e nesses moldes que falas concordo em absoluto.
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #243 em: Maio 11, 2010, 14:49 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

O Queiroz não sabe jogar em 4-4-2. Muito provavelmente o esquema de Portugal será uma espécie de 4-5-1 em que o meio-campo tem 2 médios-defensivos e depois um trio mais criativo (como por exemplo Ronaldo, Deco e Nani... ou Ronaldo, Deco e Simao). Nestas alturas já não para trabalhar novos esquemas tácticos, trata-se apenas de meter a condição física e os níveis de motivação no patamar mais elevado possível.
« Última modificação: Maio 11, 2010, 14:50 por Paracelsus » Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #244 em: Maio 11, 2010, 14:49 »

*
Veterano

Masculino

Talvez sim, talvez não. O 4-4-2 que falo é em losango. Aí o meio campo seria, como disse: Pepe ( invenção de Queiroz), Mendes, Meireles e Deco. Só que apenas com Ronaldo e Liedson na frente, as alas não seriam aproveitadas. Ao mesmo tempo não acredito que Queiroz desperdice o Nani na forma em que está. Daí pensar que Meireles ou Pedro Mendes têm o lugar em risco. Porque com Nani no apoio aos avançados, podemos em algumas situações jogar em 4-3-3 e noutras no 4-4-2 losango.
Mas compreendo a tua leitura, e nesses moldes que falas concordo em absoluto.

Positivo!

Pois, é que com a quantidade de trincos, centrais a fazer de trincos e médios de pendor defensivo parece-me ser o que faz mais lógica.

Mas com este nunca se sabe...
Registado

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #245 em: Maio 11, 2010, 14:58 »

*
Veterano

Masculino

O Queiroz não sabe jogar em 4-4-2.

E sabe jogar nalgum esquema??? 

Muito provavelmente o esquema de Portugal será uma espécie de 4-5-1 em que o meio-campo tem 2 médios-defensivos e depois um trio mais criativo (como por exemplo Ronaldo, Deco e Nani e Deco... ou Ronaldo, Deco e Simao). Nestas alturas já não para trabalhar novos esquemas tácticos, trata-se apenas de meter a condição física e os níveis de motivação no patamar mais elevado possível.

Sinceramente, parece-me que depende muito da interpretação de esquemas de cada um. Esse que para ti é entendido como 451, para muitos será lido como 433.

Por mim, continuo a dizer, correndo o risco de estar redondamente enganado, que o esquema mais apropriado (e até o que me parece vá ser aplicado) é um 442 mais clássico:
2 laterais mais defensivos  (alternativamente um mais defensivo e outro mais atacante em contraponto ao alas)
2 centrais
2 médios de centro de contenção (admito que um mais atacante
2 médios ala
2 avançados móveis

E neste contexto a entrada do Deco  será (para mim) a martelo. E isto independentemente do valor que eu reconheça ao Deco.

Mas também confesso que não vou perder muito mais tempo a pensar na selecção. A (minha) falta de entusiasmo é enorme!
Registado

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #246 em: Maio 11, 2010, 15:00 »

*
Juvenil

Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino

O Queiroz não sabe jogar em 4-4-2. Muito provavelmente o esquema de Portugal será uma espécie de 4-5-1 em que o meio-campo tem 2 médios-defensivos e depois um trio mais criativo (como por exemplo Ronaldo, Deco e Nani... ou Ronaldo, Deco e Simao). Nestas alturas já não para trabalhar novos esquemas tácticos, trata-se apenas de meter a condição física e os níveis de motivação no patamar mais elevado possível.

Também sou da ideia que Queiroz é limitado no 4-4-2. Mas a chegada de Liedson à selecção trouxe exactamente esse problema! Para se naturalizar um trintão, é porque ele tem lugar garantido na selecção, como se viu até agora. E sendo Liedson titular, tem que se tirar o máximo rendimento dele. E jogar com ele sozinho na frente, Portugal não será tão forte!
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #247 em: Maio 11, 2010, 15:22 »

*
Sénior

Localidade: Arad, Romania
Masculino

De facto também achei estranho alguns nomes nesta convocatória, principalmente o R. Costa que sempre me irritou profundamente.

Anyway, uma ideia que tiro destas escolhas é que Queirós poderá querer implantar o modelo de 3 centrais, algo que me agradaria bastante. Poderá ser arriscado visto que não temos esse sistema enraizado nos nossos jogadores, mas talvez um sistema defensivo seja a única maneira de passarmos a fase de grupos.

Eduardo

B. Alves     R.Carvalho      Pepe

Miguel                                                             Miguel Veloso

P. Mendes          
                                                      Tiago

Deco

Cristiano             Liedson

Depois teriamos Danny, Hugo Almeida, Nani e Suinão no banco para o que desse e viesse. Talvez contra a Coreia, Nani pudesse jogar num dos corredores, e coentros noutro.
Registado

"I haven’t failed; I’ve had 10,000 ideas that didn’t work" Benjamin Franklin
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #248 em: Maio 11, 2010, 16:22 »

CdS - Luís Matías

No avatar!

*

Condecorações:Melga 2013Melga 2010

Localidade: Lisboa
Masculino

Uma convocatória que dentro das bases esperadas é fraquinha. Se é para o Zé Castro, ia o Nunes (que muito bem capitaneou o Mallorca esta época) e,enfim, apesar de esperada não percebo a insistência no Duda, para onde?LE? Está lá Coentrão ou Paulo Ferreira; LD? Está lá Bosingwa e Amorim era uma melhor alternativa para o banco devido à polivalência. MDF? Estão lá Mendes,Veloso e pode ir Pepe. MC?Tiago,Meireles,etc...

Quanto à linha avançada, uma equipa que tem como objetivo a inserção das bolas na área deveria dar preferência a Makukula ou Almeida, com Liedson a entrar quando a equipa jogar contra o Brasil e a Coreia do Norte.
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #249 em: Maio 11, 2010, 16:35 »

Ex-Simon_10

*
Veterano

Localidade: Lisboa/Tábua
Masculino

Uma convocatória que dentro das bases esperadas é fraquinha. Se é para o Zé Castro, ia o Nunes (que muito bem capitaneou o Mallorca esta época) e,enfim, apesar de esperada não percebo a insistência no Duda, para onde?LE? Está lá Coentrão ou Paulo Ferreira; LD? Está lá Bosingwa e Amorim era uma melhor alternativa para o banco devido à polivalência. MDF? Estão lá Mendes,Veloso e pode ir Pepe. MC?Tiago,Meireles,etc...

Quanto à linha avançada, uma equipa que tem como objetivo a inserção das bolas na área deveria dar preferência a Makukula ou Almeida, com Liedson a entrar quando a equipa jogar contra o Brasil e a Coreia do Norte.

La estas tu a insistir no homem!!O Bosingwa nao vai ao Mundial esta lesionado!
Mas ate compreendo porque fazes estas confusoes o teu idolo nao foi convocado,alias nesta convocatoria e a unica coisa que me deixa surpreendido como e que o Helio Pinto nao foi convocado!!E ja agora tbem era de se pensar no Hugo Leal.....
Registado

Xbox Live - Luis1906
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #250 em: Maio 11, 2010, 16:38 »

CdS - Luís Matías

No avatar!

*

Masculino

Só um esquemazinho do que seria o CIVvPOR taticamente, utiizando os standards das duas nações. Eu sei que está um bocado confuso, mas acho que se percebe o objetivo dos espaços que podem ser criados ou não pelas duas equipas.

Este print-screen assume que as formações serão:
CIV:Copa;K.Touré,Bamba/Demel;Eboué,Boka; Y.Touré,Zokora,Faé;B.Koné/Gervinho,S. Kalou,Drogba
POR:Eduardo;Alves,Carvalho,BosingwaFerreira,Coentrão;Pepe, Tiago/Meireles,Deco;Ronaldo,Nani,Liedson

« Última modificação: Maio 11, 2010, 16:39 por Brendever » Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #251 em: Maio 11, 2010, 16:48 »

14.12.1986: 7-1

*
Veterano

Localidade: Almada
Masculino

Rebolar de Tanto Rir
Registado

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #252 em: Maio 11, 2010, 17:22 »

*
Veterano

Masculino

Brendever,partilho a tua opinião mas não achas que as transições defesa ataque deveriam oscilar de forma a que a barreira defensiva da formação africana fosse apanha em contra pé optando por vascular o futebol para os flancos?

Acho que o Queiroz irá optar por uma formação técnico tacticamente mais evoluída descuidando dessa forma o factor F de físico do jogo. Ora as formações africanas, como tu bem conheces, são bastante fortes fisicamente se bem que deixam a parte técnico táctica do jogo um pouco de lado quem pensas que irá beneficiar desses factores?

Pessoal que não tem os conhecimentos para perceber o que escrevi não se preocupem pois eu também não faço ideia.

E não,não sou o Luís Freitas Lobo
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #253 em: Maio 11, 2010, 17:23 »

*
Sénior

Localidade: Tercena/Massamá
Masculino

Brendever,partilho a tua opinião mas não achas que as transições defesa ataque deveriam oscilar de forma a que a barreira defensiva da formação africana fosse apanha em contra pé optando por vascular o futebol para os flancos?

Acho que o Queiroz irá optar por uma formação técnico tacticamente mais evoluída descuidando dessa forma o factor F de físico do jogo. Ora as formações africanas, como tu bem conheces, são bastante fortes fisicamente se bem que deixam a parte técnico táctica do jogo um pouco de lado quem pensas que irá beneficiar desses factores?

Pessoal que não tem os conhecimentos para perceber o que escrevi não se preocupem pois eu também não faço ideia.

Pois... Roll Eyes
Registado

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #254 em: Maio 11, 2010, 17:25 »

No avatar!

*
Sénior

Masculino

Rebolar de Tanto Rir Rebolar de Tanto Rir Rebolar de Tanto Rir

este brendever é a palhaçada total!

Rebolar de Tanto Rir
Registado

24/03/2013: Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida.
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #255 em: Maio 11, 2010, 17:26 »

CdS - Luís Matías

No avatar!

*

Masculino

Shocked Grin
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #256 em: Maio 11, 2010, 17:57 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

Querias dizer "bascular" e não vascular, penso eu... Grin

Bascular na gíria futebolística quer dizer "fazer tombar o sentido do jogo todo para um lado", ou dito de um modo mais simples, "virar o jogo". Wink
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #257 em: Maio 11, 2010, 18:07 »

*
Veterano

Masculino

Querias dizer "bascular" e não vascular, penso eu... Grin

Bascular na gíria futebolística quer dizer "fazer tombar o sentido do jogo todo para um lado", ou dito de um modo mais simples, "virar o jogo". Wink

Vês,é o que dá ver jogos comentados pelo LFL sem legendas  Bater Cabeça obrigado pela correcção  Positivo!
Registado
Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #258 em: Maio 11, 2010, 18:19 »

A viver o Sporting desde 1981

*
Sénior

Condecorações:Artigo do Ano 2009

Masculino

os 24 passam a 30

Rui Patrício e João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Valência), Makukula (Kayserispor), Eliseu (Saragoça) e Rúben Amorim (Benfica) acrescentados na Lista que foi enviada para a FIFA

A Federação enviou esta terça-feira para a FIFA a lista de 24 jogadores convocados por Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul, à qual se juntam seis reservas: Rui Patrício e João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Valência), Makukula (Kayserispor), Eliseu (Saragoça) e Rúben Amorim (Benfica).

À excepção do médio do Benfica, todos os restantes jogadores já haviam sido chamados para representar a Selecção Nacional.

Eis a lista enviada pela Federação à FIFA:

Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Beto (FC Porto), Daniel Fernandes (Iraklis) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Fábio Coentrão (Benfica), Pepe (Real Madrid), José Castro (Dep. Corunha) e Ruben Amorim (Benfica).

Médios: Pedro Mendes (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Chelsea), Tiago (At. Madrid), Miguel Veloso (Sporting), João Moutinho (Sporting) e Manuel Fernandes (Valência).

Avançados: Nani (Manchester United), Simão (At. Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen), Eliseu (Saragoça) e Makukula (Kayserispor).
Registado

SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

Re: Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ? , « Resposta #259 em: Maio 11, 2010, 18:25 »

*
Veterano

Masculino

os 24 passam a 30

Rui Patrício e João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Valência), Makukula (Kayserispor), Eliseu (Saragoça) e Rúben Amorim (Benfica) acrescentados na Lista que foi enviada para a FIFA

A Federação enviou esta terça-feira para a FIFA a lista de 24 jogadores convocados por Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul, à qual se juntam seis reservas: Rui Patrício e João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Valência), Makukula (Kayserispor), Eliseu (Saragoça) e Rúben Amorim (Benfica).

À excepção do médio do Benfica, todos os restantes jogadores já haviam sido chamados para representar a Selecção Nacional.

Eis a lista enviada pela Federação à FIFA:

Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Beto (FC Porto), Daniel Fernandes (Iraklis) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Fábio Coentrão (Benfica), Pepe (Real Madrid), José Castro (Dep. Corunha) e Ruben Amorim (Benfica).

Médios: Pedro Mendes (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Chelsea), Tiago (At. Madrid), Miguel Veloso (Sporting), João Moutinho (Sporting) e Manuel Fernandes (Valência).

Avançados: Nani (Manchester United), Simão (At. Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen), Eliseu (Saragoça) e Makukula (Kayserispor).

Não contesto a existência das listagens (já o conteúdo das mesmas...) mas isto é giro.

Primeiro eram 50, depois 36, eram para ser apresentados 23, foram apresentados 24, são enviados para a FIFA 30...  Grin
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 11 12 [13] 14 15 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Mundial FIFA 2010 Tópico:

Os 23 para a África do Sul. Quem acerta ?

« tópico anterior seguinte »
Ir para: