Sporting e a Mídia Audiovisual

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

   Penso que faz falta um tópico onde se analise a relação do Sporting com a cobertura mediática que lhe é feita nomeadamente a nível audiovisual, como já existe um tópico sobre as relações entre Sporting e a Imprensa..

   Isto porque acabo de ver o Jornal da Tarde da RTP 1, supostamente o canal de serviço público, e quando passaram ao Desporto, a notícia sobre o Sporting foi não o início dos trabalhos de pré-época, no dia anterior, e sim as palavras corrosivas de Carlos Barbosa em relação à direcção de que fez parte, no mesmo dia do início dos trabalhos de pré-época.

   Fico particularmente elucidado sobre o tratamento que é dado pelo canal público de televisão ao Sporting, comparativamente a outros, preferindo focar-se nas declarações de um ex-dirigente demitido sobre o actual presidente, do que ao início da pré-época da equipa de futebol do Clube. Quando se quer desestabilizar, lá estão eles, sempre os mesmos, ao serviço dos interesses que não os do Sporting Clube de Portugal. Porque razão foi omitido o início da pré-época do Sporting, quando foi a notícia mais relevante do dia de ontem, e se preferiu amplificar uma polémica que só prejudica o Clube, sobre a falta de perfill e capacidade dos seus dirigentes e ex-dirigentes?
« Última modificação: Julho 07, 2012, 14:08 pm por HULK VERDE »
   Penso que faz falta um tópico onde se analise a relação do Sporting com a cobertura mediática que lhe é feita nomeadamente a nível de audio-visuais. como já existe um tópico sobre as relações entre Sporting e a Imprensa..

   Isto porque acabo de ver o Jornal da Tarde da RTP 1, supostamente o canal de serviço público, e quando passaram ao Desporto, a notícia sobre o Sporting foi não o início dos trabalhos de pré-época, no dia anterior, e sim as palavras corrosivas de Carlos Barbosa em relação à direcção de que fez parte, no mesmo dia do início dos trabalhos de pré-época.

   Fico particularmente elucidado sobre o tratamento que é dado pelo canal público do televisão ao Sporting, preferindo focar-se nas declarações de um ex-dirigente demitido sobre o actual presidente, do que ao início da pré-época da equipa de futebol do Clube. Quando se quer desestabilizar, lá estão eles, sempre os mesmos, ao serviço dos interesses que não os do Sporting Clube de Portugal.

Comentário do Administrador Isto parece-me ser exactamente o mesmo assunto "Sporting e a Imprensa". Se queres focar o audiovisual (produções próprias do Sporting ou sobre o Sporting para esse meio) convém que abordes o assunto de outra forma, caso contrário o tópico será fundido no outro.
   Não estou a ver o que possa mais fazer, o tópico, caso permaneça isolado, terá o seu próprio feedback e desenvolvimento, ou não. Penso que devias deixar em aberto, se tiver pernas para andar, andará, se não, podes sempre fundir no outro, por mim não há problema nenhum. Também não percebi bem o que pretendes que eu altere ou acrescente, neste momento criei o tópico para abordar a forma como o Sporting é tratado a nível informativo pela televisão pública, mas poderá ser discutido qualquer assunto informativo de qualquer canal de televisão, estação de rádio, site da internet, etc, que não seja propriamente ligado à imprensa, e sim a outras categorias de meios de comunicação e divulgação, vulgo mídia ou média.
   Mais uma pérola da RTP, na reportagem sobre a apresentação do Troféu 5 Violinos, eis senão quando falaram dos mesmos disseram que foram os responsáveis pelo "único tricampeonato da história do Sporting, entre 1946 e 1949", quando na verdade conquistaram quatro campeonatos consecutivos, como se usa dizer, o tetracampeonato.

   Este tópico pode não ter muitas respostas, mas podem ter a certeza que sempre que vir ou ouvir estas aberrações noticiosas na televisão ou noutro meio audiovisual qualquer, aqui as virei relatar. Para que constem e fiquem na memória. Nesse vídeo apenas aparece a parte da reportagem em que Godinho Lopes apresenta o troféu, mas na reportagem completa e integral a gralha está lá.

   http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=570089&tm=27&layout=122&visual=61

   A bizarria de tudo isto, é que no texto do seguinte link, se refere "o primeiro tri e pentacampeonato da história do futebol português", leiam:
  
Troféu Cinco Violinos: Sporting defronta Olympiacos
Rui Mendes
12 Jul, 2012, 15:46 / atualizado em 12 Jul, 2012, 15:53

Lusa
O Sporting vai disputar a 12 de agosto com o Olympiacos, orientado pelo português Leonardo Jardim, o I Troféu Cinco Violinos, que pretende homenagear o quinteto de futebolistas do clube do final de década de 40.
No final dos anos 40, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, formaram o quinteto que Tavares da Silva, antigo treinador e selecionador, batizou com o nome de Cinco Violinos, devido à harmonia e entrosamento com que jogavam.

Os cinco atletas, que juntos disputaram 78 jogos (63 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, conseguiram uma média de quatro golos por jogos, tendo conseguido os primeiros tri e pentacampeonato do futebol português.

"O Sporting tem procurado estar atento a quem defendeu as cores do clube em várias vertentes", afirmou o presidente do clube, Godinho Lopes, manifestando o desejo de que, no futuro, o troféu Cinco Violinos "leve a Alvalade outras grandes equipas europeias".

O encontro com os campeões gregos, agendado para 12 de agosto, deverá, de acordo com Godinho Lopes, "disputar-se ao final da tarde, para tentar promover o regresso das famílias ao estádio".

A cerimónia de apresentação do troféu, realizada no Estádio José Alvalade, contou com a presença dos antigos jogadores do clube Carvalho e Hilário, que ainda alinharam com alguns dos futebolistas do quinteto.

Hilário, que jogou ao lado de Vasques e Travassos, lembrou o "enorme respeito que todos tinham" pelos cinco violinos, a quem, no início "tratavam por senhor".

Sporting e Olympiacos, campeão grego em título, defrontaram-se apenas em dois encontros particulares, disputados nos anos 70, nos quais se registou um empate a dois golos e uma vitória dos "leões" por 2-1.

   Ah grande serviço público. Um artigo de um jornalista da Lusa fala de tri e pentacampeonato, a reportagem da RTP só fala de tricampeonato.
« Última modificação: Julho 13, 2012, 00:03 am por HULK VERDE »
Estou neste momento a ver um programa na sic noticias sobre a pré-época. Até agora ainda não ouvi sequer o nome "Sporting".

 :cartao: :cartao: :cartao:

Já agora, vou estar atento até ao fim do programa...


Edit: Já ouvi, mas claro, dizem que não tem hipótese para competir contra esses colossos merdifica e porco. Dizem que estamos ao nivel de um braga... Ao que isto chegou...
« Última modificação: Julho 16, 2012, 23:44 pm por ammendes »


Um clássico.



   @Scorpicore, de facto foi isso que se passou.

   Na televisão, pouco antes (do intervalo) das onze (22H46), mostraram a sondagem que tinha os valores como exibidos na 1.ª citação, recorde-se a hora do início do programa Especial Prolongamento, na TVI 24.

   Cerca de 1H depois (23H48), mesmo no fecho do programa, en passant, exibiram o 2.º painel com o fundo negro, na citação abaixo. Há uma inversão completa dos resultados em cerca de 1H.

   Mas o mais curioso, é que segundo a imagem da janela de votação, a branco, às 23H51, os resultados continuavam alinhados com o 1.º painel, a meio do programa, e completamente em desacordo com o 2.º painel, no fim do programa.

   Chamem o Dr. Strange.
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
   A resposta oficial da TVI, segundo consta:

in site tvi
"A TVI24 lançou uma sondagem no seu site na passada quarta-feira, dia 14, onde perguntava se “o caso dos e-mails é um novo Apito Dourado do futebol português”. Nas três opções de resposta, os internautas podiam escolher uma das situações: “Sim, e é mais grave”; “Sim, é igual”; e, “Não se compara”.

Esta sondagem esteve em destaque durante o programa Especial Informação que debateu o caso dos emails que lançam suspeitas sobre o Benfica e a arbitragem.   

A TVI identificou um ataque informático à sondagem e, num curto espaço de tempo, uma das opções recebeu dezenas de milhares de votos.

A TVI entendeu retirar a sondagem do site da TVI24 porque esta não refletia um resultado de acordo com a expressão espontânea dos votantes.

Não sendo a primeira vez que acontece, a TVI compromete-se a lançar mecanismos de votação que impeçam este tipo de manipulação."

   A pergunta que me ocorre, é:

   Se houve um ataque informático à sondagem por televoto, porque é que às 23H51 a janela de votação mostrava os resultados alinhados com o painel exibido a meio do programa, e em desacordo com os resultados exibidos 3 minutos antes no fim do programa.

   Só mesmo o Dr. Strange pode resolver isto, nem o Sherlock Holmes chega lá.  :think: :wall:
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
Citar
Nuno Saraiva SCP
9 min ·

A pedido do Presidente do Sporting Clube de Portugal, publico este texto escrito pelo próprio a pretexto de uma notícia publicada hoje pela TVI sob o título "Sporting alvo de investigação por fuga ao fisco":

É esta forma de jornalismo rasca e nojenta que me fere a alma enquanto cidadão português. O jornalismo é um acto que tem de ser levado com seriedade e profissionalismo. Quando não é assim feito, é toda uma classe que sofre na sua credibilidade e dignidade. Vários têm sido os exemplos. Agora vem a TVI24 fazer uma peça onde diz que eu sou suspeito de beneficiar de comissões pagas pela Sporting SAD.

Com total despudor e desrespeito, volta-se a colocar o meu nome na praça pública cometendo o crime de difamação e injúria causando avultados prejuízos a mim, ao Clube e à SAD. Isto não é jornalismo, isto é lixo criminoso, e não pode passar impune.

A tentativa desesperada de tentar criar factos que "apaguem" os eventuais crimes de outros não vai ser deixada em claro.

Vão dar entrada para a semana uma participação à ERC e processos crime contra o jornalista que fez a peça, o director de informação, a TVI e a entidade detentora da TVI.

É uma vergonha assistir a este desmoronamento constante dos princípios e valores que nos regem enquanto sociedade. Tenho pena pelas minhas filhas no que este país, e até o mundo, se está a transformar, mas não deixarei de ver punidos aqueles que mentem cometendo crimes julgando que nunca serão julgados, quer criminalmente quer a nível de sociedade, que cada vez está mais farta deste tipo de atitudes.

Que tudo, seja o que for, seja investigado ao detalhe, seja quem for e de que Clube for, mas que no final os criminosos, de todo o tipo, sejam devidamente condenados para tentarmos recuperar esta sociedade que bem precisa de ajuda.

Até lá aguardarei serenamente sobre tudo aquilo que anda a ser divulgado. E toda a areia que quiserem mandar para os olhos, quer sejam calúnias de crimes contra mim ou contra o Sporting CP, será devidamente tratada, mas com o silêncio necessário para que o foco esteja nos verdadeiros criminosos.
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones