Manuel Fernandes - Um Símbolo do Sporting

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Foi à nossa TV, mas penso que convém não permitir muito que Manuel Fernandes dê declarações à imprensa. Pode ser bem intencionado, mas com os jornaleiros deste país, conseguem dar o dito por não dito e colocar as questões de forma provocadora.
Na entrevista o Manuel Fernandes ainda fala quase como alguém fora do clube.
«O importante é ganhar. Quer se goste mais de umas coisas e menos de outras, quer se tenha uma opinião mais para a esquerda ou mais para a direita, o que realmente importa é que cada um de nós ponha sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de qualquer gosto particular, de qualquer ataque dos nossos adversários, e tão alto que nada nem ninguém nos impeça de sermos cada vez mais fortes, ganhadores e campeões».
Há 2 tópicos para o João Pereira porque jogou 2 vezes no Sporting e estamos a utilizar o tópico do Manuel Fernandes enquanto goleador e capitão do clube para falar da sua vida profissional aos 60 anos.

Fazem 100 páginas sobre o Boateng em 2 dias e dos mais de 1000 utilizadores ninguém tem a iniciativa de abrir um tópico sobre o Manuel Fernandes director do Sporting.

Espectacular.
Há 2 tópicos para o João Pereira porque jogou 2 vezes no Sporting e estamos a utilizar o tópico do Manuel Fernandes enquanto goleador e capitão do clube para falar da sua vida profissional aos 60 anos.

Fazem 100 páginas sobre o Boateng em 2 dias e dos mais de 1000 utilizadores ninguém tem a iniciativa de abrir um tópico sobre o Manuel Fernandes director do Sporting.

Espectacular.
Esse tópico já existe há um mês.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=65590.0


"E esse é o Clube que quero, que ambiciono, que me faz a mim e a toda a Administração da SAD e do Conselho Directivo trabalhar 24 horas por dia! A procura incessante do caminho para a glória! A procura incessante do caminho para o reencontro do “Crónico” vencedor, do grande Sporting Clube de Portugal." by Bruno de Carvalho
Eh pá, então não utilizem este a não ser para os feitos históricos do Manuel enquanto jogador!!!

PS: Obrigado @BiaG
Citar
Agarrar a Supertaça com uma ou duas mãos

Há jogos que não se esquecem e, para Manuel Fernandes, a goleada sobre o Sp. Braga (6-1) que ditou a primeira conquista ‘leonina’ da Supertaça de Portugal é, naturalmente, um desses encontros. “Estava muito inspirado nesse jogo. Fiz três golos e foi um dos melhores jogos que fiz ao serviço do Sporting. Num dos golos ultrapassei toda a gente e encostei à saída do guarda-redes. Foi uma exibição daquelas que recordamos para sempre”, conta Manuel Fernandes.
Decorria o ano de 1982 e, numa altura em que a prova ainda se jogava a duas mãos, o Sporting perdeu o primeiro encontro por 2-1, mas não se deixou ir abaixo, reuniu as tropas e acabou por conquistar a primeira das sete Supertaças que constam do seu palmarés. “Depois da derrota, juntámo-nos todos, conversámos e decidimos que o Sp. Braga não tinha hipóteses no nosso campo. Tínhamos de mostrar superioridade sobre eles, por isso fomos logo para cima do adversário e nem os deixámos respirar. Foi uma vitória que tornámos fácil”, conta o herói da partida.

Antes disso, quis o destino que a primeira presença do Sporting numa Supertaça portuguesa fosse contra o seu eterno rival. Ao contrário do que aconteceu dois anos depois frente ao Sp. Braga, em 1980, o Benfica levou a melhor sobre os ‘leões’ de Manuel Fernandes. “Empatámos 2-2, em Alvalade, e perdemos 2-1, na Luz. Foram jogos muito disputados, numa final muito equilibrada, onde a vitória tanto podia cair para um lado como para o outro. O Benfica acabou por levar a melhor, mas foi à justa”, recorda Manuel Fernandes, que disputou 24 ‘derbies’, apenas a contar para o Campeonato Nacional.

De facto, um ‘derby’ é sempre um jogo diferente. Carregado de emoção extra, cada jogador dá um pouco mais de si e a vontade de ganhar ultrapassa qualquer dificuldade sentida. “Só quem disputou um jogo desses pode dar o valor concreto e sentir o sabor de um encontro dessa grandeza. Cada jogador tem sempre algo mais para dar, mesmo que não possa, porque, nesses jogos, é a força mental que nos comanda. Mesmo no início da época, como é o caso, os jogadores arranjam força para ultrapassarem as debilidades físicas e demonstrarem que são capazes de vencer. Quando isso não acontece, uma tristeza enorme invade-nos a alma”, confessa Manuel Fernandes, recordando a vivência de um ‘derby’: “Nunca existem vencedores antecipados, independentemente do momento de cada equipa. São jogos com um carisma diferente, com uma emoção muito grande. São aqueles jogos em que qualquer jogador gosta de participar”.

Amanhã, domingo, os ‘leões’ têm a possibilidade de conquistar a oitava Supertaça consecutiva, frente ao Benfica. O ‘derby’ reedita-se, a emoção mantém-se e, desta vez, participar não basta: é para ganhar!
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''
27-08-2015
O primeiro 'hat-trick' de Manuel Fernandes


Damas; Barão, José Mendes, Amândio, Inácio; Tomé, Fraguito, Baltasar; Marinho, Chico e... Manuel Fernandes. “Quem?”, perguntariam os Sócios e adeptos ‘leoninos’ a 27 de Agosto de 1975. O tempo não demorou a responder à questão – um dos melhores avançados portugueses e do Sporting de sempre, que chegou ao Clube com a espinhosa missão de fazer esquecer Yazalde.

E logo nesse jogo particular realizado no Estádio José Alvalade ficou o cartão de visita do dianteiro que tinha sido contratado ao CUF: o número 9 fez um ‘hat-trick’ na vitória por 5-3 com o Académico de Coimbra antes do início oficial de uma temporada que terminaria com um modesto 5.º lugar no Campeonato mas que contou com 32 golos em 38 jogos do avançado.

Ao todo, Manuel Fernandes conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça como jogador, mais uma Supertaça já como treinador. Em termos oficiais, realizou 441 jogos oficiais como ‘leão’, tendo apontado um total de 260 golos, alguns dos quais ainda hoje memoráveis como o ‘poker’ ao rival Benfica no célebre 7-1 em Dezembro de 1986. Como jogador, capitão, adjunto, técnico principal, director ou ‘scouter’, ‘Manel’ tem uma vida de Sporting e deu também mais vida ao Clube.

Leia o Jornal Sporting desta semana, que já se encontra nas bancas.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_jornalsportingmanuelfernandes_270815_153967.asp

 :clap: :clap: :clap:
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA