Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 21, 2014, 16:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Sócios, Adeptos e Património (Moderadores: Angel Lion, wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Jornal do Sporting

Páginas: [1] 2 3 ... 76 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Jornal do Sporting (Lida 107346 vezes)

Jornal do Sporting , « em: Novembro 18, 2004, 16:09 »

*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2007

Localidade: Ramada
Masculino

Já há algum tempo que estou para lançar este tópico. Infelizmente a conjuntura actual do Fórum SCP, em que se instalou um clima de pré-guerra civil, não é a ideal para um tópico desta natureza. Este será inevitavelmente visto por alguns de nós como mais uma tentativa de malhar em tudo o que seja verde e branco às riscas horizontais. Contudo, a vida deste Fórum continua e faço votos para que se endireite e entre nos eixos rapidamente. Tal como nos bons velhos tempos...

Sendo assim, começo por dizer que sou assinante do jornal há mais de três anos (talvez até um pouco mais, já nem tenho a certeza). E afirmo desde já que pretendo continuar a sê-lo, enquadrado na lógica em que como sócio pago as minhas quotas, compro merchandising, bilhetes de época e afins, no sentido de dar o meu contributo para o clube assim como muitos o fazem.

O Jornal do Sporting sofreu alterações há alguns meses atrás. Um grafismo diferente, novas secções e passatempos e o aumento do seu n.º de páginas.

A verdade é que o Jornal actual não me agrada por aí além, sobretudo no que ao futebol profissional diz respeito. A linha editorial, no que concerne às incidências do nosso campeonato, é de aligeirar sempre qualquer insucesso, ignorando muitas vezes a pouca qualidade exibicional. Ainda agora, após a derrota no Dragão, as culpas são invariavelmente balizadas para o trio de arbitragem. Eu continuo a achar que o insucesso passou principalmente pela atitude demonstrada em campo.

Há uma receita que existe sempre nestes casos. Após derrota ou empate da equipa principal, o editorial tem como principal preocupação o afirmar aos seus leitores que ainda faltam x jornadas para acabar o campeonato e x*3 pontos para disputar. O problema desta equação é se a média da qualidade exibicional se mantém constante. Matemáticas...

Em resumo, uma linha editorial que se preocupa, dominantemente, em dourar a pílula, tapar o sol com a peneira, aligeirar a coisa ou qualquer outra expressão da lusitana língua.

Existe uma secção nova, na penúltima página, de humor. O seu objectivo é ridicularizar lamps e tripas. Ainda que concorde com tão nobre fim, a verdade é que os escribas das Crónicas da Nonô e do Sexto Violino muitas vezes caiem na vulgaridade e humor fácil, mas nem todos podem ser como os Monty Phyton.

Outro exemplo são as cartas dos leitores. A grande maioria das cartas que são publicadas tecem os mais rasgados elogios à Direcção do Clube, à SAD e à equipa técnica. Raramente é publicada alguma carta com uma crítica mais incisiva, mas quando aparece, aparece igualmente uma notazinha da redacção imediatamente abaixo com algo do género: "Prezado leitor, a verdade é que não é exactamente assim e o Clube até já tomou medidas para... blá, blá, blá..."

Concluindo, o único proveito que retiro do Jornal do Sporting, no momento actual, é toda a informação que leio sobre o futebol das nossas camadas jovens e das modalidades amadoras, uma vez que o que é colocado no site oficial se limita aos resultados, alinhamentos e marcadores de golos. Assim como se estou a ver televisão e o programa não me agradar, mudo de canal, no Jornal do Sporting já quase que passo "por cima" do que ao futebol profissional diz respeito. Salvo se houver entrevistas com alguém ligado ao mesmo.
Registado

Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)

Jornal do Sporting , « Resposta #1 em: Novembro 18, 2004, 16:21 »

*
Júnior

Localidade: Alvalade
Masculino

Eu já não leio o jornal do Sporting há alguns anitos.

Lia na época do Gonçalves, do Cintra, do Flopes e posso-te garantir que a opinião que tens do jornal neste momento é exactamente igual à que eu tinha quando o lia nessa altura.

Por isso o deixei de ler  Sad
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #2 em: Novembro 18, 2004, 16:36 »

*

Localidade: Lisboa
Masculino

O jornal de um clube terá sempre a tendência de defender as cores que representa. Dificilmente poderá ter uma linha editorial diferente, já que funciona como orgão oficial do clube. Por isso dificilmente verás uma noticia a cascar no treinador, ou no jogador A, B ou C. A verdade é que nem é essa a sua finalidade. O jornal de clube têm como principal missão ser um veiculo de aproximação do clube ao associado.
Não pode ser visto como um concorrente aos pasquins.
Registado

Jornal do Sporting , « Resposta #3 em: Novembro 18, 2004, 17:00 »

No avatar!

*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2008Melga 2006Talibã 2007Talibã 2006

Masculino

Não sei se era manobra ou se era genuíno mas eu recordo com lembrança positiva algumas análises do momento do Sporting do Jornal Oficial do tempo do drakul bolori, em que sem palermices se assumiam as más exibições e maus resultados... se calhar era mesmo prepositado para entalar o homem, não sei mas nessa altura o jornal dava ares de menor (natural) tendencia para a propaganda.

Actualmente não sei, não leio, eu só compro mesmo jornais a sério, um ou dois e não são desportivos nem perto.

Tenho um amigo e pai que foram despedidos do jornal do benfica no tempo do Vale exactamente por isso... ousaram não avaliar tão positivamente as opções táctcias de Graeme 12 anos Souness e foram logo entalados... ah pois! Brincamos não...
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #4 em: Novembro 18, 2004, 17:21 »

*
Júnior

Masculino

Um jornal do clube tme que ser para defender o clube. Valorizar o que é bom e não o que é mau. Gosto, tem bastante informação... Apenas me irrito com o facto de quando perderemos porem o resultado a um canto e terem um comentário imbecil.
Registado

"A 18 de Julho de 1911, os jogadores do Sporting recusaram-se a entrar em campo para defrontar a equipa do Benfica, alegando que estes não eram dignos de pisar as suas instalações"

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!
Jornal do Sporting , « Resposta #5 em: Novembro 18, 2004, 17:55 »

Registado

Localidade: vila nova de famalicão
Masculino

sinceramente tambem acho o jornal um pouco soft, mas se quero ler noticias que nao me agradam compro a bola
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #6 em: Novembro 18, 2004, 18:21 »

No avatar!

*
Júnior

Feminino

Não sei se já o fizeram, mas acho que essas críticas deveriam ser remetidas ao próprio Jornal.
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #7 em: Novembro 18, 2004, 18:24 »

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Também sou assinante do jornal do SCP, e de facto, há situações em que eles exageram. A crónica do jogo com o porto é um bom exemplo.

Esta situação está relacionada com a linha editorial, muito próxima da linha editorial da bola em relação aos lamps, mas sendo o jornal do clube, penso que é razoável.

Penso, no entanto, que poderia ser dada uma maior dinâmica ao jornal, nomeadamente, se pudesse servir de ponte entre os sócios e a direcção do clube, em termos de esclarecimento de dúvidas dos sócios, de uma forma clara, responsável e frontal, no fundo para mais uma vez assinalarmos a tão apregoada 'diferença' que nos distingue dos outros.

O importante seria dinamizar de alguma forma aquele jornal, porque apesar do recente 'new loook' , parece-me que não houve muitas mudanças em relação ao passado.
Registado

FORÇA SCP!
Jornal do Sporting , « Resposta #8 em: Novembro 18, 2004, 18:58 »

No avatar!

*
Júnior

Localidade: Odivelas
Feminino

É óbvio que um jornal de clube tende a defender as cores que representa, mas um pouquinho mais de imparcialidade não fazia mal nenhum. Além disso, gosto pouco que tentem fazer das pessoas parvas! :?
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #9 em: Novembro 18, 2004, 19:07 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2006

Localidade: Edmonton, Alberta, Canada
Masculino

Vão achar estranhas esta palavras vindas de minha parte, mas ainda que concorde com o meu bom amigo Coração de Leão, é importante que se manifeste o seguinte;

No dia em que o Jornal oficial do clube se propuser as mesmas criticas que lemos aqui por exemplo, não está a fazer um bom trabalho, se estamos a ler o jornal do SCP é logiko que vamos ler odes e loas a equipa, treinador e administração, outra coisa não seria de esperar.

Acho que a linha editorial e igual aos jornais de todos os clubes, e refiro aqui o do "Manure", "cortesã Madrid", Barcelona, etc.

O jornal tem ke defender sempre o status quo, doa a quem doer, seja justo ou não.

Apenas a minha opiniao...
Registado

Jornal do Sporting , « Resposta #10 em: Novembro 18, 2004, 20:41 »

*

Masculino

O Jornal do Sporting defende o Sporting exactamente da mesma forma que o Jornal Especializado, e independente "aBola" defende o Benfas ....

Nem mais ... nem Menos. ...
Registado

Saudações Leoninas
Jornal do Sporting , « Resposta #11 em: Novembro 18, 2004, 20:58 »

*
Veterano

Eu costumava comprar o jornal la para 84/85 (saia as 4as feiras) e ja na altura era a mesma coisa (as cronicas do Teigao entao eram um fartote).

Obviamente que um jornal de clube tem a sua linha editorial e quem o compra ja sabe ao que vai.

Em todo o caso existiram alturas em que o jornal do Sporting criticava e de que maneira o presidente do Sporting.

Eu assim de repente lembro-me de discussoes tremendas envolvendo o J Goncalves e mais tarde o S Cintra.

Ou seja, tal como agora, tb naquela altura os adeptos do Sporting eram mto criticos das gestoes em vigor... a diferenca e que nesses tempos as criticas partiam de alguns dos que agora estao no poder!!!!!
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #12 em: Novembro 18, 2004, 22:25 »

*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2007

Localidade: Ramada
Masculino

Citação de: "Nuno Lapa"
Por isso dificilmente verás uma noticia a cascar no treinador, ou no jogador A, B ou C. A verdade é que nem é essa a sua finalidade.

Lapa, é evidente que não, não sou anjinho a esse ponto. :wink: Nem faria qualquer sentido, de resto. Simplesmente, tal como a minha irmã já escreveu, ninguém gosta de ser comido por parvo. Se de facto, em alguns jogos, as exibições não são nada animadoras, isso é raramente referido, preferindo-se apontar baterias para árbitros, fiscais de linha e o clássico bicho papão - o sistema - que nos devora se não comemos a sopa toda. Esta cassete, ao fim de algum tempo (desde 2002/03, para ser mais exacto), começa a cansar e a encher o saco.

Citação de: "Incitatus"
No dia em que o Jornal oficial do clube se propuser as mesmas criticas que lemos aqui por exemplo, não está a fazer um bom trabalho, (...)

Fica descansado, a Sporting.Com jamais contratará talibans para escreverem artigos para o jornal...  :wink:
Registado

Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)
Jornal do Sporting , « Resposta #13 em: Novembro 19, 2004, 10:18 »

No avatar!

*
Juvenil

Localidade: Póvoa da Galega
Masculino

Em tempos lia o Jornal do SCP, mas deixei de ler pelos mesmos motivos já aqui apresentados, a única coisa que me leva, ainda hoje a procurá-lo, de vez em quando, são as notícias sobre as modalidades amadoras.

De resto não sou apologista da última moda do país:

O beija mão, os yes man, o tapar o sol com a peneira, a fantástica situação do país pra uns, qdo muitos sentem que isto está cada vez pior, que as decisões só priveligiam uma determinada classe, etc e tal.

Peço desculpa pelo devaneio, mas foram as circunstâncias.

Não serve de desculpa o facto de os outros fazerem igual, não critiquem o treinador nem as suas opções, agora digam a verdade seja ela qual for, o sporting jogou mal, assumam, jogou bem, assumam tb.

Mas se calhar é pedir muito.
Registado

EX SÓCIO » ADEPTO SEMPRE BANCADA LOW COST
SPOOOORTING
Jornal do Sporting , « Resposta #14 em: Novembro 19, 2004, 10:24 »

Sporting Sempre!

*

Localidade: Viana do Castelo
Masculino

Eu espero que um jornal do Sporting seja tudo menos imparcial, para imparciais já temos a pasquinada desportiva, depois é o que se vê! :?

Sou assinante e ainda ontem renovei por mais 1 ano a assinatura, é uma forma que tenho de estar perto do clube, na sua totalidade e não só no futebol profissional, ainda por cima ando informado do que vai acontecendo em termos desportivos com o Sporting e é essa a principal função de um jornal de clube, a sua função está muito longe de ser a elaboração de críticas isentas sobre jogos de futebol, repito, para isso temos a pasquinada desportiva, é só ler e tirar conclusões! Ideia
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Jornal do Sporting , « Resposta #15 em: Novembro 19, 2004, 10:35 »

No avatar!

*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2008Melga 2006Talibã 2007Talibã 2006

Masculino

De qualquer forma, mesmo para quem gosta menos de parcialidade, a verdade é que o jornal permite ao adepto e sócio saber muita coisa da vida do clube que não é focada naturalmente pelos orgãos de comunicação social diversos. O benfica já não tem esse problema pq tem a Bola.
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #16 em: Novembro 19, 2004, 11:28 »

No avatar!

*
Júnior

Eu sou assinante do jornal há vários anos. Eu tambem gostaria que o jornal fosse mais imparcial, por exemplo acho absurdo na avaliação da arbitragem deste ultimo jogo ter dito que fez uma muito boa arbitragem, "ignorando" o penalty cometido pelo Polga. Não me parece que essa seja a melhor maneira de defender o clube e pugnar por uma arbitragem isenta. Óbviamente o jornal deve "defender" o Sporting, mas não a qualquer custo.
A crónica do jogo de futebol profissional tambem é dos artigos que menos me interessa pois o jornal sai tarde e o jogo já foi mais que dissecado.
Como pontos positivos; destaco as reportagens com os nucleos, a cobertura das modalidades (poderia ser melhor), dos jogos do futebol juvenil, as entrevistas com atletas, dirigentes, treinadores e adeptos.
No geral acho que é um jornal razoável, que tem bastante por onde melhorar e que deveria sair mais cedo (3a feira no máximo), ou então ser bissemanal (3a e 6a).
Registado
Jornal do Sporting , « Resposta #17 em: Novembro 19, 2004, 13:27 »

No avatar!

*
Iniciado

Localidade: Where The Streets Have No Name

Citação de: "Mauras"
De qualquer forma, mesmo para quem gosta menos de parcialidade, a verdade é que o jornal permite ao adepto e sócio saber muita coisa da vida do clube que não é focada naturalmente pelos orgãos de comunicação social diversos. O benfica já não tem esse problema pq tem a Bola.

Devo estar SICK.
Porque desta vez e SO' desta vez concordo com o Mauras. Cool
Sou assinante ha' 2 anos e vou continuar a ser.Ha' coisas que me irritam como virem amandar areia para os olhos quando as coisas estão mal.Mas compreende-se,e' o jornal do Clube.

PS.Vou-vos dar descanso uns tempos porque vou estar fora de Portugal.Ja' falei com o Mauras por PM e ainda a procissão vai no adro.
Fui eu que comecei esta "guerra" com aquele post,admito isso.Vou espairecer para a viagem da minha vida(NY)mas hei-de voltar sempre pronta a combater.
Fiquem bem.
Registado

UM DIA VOU MORRER MAS TU SPORTING ÉS ETERNO[/b]
Jornal do Sporting , « Resposta #18 em: Novembro 19, 2004, 14:49 »

Sporting Sempre!

*

Localidade: Viana do Castelo
Masculino

Boa viagem Kris, diverte-te! Smiley
Registado

Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Jornal do Sporting , « Resposta #19 em: Novembro 19, 2004, 14:53 »

No avatar!

*
Iniciado

Localidade: Where The Streets Have No Name

Thanx Rui******
Registado

UM DIA VOU MORRER MAS TU SPORTING ÉS ETERNO[/b]
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 76 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Sócios, Adeptos e Património (Moderadores: Angel Lion, wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Jornal do Sporting

« tópico anterior seguinte »
Ir para: