Fórum SCP

Galeria dos Presidentes

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

boas, eu tenho aqui uma revista dos anos 60, chamada "História e vida do Sporting Club de Portugal", editada pelo Centro de Estudos e Realizações Culturais, ou seja, não é publicação oficial do Sporting.

No entanto, a revista tem uma lista dos Presidentes com fotografias (algumas delas com mais resolução do que as que estão na Wiki).

O importante é que há uma série de detalhes que não coincidem com o que está no Wiki, desde datas à ordem exacta e mesmo alguns dos nomes. Eu vou scanar e meter aqui, mas para já a minha pergunta é, qual é a fonte do que está na wiki?
« Última modificação: Fevereiro 14, 2010, 12:44 pm por nunoni »
As fontes são várias.Todas as páginas foram feitas após alguma pesquisa e cruzamento de dados, mas a Enciclopédia do Sporting é particularmente rica neste aspecto.

O site do Sporting é um pouco vago em relação a datas ( http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Clube/Clube_Presidentes.asp ) e eu lembro-me que quando tentei ser mais exacto nos dias de inicio dos mandatos, deparei-me com algumas contradições que tornam difícil ser totalmente preciso nesse aspecto.
bem, os scans que meti talvez ajudem, pelo menos indicam datas precisas em todos os casos; se estão certas ou erradas é mais difícil saber.
Obrigado há seguramente aí informação valida e já guardei as imagens pelo que logo que possível vejo as que se podem aproveitar.

Encontrei essa obra de Eduardo Pinheiro de Azevedo no site do Centenário, mas não tive tempo para ler tudo, e é mais fácil pesquisar na edição de papel, embora ela também faça parte das nossas fontes.

De resto as principais fontes bibliográficas e cibernéticas da nossa Wiki estão referenciadas na Secção Relacionados
« Última modificação: Fevereiro 14, 2010, 13:40 pm por to-mane »
bem, os scans que meti talvez ajudem, pelo menos indicam datas precisas em todos os casos; se estão certas ou erradas é mais difícil saber.

Já aproveitei várias fotografias substituindo as piores.

Também já estive a dar uma vista de olhos às datas e lembrei-me que na última actualização que fiz da Galeria dos Presidentes verifiquei o que o período de 1912 a 1922 suscita algumas dúvidas, pelo que naturalmente adoptei a versão oficial que também me parece que inicialmente era diferente no site do Sporting, mas os dados agora adiantados não acrescentam nada de novo em relação a essa fase, pois adoptam a versão de que o José Alvalade foi Presidente até 1916, o que pelas investigações que fiz não foi assim.

Nessa lista de Presidentes que colocaste também não consta o Dr. Diogo Alves Furtado que foi nomeado pelo Ministério da Educação Nacional para presidir à Comissão Administrativa que esteve em funções no Sporting entre 26 de Outubro e 17 de Novembro de 1943, depois do Presidente Amado de Aguilar se ter demitido, adoptando-se a versão de que este terá cumprido o mandato o que não é verdade.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2010, 19:07 pm por to-mane »
eu já tinha reparado que havia alguns erros, pelo menos no Badminton não estava 100% certo.