Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 25, 2014, 04:52

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Elaborando um Ranking das Fontes de Transferências

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Elaborando um Ranking das Fontes de Transferências (Lida 1114 vezes)

Elaborando um Ranking das Fontes de Transferências , « em: Janeiro 16, 2010, 17:21 »



*

Condecorações:Membro do Ano 2010


Mensagens: 28404
Idade: 33
Localidade: Stockholm
Masculino

WWW
O Sportinguista comum habituou-se nos últimos tempos a ver a imprensa desportiva nacional publicitar nomes de possíveis reforços para o seu clube com uma frequência quase tão elevada como a própria periodicidade da publicação jornalística. Seja esta nova moda devida a um menor respeito pelo Sporting ou a um simples sinal dos tempos, a verdade é que no meio de tanta catrefada de nomes torna-se infelizmente impossível de distinguir o que é verdade do que não é, o que é minimamente credível do que é invenção pura e fantasiosa de um qualquer jornalista que joga demasiados jogos de simulação de gestão futebolística.

Foi a pensar nesta situação que decidimos criar uma ferramenta que oferece aos Sportinguistas uma forma simples de avaliar a veracidade do que é escrito pelos meios de comunicação social quando estes "colocam" jogadores no Sporting, o Ranking das Fontes de Transferências.

O modus operandi
Esta pequena iniciativa pretende ser um instrumento simples onde são contabilizadas as notícias referentes a jogadores transferíveis para o Sporting por cada meio de comunicação, contabilizado o acerto dessas notícias, permitindo assim calcular a precisão das mesmas e relacioná-la com a de outros meios de comunicação.

Basicamente, o ranking coloca as fontes de imprensa por ordem de precisão, sendo que perante uma mesma precisão fica melhor cotada a fonte com o menor número de jogadores. A contabilização das notícias tem por base o tópico das contratações, considerando-se falhadas todas aquelas em que o jogador vai parar a outro clube ou em que a transferência não se concretiza na janela temporal das transferências durante a qual a notícia é proposta. Consideramos como fonte o primeiro órgão da imprensa desportiva a "lançar" o nome e os desenlaces subsequentes não são contabilizados, surjam eles do mesmo ou de outro meio de comunicação. Por fim, fazemos a distinção entre as fontes nacionais e internacionais para facilitar a consulta.

O que o Ranking não é
Não é nosso objectivo sermos tremendamente exactos na avaliação feita sobre a imprensa desportiva no que respeita às transferências para o Sporting, mas apenas dar uma ideia aproximada da credibilidade que se pode objectivamente atribuir.

Não pretendemos ser obcecadamente exaustivos na contabilização das notícias. Sabemos que nos vão escapar algumas notícias e que este ranking é apenas prospectivo (ou seja, não tem em conta a precisão das notícias anteriores ao mercado de Inverno de 2009/10), mas tínhamos de começar por algum lado e de colocar limites.

Não queremos nem vamos limitar a colocação de posts cujas fontes não se incluam na lista apresentada ou que estejam mal posicionadas no ranking. Este será meramente informativo para ajudar cada um de nós a formar a sua própria opinião acerca da notícia divulgada. Continuaremos contudo a inviabilizar sempre que possível a colocação de links (apenas de links, não do texto) que venham de fontes da internet que não estejam na lista indicada (estamos a referir-nos sobretudo às nacionais), porque no mundo virtual o negócio é o dos links e não queremos contribuir para quem não merece.

Perspectivas futuras
Na lista estão presentes fontes que se aceitam ser minimamente credíveis, embora tenhamos consciência da subjectividade deste conceito. Sabemos que nem todos estarão de acordo com algumas das fontes incluídas neste ranking em detrimento de outras, mas existe flexibilidade para, no futuro, acrescentar fontes que provem ser mais credíveis do que se pensava. Compreendemos também que os critérios e a fórmula que utilizamos podem não ser perfeitos, mas contamos com a ajuda dos interessados para ir melhorando os parâmetros e formas de cálculo do ranking, sempre numa perspectiva de simplicidade e passível de ser produzido sem sobrecarregar as pessoas que empregam o seu esforço para o completar e actualizar. Acima de tudo, esperamos que seja útil e informativo.

© Paracelsus 2010
Registado


Re: Elaborando um Ranking das Fontes de Transferências , « Resposta #1 em: Janeiro 17, 2010, 18:23 »



*

Mensagens: 7818
Idade: 30
Localidade: Lisboa
Masculino


Parece-me uma excelente iniciativa por parte do Fórum. Assim é criada uma ferramenta interessante para darmos mais relevo às notícias dos jornais com mais accuracyBater Palmas
Registado

"The one thing that doesn't abide by majority rule is a person's conscience." - Harper Lee
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

Elaborando um Ranking das Fontes de Transferências

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade