Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 23, 2014, 17:17

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O grifo sportinguista, esse animal

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: O grifo sportinguista, esse animal (Lida 5414 vezes)

O grifo sportinguista, esse animal , « em: Novembro 03, 2009, 22:31 »


Leónidas


*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2009


Mensagens: 4818
Idade: 32
Masculino


Hoje encarnarei novamente na pele de David Vaitemborough e falarei de animais para fazer mais uma analogia com o nosso querido Sporting Clube de Portugal. Prometo que é a última e doravante empenhar-me-ei em ter uma participação menos lúdica e mais sóbria, com textos de conteúdo mais edificante, caso contrário a Administração do Fórum rescinde com justa causa o contrato com este seu colaborador, por violação dos termos do contrato.  Smiley

Desta vez não falarei de um animal real como a girafa, mas sim de um animal mitológico:


O grifo, esse animal!

Como todos sabem - e se não sabiam passaram a saber quando viram a gravura em cima - o grifo é um animal mitológico caracterizado pela peculiar condição de na metade posterior do corpo ser leão e na metade anterior do corpo ser águia. É portanto um animal híbrido, tendo provavelmente entrado no imaginário humano por observação de fósseis de Triceratopos (aquele dinossauro que no Jurassic Park sofre uma caganeira monstra e produz um grande monte de bosta) e pelo desejo de projecção, num único ser, das características de dois animais idolatrados ao longo de toda a história humana: o leão e a águia.

Da mesma maneira que as pessoas passaram a associar certas características a cada um dos animais pela observação e pela experiência, por essa mesma observação e experiência passaram as pessoas a associar certas características àqueles que torcem por um clube ou por outro. No caso do Sporting e do beifica, cujos adeptos se auto-denonimam respectivamente “leões” e “águias”, as características reconhecidas a uma facção diferem tanto das características reconhecidas à outra, que os estereótipos de cada um dos clubes evoluíram para a perfeita antítese um do outro. Do benfiquista diz-se que é um indivíduo ordinário, “do povo” e ignorante enquanto do sportinguista diz-se que é um indivíduo excepcional, bem polido pela educação e sofisticado; do benfiquista diz-se que é um indivíduo sem princípios, sem escrúpulos e desonesto enquanto do sportinguista diz-se que é um indivíduo honrado, íntegro e vertical; do benfiquista diz-se que é um indivíduo pouco amigo de tomar banho, arrogante e fala-barato enquanto do sportinguista diz-se que é um indivíduo asseado, cortês e bem-falante. Durante muito tempo (e provavelmente ainda hoje) as características atribuídas ao adepto sportinguista constituíram a excepção e não a regra da sociedade portuguesa, pelo que inevitavelmente convencionou-se dizer que “ser do Sporting é ser diferente” e “ser diferente” tornou-se quase um mandamento da conduta e postura de qualquer sportinguista.

Ora, ultimamente têm-me surgido dúvidas relativamente à legitimidade e alcance desta categorização porque quando vejo certos sportinguistas em certas situações, lembro-me…dos grifos. Os tais que reúnem características de leão e características de águia. Para se perceber o que eu considero como um grifo sportinguista, analisemos alguns casos concretos: o representante máximo dos sócios do clube e Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Dias Ferreira, o Presidente do Conselho Directivo José Eduardo Bettencourt e o paineleiro Dr. José Eduardo Barroso.

Dias Ferreira


Por um lado, o Dr. Dias Ferreira disse uma vez no “Dia Seguinte” que era um “fundamentalista” na defesa do Sporting; por outro lado chegou a advogar um processo judicial que Carlos Queiróz instaurou ao Sporting. Por um lado tem uma estimável e nobre profissão como bom sportinguista; por outro apresenta-se sempre no “Dia Seguinte” com um vácuo de ideias e de conteúdo na defesa do Sporting e produz escritos de baixo nível, chamando nomes às mães daqueles que se manifestam contra o estado do clube, como se fosse um beifiquista. Por um lado, nunca se coíbe de fazer em público referências à educação que teve, para propalar a sua integridade e rectidão típicas de um sportinguista; por outro lado é conhecido pelas piruetas que deu na sua posição e opinião perante o estado do clube e das pessoas que o dirigem. Por um lado apresenta-se sempre de gravata porque é uma peça de vestuário elegante e adequada à imagem que quer fazer passar; por outro lado, não tem qualquer pudor em palitar os dentes na TV em directo, como se estivesse numa tasca a ver um jogo do glorigozo.


José Eduardo Bettencourt


Por um lado diz-se “demasiadamente sportinguista” para despedir Paulo Bento, um benfiquista transformado em ídolo pela cultura de mediocridade em que o clube vive; por outro lado não teve grandes problemas em despedir o eterno Vítor Damas por carta. Por um lado, como sportinguista que é, tem no currículo todas as qualificações exigidas a um grande gestor e administrador da área comercial do Banco Santander (a avaliar pela sua prestação nos últimos meses, provavelmente geria a capacidade de vender trapaças aos clientes do Banco); por outro lado dá-se a demagogias como dizer que “Paulo Bento é forever” ou revelar que vai ganhar menos do que um jogador do clube, como se fosse o dono da mercearia da esquina que está na tasca do bairro à conversa com os amigos. Por um lado, arroga-se dono de um certo nível e de uma certa postura para justificar porque é que não pode descer ao nível de outros e participar num debate ou defender o clube das agressões externas; por outro lado, solta em directo para a rádio um “você não quer que o Paulo Bento me mande à trampa pois não?” na primeira entrevista que dá como presidente.


Eduardo Barroso


Por um lado é um respeitável e competente cirurgião; por outro lado não demonstra grandes dificuldades em descer ao nível lampião tal como fez quando insultou e ofendeu da forma mais vil e desprezável o Sr. Paulo Pereira Cristóvão durante a campanha eleitoral. Por um lado, diz-se um grande sportinguista porque é sócio há não sei quantos anos e nunca interrompeu o pagamento de quotas; por outro lado, tal como um batoteiro benfiquista, não se importa que o Sporting ganhe nem que seja, passo a citar “por meio a zero e com um penalty roubado no último minuto do prolongamento”. Por um lado, tal como um sportinguista sofisticado e de gostos refinados, gosta de dissertar sobe charutos cubanos; por outro lado, não se faz rogado em frente a uma queijada de Sintra e lambuza-se todo a comê-la em directo durante o programa televisivo em que participa.


Pedro Afra

Não podia terminar sem uma breve menção ao Director de Marketing, Pedro Afra, que segundo o que se conta , chegou a propor como equipamento alternativo um equipamento de cor vermelha…um vermelho à Sporting, segundo disse o próprio.


Conclusão:
Num momento em que se invoca com tanta recorrência o estigma do “verdadeiro sportinguista” e a mensurabilidade do sportinguismo de cada um, fico com a dúvida, que espero que me ajudem a esclarecer: existirá de facto uma dicotomia de carácter entre sportinguistas e benfiquistas? Será o Sportinguista médio significativamente diferente do benfiquista médio na sua postura e atitude, no desporto e na sociedade? Se sim, como se explica a prevalência de traços “benfiquistas” em personalidades de tanto relevo do Universo leonino como as acima mencionadas? Terá o momento negro que o clube atravessa contribuído para atenuar as características originalmente atribuídas ao leão, tendo sobressaído outras menos desejáveis? Ou será que o clube foi roubado àqueles que construíram a ideia e imagem do clube por outros que agora se aproveitam dele como aves da rapina ou aves necrófagas?

Seja qual for a resposta, uma coisa é certa: entre proclamar-se e ser-se ainda vai uma grande distância. E em alguns dos casos acima mencionados, a auto-proclamação de sportinguismo assume contornos de um pedantismo patológico, que é, ele próprio muito pouco condizente com o clube. Basta olhar para o leão rampante do símbolo: ele não diz que está em pé, nem diz que se vai pôr em pé. Simplesmente...mantém-se em pé.
« Última modificação: Novembro 04, 2009, 07:16 por Eddie Verdde » Registado

Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol.
Para Alvalade, rapidamente e em força.


Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #1 em: Novembro 03, 2009, 22:37 »



*
Veterano

Mensagens: 5791
Idade: 27
Localidade: Margem Sul
Masculino


Genial, como sempre  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Leão ao peito, SPORTING no coração!
Ecletismo: uma bandeira do Sporting Clube de Portugal!
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #2 em: Novembro 04, 2009, 00:16 »


Sporting CP Forever


*

Mensagens: 6437
Idade: 26
Masculino



Sai um Pulitzer para o Eddie Verdde. Genial como sempre Bater Palmas
Registado

· · · ·
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #3 em: Novembro 04, 2009, 09:57 »



*
Júnior

Mensagens: 1830
Idade: 43
Localidade: LISBOA
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Vuk10Bala ©
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #4 em: Novembro 04, 2009, 10:01 »



*
Juvenil

Mensagens: 611
Idade: 22
Localidade: Carregado
Masculino


Muito bom  Positivo! Positivo! Positivo!
Registado

Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #5 em: Novembro 04, 2009, 10:39 »



*
Veterano

Condecorações:Humorista Ano 2013Humorista Ano 2012Humorista Ano 2011Humorista 2010


Mensagens: 13956
Idade: 35
Localidade: Ponta Delgada
Masculino

WWW
 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #6 em: Novembro 04, 2009, 10:44 »


Leónidas


*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2009


Mensagens: 4818
Idade: 32
Masculino


Fico muito feliz por terem apreciado o post.  Smiley

E vocês, como vêm esta questão? Será que o carácter do leão está em decadência, será que está adormecido ou será que nunca existiu?
Registado

Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol.
Para Alvalade, rapidamente e em força.
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #7 em: Novembro 04, 2009, 10:53 »



*
Juvenil

Mensagens: 611
Idade: 22
Localidade: Carregado
Masculino


Fico muito feliz por terem apreciado o post.  Smiley

E vocês, como vêm esta questão? Será que o carácter do leão está em decadência, será que está adormecido ou será que nunca existiu?

A tua visão é bastante válida, e tendo em conta este factores, é claro que os homens por detrás do leme no Sporting estão a denegrir cada vez mais a imagem do nosso clube, e a nossa "mística", o nosso carácter. É, talvez, um dos principais problemas que tem afectado o bom funcionamento do clube.
Registado

Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #8 em: Novembro 04, 2009, 12:41 »



*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008


Mensagens: 1180
Localidade: Lisboa
Masculino


Dá-lhes Eddie! Dá-lhes!

 Brinde Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #9 em: Novembro 04, 2009, 12:54 »



*
Veterano

Condecorações:Vencedor do Prémio de Apostas de Ciclismo 2012


Mensagens: 17565
Idade: 25
Localidade: Barreiro
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

Excelente.
Registado

Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #10 em: Novembro 04, 2009, 14:50 »



*
Veterano

Mensagens: 15964
Idade: 28
Localidade: Lisboa
Masculino


Priceless!  Positivo!
Registado

"O Sporting é nosso outra vez!"
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #11 em: Novembro 04, 2009, 15:58 »



*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2010Humorista 2009Humorista 2008


Mensagens: 10627
Idade: 37
Localidade: Alfena
Masculino


Muito bom Eddie!

Essa cambada que nos governa só nos envergonha.
Registado

#&%@-$€!!!
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #12 em: Novembro 06, 2009, 15:14 »


Leónidas


*
Sénior

Condecorações:Por Onde Andas 2009


Mensagens: 4818
Idade: 32
Masculino


O grifo-mor volta a atacar:



Até teve que tirar o casaco...para abrir melhor as asas.

 Doente
« Última modificação: Novembro 06, 2009, 15:18 por Eddie Verdde » Registado

Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol.
Para Alvalade, rapidamente e em força.
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #13 em: Novembro 06, 2009, 17:36 »


14.12.1986: 7-1


*
Veterano

Mensagens: 8919
Localidade: Almada
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

O melhor forista deste espaço e está tudo dito!
Registado

Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #14 em: Novembro 06, 2009, 17:57 »



*
Sénior

Mensagens: 3820
Idade: 29
Localidade: Arad, Romania
Masculino


Só agora dei com este texto, Eddie tu tens o dom da palavra pa, os teus textos por maiores que sejam nunca conseguem ser maçudos, e este é mais um excelente exemplo.  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

Registado



"I haven’t failed; I’ve had 10,000 ideas that didn’t work" Benjamin Franklin
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #15 em: Novembro 06, 2009, 18:48 »



*
Veterano

Mensagens: 8147
Idade: 21
Masculino


Só agora dei com este texto, Eddie tu tens o dom da palavra pa, os teus textos por maiores que sejam nunca conseguem ser maçudos, e este é mais um excelente exemplo.  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas



É verdade sim senhora,e eu sei do que falo porque geralmente não tenho muita paciência para este tipo de coisas mas este texto consegui prender a minha atenção da primeira à última palavra.

Os meus parabéns  Bater Palmas
Registado
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #16 em: Novembro 06, 2009, 22:37 »



*
Veterano

Mensagens: 10464
Idade: 18
Localidade: Lisboa
Masculino


um pormenor, já repararam que a cabeça da águia tem cornos?  Rebolar de Tanto Rir
Registado
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #17 em: Novembro 07, 2009, 00:20 »


Ex-mike31scp


*
Sénior

Mensagens: 3867
Idade: 22
Localidade: margem sul
Masculino


 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
eu acho que o Sportinguista médio (se calhar o "superior") está mais "populista"...

eu tento me manter fiel, discreto e presente

Sporting Sempre
Registado

NA VANGUARDA DE UMA TRADIÇÃO, PELO SPORTING SEMPRE!
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #18 em: Novembro 07, 2009, 00:52 »



*
Juvenil

Mensagens: 1039
Idade: N/D
Masculino



Muito bem... não paras de surpreender-me até pelos teus conhecimentos Paleontológicos de Dinossauros.

Agora indo uma pouco à História:
O Grifo é um quimera, uma animal imaginário que simboliza visão e coragem .
Senhor da Terra e do AR, foi usado pela 1º vez na grande civilização da Babilónia, tendo sido transportado para a chamada cultura Ocidental pelos Gregos. Os romanos também o admiraram e passou para a mitologia medieval.......enfim um "animal com grande história"  

Conclusão: fora com os Grifos que envergonham a história do nosso clube!
Registado


Dos fracos não reza a História!
Re: O grifo sportinguista, esse animal , « Resposta #19 em: Novembro 07, 2009, 12:25 »



*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008


Mensagens: 1180
Localidade: Lisboa
Masculino


Será que nos seus delírios de fusão Sporting/ benfas, possivelmente induzidos por infiltrações de brilhantina na moleirinha, o Rui Santos até já desenhou um emblema com um grifo?  Cheesy
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O grifo sportinguista, esse animal

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade