Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 21, 2014, 05:04

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Sporting Clube de Portugal

Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Sporting Clube de Portugal (Lida 3247 vezes)

Sporting Clube de Portugal , « em: Agosto 18, 2009, 02:11 »

El Matador

*

Localidade: Berço
Masculino

Estava a ler a wiki, ás vezes gosto de ver este excelente trabalho onde aprendo muito de anos que não vivi, apenas conheço do que leio.

Estava neste link http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Sporting_Clube_de_Portugal#Emblemas

E aí logo no inicio refere (referia porque alterei no 1º só pensando que tivesse sido erro de escrita) o leão rompante. Eu na minha ignorância, que sempre ouvi falar do Leão Rampante no símbolo do SPORTING corrigi o 1º, gravei e continuei a ler, depois reparei que há mais uns quantos Leões Rompates por aí abaixo. Estive a dar uma vista de olhos pela internet e sempre que encontrei a referirem o assunto foi como sendo Leão Rampante, no entanto o artigo tem sempre o Leão Rompante, pelo que devo ser eu que estou errado, deixo ao vosso critério e já agora se alguém souber o significado da expressão "Leão Rompante" que me clarifique isso.

Já agora... Corrigi o 1º porque pensava que era erro de escrita mas tem tantos que não corrigi mais porque não sei se está mal.
Registado

Wiki SPORTING          |          O SPORTING SOMOS NÓS!

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #1 em: Agosto 18, 2009, 08:51 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Na Glória e Vida de Três Gigantes vem rompante = 1. Arrogante, precipitado.
2. Que denota orgulho ou altivez.
s. m.3. Movimento ou dito próprio de quem se exalta; ímpeto.
4. Arquit. Arquit. Primeira aduela do arco assente sobre capitel.

Mas também pode se rampante= Diz-se do quadrúpede que tem as patas traseiras em plano inferior às mãos, e a cabeça voltada para o lado direito do escudo.

Com mais tempo vou tentar tirar essa dúvida

Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #2 em: Agosto 18, 2009, 15:19 »

El Matador

*

Masculino

Precisamente, eu o rampante tenho a certeza que é correcto, sempre foi o adjectivo que qualificou o leão que se encontra no nosso símbolo, o leão Rampante, aquele leão que está de pé que é originário do brasão, agora não sei se no texto em causa o rompante seja propositado e tenha algum significado que eu não estou a atingir.
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #3 em: Março 08, 2010, 03:24 »

El Matador

*

Masculino

Continuo a ler a Wiki, gosto de aprender tenho poucos anos de vida/SPORTINGUISMO, e hoje tornei a dar com o tal leão rompante. Sempre confere que é rompante?

Estive a procurar e apesar de não ser grande fonte, o site do clube também se refere a ele como rampante:

http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Clube/Clube_HistoriaSporting.asp

Abraço continuação de excelente trabalho.
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #4 em: Março 08, 2010, 09:48 »

*

Localidade: 42616-0
Masculino

bem, penso que vamos ficar na dúvida; o site diz que o nosso símbolo vem do brasão dos Condes de Pombeiro, cujo brasão, de acordo com

http://www.arqnet.pt/dicionario/pombeiro2c.html

é

Escudo, tendo em campo azul um leão de ouro rompante, armado de vermelho; timbre, o leão das arenas.

Ou seja, tanto se encontram referências válidas para uma terminologia como para outra.
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #5 em: Março 08, 2010, 10:08 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

bem, penso que vamos ficar na dúvida; o site diz que o nosso símbolo vem do brasão dos Condes de Pombeiro, cujo brasão, de acordo com

é

Escudo, tendo em campo azul um leão de ouro rompante, armado de vermelho; timbre, o leão das arenas.

Ou seja, tanto se encontram referências válidas para uma terminologia como para outra.

Acrescentei a referência externa que colocaste ao artigo para que a fundamentação para o "rompante" possa ser confirmada de imediato.
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #6 em: Março 08, 2010, 11:28 »

*

Masculino

é

Acrescentei a referência externa que colocaste ao artigo para que a fundamentação para o "rompante" possa ser confirmada de imediato.

OK! É bom ter lá isso. Mas, se alguém quiser dizer "rampante", penso que também pode, devido à referência no site oficial... eu tenho um familiar que se interessa por linhagens e genealogia, vou perguntar se ele consegue descobrir mais alguma coisa.
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #7 em: Março 08, 2010, 12:10 »

*

Masculino

A ausência de referências não significa que elas não existam... quando existir alguma referência bem fundamentada para o "rampante" então é só acrescentar. Wink
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #8 em: Dezembro 06, 2010, 17:36 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Como não houve aqui novidades suponho que não tenham chegado a qualquer conclusão.

Vou lançar umas achas para a fogueira.
Na fonte que aí colocaram e que provavelmente originou todo o leão rompante subsequente, provavelmente o rompante é um typo, até porque como o to-mane colocou atrás, o significado de rompante, é:

Na Glória e Vida de Três Gigantes vem rompante = 1. Arrogante, precipitado.
2. Que denota orgulho ou altivez.
s. m.3. Movimento ou dito próprio de quem se exalta; ímpeto.
4. Arquit. Arquit. Primeira aduela do arco assente sobre capitel.

Estamos a falar de heráldica, e obviamente não se podem fazer juízos de personalidade em relação a uma figura heráldica, que é algo inanimado. Portanto a forma correcta será leão rampante, uma das (pelo menos) dez posições em que o leão pode aparecer num brasão, na heráldica europeia:

Mas também pode se rampante= Diz-se do quadrúpede que tem as patas traseiras em plano inferior às mãos, e a cabeça voltada para o lado direito do escudo.

Por curiosidade podem ver estas e outras informações sobre os leões na heráldica nestes dois artigos da wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lion_(heraldry)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o_(her%C3%A1ldica)
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #9 em: Dezembro 27, 2010, 18:15 »

*
Veterano

Localidade: Amadora, Portugal
Masculino

Na página sobre o clube, na parte dos emblemas, estão lá 2 palavras: rampante e rompante.

Apesar de me parecer que deveria ser "rampante" (tal como o cavalinho da Ferrari), essa é uma palavra que julgo não existir na língua portuguesa. Já a palavra "rompante" existe em português, mas não me parece que seja o significado que o leão tem no nosso símbolo.

Alguma proposta sobre o que fazer?
Registado

ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #10 em: Dezembro 27, 2010, 18:38 »

*

Masculino

O joaommx deu inicio a essa discussão no que poderá ser uma questão de erro ortográfico... Quando tiver tempo vejo se meto tudo num tópico para não haver dispersão.

Entretanto consulta a referencia existente na nossa wiki a propósito do "rompante".
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #11 em: Dezembro 27, 2010, 18:50 »

*
Veterano

Localidade: Amadora, Portugal
Masculino

O joaommx deu inicio a essa discussão no que poderá ser uma questão de erro ortográfico... Quando tiver tempo vejo se meto tudo num tópico para não haver dispersão.
No entanto, existem ambas as palavras no mesmo texto
Emblemas
Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1906, o Sporting já contou com seis emblemas, mantendo sempre presentes a cor verde e o leão rampante que tanto o caracterizam.

1907 - O primeiro emblema

O 1º emblema, criado a 1907
O emblema do Sporting teve origem no Verão de 1905, em Cascais e no passeio D. Maria Pia, nas conversas entre José Holtreman Roquette (José Alvalade), os primos José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro).

A inspiração para o emblema veio-lhes do anel com brasão de família de D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro): um leão rompante em campo azul [1]. A pedido do mesmo, o fundo azul não foi adoptado, pelo que os quatro acordaram que a melhor solução seria adoptar a cor verde e o leão rompante como símbolo.

Embora o uso de emblemas não estivesse generalizado em Portugal, em 1907, a Casa Anjos de Lisboa apresentou o símbolo: um emblema circular com fundo verde e com um leão rompante sobre a inicial da palavra Club, com a inicial da palavra Sporting à esquerda e a de Portugal à direita, em prata. Prontamente sócios e adeptos usaram-no na lapela do casaco.

Na singeleza dos símbolos do Sporting há muito de nobre e dignificante. O branco e o verde são cores que materializam os princípios éticos dos seus ideais desportivos, sociais e culturais; acompanham a vida espiritual do mundo leonino e transmitem aos seus milhões de sócios e adeptos a fé, o amor e o orgulho no seu passado de sonhos de grandeza materializados no presente, e de sonhos de glória projectados no futuro. O leão rompante assinala a perenidade da força Sportinguista que alcançou para o clube um lugar proeminente no desporto português.

Entretanto consulta a referencia existente na nossa wiki a propósito do "rompante".
Fiz a pesquisa na wiki por rompante, e a pesquisa só devolveu 3 páginas onde a palavra faz parte do texto. A que te referes?
Registado

ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #12 em: Dezembro 27, 2010, 19:16 »

*

Masculino

No entanto, existem ambas as palavras no mesmo texto
Emblemas
Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1906, o Sporting já contou com seis emblemas, mantendo sempre presentes a cor verde e o leão rampante que tanto o caracterizam.

1907 - O primeiro emblema

O 1º emblema, criado a 1907
O emblema do Sporting teve origem no Verão de 1905, em Cascais e no passeio D. Maria Pia, nas conversas entre José Holtreman Roquette (José Alvalade), os primos José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro).

A inspiração para o emblema veio-lhes do anel com brasão de família de D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro): um leão rompante em campo azul [1]. A pedido do mesmo, o fundo azul não foi adoptado, pelo que os quatro acordaram que a melhor solução seria adoptar a cor verde e o leão rompante como símbolo.

Embora o uso de emblemas não estivesse generalizado em Portugal, em 1907, a Casa Anjos de Lisboa apresentou o símbolo: um emblema circular com fundo verde e com um leão rompante sobre a inicial da palavra Club, com a inicial da palavra Sporting à esquerda e a de Portugal à direita, em prata. Prontamente sócios e adeptos usaram-no na lapela do casaco.

Na singeleza dos símbolos do Sporting há muito de nobre e dignificante. O branco e o verde são cores que materializam os princípios éticos dos seus ideais desportivos, sociais e culturais; acompanham a vida espiritual do mundo leonino e transmitem aos seus milhões de sócios e adeptos a fé, o amor e o orgulho no seu passado de sonhos de grandeza materializados no presente, e de sonhos de glória projectados no futuro. O leão rompante assinala a perenidade da força Sportinguista que alcançou para o clube um lugar proeminente no desporto português.

Fiz a pesquisa na wiki por rompante, e a pesquisa só devolveu 3 páginas onde a palavra faz parte do texto. A que te referes?

Acabaste de passar pela referência... carrega naquele [1] e vais directo à referência sobre o brasão de Pombeiro:

(...) O brasão de Pombeiro é o seguinte: Escudo, tendo em campo azul um leão de ouro rompante, armado de vermelho; timbre, o leão das arenas.
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #13 em: Dezembro 28, 2010, 09:10 »

*

Masculino

Usei um pouco do meu tempo para investigar mais a fundo e fui à origem do problema... o que se passa é que a descrição original em inglês dá conta de um lion rampant, sendo que "rampant" se refere a um animal (com algumas excepções) que se encontra de perfil, erecto e repousando na sua pata esquerda. No entanto, a esmagadora maioria das descrições em português fazem a tradução "rampant" = "rompante" e não "rampante". A minha interpretação é pois a de que se deve usar "leão rompante" como equivalente a "lion rampant".

Seja como for acrescentei a referência original em inglês de heráldica do "lion rampant" à página e creio que assim deixarão de existir confusões:

Sporting Clube de Portugal - 1907, o primeiro emblemawiki
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #14 em: Dezembro 30, 2010, 23:04 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Tenho-vos a dizer que essa do rompante, não me está a convencer. Nada.

Estamos a falar de heráldica, com um vocabulário técnico próprio. E rompante não faz parte desse vocabulário, ao contrário de rampante.
A palavra rompante deve ter sido um erro que apareceu na descrição do nosso emblema nalguma fonte que foi subsequentemente muito consultada e copiada.
O termo que descreve a posição do leão do Sporting e da família Castelo Branco em heráldica, é rampante, como podem consultar em qualquer vocabulário heráldico, e inclusivamente no dicionário de língua portuguesa da priberam.

Depois de pesquisar um bocado, encontrei rompante em bastantes descrições de brasões, inclusive dos Castelo Branco, e até em textos onde aparecia também rampante. Mas não encontrei nenhum vocabulário ou site sobre heráldica com essa palavra.
Para mim, ficava sempre rampante, e acrescentava-se uma nota sobre também se encontrar descrito como rompante nalgumas fontes.

Mas volto a insistir, rompante não faz parte do vocabulário heráldico. E o seu significado nada tem a ver com o leão do nosso emblema.
« Última modificação: Dezembro 30, 2010, 23:07 por joaommx » Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #15 em: Dezembro 31, 2010, 08:18 »

*

Masculino

"Rampant" é a palavra original, em inglês (ou francês). "Rompante" é a palavra portuguesa que com frequência se usa como tradução directa de "rampant". Não é caso único este tipo de palavras assumirem formas ligeiramente diferentes quando traduzidas do inglês ou francês para o português.
Registado
Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #16 em: Dezembro 31, 2010, 09:31 »

El Matador

*

Masculino

Como se escreve para mim não é a questão principal, sempre tive a ideia do rampante mas não é relevante.

Mas há então consenso que essa palavra representa a posição em que se encontra o Leão? Tal como por exemplo o símbolo da Ferrari só que nesse caso o cavalo.
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #17 em: Dezembro 31, 2010, 10:19 »

*

Masculino

bem, devemos tentar ser o mais correctos possível; realmente, "rompante" aparece, pouco, e ligado sempre a brasões específicos. Parece ser casos isolados de incorrecções que se propagam a partir do "rompant". Nas referências de heráldica pura, é sempre "rampante".

Para além disso, aquela referência que eu desencantei não é confiável; acabei de descobrir que o mesmo "Dicionário Histórico" diz o seguinte dos Condes de Belas (http://www.arqnet.pt/dicionario/belas1m.html):

"0 brasão é o dos condes de Pombeiro: um escudo, tendo em campo azul um leão de ouro, rompente"

Rompente?!?!?!?! Porque não "rompunte" ou "rompinte"?!?!
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #18 em: Dezembro 31, 2010, 13:06 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Para mim, ficava sempre rampante, e acrescentava-se uma nota sobre também se encontrar descrito como rompante nalgumas fontes.

Esta é uma questão pouco relevante, mas se quiserem a minha opinião digo-vos que estou de acordo com esta citação do joaommx
Registado

Re: Sporting Clube de Portugal , « Resposta #19 em: Dezembro 31, 2010, 13:56 »

*

Masculino

Esta é uma questão pouco relevante, mas se quiserem a minha opinião digo-vos que estou de acordo com esta citação do joaommx

eu também
Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Sporting Clube de Portugal

« tópico anterior seguinte »
Ir para: