LCD's, Plasmas, TFT's e afins

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Queria pedir a vossa ajuda.

A televisão servirá essencialmente para ver televisão, alguns filmes (quer em DVD, quer em avi) e pontualmente uns jogos de consola.



Ah...pensei que estivesses a ponderar utilizar para refrescar cervejas ou assar pimentos...sendo assim não te posso ajudar...  :twisted:


Tens uma graça!  :twisted:

Foi uma maneira de hierarquizar os usos!  :great:
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Antes de mais...esta é uma pesquisa que tu próprio tens que fazer...a velocidade de actualização, e a saída de novos modelos é tão grande, que só te poderá dizer "compra o modelo x" quem tiver comprado nos últimos 15 dias...

Eu tive que comprar um LCD para o meu quarto, portanto mais pequeno (a minha Sony 100Hz de 80 kg de peso que está na sala vai durar ainda mais uns tempos  :twisted: ) e então analisei prós e contras de LCD vs Plasma:

Só no fim desconbri quye o Plasma não era opção para mim porque não os fazem mais pequenos que 37"  :lol:

Plasma
Possibilidade de maior ecran
Melhor contraste
Pretos mais profundos
Cores mais vivas
Melhor saturação
Melhor em imagens movimentadas
Mais baratos
Maior ângulo de visão
Melhor para ver quando há pouca luz
Limpeza mais fácil
- perde vivacidade com o tempo
- só existe para tamanhos acima de 37"


LCD
Menos susceptível a queimar
Menos calor
Menor consumo
Mais brilho
Mais leve
Menor efeito "flicker"
Melhor para ver quando há muita luz
Teoricamente a tecnologia é mais promissora
Imagem mais nítida
Maior resolução
Melhor para jogos (burn in)

A minha escolha seria definitivamente LCD. E atenção aos LED TV, acho que vão varrer tanto plasmas como LCD's, só que ainda são muito caros e como são recentes, devem vir cheios de problemas. Daqui a 1, 2 anos, não deverão dar chances.




Eu tive que comprar um LCD para o meu quarto, portanto mais pequeno (a minha Sony 100Hz de 80 kg de peso que está na sala vai durar ainda mais uns tempos  :twisted: ) ...

Eu também dizia isso da minha Philips até que de um dia para o outro...

Obrigado pelas opiniões!  :great:
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Depois de escolheres a tecnologia:

- Tamanho: não tenhas mais olhos que barriga....4 metros de distância (3 e meio se considerares o sofá e a própria TV) poderão ser pouco se a TV for demasiado grande. Vai a uma loja e senta-te à distância que tens em tua casa. Experimenta ver um filme com legendas.

- Formato: 16/9 - agora só se faz disto.

- Compra já com TDT...em breve só haverá sinal TDT e se a TV nao estiver preparada terás que comprar um aparelho adicional...se o tiveres que pendurar na parede não vai ser bonito :)

- entradas de saídas: FUNDAMENTAL que tenha muitas. 2 ou 3 HDMI, PC, 2 ou 3 SCART, USB...

- contraste: quanto maior, melhor. Se for 30.000:1 para cima, melhor

- luminosidade: quanto maior melhor - 400 para cima.

- tempo de resposta: quanto menor, melhor. 8 ms é o standard, mas ja consegues 5 ms.

- angulo de visão: no teu caso que tens muitos espectadores, é essencial. Já há TV's que conseguem 160º-170º

- consumo: quanto mais baixo, melhor

- peso: depende da tua parede, se a pendurares. Esquece se tiveres pladur. Se for para pousar num móvel, igora esta variável.

- Full HD, claro, vale a pena investires e não comprares uma HD ready. Daqui para a frente vai ser tudo Full HD


Depois o melhor que tens a fazer é ir a um site qualquer de vendas online e escolher os melhores modelos daquilo que procurar. Experimenta o da Pixmania. Escolhe 4 ou 5 modelos. Finalmente vais a uma loja e escolhes o que gostares mais.

A minha short list tinha modelos da Sony, Philips e Samsung. Descartei LG por associar a "barato demais", mas é uma mania minha, a LG é uma boa marca. Descartei também Toshiba e outras marcas que não são especialistas em TVs.

Acabei por escolher um Samsung.

« Última modificação: Agosto 10, 2009, 14:06 pm por alemid »


Eu tive que comprar um LCD para o meu quarto, portanto mais pequeno (a minha Sony 100Hz de 80 kg de peso que está na sala vai durar ainda mais uns tempos  :twisted: ) ...

Eu também dizia isso da minha Philips até que de um dia para o outro...

Obrigado pelas opiniões!  :great:

Sim, eu entendi, e vou fazer o mesmo, quando o meu der o berro comprarei finalmente uma TV LCD ou LED para a minha sala. Mas não vou em modas, é só isso  :D

Dá uma vista de olhos em http://forum.zwame.pt/forumdisplay.php?f=132.

Costumam falar sobre preços e equipamentos.
Dá uma vista de olhos em http://forum.zwame.pt/forumdisplay.php?f=132.

Costumam falar sobre preços e equipamentos.

 :great:

Já por lá andei, mas é muita conversa paralela, muitos fanboys, etc. Mas é um bom sitio para tirar umas ideias
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
psilva, se são 4m vai para 42"... mínimo. Eu estou a 3m e quem me dera ter mais. :lol: É toda uma nova experiência, então com Blu-ray e na Xbox...  :drool:

Mas podes também pedir opiniões em: http://foruns.dvdmania.co.pt ou http://www.forumhifi.com. É pessoal porreiro, dão-te umas dicas.
Epah li para aí mta conversa mal argumentada lol..

Faz lembrar aquele mito da playstation em portugal...



Pessoal quando falam em LCDs ou agora LEDs...lembrem-se que cerca de 70% dos paineis feitos no mundo, são feitos pela Samsung, os modelos Bravia da Sony por exemplo, têm painéis feitos pela Samsung.

A Samsung é lider nesse aspecto, produz e vende os seus próprios painéis.

Outra marca que tb o faz com mt sucesso é a Panasonic.

Querem um monstro na sala? Procurem os topos de gama da Pionner ou Philips,ou claro uma LED TV da Samsung...por aí não ha que enganar. Não comprem tvs mt grandes, nem mt pequenas, tentem comprar o tamanho certo, nem sempre por terem um enorme televisor vão ter a melhor qualidade. Pensem no sítio onde se vão sentar e façam as vossas contas. Existem na net mts sites a recomendar qual a diagonal da TV em relação à distância de visionamento.
« Última modificação: Agosto 11, 2009, 23:13 pm por Tomcat »
Ora, boas. Se me é permitido meter a minha colherada...




Tecnologia:

O Plasma só existe em TVs sensivelmente a partir das 40". O LCD existe em qualquer diemnsão de écran. A escolha entre Plasma ou LCD, depende de diversos factores, a saber, preferência relativamente ao tipo de imagem, distância, conteúdos a visionar, etc. Se for para veres só filmes em HD, talvez o LCD seja a melhor aposta, mas para televisão e um ou outro filme de quando em vez, aconselho os Plasmas. Têm uma imagem muito parecida com os antigos CRT e melhores pretos. Se quiseres uma TV abaixo das 40", terás de te virar para os LCDs. Estas têm um maior arrastamento da imagem, mas suportam melhor imagens estáticas. Eu posso-te dizer que tenho um plasma e sempre que o ligo (logo após a retroiluminação e antes de aparecer a emissão propriamente dita), consigo vislumbrar o logotipo da SICNotícias estampado no painel de Plasma, que foi o último canal a que assisti no dia anterior - isso não acontece com os LCDs.  :mrgreen:



TDT:

Se quiseres comprar uma TV preparada para a TDT, toma atenção porque nem todas servem. Tem de ser compatível com a norma de compressão digital MPEG4. Outra burrice, é comprar TVs 1020p. A menos que também vás usar o aparelho para ver filmes em HD, basta comprares 720p; tudo o resto é deitar dinheiro à rua, porque as emissões digitais cá do burgo, não vão ultrapassar as 720p e isto tanto se aplica à TDT, como a qualquer outra plataforma de broadcasting.




Duração e Consumos:

Em matéria de consumos, não te posso adiantar muito. Sei que os Plasmas têm vindo a melhorar um pouco nesse capítulo, mas não sei se já estão ao nível dos LCDs. O que te posso afiançar, é que entre as duas tecnologias, actualmente, já não há grande diferença no que ao tempo de duração diz respeito. Os plasmas evoluíram muito nessa matéria e as novas gerações de aparelhos já pedem meças aos LCDs, mas mesmo que isso não acontecesse, o menor preço de um Plasma para o seu equivalente LCD compensa esse aspecto.





Tamanho e Distâncias:

Se te serve de referência, tenho um Plasma LG de 42" no meu quarto e estou a cerca de 2,5 metros do mesmo, mas se pretenderes uma opinião mais técnica, sempre te posso adiantar que a Hitachi fez um estudo, onde chegou à conclusão que a distância ideal de uma pessoa à superfície do écran, seria de 3 vezes a diagonal desse mesmo écran. Por exemplo, se te posicionares a uma distância de 3 metros da TV e tendo em linha de conta que 1" = 2,54 cm, a diagonal do écran deveria medir 100 cm (1 metro), ou seja, aproximadamente 40".




Marcas e Considerações Finais:

Qual das tecnologias prefiro? Como só vejo TV, sem dúvida o Plasma. Como já referi, eu tenho uma LG e estou muito satisfeito com ela, mas admito que as preferências variem de pessoa para pessoa. Vai ver preços de várias TVs, sejam elas de Plasma ou de LCD e depois tira as tuas conclusões.

Plasma - Ideal para disfarçar a qualidade das emissões de TV. Boa qualidade geral de imagem, com pretos reais e uma imagem caracteristicamente mais retroiluminada e brilhante. Melhor escolha pessoal - PIONEER

LCD - Ideal para jogos, imagens muito estáticas e programas em HD. Melhor escolha pessoal - PHILIPS


Não sei como é que há pessoas que tecem grandes elogios aos plasmas da Panasonic. Já vi vários ao lado de plasmas de outras marcas e de acordo com o meu conceito de «boa imagem», ainda não consegui encontrar nenhum modelo que me convencesse. Enfim, gostos... Os modelos Kuro da Pioneer, isso sim, até fazem um gajo  :drool: , mas os preços é que...  :shifty:
As mulheres são como as piscinas: o seu custo de manutenção é muito elevado e não é compensado pelo tempo que passamos dentro delas.

Um homem é como um soalho flutuante: se for bem montado, pode ser pisado durante mais de 30 anos.
Ora, boas. Se me é permitido meter a minha colherada...
Tecnologia:

O Plasma só existe em TVs sensivelmente a partir das 40". O LCD existe em qualquer diemnsão de écran. A escolha entre Plasma ou LCD, depende de diversos factores, a saber, preferência relativamente ao tipo de imagem, distância, conteúdos a visionar, etc. Se for para veres só filmes em HD, talvez o LCD seja a melhor aposta, mas para televisão e um ou outro filme de quando em vez, aconselho os Plasmas. Têm uma imagem muito parecida com os antigos CRT e melhores pretos. Se quiseres uma TV abaixo das 40", terás de te virar para os LCDs. Estas têm um maior arrastamento da imagem, mas suportam melhor imagens estáticas. Eu posso-te dizer que tenho um plasma e sempre que o ligo (logo após a retroiluminação e antes de aparecer a emissão propriamente dita), consigo vislumbrar o logotipo da SICNotícias estampado no painel de Plasma, que foi o último canal a que assisti no dia anterior - isso não acontece com os LCDs.  :mrgreen:

Epá, só li até aqui mas não podia deixar passar o que está assinalado a bold sem mandar a minha piada. Então e a tua mulher ainda não reclamou contigo quando se levantou de manhã e antes de ligar a TV para ver as notícias da manhã, olhou para lá e viu o logotipo da playboy? :mrgreen: (Na paz :great:)
Já agora, deixo também a minha opinião.

Eu tenho um plasma de 42" da Pioneer. Tem uma grande qualidade, sim senhor, mas se tivesse que voltar a escolher hoje, ia sem dúvida nenhuma para um LCD da Samsung de última geração (LED).

O grande problema dos plasmas é o facto de ser muito fácil ficarem com a imagem marcada no ecrã (O tal exemplo que o Always deu). por mais mecanismos que os fabricantes de plasmas implementem, não há volta a dar e ainda por cima as estações emissoras não são nada meigas com os logótipos que metem nas suas emissões. Tenho um sacana de um panda estampado no meu plasma que não me deixa mentir.  >:D

Depois há o aspecto do consumo e da vida útil a juntar à equação, apesar de este último factor possa não ser muito importante tendo em conta o grau de utilização do plasma.

TDT:

Se quiseres comprar uma TV preparada para a TDT, toma atenção porque nem todas servem. Tem de ser compatível com a norma de compressão digital MPEG4. Outra burrice, é comprar TVs 1020p. A menos que também vás usar o aparelho para ver filmes em HD, basta comprares 720p; tudo o resto é deitar dinheiro à rua, porque as emissões digitais cá do burgo, não vão ultrapassar as 720p e isto tanto se aplica à TDT, como a qualquer outra plataforma de broadcasting.

Duas considerações, hoje em dia, quase todos os fabricantes já incluem o receptor DVB-T para a TDT, até porque em certos países (UK e França, se não estou em erro), passou a ser obrigatório devido à proximidade do Analog Switch Off, ou seja, o fim das emissões em sinal analógico, que no nosso caso está previsto para 2012. De qualquer forma alguns operadores, como o Clix, passaram a incorporar receptores DVB-T nas suas Set Top Boxes, pelo que pode não ser uma preocupação. De resto, esta não será certamente uma preocupação para quem tenha qualquer serviço de Televisão paga (ZON, Clix, MEO , etc.).

Finalmente, dizer que é burrice optar por uma TV full HD (1080p), enfim... Até podia concordar há uns tempos quando a diferença de preço era substancial, mas agora já não o é e além disso a questões das emissões é uma falácia. Se é certo que hoje em dia estas são em 720p, não tenhas dúvidas que com a evolução dos acessos em fibra e mesmo no cabo, não tarda nada vão aparecer canais em 1080p. É uma questão de tempo e não será tanto quanto isso.
Ora, boas. Se me é permitido meter a minha colherada...
Tecnologia:

O Plasma só existe em TVs sensivelmente a partir das 40". O LCD existe em qualquer diemnsão de écran. A escolha entre Plasma ou LCD, depende de diversos factores, a saber, preferência relativamente ao tipo de imagem, distância, conteúdos a visionar, etc. Se for para veres só filmes em HD, talvez o LCD seja a melhor aposta, mas para televisão e um ou outro filme de quando em vez, aconselho os Plasmas. Têm uma imagem muito parecida com os antigos CRT e melhores pretos. Se quiseres uma TV abaixo das 40", terás de te virar para os LCDs. Estas têm um maior arrastamento da imagem, mas suportam melhor imagens estáticas. Eu posso-te dizer que tenho um plasma e sempre que o ligo (logo após a retroiluminação e antes de aparecer a emissão propriamente dita), consigo vislumbrar o logotipo da SICNotícias estampado no painel de Plasma, que foi o último canal a que assisti no dia anterior - isso não acontece com os LCDs.  :mrgreen:

Epá, só li até aqui mas não podia deixar passar o que está assinalado a bold sem mandar a minha piada. Então e a tua mulher ainda não reclamou contigo quando se levantou de manhã e antes de ligar a TV para ver as notícias da manhã, olhou para lá e viu o logotipo da playboy? :mrgreen: (Na paz :great:)


Não tenho esse problema, porque sou solteiro, mas está bem metida, sim senhor...   :mrgreen:
As mulheres são como as piscinas: o seu custo de manutenção é muito elevado e não é compensado pelo tempo que passamos dentro delas.

Um homem é como um soalho flutuante: se for bem montado, pode ser pisado durante mais de 30 anos.
Já agora, deixo também a minha opinião.

Eu tenho um plasma de 42" da Pioneer. Tem uma grande qualidade, sim senhor, mas se tivesse que voltar a escolher hoje, ia sem dúvida nenhuma para um LCD da Samsung de última geração (LED).

O grande problema dos plasmas é o facto de ser muito fácil ficarem com a imagem marcada no ecrã (O tal exemplo que o Always deu). por mais mecanismos que os fabricantes de plasmas implementem, não há volta a dar e ainda por cima as estações emissoras não são nada meigas com os logótipos que metem nas suas emissões. Tenho um sacana de um panda estampado no meu plasma que não me deixa mentir.  >:D

Depois há o aspecto do consumo e da vida útil a juntar à equação, apesar de este último factor possa não ser muito importante tendo em conta o grau de utilização do plasma.

TDT:

Se quiseres comprar uma TV preparada para a TDT, toma atenção porque nem todas servem. Tem de ser compatível com a norma de compressão digital MPEG4. Outra burrice, é comprar TVs 1020p. A menos que também vás usar o aparelho para ver filmes em HD, basta comprares 720p; tudo o resto é deitar dinheiro à rua, porque as emissões digitais cá do burgo, não vão ultrapassar as 720p e isto tanto se aplica à TDT, como a qualquer outra plataforma de broadcasting.

Duas considerações, hoje em dia, quase todos os fabricantes já incluem o receptor DVB-T para a TDT, até porque em certos países (UK e França, se não estou em erro), passou a ser obrigatório devido à proximidade do Analog Switch Off, ou seja, o fim das emissões em sinal analógico, que no nosso caso está previsto para 2012. De qualquer forma alguns operadores, como o Clix, passaram a incorporar receptores DVB-T nas suas Set Top Boxes, pelo que pode não ser uma preocupação. De resto, esta não será certamente uma preocupação para quem tenha qualquer serviço de Televisão paga (ZON, Clix, MEO , etc.).

Finalmente, dizer que é burrice optar por uma TV full HD (1080p), enfim... Até podia concordar há uns tempos quando a diferença de preço era substancial, mas agora já não o é e além disso a questões das emissões é uma falácia. Se é certo que hoje em dia estas são em 720p, não tenhas dúvidas que com a evolução dos acessos em fibra e mesmo no cabo, não tarda nada vão aparecer canais em 1080p. É uma questão de tempo e não será tanto quanto isso.

É verdade isso que tu dizes. E pessoalmente prevejo que a 'coisa' nem fique por aí porque com a passagem do analógico para o digital, a libertação de espectro é algo tão grande que mesmo que se queira aumentar a quantidade de informação transmitida, esta passaria a ocupar um 'espaço' completamente irrisório comparativamente àquele que é ocupado na actualidade com o analógico.
Volto ao tema porque estou a pensar comprar um LCD e gostava que o pessoal mais atento me dissesse se há novidades no mercado neste momento ou vai haver durante os próximos meses, estou a pensar comprar um LCD com tecnologia LED da Samsung mas gostava de saber a vossa opinião!
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Os Led são os melhores no mercado. Também estou de olho num, estou só à espera que mais marcas apostem nos LED para os preços baixarem, o que segundo me disseram, ainda deve demorar uns meses. Até agora só a Samsung e a Phillips têm LEDs no mercado.

Os LED têm melhor imagem, melhor definição, consomem sensivelmente 1/3 do que consomem os LCD normais e mais que isto tudo, são bem mais bonitos. E aqueles mm de espessura são um máximo.
Acho que a Sony também já tem mas são consideravelmente mais caros, comparando com a Samsung! :exclaim:
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Claramente Plasma Panasonic.

Estou na duvida entre dois de 42" Ou o G10 ou o X10, a questão é só os €€€.

Um é FL-HD o outro é HD-Ready.

Principal utilização é Meo Box, Xbox 360 e um Play-on HD, estou inclinado para o X10 (699 Euros), não é Full-HD, mas a questão preço qualidade está a fazer pender para o mesmo.

Nota: Tenho um LCD 32 da Samsung já com 3 anos (HDMI 1.1, contrastes fracos) e só tenho apontar o arrastamento na imagem em desporto e jogos.
Sócio/Emblema de Prata/Gamebox A14
14/12/2005 joguei no relvado do Estádio de Alvalade.
Data de registo: Maio 19, 2005, 19:47 pm
"Por cada leão que cair, outro se levantará." - António Oliveira