Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Maio 22, 2013, 09:33
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Regras
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Wiki
Links
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Tecnologia, Informática e Jogos
(Moderador:
Angel Lion
)
Tópico:
Ubuntu
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Ubuntu (Lida 870 vezes)
Ubuntu
, «
em:
Julho 02, 2009, 16:28 »
Dreamflight
Sénior
Pois que decidi tentar o Linux(Ubuntu) e apesar de ser bastante complexo estou a gostar, contudo a pergunta é: é possível correr programas da Adobe ou da Autodesk? Já procurei no google e as repostas são um tanto confusas...
«
Última modificação: Julho 05, 2009, 22:42 por Angel Lion
»
Registado
"I haven’t failed; I’ve had 10,000 ideas that didn’t work" Benjamin Franklin
Re: Ubuntu
, «
Resposta #1 em:
Julho 02, 2009, 16:45 »
JanglinJack
Localidade: Amadora
Citação de: Dreamflight em Julho 02, 2009, 16:28
Pois que decidi tentar o Linux(Ubuntu) e apesar de ser bastante complexo estou a gostar, contudo a pergunta é: é possível correr programas da Adobe ou da Autodesk? Já procurei no google e as repostas são um tanto confusas...
Para correr aplicações especificas para ambiente Windows, precisa do Wine
http://www.winehq.org/.
Para saberes quais as aplicações/versões que funcionam, tens a base de dados de aplicaçõesno mesmo site:
http://appdb.winehq.org/
Tipicamente, as versões mais correntes não deves conseguir sequer correr. Quanto mais antigas vão sendo, melhor é o suporte.
Já agora, só um aparte. Ubuntu é uma distribuição Linux. Não é
O
Linux. Provavelmente já sabes isto, mas nunca é demais salientar.
Registado
http://www.facebook.com/AnubisOCao
, «
Resposta #2 em:
Julho 03, 2009, 02:11 »
Dreamflight
Sénior
Citação de: JanglinJack em Julho 02, 2009, 16:45
Para saberes quais as aplicações/versões que funcionam, tens a base de dados de aplicaçõesno mesmo site:
Tipicamente, as versões mais correntes não deves conseguir sequer correr. Quanto mais antigas vão sendo, melhor é o suporte.
O
Pois, já tentei tanto o wine como o crossover e é o que dizes, coisas mais recentes nikles, acho que o melhor a fazer é instalar o XP noutra partição e ficar com ambos. O Linux até tem softwares porreiros que facilmente substituem o Premiere, Illustrator ou 3ds Max. No entanto fica difícil, no caso de 3d, começar a tentar dominar o Blender, quando ainda nem domino metade do Max.
Mas obrigado pela dica na mesma.
Registado
, «
Resposta #3 em:
Julho 03, 2009, 08:58 »
JanglinJack
Citação de: Dreamflight em Julho 03, 2009, 02:11
O
Pois, já tentei tanto o wine como o crossover e é o que dizes, coisas mais recentes nikles, acho que o melhor a fazer é instalar o XP noutra partição e ficar com ambos. O Linux até tem softwares porreiros que facilmente substituem o Premiere, Illustrator ou 3ds Max. No entanto fica difícil, no caso de 3d, começar a tentar dominar o Blender, quando ainda nem domino metade do Max.
Tens outra hipótese, que são as máquinas virtuais.
Não sei se conheces o conceito, mas básicamente permite-te teres um sistema operativo a funcionar dentro duma janela, como se fosse uma aplicação. Assim, podes ter o Windows a correr como um programa dentro do Ubuntu. Aí podes instalar as apps de Windows todas que entendas, sem precisares de andar a fazer reboot sempre que tiveres necessidade de usar um programa do SO onde não estás.
Só tem 2 desvantagens:
1. Precisas duma máquina mais potente, com mais RAM, visto que esta e o processador são partilhados. (embora qualquer coisa como um dual-core com 2 Gigas de RAM seja mais do que suficiente).
2. O Suporte a 3D ainda é experimental. Por algumas das aplicações que indicas, isto pode ser um problema.
Tens 2 possibilidades para criar as máquinas virtuais:
1. VMWare. O melhor, de longe. Tens o player que é gratuito, embora não permita criares máquinas virtuais. Uma limitação que não existe, visto que criar uma máquina virtual é apenas gravar um ficheiro de texto.
1. VirtualBox. Open-source, da Sun, e a crescer em funcionalidades e rubustez a cada dia que passa.
Tens outras opções também, mas mais orientadas para servidores, e muito menos «user-friendly».
Registado
, «
Resposta #4 em:
Julho 05, 2009, 22:34 »
Dreamflight
Sénior
Citação de: JanglinJack em Julho 03, 2009, 08:58
Citação de: Dreamflight em Julho 03, 2009, 02:11
O
Tens outra hipótese, que são as máquinas virtuais.
Não sei se conheces o conceito, mas básicamente permite-te teres um sistema operativo a funcionar dentro duma janela, como se fosse uma aplicação. Assim, podes ter o Windows a correr como um programa dentro do Ubuntu. Aí podes instalar as apps de Windows todas que entendas, sem precisares de andar a fazer reboot sempre que tiveres necessidade de usar um programa do SO onde não estás.
Só tem 2 desvantagens:
1. Precisas duma máquina mais potente, com mais RAM, visto que esta e o processador são partilhados. (embora qualquer coisa como um dual-core com 2 Gigas de RAM seja mais do que suficiente).
2. O Suporte a 3D ainda é experimental. Por algumas das aplicações que indicas, isto pode ser um problema.
Tens 2 possibilidades para criar as máquinas virtuais:
1. VMWare. O melhor, de longe. Tens o player que é gratuito, embora não permita criares máquinas virtuais. Uma limitação que não existe, visto que criar uma máquina virtual é apenas gravar um ficheiro de texto.
1. VirtualBox. Open-source, da Sun, e a crescer em funcionalidades e rubustez a cada dia que passa.
Tens outras opções também, mas mais orientadas para servidores, e muito menos «user-friendly».
Humm, vou ter isso em conta, porque caso resulte é bem mais fácil do que estar a fazer reset cada vez que preciso de mudar para outro programa.
Grácias mais uma vez.
Registado
, «
Resposta #5 em:
Julho 15, 2009, 15:24 »
JanglinJack
Conforme disse acima, o VirtualBox 3 já trás suporte experimental a aceleração 3D.
Pelos vistos, as coisas funcionam bastante bem:
Client Windows com Direct-X:
http://www.dedoimedo.com/computers/virtualbox-3-directx.html
Client Linux com Compiz:
http://www.dedoimedo.com/computers/virtualbox-3-compiz.html
Ainda não experimentei. Se alguém já testou isto, pode postar aqui o que achou?
Registado
, «
Resposta #6 em:
Julho 16, 2009, 10:27 »
wild_oscar
Olá Dreamflight. Folgo em saber que há mais gente a experimentar o Ubuntu.
Iniciei-me em Linux há cerca de 2 anos e estou bastante satisfeito com a minha escolha. O crescimento do Linux (e principalmente do Ubuntu) neste tempo foi considerável e parece-me que hoje em dia é relativamente fácil adaptarmo-nos a este sistema operativo.
A primeira coisa que se deve ter em mente é que o Linux não é o Windows. E, por isso, há coisas que estavamos habituados a fazer de uma forma e que não se fazem da mesma forma em Linux. Umas são mais difíceis e outras bastante mais fáceis.
Relativamente aos programas referidos, há três soluções, que devem ser consideradas na seguinte ordem:
1) O programa existe para Linux - por exemplo, o Acrobat Reader também há para Linux
2) Existem programas alternativos em Linux e podes dar-te ao luxo de mudar (porque a combinação "o programa é gratuito em Linux" + "não me custa reaprender algumas diferenças" é favorável). Por exemplo, o Gimp é um óptimo substituto do Photoshop para todos os que não são profissionais do design ou da fotografia. O Inkscape é visto como um bom programa de desenho vectorial-
3) Não existe mesmo alternativa em Linux (coisa relativamente rara e bastante específica de alguns sectores profissionais) ou não podes mesmo dar-te ao luxo de mudar - aí a solução passa mesmo por uma máquina virtual ou um dual boot.
Se tiveres dúvidas, não hesites. Na medida dos meus conhecimentos, tentarei que a tua experiência em Linux seja agradável!
Registado
, «
Resposta #7 em:
Fevereiro 06, 2012, 02:28 »
casdio
Veterano
Localidade: Braga
Vamos lá desenterrar isto
Formatei o PC há dias e, para além do Windows, instalei o Ubuntu. Já há 4/5 anos que tenho sempre 2 sistemas operativos no computador.
Tenho sido um utilizador do Ubuntu e sempre o defendi. Mas desta vez não há hipótese: o Ubuntu está uma bela trampa
Está muito, muito, muito pesado. Para fazer qualquer coisa o PC quase que se arrastava (e eu tenho um i7 com 18 meses!). Com o Firefox aberto e o Gwibber, estava-me a consumir 1.1Gb de ram e 30% do processador
Isto é mais do que me consome o Windows7.
Conclusão: formatei o ubuntu e instalei o CrunchBang em vez dele. E, diga-se, em boa hora o fiz. O CrunchBang é muito leve, sem mariquices que não fazem falta nenhuma, muito rápido, fácil de configurar (funcionou tudo à 1ª) e tem um excelente suporte online. Tão cedo não volto a instalar o Ubuntu
«
Última modificação: Fevereiro 06, 2012, 09:57 por casdio
»
Registado
, «
Resposta #8 em:
Fevereiro 06, 2012, 09:25 »
psilva
Localidade: Linda-a-Velha
CrunchBang presumo...
Também tenho o Ubuntu em dual boot com win7 e desde a ultima actualização praticamente lá não vou (o interface unity então...). Estou à espera de ter tempo par ao substituir pelo Mint (eu sei que a base é a mesma)
Nos PC's (fraquissimos) da escola onde dou aulas de TIC foi o que instalei (a versão 32bit anterior à ultima) e eles aguentam-se bem.
Registado
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
, «
Resposta #9 em:
Fevereiro 06, 2012, 09:56 »
casdio
Veterano
Localidade: Braga
Citação de: psilva em Fevereiro 06, 2012, 09:25
CrunchBang presumo...
Também tenho o Ubuntu em dual boot com win7 e desde a ultima actualização praticamente lá não vou (o interface unity então...). Estou à espera de ter tempo par ao substituir pelo Mint (eu sei que a base é a mesma)
Nos PC's (fraquissimos) da escola onde dou aulas de TIC foi o que instalei (a versão 32bit anterior à ultima) e eles aguentam-se bem.
Sim, CrunchBang. Como é que me enganei 2x no mesmo sítio...
Eu agora tenho instalado o xubuntu numa máquina virtual (preciso de ter ubuntu no PC) e é bem mais rápido que o ubuntu. O xfce acaba por ser mais leve do que o gnome e o unity (o que, diga-se, não é dificil da maneira como isto está)
Registado
, «
Resposta #10 em:
Fevereiro 08, 2012, 10:19 »
wild_oscar
Eu mantenho todos os meus computadores (desktop trabalho, desktop casa, desktops utilizadores da empresa, servidores da empresa) na última LTS do Ubuntu (10.04). O único que tem a última versão é o portátil, que tem um uso esporádico.
Não gosto do Unity porque diminui a produtividade. No entanto, instalando o gnome-classic no Ubuntu 11.10 a coisa fica mais ou menos semelhante ao que estava: tem o Gnome 3 em vez do Gnome 2 - e o gnome 3 ainda não é tão bom como o anterior, mas safa-se bem melhor que o Unity (que só deveria ver a luz do dia nos tablets...).
Já dei uma vista de olhos no Mint, parece-me engraçado também. Acredito que o Unity do 12.04 (sai já daqui a 2 meses) esteja melhor, mas sinceramente não acredito que seja o suficiente para simultaneamente conquistar os cépticos e novos utilizadores.
Registado
, «
Resposta #11 em:
Fevereiro 08, 2012, 10:21 »
wild_oscar
psilva: uma óptima iniciativa essa de instalares Linux para os alunos! Consegues simultaneamente poupar dinheiro das licenças e fazer algo de interessante: ensinar e mostrar algo de novo aos alunos.
Registado
, «
Resposta #12 em:
Fevereiro 08, 2012, 10:29 »
psilva
Localidade: Linda-a-Velha
Citação de: wild_oscar em Fevereiro 08, 2012, 10:21
psilva: uma óptima iniciativa essa de instalares Linux para os alunos! Consegues simultaneamente poupar dinheiro das licenças e fazer algo de interessante: ensinar e mostrar algo de novo aos alunos.
E os miúdos não sentem dificuldade nenhuma.
Quando os PC's foram para a escola (e eram uns 10), formatei-os com o Caixa mágica (era a altura de saída dos magalhães) mas havia muitas coisas que com aquele hardware funcionavam muito mal. Substitui por Ubuntu (uma daquelas versões light) e assim se mantiveram durante cerca de 2 anos (a servir fundamentalmente como elemento ludico).
Este ano, quando comecei a dar aulas, experimentei uma série de distribuições, acabando por me fixar na Mint exactamente pela proximidade que tem na UI aos computadores que eles podem aceder fora da escola.
Pena é que os pc's comecem a entregar a alma ao criador e neste momento, num dos espaços onde dou aulas, para 9 alunos, de 3 só funcione 1...
Registado
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [
1
]
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Tecnologia, Informática e Jogos
(Moderador:
Angel Lion
)
Tópico:
Ubuntu